Planteis Gloriosos

Çula

Citação de: FrEsMa em 30 de Agosto de 2013, 19:41
Citação de: Çula em 28 de Agosto de 2013, 19:18

clicar para aumentar
Tenho extamente esta foto lá em casa  :)
Se não estou em erro é da época 1993/94, se estiver errado corrijam-me...

Correcto.

Fiz o upload através de uma imagem com o triplo do tamanho com que esta fica depois de se aumentar.  :confused:

pcssousa

Citação de: Çula em 30 de Agosto de 2013, 19:46
Citação de: NunoDuarte em 30 de Agosto de 2013, 19:39
7 Imortais, nada mau.

Nada mau? Um luxo!
Ainda assim a linha avançada composta por Eusébio, Artur Jorge, Vitor Baptista e Jordãoe Nené era qualquer coisa.
Para mim a melhor equipa da história do clube.
O melhor plantel sem dúvida, a melhor equipa... hummm... faltava um Coluna no meio, um Zé Augusto na direita e um Simões na esquerda... A defesa era melhor, o guarda-redes também me parece que sim, a linha avançada era melhor em especial na quantidade, embora Eusébio fosse mais um goleador que nos seus primeiros tempos e Zé Águas e Torres fossem grandíssimos avançados.
Em termos potenciais, o Benfica de 1961/63 tinha 3 dos cinco melhores jogadores das história do clube e dois deles à porta do top-5. É muito difícil competir com isso. Mesmo outros jogadores que não estariam a esse nível, seriam sempre jogadores brilhantes em qualquer época, Simões extremo esquerdo que era um dextro desconcertante ou um Cavém que era não só um jogador fino como um polivalente nato que jogava sempre bem.

Mas  no mínimo estariam ali jogadores que seriam top nacional e europeu nas suas posições em qualquer era, até pelas suas características físicas ou de posicionamento, apenas se teriam que adaptar a diferentes futebois. Eusébio (pela capacidade de explosão), Coluna (este então estava anos à frente do seu tempo), Zé Águas (o seu extraordinário faro pelo golo, a sua elegância e a forma como fugia às desmarcações), José Augusto (o protótipo do extremo nos anos 60, que inspirou gerações por essa Europa fora, foi considerado o melhor extremo europeu do seu tempo), Germano (central com um toque de bola soberbo, saia a jogar, previa o que o adversário faria segundos depois, o primeiro central moderno da história do futebol ainda antes do "Kaiser" que o refere como fonte de inspiração e referência máxima da altura) e Simões.

Equipa do outro Mundo... mas outros tantos não podem ser esquecidos, Costa Pereira que espantou o Maracaña com as forma como saia da pequena área, algo inédito naquela altura, Domiciano Cavém, ou o fantástico "molengão da Catumbela", o tal que fez gato-sapato da defesa do Santos no Maracaña quando lá disputámos a 1ª mão da Intercontinental. Mas claro, nem quero esquecer o "pulmão" de Mário João, a abnegação de Cruz e Neto, como poderia? muito menos a evolução que José Torres teve como avançado ou a raça e querer de Ângelo, a personificação perfeita do tripeiro Benfiquista com tudo o que de fantástico e genuíno têm os Benfiquistas nortenhos.
Um dia juntar-se-ia a estes um "monstro" do futebol, Jaime Graça, que integraria ainda as grandes equipas dos anos 70. O "Catalunha" era um portento, creiam-me.

eram anos diferentes dos actuais, tudo jogadores que estiveram muitos anos no Benfica, destes os que estiveram menos terão sido Germano (que até tinha tudo apalavrado com o sporting, mas estes já não o quiseram após problema pulmonar) e Mário João, que teve o tal empréstimo de 5 anos.

Çula

As equipas dos anos 60 eram diferentes das anos 70. Eram equipas que jogavam mais em souplesse, tinhamos jogadores com uma forma de jogar completamente diferenciada das que teríamos nas décadas seguintes. Do meio campo para a frente jogavam todos de salto alto (nesse sentido o Eusébio até era um jogador contra natura entre aqueles jogadores. O Santana por exemplo tinha muito mais a ver com aquele estilo de jogo), era uma maravilha. Jogadores que em nada deviam à escola hungara. Depois lá atrás era tudo malta de barba rija, pronta para o sacrificio.

No entanto identifico-me mais com as equipas (principalmente) entre 70 e 75 (até à saída de Pavic). Eram equipas que metiam mais vertigem no jogo, eram mais imprevisiveis. E tinhamos também enormíssimos jogadores. Além daquela malta lá da frente ainda tivemos um Simões ainda a render bastante, o Garoupa, que foi também dos médio mais virtuosos da nossa história, o Humberto, que não precisa de apresentações, o Ruço que foi talvez o melhor DD da nossa história, enfim, uma maravilha.

A verdade é que mal saia um jogador de qualidade, logo dois estavam prontos a aparecer. Era o Benfica.

Dandy

Citação de: Çula em 30 de Agosto de 2013, 22:57
As equipas dos anos 60 eram diferentes das anos 70. Eram equipas que jogavam mais em souplesse, tinhamos jogadores com uma forma de jogar completamente diferenciada das que teríamos nas décadas seguintes. Do meio campo para a frente jogavam todos de salto alto (nesse sentido o Eusébio até era um jogador contra natura entre aqueles jogadores. O Santana por exemplo tinha muito mais a ver com aquele estilo de jogo), era uma maravilha. Jogadores que em nada deviam à escola hungara. Depois lá atrás era tudo malta de barba rija, pronta para o sacrificio.

No entanto identifico-me mais com as equipas (principalmente) entre 70 e 75 (até à saída de Pavic). Eram equipas que metiam mais vertigem no jogo, eram mais imprevisiveis. E tinhamos também enormíssimos jogadores. Além daquela malta lá da frente ainda tivemos um Simões ainda a render bastante, o Garoupa, que foi também dos médio mais virtuosos da nossa história, o Humberto, que não precisa de apresentações, o Ruço que foi talvez o melhor DD da nossa história, enfim, uma maravilha.

A verdade é que mal saia um jogador de qualidade, logo dois estavam prontos a aparecer. Era o Benfica.

Exactamente... e não esquecer o Simanic.

NunoDuarte

Dois grandes posts, sempre um prazer ler ambos  :bow2:
Ainda no Sábado a caminho da Luz, tive uma conversa espectacular com um senhor que viu os campeões europeus a jogar, que vai muito ao encontro daquilo que vocês dizem :)

Citação de: Çula em 30 de Agosto de 2013, 22:57
Do meio campo para a frente jogavam todos de salto alto. (...) Depois lá atrás era tudo malta de barba rija, pronta para o sacrificio.
E é isto basicamente.
E é com isto que eu mais me identifico.

pcssousa

Garoupa e ruço... Dois que terminaram a carreira de forma tragica. Já nos anos 60, Luciano e Augusto Silva foram tocados pela tragédia. E se Luciano partiu, a vida do vimaranense foi uma sucessão de tragedias. Ninguém devia passar por isso.
quem desconhece a história vá ao tópico dele.

Rodolfo Dias

A equipa que ganhou 2-0 ao Real Madrid na apresentação aos sócios 1992/93.

Fonte: "Benfica Ilustrado" nº 20 (2ª Série), de Agosto de 1992.

zappendrix

BENFICA
Eurico, Humberto Coelho, Alberto, Toni, Carlos Alhinho e António Fidalgo.
Reinaldo, Shéu, João Alves, Chalana e Pietra.
Este plantel foi o segundo plantel do Benfica a acabar um campeonato sem derrotas, e o que detém a nível nacional e ainda hoje, (a nível europeu é dos melhores recordes), o recorde de 56 jogos consecutivos sem perder.
A maior série sem derrotas do futebol nacional - (56 jogos).

Pancho Lopes 67

Citação de: Rodolfo Dias em 27 de Março de 2014, 23:06
A equipa que ganhou 2-0 ao Real Madrid na apresentação aos sócios 1992/93.

Fonte: "Benfica Ilustrado" nº 20 (2ª Série), de Agosto de 1992.

A equipa 1992-93 foi dos melhores planteis da história do Benfica, desde então não tivemos um plantel superior a este. Alías isto era quase a equipa de 1993-94, mais Pacheco, Paulo Futre e Paulo Sousa. Pena termos tido o Ivic no inicio com as suas decisões parvas, como encurtar o relvado da luz, entre outras opções técnicas...Com o Toni no comando e o Futre desde o inicio da temporada, este plantel podia ter triunfado na Europa e na liga, e não apenas uma Taça... César Brito, Hélder, Isaías, João Pinto, Mostovoi, Mozer, Kulkov, Pacheco, Paulo Futre, Paulo Sousa, Rui Águas, Rui Costa, Stefan Schwarz, Veloso, Vítor Paneira, Yuran, tanta qualidade nesta equipa!

RedVC

Glória, Honra e Memória. Aos nosso pioneiros.

Quando jogar significava a reprovação social, tomar banho em poços e balneários improvisados. Por amor à camisola. Desta coragem, tenacidade e paixão se fez a fibra Benfiquista.

Sleepy_sidewinder

Citação de: G10 em 25 de Janeiro de 2013, 03:58
1987-88

Meia final da TCCE contra o Steau de Bucareste...noite magnífica....prá aí 140 mil na Luz....2 golos do Rui Águas....de cabeça... se não me engano  dia 20 de Abril de 1988.

Yao21

Os heróis de Turim! (parte I)  :flagglorioso:

Rodolfo Dias

O plantel de 1985/86.

1º plano: Bento, Shéu, Oliveira, Carlos Manuel, Jorge Silva, Pietra, José Luís, Nunes, Diamantino, ?, Delgado
2º plano: John Mortimore (treinador), ?, Eusébio (adjunto), Alberto Bastos Lopes, ?, Manniche, ? (Vítor Duarte?), Rui Águas, Wando, Dr. Amílcar Miranda (médico), Palhinhas (massagista) e Toni (adjunto)
3º plano: Neno, Carlos Pereira, ?, Álvaro, Nené, ?, Nivaldo, ?, ?, Samuel, ?, Veloso, ? e Silvino

Há aqui alguns nomes que me estão a falhar de uma forma imperdoável...  :tomates:

RedVC

Citação de: Rodolfo Dias em 25 de Setembro de 2014, 21:04
O plantel de 1985/86.

1º plano: Bento, Shéu, Oliveira, Carlos Manuel, Jorge Silva, Pietra, José Luís, Nunes, Diamantino, ?, Delgado
2º plano: John Mortimore (treinador), ?, Eusébio (adjunto), Alberto Bastos Lopes, ?, Manniche, ? (Vítor Duarte?), Rui Águas, Wando, Dr. Amílcar Miranda (médico), Palhinhas (massagista) e Toni (adjunto)
3º plano: Neno, Carlos Pereira, ?, Álvaro, Nené, ?, Nivaldo, ?, ?, Samuel, ?, Veloso, ? e Silvino

Há aqui alguns nomes que me estão a falhar de uma forma imperdoável...  :tomates:

Ainda faltam alguns:

1º plano: Bento, Shéu, Oliveira, Carlos Manuel, Jorge Silva, Pietra, José Luís, Nunes, Diamantino, Tó-Zé, Delgado
2º plano: John Mortimore (treinador), Hamilton Marques?, Eusébio (adjunto), Alberto Bastos Lopes, António Bastos Lopes, Manniche, Vítor Duarte, Rui Águas, Wando, Dr. Amílcar Miranda (médico), Palhinhas (massagista) e Toni (adjunto)
3º plano: Neno, Carlos Pereira, César Brito, Álvaro, Nené, ?, Nivaldo, ?, Padinha, Samuel, Veloso, Simões e Silvino