As Finanças do Benfica

Esbutenado

Resume tudo em dois termos:

champions-dependencia
mercado-dependencia

Quanto uma destas, ou ambas, falharem, as contas serao catastroficas.
E basicamente e' isto que muitos temos aqui criticado. Se por um lado um Benfica ganhador tera sempre participacao assidua na Champions, por outro todos queremos ver um Benfica capaz de segurar os seus melhores jogadores e cada vez menos dependente de vender jogadores para equilibrar as contas.

golfdreamer

Citação de: 218219 em 04 de Junho de 2014, 11:51
Citação de: golfdreamer em 04 de Junho de 2014, 11:33
Eu ontem fiz esse exercício e lembrei-me de 4 jogadores que depois de andarem emprestados renderam no Benfica.
Oblak, Enzo, Rodrigo, Fabio.
Os outros que devem ser um número à volta de 50 nas ultimas 5 épocas, só deram prejuízo.
São muito raro os casos de aproveitamento e percebe-se porque.
Temos 4 centrais emprestados...claro que não vamos aproveitar nem metade.
Temos 4 extremos emprestados... a mesma coisa. Avançados idem.
Discordo à partida desse raciocínio. A titulo de exemplo Kardec deu prejuízo ao Benfica?
ou Airton, ou....

A nível contabilístico eu diria que sim. Com perdas em salários, duvido que um clube brasileiro pague 100% do salário do jogador da europa, prémios de assinaturas, comissões, perdas por imparidade, etc.
Teoricamente ganhámos 3M com o negócio Kardec mas a maioria se não a totalidade já foi perdido.
A mesma análise para o Airton.
Se o entulhe de jogadores fosse rentável não víamos os nosso custos financeiros a aumentar ano após ano.

Han

"É certo que para crescer tem que haver investimento. Para haver investimento tem que haver dinheiro. Para haver dinheiro, ou se tem fundos próprios ou se pede emprestado."

Chegados a este patamar de receitas, e sabendo que as mesmas derivam, em grande parte, do desempenho desportivo, parece ser um contra-senso, penalizar deliberadamente a valia actual e potencial do plantel principal, através de uma redução adicional ao teto salarial praticado, quando é evidente que, quando o mesmo é comparado com clubes de média dimensão dos principais campeonatos de futebol na europa, já é modestíssimo.

Sim, deve-se continuar a melhorar o rigor e a qualidade dos investimentos feitos face às necessidades a curto e médio prazo. As necessidades de investimentos há 8 anos eram umas, hoje são outras.
É essa a estratégia que tem sido a estratégia seguida e, essa sim, parece-me ser a que mais respeita a história e o futuro que ambicionamos para o Benfica.

Viva o Benfica!

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: Esbutenado em 04 de Junho de 2014, 13:17
Resume tudo em dois termos:

champions-dependencia
mercado-dependencia

Quanto uma destas, ou ambas, falharem, as contas serao catastroficas.
E basicamente e' isto que muitos temos aqui criticado. Se por um lado um Benfica ganhador tera sempre participacao assidua na Champions, por outro todos queremos ver um Benfica capaz de segurar os seus melhores jogadores e cada vez menos dependente de vender jogadores para equilibrar as contas.

Estamos na situação em que o porto estava há uns anos. Todos nós dizíamos que a dependerem assim da LC e das Vendas se tivessem um ano mau ia ser um problema.

Foi o que aconteceu.

Nós somos os próximos.

Patrick_slb

Muito boa análise, já analisei muitas empresas e é verdade que raramente vi uma com um saldo de capital próprio negativo...

golfdreamer

Estou 100% de acordo a análise do Riccardo Zhora, so tenho uma dúvida o que é isso dos Resultados Acumulados?

Han,
Quem aqui está a dizer para baixarmos o tecto salarial? Quem aqui está a dizer para para se mandar Luisão, Garay etc embora para pouparmos?
Ninguém!
Em 2010 tinhamos Saviola, Aimar, Di maria, Luisão, Ramires, Cardozo etc e gastávamos menos 15M em ordenado! É possível ter um plantel como o de 2010 como o de 2014 e poupar 10M em salários. Que tornaria os nossos Resultados Op. positivos.

AnotherDoom

Citação de: Han em 04 de Junho de 2014, 13:41
"É certo que para crescer tem que haver investimento. Para haver investimento tem que haver dinheiro. Para haver dinheiro, ou se tem fundos próprios ou se pede emprestado."

Chegados a este patamar de receitas, e sabendo que as mesmas derivam, em grande parte, do desempenho desportivo, parece ser um contra-senso, penalizar deliberadamente a valia actual e potencial do plantel principal, através de uma redução adicional ao teto salarial praticado, quando é evidente que, quando o mesmo é comparado com clubes de média dimensão dos principais campeonatos de futebol na europa, já é modestíssimo.

Sim, deve-se continuar a melhorar o rigor e a qualidade dos investimentos feitos face às necessidades a curto e médio prazo. As necessidades de investimentos há 8 anos eram umas, hoje são outras.
É essa a estratégia que tem sido a estratégia seguida e, essa sim, parece-me ser a que mais respeita a história e o futuro que ambicionamos para o Benfica.

Viva o Benfica!

Confundes alho com bugalhos.... não opinaste, nem contra-argumentaste.

Mas eu sei que fazes isso de propósito.

Patrick_slb

Citação de: golfdreamer em 04 de Junho de 2014, 13:48
Estou 100% de acordo a análise do Riccardo Zhora, so tenho uma dúvida o que é isso dos Resultados Acumulados?

Han,
Quem aqui está a dizer para baixarmos o tecto salarial? Quem aqui está a dizer para para se mandar Luisão, Garay etc embora para pouparmos?
Ninguém!
Em 2010 tinhamos Saviola, Aimar, Di maria, Luisão, Ramires, Cardozo etc e gastávamos menos 15M em ordenado! É possível ter um plantel como o de 2010 como o de 2014 e poupar 10M em salários. Que tornaria os nossos Resultados Op. positivos.
Resultados acumulados são beneficios/perdas em exercicios anteriores.

T1n0_SLB

Citação de: R3nas em 04 de Junho de 2014, 01:14
Citação de: T1n0_SLB em 04 de Junho de 2014, 01:02
O Michel foi contratado para quê mesmo?

Faz parte do lixo contratado. Eu não o teria contratado mas quero acreditar que viram nele qualidades que podiam potenciar. Parece-me que falhou mais o jogador que o clube.

Nem todos podem calhar em sorte como o João Tomás.

A sério?
Mas o jogador falhou porque?  Ele não fez um único minuto oficial pelo Benfica, fez uns 3 jogos na pre época.
Se tivessem visto qualidades nele não o teriam despachado antes do campeonato começar sequer.

E tínhamos, Nelson Oliveira, Rodrigo, Cardozo, Jara, Hugo Vieira, Kardec e logo depois contratamos lima.

A verdade verdadeira é que foi um contratação que todos vimos que ia dar merda, tal como tantas outras.

E custou 1LK + comissão.

Paco Nassa

Podemos fazer as contas em lagarto mode e dizer quando vendemos alguem, que ganhamos X com a transferencia e poupamos Y em ordenados, logo, x+y= z (uma batelada de dinheiro virtual) é caso para dizer, ganda Bru... Luis...  :2funny:

Paco Nassa

Citação de: T1n0_SLB em 04 de Junho de 2014, 14:01

Faz parte do lixo contratado. Eu não o teria contratado mas quero acreditar que viram nele qualidades que podiam potenciar. Parece-me que falhou mais o jogador que o clube.

A sério?
Mas o jogador falhou porque?  Ele não fez um único minuto oficial pelo Benfica, fez uns 3 jogos na pre época.
Se tivessem visto qualidades nele não o teriam despachado antes do campeonato começar sequer.

E tínhamos, Nelson Oliveira, Rodrigo, Cardozo, Jara, Hugo Vieira, Kardec e logo depois contratamos lima.

A verdade verdadeira é que foi um contratação que todos vimos que ia dar merda, tal como tantas outras.

E custou 1LK + comissão.

Tb "todos" vimos que Matic não dava para jogar a 6, Javi era central e muito caro, Lima era mais um para o entulho, Jardel era marreta e ao mesmo tempo, tb "todos" vimos que Ola John era craque, tal como o Djuricic e que Nelson Oliveira tiriva o lugar ao Rodrigo :whistle2:

Se formos mais atrás, tb todos vimos que não era necessário contratar Di Maria porque iria tirar o lugar ao André Carvalhas...

ff77

Dependência de mercado e da Champions?
Sim, verdade, mas é a realidade do futebol atual.

Não discordo totalmente da análise transcrita pelo Anotherdoom, mas cdiscordo de algumas coisas, nomeadamente:

- A estratégia de venda de jogadores é sim fundamental para o equilibrio financeiro do clube. Deve é na minha opinião ser acrescida de uma contenção de custos operativos, a começar pelo nº de jogadores excessivos que o Benfica tem na sua folha de pagamentos. Não defendo a aplicação de uma politica como o sporting porque a situação deles é caotica e não têm dimensão a nivel de receitas para ir por outra via. Além disso, a isso se junta perdões de dívida dos bancos, transformação de divida financeira em capital, ficando os bancos como acionistas de referência, etc...

- Depender do mercado e de participações na champions é mais que natural, quer para o Benfica quer para qualquer clube grande.

- O alcançar a independência das vendas de jogadores só será possivel com resultados operacionais positivos e superiores aos nossos encargos financeiros de modo ao excedentário servir para comprar jogadores ou reduzir endividamento. Contudo, acho que esse cenário ainda está muito longe de acontecer.

MALU15

Citação de: Patrick_slb em 04 de Junho de 2014, 13:52
Citação de: golfdreamer em 04 de Junho de 2014, 13:48

Han,
Ninguém!
Resultados acumulados são beneficios/perdas em exercicios anteriores.
São resultados acumulados negativos (saldo de prejuízos/lucros desde o inicio da SAD até 30JUN2014) no valor de 136M, os quais tiveram que ser financiados por empréstimos bancários, originando assim um passivo (que eu apelidei de "MAU" em posts anteriores) que gerou custos financeiros e vai continuar a gerar, enquanto a exploração não gerar resultados superiores àquele montante, e cujos cashflows excedetários possam assim amortizar os empréstimos contraídos.

MALU15

Citação de: Paco Nassa em 04 de Junho de 2014, 14:06
Citação de: T1n0_SLB em 04 de Junho de 2014, 14:01

A sério?

E custou 1LK + comissão.

Tb "todos" vimos que Matic não dava para jogar a 6, Javi era central e muito caro, Lima era mais um para o entulho, Jardel era marreta e ao mesmo tempo, tb "todos" vimos que Ola John era craque, tal como o Djuricic e que Nelson Oliveira tiriva o lugar ao Rodrigo :whistle2:

Se formos mais atrás, tb todos vimos que não era necessário contratar Di Maria porque iria tirar o lugar ao André Carvalhas...
Eu ainda acrescento a renovação com o C Martins, e que todos achamos uma excelente decisão, e agora é o que se vê.
As pessoas têm a memória curta.

Transformer

Uma questão:

As amortizações dos empréstimos bancários estão incluídas no apuramento dos resultados operacionais (RO)? Bem sei que depois de se apurarem os RO são apurados e subtraídos os Encargos Financeiros (juros) mas onde entram os pagamentos aos bancos? Logo nos RO ou depois de se apurarem os Resultados Líquídos?

Tenho umas luzes de contabilidade mas não sou de todo contabilista.