As Finanças do Benfica

peter_slb

Citação de: MALU15 em 08 de Julho de 2014, 15:17
Citação de: peter_slb em 08 de Julho de 2014, 15:03
Citação de: MALU15 em 08 de Julho de 2014, 14:46
Citação de: peter_slb em 08 de Julho de 2014, 14:32
Citação de: MALU15 em 08 de Julho de 2014, 14:25
Citação de: peter_slb em 08 de Julho de 2014, 14:16
Citação de: MALU15 em 08 de Julho de 2014, 14:00
Citação de: peter_slb em 08 de Julho de 2014, 13:52
Citação de: Theroux em 08 de Julho de 2014, 13:44
Citação de: peter_slb em 08 de Julho de 2014, 13:38
Citação de: Theroux em 08 de Julho de 2014, 10:00
Nos últimos 30 anos já existiram todo o tipo de direcções nos grandes, no entanto não me lembro de uma única que tenha tornado o clube sustentável através das suas receitas operacionais.

A direcção tem a obrigação de fazer mais e melhor, todas as épocas, é para isso que lá está, mas penso que quem está de fora também podia fazer um pequeno esforço para (1) compreender o contexto em que o clube está inserido e (2) apontar alternativas para o futuro, caso contrário somos o equivalente daquelas pessoas que sempre que se fala de política não conseguem ir além de um "são todos uns ladrões" ou "e os ciganos com BMWs à porta!".

esta direcção já o fez.

Em que época?

a outro era capaz de responder, a ti não, porque já discuti isto contigo n vezes, senão ficaste com isso presente das outras vezes, também não ficarias desta.
Ó Peter, o que consideras "clube sustentável através das suas receitas operacionais" ?
Ficas-te pelo Resultado operacional (1º nível ) sem amortizações e sem mais/memos valias de jogadores?

E os resultados financeiros?

incluindo resultados financeiros, excluindo amortizações e mais valias e isto visto duma forma estrutural, não conjuntural, porque não é preciso que o Benfica, estando estabilizado, tenha resultado nulo sem boas receitas nas competições europeias.

Quanto aos anos, ocorreu nesse período todo 2005/2006, 2006/2007 e 2007/2008.
Só podiam ser esses anos. Mas olha que estamos a falar de anos anteriores à reestruturação financeira de DEZ2009, em que havia actividades que estavam no Clube, caso da Bestadio, e em que muitos custos não estavam na SAD (pessoal e financiamento do estádio), logo realidades não comparáveis com as de hoje.
Nesses anos os custos de Pessoal da BSAD andavam entre os 25 e os 30M ano.

A Benfica Estádio sempre deu lucro e a reestruturação financeira foi a consequência da mudança de gestão da SAD que originou 52 milhões de prejuízo em 2 anos e obrigou ao aumento de capital.
Se o dizes acredito, pois deixamos de ter dados históricos disponíveis do universo do clube.
Mas olha que nas DF`s  intercalares a 30JUN2009 que serviram de base à fusão, o RL apresentado era negativo de -16.773mE.

isso são os prejuízos iniciais, sabes que logo enquanto estava a ser construído e não gerava rendimentos nenhuns, já tinha custos. Mas podes confirmar que a Benfica Estádio sempre deu lucro, porque a SAD ainda apresenta as contas individuais à parte das consolidadas. O último ano foi o primeiro ano que os resultados consolidados foram piores que os individuais, isto foi causado por um aumento de custos que apesar de nunca ter confirmado sempre assumi que fossem custos da Benfica Tv pela preparação para se tornar premium.
Tenho dúvidas que sejam os prejuízos iniciais, pois como sabes numa empresa deste tipo a maior parte dos custos vão a imobilizado em curso e depois são capitalizados no estádio com o fecho da obra, logo não vão a resultados. Tenho para mim que estes 17M que referi são o resultado da exploração do 1º semestre de 2009 e não resultados acumulados transitados de anos anteriores, mas não garanto pois o documento não é claro em relação a isso.

ya, isso é verdade mas podiam ter já algum tipo de rendimentos (publicidade ou assim) e não terem feito isso ou naqueles primeiros anos de utilização, com juros superiores e rendimentos inferiores terem acumulado aqueles prejuízos. Desde que eu vejo contas da Benfica estádio sempre teve lucro, 17 milhões de prejuízo em 6 meses é impossível porque a Benfica Estádio nem em todo o ano tem esse montante de custos, os proveitos são sempre estáveis porque é a publicidade, os títulos centenário e fundador e as rendas e pode ver-se nas contas da SAD que desde que passou a ser consolidada na SAD a Benfica Estádio deu lucro.

A Benfica Estádio só serviu para melhorar as contas da SAD, isto é factual.

JoaoPedroLopes

"A Benfica Estádio só serviu para melhorar as contas da SAD, isto é factual."

Depende.

Se verificarmos, o aumento abissal do passivo deveu-se a essa passagem.

P.S.: Sim, peter, eu sei que na altura foi para "salvar" os capitais próprios.

tecoteco

Citação de: lonstrup em 08 de Julho de 2014, 02:43
Citação de: tecoteco em 08 de Julho de 2014, 00:57
Citação de: Benfica hoje e sempre em 08 de Julho de 2014, 00:41
Citação de: Dandy em 08 de Julho de 2014, 00:39
Citação de: tecoteco em 08 de Julho de 2014, 00:21
Citação de: vermelhao_33 em 08 de Julho de 2014, 00:18
Os 30 milhoes do Rodrigo, os 15 do Andre gomes e os possiveis 30 do miudos sao ate ver milhoes da treta que dificilmente entrarao.

Nao passam de um emprestimo ficticio para maquilhar as contas. E o que entrar vai ser mais tarde ou mais cedo bem cobrado.

Mentira pegada. O Peter Lim (Meriton) Já pagou €€€€ dos 45M€. Consultem o R&C.

Dá-lhe!

Já pagou "€€€€" isso é quanto? 4 euros?

Já pagou 15M€ até 30 de Março.

E como está em clientes c/c (curto prazo - menos de 1 ano) .... até Março de 2015 paga os restantes 30M€ ;)

portanto, em clientes de curto prazo a meriton deve-nos 30 milhões, isto é, até março de 2015 vai nos pagar os 30 milhões.

e quanto é que toca ao Benfica pela transferência dos dois jogadores? aqui está o link
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd29830.pdf

ao Benfica tocam 33 milhões e 200 mil euros.

ora se o valor a que temos direito da venda do rodrigo e andre gomes é 33,2 milhões, e a meriton tem até março de 2015 para nos pagar 30 milhões, podes me explicar quanto é que a meriton já pagou.

é que nem de proposito está nesse mesmo quadro, nos clientes de curto prazo em março de 2013 a BE Plan com 6 milhões de euros. E se esse valor é de zero na coluna da esquerda a março de 2014, nós sabemos que não é por terem pago.

ERRADO. O Benfica recebe 45M€ da Meriton e depois reencaminha a % para o fundo ;)

O Fundo só recebe ... à medida que o Benfica recebe... COMO É ÓBVIO! ;)

peter_slb

Citação de: JoaoPedroLopes em 08 de Julho de 2014, 15:44

Depende.

esse "depende" advém das análises que são feitas e não da realidade, análises que falam em passivo sem referir o ativo provavelmente não merecem atenção e a passagem do estádio para a SAD aumentou o ativo em 40 milhões mais que o passivo.

Flavius Julius

Eu que não percebo nada disso de finanças, alguém que me explique uma coisa:
O passivo do Benfica é cerca de 427 M €, certo?
Se hipoteticamente fizer estas tão faladas vendas cerca de 100M que falam, o passivo fica em 327 M?
é assim, ou isto está um buraco sem fundo?!!

MALU15

Citação de: peter_slb em 08 de Julho de 2014, 15:57

Depende.

esse "depende" advém das análises que são feitas e não da realidade, análises que falam em passivo sem referir o ativo provavelmente não merecem atenção e a passagem do estádio para a SAD aumentou o ativo em 40 milhões mais que o passivo.
Independentemente do objectivo principal (cobrir CPN) a operação teve lógica em termos emresariais, basta rever as condições em que assentou a reestruturação:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR26303.pdf

peter_slb

Citação de: MALU15 em 08 de Julho de 2014, 16:02
Citação de: peter_slb em 08 de Julho de 2014, 15:57

Depende.

Independentemente do objectivo principal (cobrir CPN) a operação teve lógica em termos emresariais, basta rever as condições em que assentou a reestruturação:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR26303.pdf

eu não concordo e por isso votei contra na altura e voltaria a votar contra agora.

adeptoBancada

Citação de: Flavius Julius em 08 de Julho de 2014, 16:01
Se hipoteticamente fizer estas tão faladas vendas cerca de 100M que falam, o passivo fica em 327 M?

Não é assim... 30M vão para o fundo do BES Benfica Star Funds. Isto não é contabilizado como passivo.
outros para despesas correntes, salários, etc...

Flavius Julius

Citação de: tfouto em 08 de Julho de 2014, 16:07

Não é assim... 30M vão para o fundo do BES Benfica Star Funds. Isto não é contabilizado como passivo.
mas estas vendas não são para pagar empréstimos?
os empréstimos não entram no passivo?

ff77

Atenção que não são 30M mas cerca de 16M (pelo menos com os jogadores que lá estão atualmente).

adeptoBancada

Citação de: ff77 em 08 de Julho de 2014, 16:13

Atenção que não são 30M mas cerca de 16M (pelo menos com os jogadores que lá estão atualmente).

Então 16M não é para o passivo.

Depois é um tanto para despesas correntes.

O que for para divida sim é para abater no passivo.

Sousa_slb

Citação de: Flavius Julius em 08 de Julho de 2014, 16:13

mas estas vendas não são para pagar empréstimos?
os empréstimos não entram no passivo?

vendem tudo, compram mais 10 jogadores como até agora e nao descem passivo.

Benfica comandado por LFV é assim!

Aguia_Rea1

mas alguem aqui ainda acredita que vamos abater passivo no final da epoca  :2funny:

Flavius Julius

e andam os sócios a pagar cotas!

JoaoPedroLopes

Pag. 10 do R&C trimestral:

"O passivo consolidado da Benfica SAD registou uma diminuição de 17,1 milhões de euros face a 30 de Junho de 2013, tendo as principais reduções ocorrido nas rubricas de fornecedores e outros credores."

A época acabou a 30/06/2014. Aguardo a publicação do R&C da época 2013/2014 para saber se  me posso rir, ou não.