Jorge Jesus

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Corcunda

Citação de: Çula em 03 de Outubro de 2014, 02:29
Citação de: Gottschalk em 03 de Outubro de 2014, 02:18
Citação de: Çula em 03 de Outubro de 2014, 02:15
Citação de: Gottschalk em 03 de Outubro de 2014, 02:07
Citação de: Çula em 03 de Outubro de 2014, 02:05
Mas uma táctica suícida não limpa tudo o que há para limpar internamente numa só época.

Tipo a táctica suicida do Adriaanse?

Táctica suicída? Então o homem perde 3 jogos para o campeonato e a táctica é suicída?
Podes é dizer que era arrojada e uma novidade completa no futebol português.

Não foi assim que o Ajax ganhou a CL de 1995 e foi finalista no ano seguinte? Parece-me que de suicída essa equipa não tinha nada.

Andou a enfardar dos Artmedias na LC.

Para consumo interno dá, tal como a do JJ, para níveis superiores é suicida.

Fico confuso. Uma táctica suicída é isso mesmo, uma táctica suicída.

Como raio é que uma táctica dessas (se é assim tão suicída) não perde uns 10 ou 15 jogos por época? É porque se calhar bem trabalhada e com bons jogadores passa a ser uma táctica tão normal como outra qualquer. Tanto assim é que conseguiram uma dobradinha nesse ano.

Volto a perguntar-te, o Ajax de Van Gaal jogava nesse sistema. Qual era parte suicída dessa equipa?

Porque o campeonato português é fraco e as individualidades acabam por resolver contra 90% das equipas cá do burgo. Lá fora o Porto do Adriaanse foi pouco mais que banal precisamente porque essa táctica "bem trabalhada" de nada serviu contra equipas a sério.

O mesmo se passa com o Jorge Jesus e o seu célebre meio-campo a dois que invariavelmente leva na pá na LC.

Velazquez

Outra vez.Uma coisa é a valia do adversario,outra é a exibição que nós fazemos

E o Leverkusen era melhor que o Fenerbahce e o Marselha mas fizemos melhores jogos contra os franceses e turcos.Se tu achas que o melhor jogo foi contra os alemães é a tua opinião

O Porto tal como nós não é sempre forte como é evidente,como é com qualquer equipa.

T1n0_SLB

Citação de: Billy the Kid em 03 de Outubro de 2014, 02:30
Citação de: Velazquez em 03 de Outubro de 2014, 02:18
Citação de: Billy the Kid em 03 de Outubro de 2014, 02:14
Mestre, se quiseres salvar a época conta apenas com este plantel:

Julio César, Varela
Maxi, Sílvio, Luisão, Lisandro, César, Eliseu, Benito
André Almeida, João Teixeira, Samaris, Cristante, Enzo Peres, Talisca, Salvio, Gaitan, Ola John e Hélder Costa (enquanto aguardas por Rúben Amorim e Fejsa)
Gonçalo Guedes, Pizzi, Lima, Jonas, Nelson

ESQUECER: Artur, Jardel, Sulejmani, Bebé, Jara, Derley

Agora o Cesar já é melhor que o Jardel?O Jardel já nem para suplente serve?
O César é, pelo menos neste plantel, o substituto natural do Luisão. O César é bom central, com margem de progressão e fez excelentes jogos quando chegou sendo unanimemente considerado dos melhores da pré-época. A medida em que ia acumulando jogos SEM DESCANSO (pois fazia os jogos todos), baixou de rendimento.
Quanto ao Jardel, gosto imensamente dele, mas as evidências são demasiadamente notórias: não serve nem para suplente, pois o suplente do Benfica tem de estar apto para substituir o titular e não se notar a diferença. Essa estória de "servir para suplente" não cabe na minha cabeça. Ou serve para o Benfica ou não serve.

O mesmo Cesar que enterrou em todos os jogos?
Claro que não dá pra vos levar a sério.

Velazquez

Citação de: Billy the Kid em 03 de Outubro de 2014, 02:30

O César é, pelo menos neste plantel, o substituto natural do Luisão. O César é bom central, com margem de progressão e fez excelentes jogos quando chegou sendo unanimemente considerado dos melhores da pré-época. A medida em que ia acumulando jogos SEM DESCANSO (pois fazia os jogos todos), baixou de rendimento.
Quanto ao Jardel, gosto imensamente dele, mas as evidências são demasiadamente notórias: não serve nem para suplente, pois o suplente do Benfica tem de estar apto para substituir o titular e não se notar a diferença. Essa estória de "servir para suplente" não cabe na minha cabeça. Ou serve para o Benfica ou não serve.
Não,como é evidente os suplentes não são da mesma valia dos titulares.E o Jardel serve sim para suplente,a memoria é que é curta e numa equipa mais fraca os jogadores tambem parecem mais fracos

Aakeonan

Eu não acho que o 4-4-2 seja um problema por si só, é um problema em virtude de Enzo + Samaris ou Cristante.

Problema que se evidencia mais numa equipa que ainda, apesar de liderar a liga com vantagem, estar longe de estar a carburar.

A juntar a isso temos as debilidades que Jardel e Eliseu têm apresentado...juntando estes 2 mais o trinco...temos ali uma zona bastante problemática, e sem esquecer a questão do GR.

Insisto no 4-3-3 porque julgo que seria a melhor forma de proteger a equipa nesta altura, a melhor forma de esconder as suas debilidades.

T1n0_SLB

Citação de: Aakeonan em 03 de Outubro de 2014, 02:41
Eu não acho que o 4-4-2 seja um problema por si só, é um problema em virtude de Enzo + Samaris ou Cristante.

Problema que se evidencia mais numa equipa que ainda, apesar de liderar a liga com vantagem, estar longe de estar a carburar.

A juntar a isso temos as debilidades que Jardel e Eliseu têm apresentado...juntando estes 2 mais o trinco...temos ali uma zona bastante problemática, e sem esquecer a questão do GR.

Insisto no 4-3-3 porque julgo que seria a melhor forma de proteger a equipa nesta altura, a melhor forma de esconder as suas debilidades.

Não é um problema quando a equipa está preparada para isso e os jogadores encaixem bem.
Na época passada correu muito bem, o Atlético joga em 44-2

Çula

Citação de: Gottschalk em 03 de Outubro de 2014, 02:35
Mas uma táctica suícida não limpa tudo o que há para limpar internamente numa só época.

Táctica suicída? Então o homem perde 3 jogos para o campeonato e a táctica é suicída?

Não foi assim que o Ajax ganhou a CL de 1995 e foi finalista no ano seguinte? Parece-me que de suicída essa equipa não tinha nada.

Como raio é que uma táctica dessas (se é assim tão suicída) não perde uns 10 ou 15 jogos por época? É porque se calhar bem trabalhada e com bons jogadores passa a ser uma táctica tão normal como outra qualquer. Tanto assim é que conseguiram uma dobradinha nesse ano.

Volto a perguntar-te, o Ajax de Van Gaal jogava nesse sistema. Qual era parte suicída dessa equipa?

Porque o campeonato português é fraco e as individualidades acabam por resolver contra 90% das equipas cá do burgo. Lá fora o Porto do Adriaanse foi pouco mais que banal precisamente porque essa táctica "bem trabalhada" de nada serviu contra equipas a sério.

O mesmo se passa com o Jorge Jesus e o seu célebre meio-campo a dois que invariavelmente leva na pá na LC.
"

"Lá fora foi banal"??

Oh cum crl, então mas o fcp não fez toda a fase de grupos a jogar em 4-3-3?

Eles mudam para esse sistema de 3 defesas já na segunda metade ou ultimo terço da época.

Epá não falem de cor.

vermelhoftw

Citação de: Çula em 03 de Outubro de 2014, 03:00
Citação de: Gottschalk em 03 de Outubro de 2014, 02:35

"

"Lá fora foi banal"??

Oh cum crl, então mas o fcp não fez toda a fase de grupos a jogar em 4-3-3?

Eles mudam para esse sistema de 3 defesas já na segunda metade ou ultimo terço da época.

Epá não falem de cor.

nao me queria meter mas as equipas do van gaal jogaram sempre em 433 menos no mundial e agr no manchester, boa discussao.

Çula

Este foi o esquema do Ajax campeão europeu de 1995.

Em 1995/96 com a saída de Rijkaard começaram a alternar entre este modelo e o 4-3-3.

Diavolo Rosso

O que eu percebo de futebol é pouco ou nada, mas acho que o problema do Benfica nos jogos "grandes" é que como é pressionado à saída de bola não consegue transportar bola até ao ataque, isto porque da defesa ao ataque apenas há dois jogadores para levarem bola, o 6 e o 8, os extremos não vem buscar bola a trás e os defesas não tem capacidade para serem eles a construir jogo.

Se tivessemos um ponta de lança, alto podiamos fazer jogo direto, mas nem isso podemos fazer, outra coisa que denoto na nossa equipa é a dificuldade que os nossos defesas tem em sair sobre pressão, Maxi, Luisão, Jardel e Eliseu quando pressionados tremem todos.

O problema do Benfica reside nisto na minha opinião, no ano passado tinhamos o Garay que conseguia construir jogo a partir de trás, que conseguia jogar a bola com critério, hoje em dia não temos nada disso, por isso é que eu defendo que precisamos de um defesa com muita qualidade técnica, como tivemos com o David Luiz, o Garay.

pinheiro3

Citação de: Aakeonan em 03 de Outubro de 2014, 02:13
Citação de: pinheiro3 em 03 de Outubro de 2014, 01:20
http://bolanopinheiro.blogspot.pt/2014/10/45-minutos-de-pesadelo-na-bayarena.html

A típica saída a jogar do Benfica, e atípica pressão do Leverkusen, como já era sabido por JJ, penso eu. Durante toda a 1ª parte, em n vezes que isto foi tentado, só uma vez chegámos com a bola controlada ao meio-campo, onde a tivemos 2 segundos. O resto foi chuto como nesta, para a frente. Outras soluções para além do chuto ou outra jogada? 0.

Eliseu a dormir no pedaço.

Mesma jogada, e Jardel a dormir no pedaço.

Ainda a mesma jogada, e Almeida a dormir no pedaço.

Não aproveitaram as outras abébias dadas, mas conseguiram fazer isto nesta jogada. 3 para 3 na área, onde Son aparece quase a marcar depois.

Eliseu a ver a jogada a partir de Málaga, e Jardel "papado" com a diagonal do Son.

Cruzamento para a área, onde aparecem 3 jogadores do Bayer, para 2 do Benfica. Por sorte não deu golo, foi ao poste. bender que está mais atrás, foi quem mandou ao poste.

Luisão a trinco. O desnorte era tanto, que depois do passe Luisão pediu fora de jogo ao bandeirinha e levantou o braço, "à Quim", portanto.

Almeida a dormir mais uma vez, e esta bola chegou mesmo a Son.

Avenida Eliseu. Por sorte, a bola não foi para lá. Ou talvez fosse melhor ter ido...

Kiessling é o jogador que está uns 2 metros atrás de Eliseu, reparem bem.

Kiessling é o jogador que já está na frente de Eliseu, e que encosta para o 1º. Pese o frango de JC. Se Eliseu acompanha como devia, evitava o golo.

Preciso de dizer algo? 5 para 4, depois de mais uma saída falhada a jogar. Ah, Eliseu aparece no canto inferior esquerdo, para os mais distraídos.

Jogada do 2º golo. Bola alta, Eliseu perde a noção de onde está a bola, deixa o extremo dominar, quando chega depois é tarde. Tabela, um dois, extremo cruza e está o 2º lá dentro.

3 para 3, com Eliseu em destaque mais uma vez.

Jardel.  O0

E foi isto, só na 1ª parte, fora algumas coisas que deixei passar. O momento defensivo que tanta gente diz que é trabalhado ao pormenor e que é fantástico em JJ, foi isto. O sair a jogar, é sempre o mesmo. Não há outras opções, se isto não resulta, é bater até resultar e bater, e bater e bater.

Isso era escusado...

...fiquei a gostar menos do Eliseu...minha mãe.  :-X

Achavas que ele defendia bem?

André Sousa

A primeira imagem é perfeita para mostrar uma possível forma de defender em 4-3-3. E, como sempre disse, deve haver poucas coisas melhores que aquilo.

O Bayer, tacticamente, deu-nos um baile autêntico.

vermelhoftw

Citação de: Diavolo Rosso em 03 de Outubro de 2014, 03:25
O que eu percebo de futebol é pouco ou nada, mas acho que o problema do Benfica nos jogos "grandes" é que como é pressionado à saída de bola não consegue transportar bola até ao ataque, isto porque da defesa ao ataque apenas há dois jogadores para levarem bola, o 6 e o 8, os extremos não vem buscar bola a trás e os defesas não tem capacidade para serem eles a construir jogo.

Se tivessemos um ponta de lança, alto podiamos fazer jogo direto, mas nem isso podemos fazer, outra coisa que denoto na nossa equipa é a dificuldade que os nossos defesas tem em sair sobre pressão, Maxi, Luisão, Jardel e Eliseu quando pressionados tremem todos.

O problema do Benfica reside nisto na minha opinião, no ano passado tinhamos o Garay que conseguia construir jogo a partir de trás, que conseguia jogar a bola com critério, hoje em dia não temos nada disso, por isso é que eu defendo que precisamos de um defesa com muita qualidade técnica, como tivemos com o David Luiz, o Garay.

nao é preciso saber mt só o jesus é que parece que não sabe anda, disseste um dos problemas e muito bem, outro é que no sistema de jogo do jesus o 6 baixa para central quase formando um trio, isto é tudo mt bonito mas na construccão ficas praticamente com um homem no meio campo, um homem por amor de deus, como se viu ontem em mts situações

LX

Aquilo que perspectivo é a renovação do título de campeão nacional a conquista de uma taça interna. E caso se caia na LE acredito que só paramos em Varsóvia.

T1n0_SLB

O Salzburg do ano passado jogava muito, perderam com o Basel nos 1/8 da liga europa mas o Basel passou o jogo todo encurralado na seu meio campo, o treinador é o mesmo.