CN 13ª J: FC Porto 0 - 2 SL Benfica, 14Dez. Dom. 20h00 *SPORTTV1*

FC Porto 0 - 2 SL Benfica

Campeonato Nacional

FC Porto: Fabiano, Danilo, Martins Indi, Marcano, Alex Sandro, Casemiro, Óliver, Herrera, Tello, Brahimi, Jackson Martínez
Treinador: Lopetegui
SL Benfica: Júlio César, Maxi Pereira, Luisão (César Martins [76m]), Jardel, André Almeida, Andreas Samaris, Enzo Pérez, Eduardo Salvio (Pizzi [90+4m]), Nico Gaitán, Anderson Talisca (Ola John [80m]), Lima
Treinador: Jorge Jesus
Golos: Lima (36), Lima (56)

ChamaImensaSLB

O pessoal está numa questão de semântica, uns são rivais, outros inimigos, outros adversários.
Pa não me interessa o que lhes chamam.

Vamos meter as cois em termos de adeptos e espirito dos jogadores.
Jogo contra os lagartos: jogo importantissimos do campeonato, para o clube e adeptos. Fulcral e obrigatorio vencer. Sem desculpas, vencer e vencer. Jogar bem

Jogo com o porto (tal como eles o veem): não é um jogo. não é campeonato. Não é só futebol. É vida ou morte em 90min, para jogadores e adeptos no estádio. Não há resultados, há vitória. Não há opções, há vitoria. Quem vai a jogo, quem está no banco, e todo o estádio tem de saber que aqueles são os 90min mais importantes da vida deles em termos desportivos.

E já estamos a perder mesmo que façamos isto. Porque eles preparam esta "guerra" o ano todo. Preparam os miudos nas escolinhas de formação, preparam nas outras modalidades, preparam os adeptos, preparam os jogadores estrangeiros no momento em que aterram cá.

Eu percebo que lisboetas não entendo o que se passa no norte, mas acreditem que é um assunto grave aquele que se vive contra o Benfica.

Querem um exemplo rápido? e isso não ésó civismo das pessoas. Engloba a policia e a noção do certo ou errado, a noção que se acontecesse a nossa equipa fazer isto, eramos vistos como provocadores e como tendo cometido o "crime de ofensa".
E sabido que a equipa dos porcos passeia em lisboa no dia do jogo na luz certo?? até aqui tudo bem, estamos num pais civilizado e livre.
Fiquem a saber que isso é impossivel em qualquer zona do porto quanto mais no centro. Não só o povo não deixava como a própria policia. Tal como não deixou os adeptos festejar o titulo e ainda lhes deu porrada porque supostamente "aquela cidade não lhes pertence".
Ora isto ultrapassa o futebol, ultrapassa o estado de direito. Mas ISTO é vivido como normal no norte, é esta a mentalidade de todos.

Portanto, quem é nosso rival/adversário/alvo a abater??

Mais uma vez, se não olharmos para eles como olham para nós vamos perder mais vezes.

ZICKLER

O próprio cântico ensaiado em Coimbra,  é criado para o jogo de domingo.

E lá vamos, mais uma vez servir de cabeçudos

André Sousa

Claro que é uma questão de semântica. Se disserem que o Porto é o nosso principal rival, eu concordo. É óbvio, até. Tem sido o nosso principal adversário nos últimos anos e é o clube que tem dominado o futebol português.

Se disserem que é o nosso principal rival, acho uma falta de respeito pela história do Benfica, porque um rival, para mim, não é só um adversário. São duas grandes instituições, neste caso porque falamos de clubes, que durante anos foram as melhores do seu país. Onde disputaram títulos e títulos, criando uma enorme rivalidade. O facto de serem da mesma cidade, ajuda. E porque rivalidade, para mim, é diferente de ódio. Benfica e Sporting têm momentos, no futebol português, que demonstram como devia ser o desporto em Portugal. Benfica e Porto é a antítese disso.

Eu não quero um Benfica a ensinar aos escolinhas que o Porto é o mal e o Benfica é o bem. Não quero que lhes digam para jogarem bem, mas para darem a vida quando virem uma camisola azul e branca. Não quero que os proíbam de usar material usar para jogar. Não quero nada disso.

Se querem, isso deixo para vocês.

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: André Sousa em 08 de Dezembro de 2014, 01:52
Mas qual puro ódio... aquilo são jogadores de futebol que ali estão. A grande maioria nem cresceu cá. Chega a Portugal e depara-se com esta cultura desportiva, que é um nojo, diga-se.

Eles odeiam-se tanto que depois são todos amigos e mesmo quando chega ao fim e há batatada, passado umas horas estão a trocar sms uns com os outros.

Sobre o primeiro bold, tens razão. Nem sempre os jogos se ganham dentro do campo. Mas também não se ganham no ódio aos adversários.

Percebo o que queres dizer. Mas uma vez no campo, quando têm que representar o clube, é a mentalidade de ódio ao SLB que lhes incutem que traz uma motivação especial. Os jogadores não são adeptos, mas a direcção do Porto, uma grande parte do seu staff é e as pessoas com quem se cruzam na rua são. A mensagem que lhes incutem desde cima é tudo numa lógica de ódio aos vermelhos (não necessariamente aos jogadores que vão estar no campo; daí alguns serem amigos). E isso, toda essa mentalidade (que é de ódio ao SLB) que lhes é incutida, tem um incremento de motivação para nos vencer. O ódio, assim como o amor, é um factor 'potenciador' da motivação muito forte. E é num ambiente assim, rodeados de gente com essa mentalidade, que eles vivem. É normal que depois no campo isso se reflicta.

ChamaImensaSLB

Citação de: André Sousa em 08 de Dezembro de 2014, 01:57
Claro que é uma questão de semântica. Se disserem que o Porto é o nosso principal rival, eu concordo. É óbvio, até. Tem sido o nosso principal adversário nos últimos anos e é o clube que tem dominado o futebol português.

Se disserem que é o nosso principal rival, acho uma falta de respeito pela história do Benfica, porque um rival, para mim, não é só um adversário. São duas grandes instituições, neste caso porque falamos de clubes, que durante anos foram as melhores do seu país. Onde disputaram títulos e títulos, criando uma enorme rivalidade. O facto de serem da mesma cidade, ajuda. E porque rivalidade, para mim, é diferente de ódio. Benfica e Sporting têm momentos, no futebol português, que demonstram como devia ser o desporto em Portugal. Benfica e Porto é a antítese disso.

Eu não quero um Benfica a ensinar aos escolinhas que o Porto é o mal e o Benfica é o bem. Não quero que lhes digam para jogarem bem, mas para darem a vida quando virem uma camisola azul e branca. Não quero que os proíbam de usar material usar para jogar. Não quero nada disso.

Eu não quero ser como eles. Eu quero é ter a mesma vontade de vencer que eles tem sobre nós.
Histórias e frases bonitas ficam na wikipédia em 2º lugar no campeonato.
Jogos ganhos e vitórias sobre o porto dão campeonatos e engrandecem a nossa história.

SLB É O REI DO MUNDO

Concordo com o essencial, mas levanto uma questão: a partir de quantos anos de 'divisão' das conquistas com Porto é que os podemos considerar como nossos rivais ?

Disseste que "Se disserem que é o nosso principal rival, acho uma falta de respeito pela história do Benfica, porque um rival, para mim, não é só um adversário. São duas grandes instituições, neste caso porque falamos de clubes, que durante anos foram as melhores do seu país."

Eu digo que a história se escreve todos os dias. No passado o Sporting, no presente o Porto, no futuro esperemos que ninguém. Ora, se a história se escreve todos os dias, o período de rivalidade com o Porto faz tão parte da história do BENFICA como o período de rivalidade com o Sporting. Nesse sentido, a partir de quantos anos de rivalidade com o Porto é que podemos considerá-los um rival maior que o Sporting ? Ou estás à espera de, em 2050, caso ainda dividamos o futebol com o Porto, continuarmos a achar que o Sporting é que é o nosso "verdadeiro rival" ?

Toalhete

Mas qual puro ódio... aquilo são jogadores de futebol que ali estão. A grande maioria nem cresceu cá. Chega a Portugal e depara-se com esta cultura desportiva, que é um nojo, diga-se.

Eles odeiam-se tanto que depois são todos amigos e mesmo quando chega ao fim e há batatada, passado umas horas estão a trocar sms uns com os outros.

Sobre o primeiro bold, tens razão. Nem sempre os jogos se ganham dentro do campo. Mas também não se ganham no ódio aos adversários.

A grande maioria nem cresceu cá. Mas basta olhar para lá e vês que não precisam de crescer cá para ficarem com o Benfica entranhado neles. Falcao, Hulk, Guarín, James ainda hoje comentam o Benfica. Brahimi ainda agora cá chegou e já revelou que a primeira coisa que lhe falaram no Porto foi "Benfica, Benfica, Benfica". No Porto focam-se em derrotar e humilhar o Benfica. Para alguns Benfiquistas o Porto é mais um Boavista que para aí anda, nem querem saber. Ficar à frente do clube que nos últimos 40 anos deve ter ganho uns 4 campeonatos chega para não ficarem muito tristes. Fantástico.

ChamaImensaSLB

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 08 de Dezembro de 2014, 01:59

Percebo o que queres dizer. Mas uma vez no campo, quando têm que representar o clube, é a mentalidade de ódio ao SLB que lhes incutem que traz uma motivação especial. Os jogadores não são adeptos, mas a direcção do Porto, uma grande parte do seu staff é e as pessoas com quem se cruzam na rua são. A mensagem que lhes incutem desde cima é tudo numa lógica de ódio aos vermelhos (não necessariamente aos jogadores que vão estar no campo; daí alguns serem amigos). E isso, toda essa mentalidade (que é de ódio ao SLB) que lhes é incutida, tem um incremento de motivação para nos vencer. O ódio, assim como o amor, é um factor 'potenciador' da motivação muito forte. E é num ambiente assim, rodeados de gente com essa mentalidade, que eles vivem. É normal que depois no campo isso se reflicta.

Exactamente. E no desporto estamos todos mais que calejados para exemplos em que a motivação supera o talento. Sei lá temos este braga recente do domingos, temos este sporting do jardim que superou as expectativas. Temos o atletico de simeone que quase ganhava champions e liga espanhola contra real e barcelona, etc etc.
A motivação vale muito neste jogo, e se além da motivação normal que os nossos tambem tem de ser um jogo grande, tiverem esta motivação quase pessoal, quase de clima de guerra, isso vai ter um peso decisivo. E teve-o durante anos e anos.

Steiner

Citação de: Toalhete em 08 de Dezembro de 2014, 00:50
Por acaso é quase verdade. O Sporting, sem ser para os Lisboetas, pouco importa para seja quem for.

De resto, o Sporting nas últimas 10 visitas ao Dragão tem 2 vitórias e 1 empate.
O Benfica, nas últimas 10 visitas ao Dragão tem 1 vitória e 3 empates.

Não percebo este raciocínio.

ChamaImensaSLB

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 08 de Dezembro de 2014, 02:04

Concordo com o essencial, mas levanto uma questão: a partir de quantos anos de 'divisão' das conquistas com Porto é que os podemos considerar como nossos rivais ?

Disseste que "Se disserem que é o nosso principal rival, acho uma falta de respeito pela história do Benfica, porque um rival, para mim, não é só um adversário. São duas grandes instituições, neste caso porque falamos de clubes, que durante anos foram as melhores do seu país."

Eu digo que a história se escreve todos os dias. No passado o Sporting, no presente o Porto, no futuro esperemos que ninguém. Ora, se a história se escreve todos os dias, o período de rivalidade com o Porto faz tão parte da história do BENFICA como o período de rivalidade com o Sporting. Nesse sentido, a partir de quantos anos de rivalidade com o Porto é que podemos considerá-los um rival maior que o Sporting ? Ou estás à espera de, em 2050, caso ainda dividamos o futebol com o Porto, continuarmos a achar que o Sporting é que é o nosso "verdadeiro rival" ?

Nessa distinção penso que devia estar os titulos. Devia estar as conquistas. Há muito que o porto ultrapassou e cilindrou o sporting. Porque não olhar para eles dessa forma? já que somos feitos para ganhar e eles estão no nosso caminho, ELES e não o sporting hoje em dia.

Steiner

Citação de: pcssousa em 08 de Dezembro de 2014, 00:58
Citação de: Steiner em 08 de Dezembro de 2014, 00:47
Citação de: pcssousa em 08 de Dezembro de 2014, 00:42
Citação de: Steiner em 08 de Dezembro de 2014, 00:33
Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 08 de Dezembro de 2014, 00:32
Citação de: Steiner em 08 de Dezembro de 2014, 00:29
Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 08 de Dezembro de 2014, 00:23
Citação de: Steiner em 08 de Dezembro de 2014, 00:12
Citação de: pcssousa em 07 de Dezembro de 2014, 22:20
Quem tem medo compra um cão. De resto, cagar e andar que a menos que algo de estranho aconteça, o Lopes Patego leva um banho do JJ. E vocês sabem que não morro de amores pelo sr. Jorge.

O Sporting vai ao Dragão e dá um banho de bola aos porcos em pleno Curral.

Mas alguns benfiquistas daqui acham que é uma provocação achar boas as hipóteses do Benfica ganhar no Curral.

Vá-se lá perceber a lógica.

Não percebes a lógica porque nunca vais entender nada da mentalidade dos corruptos. Achas que têm metade da pica que têm contra nós contra o sporting ?

Pode ser verdade em muitos casos, mas houve vários jogos Porto x Sporting e vice versa em que aquilo era uma batalha campal e o Sporting não se amedronta e ganha ao Porto.

E tu falas como se só dependesse do Porto. Depende é mais do próprio Benfica.

O Sporting para o Porto e para toda a gente exceptuando os BENFIQUISTAS de Lisboa é uma porra irrelevante.

Sabes bem que isso não é verdade.

Claro que não. Por cá festejou-se na casa do Benfica quando o porto marcou no jogo contra o sporting para a taça.

:huh:

A mais de 300 kms de Lisboa.

Do Mondego para baixo os andrades são poucos e a sul do tejo são residuais. Aqui há mais adeptos do Atlético de Madrid (como primeiro clube, atenção) que do porto.

O Porto tem uma massa adepta muito menor que a do Sporting.

Toalhete

Citação de: Steiner em 08 de Dezembro de 2014, 02:07
Citação de: Toalhete em 08 de Dezembro de 2014, 00:50
Por acaso é quase verdade. O Sporting, sem ser para os Lisboetas, pouco importa para seja quem for.

De resto, o Sporting nas últimas 10 visitas ao Dragão tem 2 vitórias e 1 empate.
O Benfica, nas últimas 10 visitas ao Dragão tem 1 vitória e 3 empates.

Não percebo este raciocínio.

O que é que não percebes?

Zoran

Terá de ser uma equipa muito lutadora e bem arrumada tacticamente, caso contrário o resultado será o do costume..
Temos um lote de jogadores, vários deles já com alguns jogos lá na pocilga e experientes nestes jogos, isso pode ser uma vantagem pois do lado deles irão estrear 6 ou 7 jogadores que nunca nos defrontaram.
Estou moderadamente confiante
:smokin:

Steiner

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 08 de Dezembro de 2014, 01:10
Para gente que percebe de bola, o Sporting interessa pouco. A 'cena' é entre BENFICA e Porto. O Sporting, por muito que digam o contrário, não luta concretamente pelo título.

Para gente que percebe de bola... Fantástico.

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: Steiner em 08 de Dezembro de 2014, 02:08
Citação de: pcssousa em 08 de Dezembro de 2014, 00:58
Citação de: Steiner em 08 de Dezembro de 2014, 00:47
Citação de: pcssousa em 08 de Dezembro de 2014, 00:42
Citação de: Steiner em 08 de Dezembro de 2014, 00:33
Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 08 de Dezembro de 2014, 00:32
Citação de: Steiner em 08 de Dezembro de 2014, 00:29
Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 08 de Dezembro de 2014, 00:23
Citação de: Steiner em 08 de Dezembro de 2014, 00:12
Citação de: pcssousa em 07 de Dezembro de 2014, 22:20
Quem tem medo compra um cão. De resto, cagar e andar que a menos que algo de estranho aconteça, o Lopes Patego leva um banho do JJ. E vocês sabem que não morro de amores pelo sr. Jorge.

O Sporting vai ao Dragão e dá um banho de bola aos porcos em pleno Curral.

Mas alguns benfiquistas daqui acham que é uma provocação achar boas as hipóteses do Benfica ganhar no Curral.

Vá-se lá perceber a lógica.

Não percebes a lógica porque nunca vais entender nada da mentalidade dos corruptos. Achas que têm metade da pica que têm contra nós contra o sporting ?

Pode ser verdade em muitos casos, mas houve vários jogos Porto x Sporting e vice versa em que aquilo era uma batalha campal e o Sporting não se amedronta e ganha ao Porto.

E tu falas como se só dependesse do Porto. Depende é mais do próprio Benfica.

O Sporting para o Porto e para toda a gente exceptuando os BENFIQUISTAS de Lisboa é uma porra irrelevante.

Sabes bem que isso não é verdade.

Claro que não. Por cá festejou-se na casa do Benfica quando o porto marcou no jogo contra o sporting para a taça.

:huh:

A mais de 300 kms de Lisboa.

Do Mondego para baixo os andrades são poucos e a sul do tejo são residuais. Aqui há mais adeptos do Atlético de Madrid (como primeiro clube, atenção) que do porto.

O Porto tem uma massa adepta muito menor que a do Sporting.

Define muito.