As Finanças do Benfica

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: Maka em 12 de Dezembro de 2014, 00:08
SLB É O REI DO MUNDO, não nego a validade disso, até porque é mais ou menos lógico.
O que digo é que isso seria muito mais interessante de se estudar se fosse sem prémios, porque os prémios inflacionam de tal forma os gastos com pessoal que é difícil verificar de estamos, de facto, perante a equipa que paga mais em salários. Se tu tens uma equipa que paga 40M e outra que paga 50M, mas a que paga 40M fez a dobradinha e pagou um total de 12M em prémios, no fim vai parecer que é ela que paga mais em salários (40+12=52M), mas na realidade não é.

Os prémios fazem parte do salário. É normal um salário ser composto por uma parte fixa e outra variável. Meter mais em prémios influencia a motivação dos jogadores. Logo faz sentido serem contabilizados.

O que o Domingos fez nesse artigo que pus umas páginas para trás foi avaliar os salários deste 1º trimestre, onde ainda não houve grandes volumes de prémios por desempenho (e onde o SLB tem 1M€ para a rescisão do Carlos Martins).

Maka

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 12 de Dezembro de 2014, 00:23
SLB É O REI DO MUNDO, não nego a validade disso, até porque é mais ou menos lógico.
O que digo é que isso seria muito mais interessante de se estudar se fosse sem prémios, porque os prémios inflacionam de tal forma os gastos com pessoal que é difícil verificar de estamos, de facto, perante a equipa que paga mais em salários. Se tu tens uma equipa que paga 40M e outra que paga 50M, mas a que paga 40M fez a dobradinha e pagou um total de 12M em prémios, no fim vai parecer que é ela que paga mais em salários (40+12=52M), mas na realidade não é.

Os prémios fazem parte do salário. É normal um salário ser composto por uma parte fixa e outra variável. Meter mais em prémios influencia a motivação dos jogadores. Logo faz sentido serem contabilizados.

O que o Domingos fez nesse artigo que pus umas páginas para trás foi avaliar os salários deste 1º trimestre, onde ainda não houve grandes volumes de prémios por desempenho (e onde o SLB tem 1M€ para a rescisão do Carlos Martins).

Mas tu não sabes se tens prémios mais altos do que a outra equipa. A única coisa que sabes é que "Salários da equipa A" + "Prémios por troféus da equipa A" é superior a "Salários da equipa B" (que não ganhou troféus). A equipa A pode pagar 40M em salários e 12M em prémios, enquanto a equipa B paga 50M em salários e 13M em prémios (ou seja, 52M para 63M), mas como a equipa B não ganhou troféus, não ficas a saber isso. No fim de contas, parece que a equipa A paga mais do que a equipa B, o que na realidade não acontece; simplesmente foi inflacionado pelos prémios, prémios que também são pagos pela equipa B, mas que não aparece nos "salários" porque eles não ganharam troféus.

É um bocado uma "self-fulfilling prophecy".

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: Maka em 12 de Dezembro de 2014, 00:29
Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 12 de Dezembro de 2014, 00:23

Mas tu não sabes se tens prémios mais altos do que a outra equipa. A única coisa que sabes é que "Salários da equipa A" + "Prémios por troféus da equipa A" é superior a "Salários da equipa B" (que não ganhou troféus). A equipa A pode pagar 40M em salários e 12M em prémios, enquanto a equipa B paga 50M em salários e 13M em prémios (ou seja, 52M para 63M), mas como a equipa B não ganhou troféus, não ficas a saber isso. No fim de contas, parece que a equipa A paga mais do que a equipa B, o que na realidade não acontece; simplesmente foi inflacionado pelos prémios, prémios que também são pagos pela equipa B, mas que não aparece nos "salários" porque eles não ganharam troféus.

É um bocado uma "self-fulfilling prophecy".

Maka

Eu vi essa parte, mas ele apenas diz que fez isso para este ano, não diz que seguiu essa regra para os outros anos. Também duvido que tenha olhado para os relatórios trimestrais dos outros clubes europeus que mencionou; é muito mais provável que apenas tenha olhado para as contas finais.

Para além do mais, há outra variável que ele não menciona: tamanho do plantel. É diferente pagares 50M a 20 jogadores e pagares 50M a 30 jogadores.
Outro factor: equipas B.

Finalizando: discordo que isso seja totalmente causal, a não ser em casos óbvios como o Bayern. Há tantas variáveis envolvidas
Mas também não ando metido em apostas, pelo que isto não passa de uma curiosidade para mim.

SLB É O REI DO MUNDO

O ano passado lançou um prognóstico baseado no mesmo raciocínio na mesma altura da época.

Óbvio.

peter_slb

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 12 de Dezembro de 2014, 00:02
Gente, é óbvio que há muitas mais variáveis a influenciar. Agora, que é uma correlação interessante é.

A última equipa em PT que ganhou um título e que não foi a que mais investiu nesse ano foi o BENFICA em 04/05. Já lá vão 10 anos sem excepções à regra. Esperemos que este ano aconteça de novo.

Agora, parece-me óbvio que quanto mais vezes investires mais que os outros, maiores as tuas probabilidades de ganhar mais vezes a longo prazo.

Portanto, muito cuidado com as apostas na formação e reduções salariais sem qualquer critério.

em 2011/2012, a SAD do Benfica individualmente gastou 46.301 milhões e a do porto 46.435, mas a do porto pagou 1.12 milhões a administradores e a do Benfica 520 mil, se tirarmos esta diferença que ocorre em pessoas que nada tem a ver com o campo, o Benfica gastou mais, se for para analisar só os números sem olhar no que são gastos, então também não temos porque deixar de considerar a Benfica SAD também em termos globais e esta gastou 48.130 milhões, ou seja, também mais que a SAD do porto.

Desde a temporada de 2008/2009 que as diferenças, excepto no ano passado e agora este ano, são feitas pelos prémios dos resultados finais, não é o investimento nas equipas que tem decidido quem gasta mais com o pessoal e por isso as diferenças que estão a ser utilizadas para justificar os títulos são diferenças criadas após esses títulos serem ganhos, até em 2010/2011 em que ficámos muito longe do porto, eles pagaram 4,5 milhões por ganharem as competições e mais de 3 milhões aos administradores, se tirarmos os 7 milhões de diferença daí resultantes para os gastos do Benfica, percebemos que antes do que se passou em campo, os planteis ganhavam mais ou menos o mesmo, não foi o que se investiu que gerou os 20 pontos de diferença ou os 5-0, foram os 20 pontos de diferença que geraram a aparente diferença significativa no investimento.

No ano passado o prognóstico, olhando para os plantéis e esquecendo o que se tinha passado nos anos anteriores, era fácil de se fazer, porque o Benfica tinha no banco Sulejmanis, Salvios e Cardozos, na bancada Ola Johns e o porto tinha no 11 Josués ou Licás. Este ano a grande diferença que existe nos salários, não acho que exista nos plantéis, o porto tem bastantes opções de qualidade para o ataque mas tirando o Jackson nenhum deles teria lugar de caras no 11 do Benfica (o Brahimi é muito bom mas Gaitán é melhor e Tello e Herrera também não são nada maus mas Salvio e Enzo também são melhores), eles têm mais opções no banco, mas ainda agora vimos que Ola John, Pizzi e (esta é pessoal) Nélson Oliveira não devem nada aos que eles têm no banco e expectavelmente ainda teremos Sulejmani a breve trecho, depois do meio campo para trás, têm melhores laterais, mas eu gosto mais dos nossos centrais e guarda redes, médios defensivos entre Casemiro/Rubén Neves e Samaris/Cristante, mesmo até regressar o Fejsa, não acho que estejamos pior servidos... isto só para dizer que os 5/10 milhões de diferença que existem entre o que cada clube está a pagar aos seus plantéis não se refletem diretamente nestes, os plantéis são muito equilibrados, nada a ver com a diferença existente no ano passado.

J Pinto

O Benfica, na época passada, gastou, em salários, perto de 60 ME, mas o Benfica tem incluídos aqui os prémios de jogo (ganhamos 3 títulos e fomos a uma final europeia) e os ordenados da BTV.

O porto gastou, segundo o R&C, perto de 52 ME (e ganhou uma supertaça).

O porto já apresentou o orçamento para 2014/2015 (no total, o clube corrupto prevê gastar 162 ME!), o Benfica e o Sporting não se sabe.

Esta época, apenas conhecemos os números do primeiro trimestre.

Benfica (25,9 ME, sem contratações)
Gastos em contratações: 27,2
Gastos com pessoal: 14,4
Fornecimento e serviços externos: 8 ME

Salários:
Registe-se que a rubrica salários foi inflacionada neste trimestre pelas rescisões de Urreta e Martins, sobretudo a última. As saídas de Garay, Cardozo, Rodrigo, Siqueira e outros levou a que a massa salarial baixasse.
1,9 ME indmenixzaçoes

Talisca, por exemplo, recebem perto de 250 mil euros por ano. Adrien, do porto, está acima do 1,5 ME por ano.

porcos (28,5 ME em gastos, excluíndo contratações)
Contratações: 42,6 ME
Gastos com pessoal: 15,5 ME
Fornecimento e outros serviços externos: 11,6

peter_slb

Citação de: J Pinto em 12 de Dezembro de 2014, 11:03
O Benfica, na época passada, gastou, em salários, perto de 60 ME, mas o Benfica tem incluídos aqui os prémios de jogo (ganhamos 3 títulos e fomos a uma final europeia) e os ordenados da BTV.

esses teus números têm alguns erros. A Benfica SAD individualmente, sem Estádio e Benfica Tv, gastou 58 milhões e meio com o pessoal, consolidadamente gastou mais de 63, o porto gastou menos de 49 no total e nos atletas/técnicos gastou só 34 mais impostos, o Benfica no ano passado com ou sem prémios, gastou muito mais que o porto no futebol, como era óbvio pelos plantéis que 1 e outra equipa tinham.

Aguia_Rea1

ansioso por ver o passivo diminuir como prometido

J Pinto

Citação de: peter_slb em 12 de Dezembro de 2014, 12:31
Citação de: J Pinto em 12 de Dezembro de 2014, 11:03

esses teus números têm alguns erros. A Benfica SAD individualmente, sem Estádio e Benfica Tv, gastou 58 milhões e meio com o pessoal, consolidadamente gastou mais de 63, o porto gastou menos de 49 no total e nos atletas/técnicos gastou só 34 mais impostos, o Benfica no ano passado com ou sem prémios, gastou muito mais que o porto no futebol, como era óbvio pelos plantéis que 1 e outra equipa tinham.

Meu caro, eu falei do valor global. Importa saber quanto é que se gastou (o liquído importa apenas para comparações)

O Benfica, em 2013/2014, gastou, em salários, 63,1 ME (aqui estão incluídos prémios da conquista de três provas e ida a uma final europeia, BTV e salários) e 31,8 em Fornecimento e Serviços Extrermos
TOTAL GASTOS: 109,1 (sem contratações, que rondaram os 30 ME)

Receitas: 105 ME (receitas sem passes); 75 ME (vendas de atletas)
RESULTADO: 14,2 ME

O porto gastou 48,2 ME em salários, 42 ME em Fornecimento e Serviços Externos
TOTAL: 95,5 ME (sem transações de jogadores, o porto gastou 34 ME em 2013/2014)

Receitas: 72.6 (receitas sem passes); 23,9 (vendas de atletas)
RESULTADO: Negativo em 40 ME (depois de ter sido negativo em 30 ME em 2012/2013)

Em 2014/2015, no primeiro trimestre foi assim

Benfica/porto
Contratações: 27,2 (42 ME para os porcos)
Salários: 14,4 ME (15,5 para os porcos)
Gastos totais (sem contratações): 25,9 (porcos com 28,5)

Ora, como sabemos, o Benfica, neste primeiro trimestre, contabilizou perto de 2 ME em rescisões (carlos martins levou a maior parte)

Portanto, no próximo R&C, relativo a OUT, NOV e DEZ, já não teremos esse encargo e, portanto, os custos com o pessoal (devem subir apenas devido ao pagamento de subsídios, como acontece em todas as empresas) vão baixar para a casa dos 12 ME. Os corruptos devem manter-se 15/16 ME.

Ou seja, por semestre, só em salários (falo em valores brutos), eles gastam mais 3/4 ME e isso no final do ano (sem prémios) daria uma diferença de 15 ME. Muita fruta...

Talisca gaha 20 mil euros, Adrien ganha quase 150 mil...

Flirt4ever

Citação"Em cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING CLUBE DE PORTUGAL - FUTEBOL, SAD (Sporting SAD) informa o seguinte:

Na presente data, a Sociedade procedeu à emissão de 80.000.000 (oitenta milhões) de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis em acções da sociedade ("VMOC"), escriturais e nominativos, ao valor nominal de 1 Euro cada, com prazo de 12 anos e com preço de subscrição de 1 Euro cada, totalizando o montante de Euro 80.000.000,00 (oitenta milhões de euros).

Os VMOC são obrigatoriamente convertíveis em acções ordinárias (Categoria B) da Sporting SAD a um preço de conversão de 1 Euro cada, com taxa de juro anual bruta condicionada de 4%, devida quando existam resultados distribuíveis pela Sporting SAD no exercício económico findo anterior à data de pagamento de juros.

A emissão foi efectuada mediante subscrição privada com realização em espécie, consistindo na conversão de créditos detidos sobre a Sporting SAD, pelo Novo Banco SA, no montante de Euro 24.000.000,00 (vinte e quatro milhões de euros) e pelo Banco Comercial Português, S.A., no montante de Euro 56.000.000,00 (cinquenta e seis milhões de euros).

A identificada emissão de VMOC conclui o processo de reestruturação financeira e societária do Grupo Sporting, nos termos informados ao mercado, designadamente por comunicados de 14 e 21 de Novembro de 2014.

Lisboa, 16 de Dezembro de 2014

O Conselho de Administração"

Em termos mais "leigos", quer dizer o quê ?

Aguia_Rea1

Citação de: Flirt4ever em 17 de Dezembro de 2014, 01:34
Citação"Em cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING CLUBE DE PORTUGAL - FUTEBOL, SAD (Sporting SAD) informa o seguinte:

Na presente data, a Sociedade procedeu à emissão de 80.000.000 (oitenta milhões) de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis em acções da sociedade ("VMOC"), escriturais e nominativos, ao valor nominal de 1 Euro cada, com prazo de 12 anos e com preço de subscrição de 1 Euro cada, totalizando o montante de Euro 80.000.000,00 (oitenta milhões de euros).

Os VMOC são obrigatoriamente convertíveis em acções ordinárias (Categoria B) da Sporting SAD a um preço de conversão de 1 Euro cada, com taxa de juro anual bruta condicionada de 4%, devida quando existam resultados distribuíveis pela Sporting SAD no exercício económico findo anterior à data de pagamento de juros.

A emissão foi efectuada mediante subscrição privada com realização em espécie, consistindo na conversão de créditos detidos sobre a Sporting SAD, pelo Novo Banco SA, no montante de Euro 24.000.000,00 (vinte e quatro milhões de euros) e pelo Banco Comercial Português, S.A., no montante de Euro 56.000.000,00 (cinquenta e seis milhões de euros).

A identificada emissão de VMOC conclui o processo de reestruturação financeira e societária do Grupo Sporting, nos termos informados ao mercado, designadamente por comunicados de 14 e 21 de Novembro de 2014.

entao o Bruno que fez bandeira de campanha contra as VMOC agora vai fazer o mesmo  :rir:

senao  pagarem daqui a 12 anos o Novo Banco e o BCP fica com as acções naquele valor. Mas isso não tem juros certo? isso é que não sei. Se for assim nojo completo, é um emprestimo a 12 anos sem juros de 80M :disgust:

e um deles um Banco publico a ser resgatado pelos contribuintes, por muito que o neguem :o

BenficaSetsFire

"Os VMOC são obrigatoriamente convertíveis em acções ordinárias (Categoria B) da Sporting SAD a um preço de conversão de 1 Euro cada, com taxa de juro anual bruta condicionada de 4%, devida quando existam resultados distribuíveis pela Sporting SAD no exercício económico findo anterior à data de pagamento de juros."

BenficaSetsFire

Citação de: Flirt4ever em 17 de Dezembro de 2014, 01:34

Basicamente, se ao fim de 12 anos o Sporting não conseguir pagar este tipo de empréstimo, os bancos ficam com uma parte ainda maior do capital do sporting.

Aguia_Rea1

Citação de: BenficaSetsFire em 17 de Dezembro de 2014, 09:57
"Os VMOC são obrigatoriamente convertíveis em acções ordinárias (Categoria B) da Sporting SAD a um preço de conversão de 1 Euro cada, com taxa de juro anual bruta condicionada de 4%, devida quando existam resultados distribuíveis pela Sporting SAD no exercício económico findo anterior à data de pagamento de juros."

ou seja nunca, nao sei mas é o que me parece. Essa parte é que não percebi bem. Se os resultados distribuiveis sao porque o sporting os distribui isso nunca acontecerá. Só se tiver outras questões de ser obrigado por isto ou aquilo