Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

Centrix

Não sei se mais alguém reparou... mas hoje houve uma reportagem na SIC sobre este assunto em que deram um plano de câmara fantástico. Era a mão do nosso Rei a "segurar" o símbolo que está lá atrás na parede da Media Markt.

Que simbolismo inacreditavelmente poderoso. Até me arrepiei!

lonstrup

desculpem o texto longo, mas hoje celebrei o meu aniversário, e vou colocar o que escrevi no facebook, algo que já estou para escrever desde que o King foi para a Glória.

----------
O Eusébio foi embora.

Fez este Janeiro um ano que o Eusébio faleceu. Durante um ano fui digerindo o que aconteceu, as suas implicações, e decidi que o colocaria hoje aqui, porque sendo o meu aniversário, uma maneira de agradecer o tanto carinho e recordações que hoje deixaram nas vossas mensagens, seria partilhar algo convosco.

A carreira do Eusébio é conhecida, o que fez no campo é recordado com saudade mas principalmente com muito respeito. Foi aprendendo a História de Eusébio, no livro BD de Eugénio Silva, «Eusébio a Pantera Negra», que aprendi o Sport Lisboa e Benfica. O impacto que este livro teve em mim, só o Futuro me ajudará um dia a perceber.

Como a maioria das crianças, o meu sonho era um dia jogar pelo Benfica. E o modelo para esse sonho, claro, era o percurso heroico, genuíno, singular, do Eusébio. Podíamos sonhar em ser Grandes, Vencedores, Generosos, Desportistas, tudo com a camisola do Benfica, porque o Eusébio materializou esse sonho, e tornou-o uma possibilidade real.

Como adolescente e jovem, comecei a encontrar o meu lugar no mundo, e no processo Deus encontrou-me, e permitiu que me tornasse seu filho. Mudou a minha visão do mundo, mudou o meu coração, no fundo a minha vida mudou. Só hoje percebo que o exemplo de Eusébio no campo, também ele um cristão, tinha ajudado a preparar o terreno.

Como criança e Benfiquista, Eusébio cumpriu todos os meus sonhos no campo. Mas foi no momento da sua morte, que cumpriu o maior sonho de um cristão. No momento da sua despedida, Eusébio não achou relevante falarmos dos títulos conquistados, da Glória, do golo à Juventus. No momento do seu funeral Eusébio quis ser recordado como homem, naquilo que para ele era mais importante, um crente em Deus.

E este foi o grande presente que o Eusébio deixou para mim, o último ensinamento. Que é possível os nossos sonhos tornarem-se realidade.

O Eusébio partiu, é estranho pensar a vida sem ele, mas sinto-me feliz, porque sei que o Eusébio cumpriu o seu sonho.

Ned Kelly

RedVC

Citação de: Ned Kelly em 03 de Fevereiro de 2015, 10:32
O golo à Juve em 15 de Maio de 1968, dissecado como só o Alberto sabe fazer.

http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2015/02/o-golo-perdido-de-eusebio.html

Magnífico como sempre. O blogue é uma bíblia para os Benfiquistas.
Fica aqui um bónus:

Jacinto felicitando Eusébio depois de um golo de antologia. De costas, talvez José Augusto.

Jotenko

Citação de: Clau_21 em 27 de Janeiro de 2015, 16:22
Se quiserem que façam uma réplica com os cachecóis no museu, assim está bem. Agora ali não. Aquilo é um lugar de culto, um local que todos os Benfiquistas estão habituados a tirar fotos com a estátua do Rei Eusébio. Como estava não se parecia com nada, parecia um peixe num aquário. Além da estrutura ser HORRIVEL com aqueles picos no cimo a tentar fazer uma coroa mas parece as soundwaves duma aparelhagem qualquer  :crazy2:

Tal e qual! Era uma coroa discretizada! Mas eu percebo a ideia, ao tornar a coroa periódica, quantizada e discreta, o LFV conseguiu gerar uma Transformada de Fourier também discreta e periódica.

faneca_slb4ever

Data decidida esta manhã
Trasladação de Eusébio votada pelo plenário a 20 de Fevereiro

20 de Fevereiro de 2015. É este o dia em que será votado formalmente o projecto de resolução da trasladação dos restos mortais de Eusébio da Silva Ferreira para o Panteão Nacional. Uma data que ficou decidida esta quarta-feira, na conferência de líderes parlamentares realizada na Assembleia da República.

Após a votação e aprovação pelo plenário, ao final da manhã do próximo dia 20, será constituída uma comissão de tratará de todos os contactos e procedimentos inerentes à trasladação do corpo do Pantera Negra, falecido a 5 de Janeiro de 2014.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/40500/language/pt-PT/Trasladacao-de-Eusebio-votada-pelo-plenario-a-20-de-Fevereiro.aspx

RedVC

JDiogo20

Eusébio com Diamantino Costa 1972, treinador Jimmy Hagan.

Ruud

Dá-nos força para hoje. Bem precisamos.

Red Eyes

Obrigado King porque este golo caiu mesmo do Céu. :clap1: