As Finanças do Benfica

Despertar

Citação de: P∑T∑7 em 11 de Setembro de 2015, 17:46
Citação de: AnotherDoom em 11 de Setembro de 2015, 10:51
Citação de: helderrocha em 11 de Setembro de 2015, 00:26
Citação de: Han em 11 de Setembro de 2015, 00:20
É  sabido que Shoky gosta de fazer "filmes".
Quer ganhemos ou façamos lucro, o abismo está sempre presente no seu espírito!

Ahahah!
Juízo!

:flagglorioso:

eu ainda sou do tempo em que se vendêssemos os jogadores todos ficávamos bem de finanças. já se fez isso e pouco se melhorou.

Eu ainda sou do tempo em que lia neste tópico, que bastava vender os melhores jogadores para abater o passivo na totalidade.

Pois os activos vendáveis (jogadores) tinham potencial para cobrir o passivo e que era ridículo andarmos aqui a dizer que o passivo era demasiado alto.

Então rapaz! Se for preciso, se for mesmo preciso, vende-se o Estádio e o CFC (que ainda estão por pagar), cujo betão, a nível de mercado e contabilisticamente, valem ouro...

Quando se fala do Activo que um Clube tem, esquecem-se, propositadamente, que parte considerável do Activo do clube não é "vendável".

É que o passivo existe e é grande e o clube tem obrigações concretas, seja perante os bancos, fornecedores ou outras entidades. Seja passivo de curto, médio, ou longo prazo.

Com o Activo, as coisas são bem diferentes.

Corrijam-me se estiver enganado...

enganado nao estas, mas vao-te corrigir á mesma em 3...2...1.... ^-^

P∑T∑7

Desde que o façam com verdade, razoabilidade e sensatez, tudo bem.

Miklosf0rev3r

Citação de: sazuke em 11 de Setembro de 2015, 17:45
saudades das aldrabices do albuquerque

a coisa nunca mais será a mesma sem o blog oficial
Gostava de ler a tua opinião sobre as contas do Benfica, tal como o Albuquerque as faz. Com gráficos e tabelas e opiniões fundamentadas em números.

sazuke

Citação de: Miklosf0rev3r em 11 de Setembro de 2015, 17:57

Gostava de ler a tua opinião sobre as contas do Benfica, tal como o Albuquerque as faz. Com gráficos e tabelas e opiniões fundamentadas em números.

Se me pagarem o mesmo que a ele, posso considerar fazê-lo.

Royal_Flush

Citação de: peter_slb em 10 de Setembro de 2015, 10:32
Citação de: jmovalente em 10 de Setembro de 2015, 10:11
Toda a gente fala no record absoluto com a venda de jogadores (80M), e sendo assim, como é que o possível ter tão pouco lucro?

Mas não nos podemos esquecer que também gastamos muito dinheiro a comprar jogadores. No mesmo período, entre compra de jogadores e o que pagamos ao Benfica Stars Fund, para recuperar % de passes de atletas, gastamos mais de 50M.

Se a esta diferença tirarmos os cerca de 20M de juros do peso da dívida, temos os tais cerca de 7M de lucro, para um resultado operacional (sem transação de atletas), equilibrado, que é o que temos tido nos últimos anos.

Ou seja, o nosso grande problema é o peso da dívida, porque a gestão tem sido muito equilibrada e nos últimos dois anos até temos reduzido a dívida.

Claro, que podíamos não ter esta dívida, mas para quem não se lembra, o Benfica teve de ser refundado (esta é a verdade) e isto implicava investir e agora todos temos que ajudar para nos equilibrarmos.

Sinceramente, custa ver sempre tanta crítica Á gestão atual, que desculpem que vos diga, só a posso entender por vir de pessoas jovens, que não se lembram onde estava o Benfica Á 20 anos atrás.

estás a confundir novamente as coisas. Os valores gastos nas compras de jogadores são distribuidos ao longo dos anos de contrato, por isso não podes fazer 80-50. O Benfica em termos de amortizações (valor decorrente das compras de jogadores) terá tido uns 30 milhões e o Benfica Stars Fund originou um custo adicional de 6 milhões. O Benfica terá tido um resultado operacional (sem vendas de jogadores) perto dos 10 milhões negativos e obviamente que os gastos financeiros são o maior problema, mas é um problema gerado pelo modelo aplicado a partir de 2008 por esta direcção, até aí sim a direcção chefiada pelo Vieira recuperou o clube e fez investimentos sustentados que estavam a levar o clube de volta ao topo (por isso votei neles em 2006 e 2009 sendo que em 2009 já foi um voto de confiança do qual me arrependo), a partir de 2008 foi só despesismo e uma procura de ganhar títulos através do dinheiro e não duma gestão competente, procura essa que agora nos está/vai custar um desinvestimento brutal obrigatório para reequilibrar o clube.

O Vieira recolocou o Benfica numa situação em que precisa de ser recuperado e obrigou-se a ele mesmo a fazer o que já tinha sido obrigado a fazer quando entrou no clube há mais de 10 anos atrás. Se ele saísse agora, quem viesse tinha tanta legitimidade para falar no seu legado como ele teve para falar no legado do vale e azevedo.

Post bastante lúcido e que realmente vale a pena ler.

A minha questão é, o período em que o LFV fez a pior gestão financeira (2008-2014) foi precisamente o período mais ganhador da sua presidência. Qual é a solução então? Há claramente uma linha inversa entre títulos e boa gestão financeira.

Claro que parar de comprarpacks do Rio Ave é um bom plano, mas no final do dia, parece-me, são numeros quase insignificantes de investimento quando comparados com os valores operacionais.

Qual seria a solução? A maneira de manter um bom balanço entre títulos e finanças? E isto pressupondo que o FCP mantinha o seu actual nível de investimento.

AnotherDoom

O Albuquerque dizia que se o Benfica vendesse um plantel abatia o passivo, na totalidade.

Ora, o Benfica já vendeu basicamente um plantel nestes últimos anos e o passivo continua lá, impávido e sereno.

Adiantou alguma coisa ao Albuquerque fazer essa previsão com gráficos e números e rigor científico?

Errou totalmente!

Despertar

Citação de: AnotherDoom em 11 de Setembro de 2015, 18:40

O Albuquerque dizia que se o Benfica vendesse um plantel abatia o passivo, na totalidade.

Ora, o Benfica já vendeu basicamente um plantel nestes últimos anos e o passivo continua lá, impávido e sereno.

Adiantou alguma coisa ao Albuquerque fazer essa previsão com gráficos e números e rigor científico?

Errou totalmente!

eh errou mas tinha graficos e tabelas fdx, nao percebes nada disto

Theroux

Citação de: Despertar em 11 de Setembro de 2015, 18:54

Errou totalmente!

O que já é mais que o pessoal que todos os anos diz que o clube está na falência.

É tudo igual, conversa de tasca.

Despertar

Citação de: Theroux em 11 de Setembro de 2015, 18:58
Citação de: Despertar em 11 de Setembro de 2015, 18:54

Errou totalmente!

O que já é mais que o pessoal que todos os anos diz que o clube está na falência.

É tudo igual, conversa de tasca.

acho que nao é pra mim, nunca disse isso e muito menos todos os anos  ^-^. Mas que nao estamos bem de finanças ai nao estamos, e podemos discutir isso, mas nao te faço graficos nem tabelas.  O0

peter_slb

Citação de: Royal_Flush em 11 de Setembro de 2015, 18:24
Citação de: peter_slb em 10 de Setembro de 2015, 10:32
Citação de: jmovalente em 10 de Setembro de 2015, 10:11
Toda a gente fala no record absoluto com a venda de jogadores (80M), e sendo assim, como é que o possível ter tão pouco lucro?

Mas não nos podemos esquecer que também gastamos muito dinheiro a comprar jogadores. No mesmo período, entre compra de jogadores e o que pagamos ao Benfica Stars Fund, para recuperar % de passes de atletas, gastamos mais de 50M.

Se a esta diferença tirarmos os cerca de 20M de juros do peso da dívida, temos os tais cerca de 7M de lucro, para um resultado operacional (sem transação de atletas), equilibrado, que é o que temos tido nos últimos anos.

Ou seja, o nosso grande problema é o peso da dívida, porque a gestão tem sido muito equilibrada e nos últimos dois anos até temos reduzido a dívida.

Claro, que podíamos não ter esta dívida, mas para quem não se lembra, o Benfica teve de ser refundado (esta é a verdade) e isto implicava investir e agora todos temos que ajudar para nos equilibrarmos.

Sinceramente, custa ver sempre tanta crítica Á gestão atual, que desculpem que vos diga, só a posso entender por vir de pessoas jovens, que não se lembram onde estava o Benfica Á 20 anos atrás.

estás a confundir novamente as coisas. Os valores gastos nas compras de jogadores são distribuidos ao longo dos anos de contrato, por isso não podes fazer 80-50. O Benfica em termos de amortizações (valor decorrente das compras de jogadores) terá tido uns 30 milhões e o Benfica Stars Fund originou um custo adicional de 6 milhões. O Benfica terá tido um resultado operacional (sem vendas de jogadores) perto dos 10 milhões negativos e obviamente que os gastos financeiros são o maior problema, mas é um problema gerado pelo modelo aplicado a partir de 2008 por esta direcção, até aí sim a direcção chefiada pelo Vieira recuperou o clube e fez investimentos sustentados que estavam a levar o clube de volta ao topo (por isso votei neles em 2006 e 2009 sendo que em 2009 já foi um voto de confiança do qual me arrependo), a partir de 2008 foi só despesismo e uma procura de ganhar títulos através do dinheiro e não duma gestão competente, procura essa que agora nos está/vai custar um desinvestimento brutal obrigatório para reequilibrar o clube.

O Vieira recolocou o Benfica numa situação em que precisa de ser recuperado e obrigou-se a ele mesmo a fazer o que já tinha sido obrigado a fazer quando entrou no clube há mais de 10 anos atrás. Se ele saísse agora, quem viesse tinha tanta legitimidade para falar no seu legado como ele teve para falar no legado do vale e azevedo.

Post bastante lúcido e que realmente vale a pena ler.

A minha questão é, o período em que o LFV fez a pior gestão financeira (2008-2014) foi precisamente o período mais ganhador da sua presidência. Qual é a solução então? Há claramente uma linha inversa entre títulos e boa gestão financeira.

Claro que parar de comprarpacks do Rio Ave é um bom plano, mas no final do dia, parece-me, são numeros quase insignificantes de investimento quando comparados com os valores operacionais.

Qual seria a solução? A maneira de manter um bom balanço entre títulos e finanças? E isto pressupondo que o FCP mantinha o seu actual nível de investimento.

Eu acredito que o caminho aplicado até 2008 era o correcto para nos levar aos títulos, simplesmente ainda não tínhamos chegado lá porque o ponto de onde tínhamos começado era muito baixo, apesar dos maus resultados verificados, como eu defendia aqui na altura, eu via o crescimento não só do ponto de vista financeiro mas também da qualidade do plantel.

O porto não poderá manter o nível atual (70/75 milhões em gastos com o pessoal mais umas boas dezenas investidos em jogadores), o que eles farão é o que têm vindo a fazer que é uma gestão de picos, o Benfica foi campeão em 2010 com o Braga em 2º e em 2014 com um sporting vindo dum 7º lugar em 2º, porque o porto estava em picos de desinvestimento na equipa (para não haver dúvidas, não estou a dizer que o Benfica só foi campeão por isso até porque essas foram as 2 equipas mais fortes do Benfica, estou a dizer que Braga e aquele sporting só foram segundos por isso).

Os 100 milhões de receitas operacionais permitiriam ao Benfica, se tivesse seguido o modelo aplicado até 2008, neste momento gastar 50/55 milhões com o pessoal e reinvestir todos os valores provenientes de vendas de jogadores.

Despertar

se fores ver o sporting e o porto tanto como o Benfica têm tido picos de investimento. Nenhum deles tem tido uma politica financeira consistente ou coerente. Nem o paladino que ia salvar o futebol do outro lado da circular fez melhor ou diferente. Mas como são os 3 mal geridos desde ha anos nao se pode esperar outro rumo tao cedo com estes presidentes.

Han

Seria engraçado avaliarem os jogadores do plantel principal e aguardar pelo momento da sua saída só para vermos a diferença.

CitriC

Já que poucos se prenunciaram sobre as contas do Clube (ou por culpa minha por não ter vasculhado este tópico mais afincadamente)

Aproveito para deixar umas notas sobre as mesmas:

O orçamento para 2015/2016, pareceu-me bem parecido ao do ano que acabou de findar.

Há um aumento de +/- 100mil na formação
e há um aumento de +/- 200 mil nas nossas modalidades desportivas

sobretudo devido a gastos com pessoal e deslocações e estadias. (quanto mais longe formos nas competições maior é o custo claro)

o orçamento prêve um aumento nos proveitos de cerca de 2.5M sobretudo devido ao aumento de quotas, pois na época que findou algumas quotas ainda foram 25% para a SAD.
Portanto 12.5M é quanto preveêm ter em quotas e cartões de sócios. O que fazendo umas contas de cabeça (contas de merceeiro) dá mais que 100 mil sócios pagantes ou pelo menos perto deste número.

Por fim o orçamento de 14/15 que previa um RL de +5.6M teve um RL final de +6.2M. O orçamento de 15/16 prevê um RL de +8.2M!

CitriC

Mais outros detalhes

O activo manteve-se 11.1M
o passivo diminui 7.2M (não corrente 5.2M e corrente 2M) para 100.2M

Capital Próprio das várias empresas em 30 de Junho de 2015

BSAD: +575mil
Parque do Benfica: -2.3M
Benfica SGPS: -40.5M
Benfica Multimédia: -2M
Clínica do SLB: +48mil
SLB Mediação de seguros: +87mil
SLB Rugby: +20mil (06/2014)

Já agora O Clube não tinha uma dívida de 40M à SAD ?

CitriC

Errou totalmente!

Se dizem que temos 100 jogadores sob contrato então vendem cada um por 5M e já está :D 500M cachim ! e ainda dá para distribuir dividendo ! :)

:tomates: