As Finanças do Benfica

Kaká

Citação de: Glorificus em 11 de Dezembro de 2015, 02:52
Citação de: J Pinto em 11 de Dezembro de 2015, 02:36
Citação de: Glorificus em 11 de Dezembro de 2015, 02:32
Citação de: J Pinto em 11 de Dezembro de 2015, 02:08
Ouvi há pouco tempo Jaime Antunes na CMTV. Ele falou do passivo e diz que é muito bom que este dinheiro que vem da NOS (em média 40 ME/ano) seja para abater o passivo.

«E o Benfica fica, ainda, com muitas receitas», disse.

E penso o mesmo. O Benfica, em 2014/2015, e se retirarmos o valor de receitas da BTV, fica à volta de 70 ME (67), exluindo mais-valias.

Em gastos, no mesmo período, e descontando os cerca de 11 ME da BTV, ficamos na casa dos 95 ME, certo?

Mas, se abatermos o passivo, estamos a reduzir custos em, por exemplo, depreciações e amortizações (13 ME na última época) e fornecimentos e serviços externos (gastamos mais de 30 ME aqui)?

Jaime Antunes falo em juros de 20 ME anuais? É possível?

Se for, e descontando as receitas de TV (usadas para passivo), e outras despesas que podem baixar, não chegaria para o Benfica "dar lucro", mesmo sem vende de jogadores?

E, neste capitulo, por exemplo, parece-me que estamos bem. Temos bons jogadores para vender caso fosse necessário (Nélson, Lisandro, Samaris, Salvio, Guedes, Gaitán, Jiménez, Jonathan Rodriguez, Farina, Djuricic, Renato e mais alguns) e, num futuro próximo, à excepção da posição de lateral-esquerdo, penso que estamos bem servidos com as chegadas/regressos de Cervi, Pelé, Farina, Jonathan Rodriguez, Fábio Cardoso e outros.

Para mim era contratar um lateral-esquerdo a serio, um central de ineg+avel qualidade para fazer dupla com LUisão (e o ir substituindo) e Lisandro, ficando Jardel, limitado, para quarta opçºao.

No ataque temos 3 avançados e era bem-vindo já em Janeiro... Takuara!
As minhas contas de merceeiro.

Nos dias de hoje com o apuramento para a champions. Os ganhos operacionais chegam para os gasto. Depois tens 17/18 milhões de custos financeiros e à volta dos 30 milhões de amortizações dos atletas.

Tens aqui aqui um défice de 47/48 milhões.

Mesmo que o contrato NOS permita ao Benfica por os ganhos operacionais 20 milhões acima dos gastos. Diferença entre os 20 milhões de lucro da BTV e os 40 milhões.

Faltam ainda 27/28. Basicamente o Benfica torna-se sustentável mas terá sempre de vender para compensar o dinheiro que gasta em contratações.

Mas por exemplo este ano com a campanha da Champions (25 milhões já garantidos), se tivéssemos na era NOS. Provavelmente equilibrávamos as contas sem vender ninguém.

Eu apenas peguei nos valores reais de 2014/2015 e tirei 34 ME da TV (receitas) e 11 ME (despesas com BTV). Depois, a isto deve tirar-se juros e outros gastos inerentes ao passivo que vamos reduzir (passivo bancário, sobretudo).

Pelas minhas contas de merceeiro, e com uma Champions ao nível deste ano, as contas ficariam equilibradas, isto sem venda de jogadores, que poderão dar um "lucro" maior, porque o Benfica tem vendido quase sempre bem...

Mas não podemos contar com o ovo no cú da galinha (vendas de jogasdores) e mesmo assim, face ao que disse, acredito que o Benfica pode dar anualmente lucro se bem gerido, porque o nivel de receitas (sem receitas de TV) é muoto bom, com publiidade, vendas de cadeiras, lugares anuais, Champions, bilhética, etc.

O problema é que quando as SADs compram jogadores amortizam estes aos longo dos anos de contrato. Mesmo que o Benfica não compre ninguém temos milhões de antigos negócios para amortizar durante pelo menos 4 ou 5 anos.

E os gastos operacionais? Deslocações, marketing, contratos, alugueres, compras, amortizações? também conta. x)

duarte_1976

Citação de: SLBCARLOS em 10 de Dezembro de 2015, 20:54
Citação de: odistraido em 10 de Dezembro de 2015, 20:52
Citação de: SLBCARLOS em 10 de Dezembro de 2015, 20:49
Que os rivais não podem receber mais de 80% do Benfica?

80%? Grande negócio... para os outros.
pois. Mas desde quando qualquer um dos outros vale 80% do Benfica. ?

Aliás os 2 juntos valem menos que o Benfica .

Se essa cláusula existe é de rir.

A existir a clausula dos 80% seria obviamente sobre os 25M e não sobre os 40M...

bolas10

Citação de: Despertar em 11 de Dezembro de 2015, 07:09
Citação de: bolas10 em 11 de Dezembro de 2015, 04:03
Citação de: J Pinto em 11 de Dezembro de 2015, 01:57
Citação de: abar85 em 11 de Dezembro de 2015, 01:09
Falta perceber o que vai acontecer aos jogos das ligas italiana e francesa. Este negócio só será muito vantajoso se reduzirmos muito os custos do canal.

Os custos do canal penso que estão todos associados à NOS.
Os custos do canal estão todos associados ao Benfica.

Mas em sentido contrário, também somos nós que lucramos com a publicidade que passa no canal, e se nos últimos 3 anos transmitimos (em média) para 350 mil, a partir de agora vamos transmitir para mais de 1 Milhão, pelo menos!

sera isto

os direitos sao deles, vendem e recebem e ficam com o dinheiro
os custos sao nossos
a publicidade é nossa e ficamos nos com o dinheiro

é isto?
Sim, é isso

Miklosf0rev3r

Citação de: P∑T∑7 em 11 de Dezembro de 2015, 03:18
Considero má gestão uma SAD de um clube desportivo precisar de sacrificar a vertente desportiva para reequilibrar/ajustar as suas finanças ou, diametralmente oposto, sacrificar a situação financeira para obter resultados desportivos.

A gestão ideal e de excelência numa instituição deste cariz é a que impede que isto seja considerado a única solução viável para o clube e que permita conciliar as duas variáveis.

Não é fácil lá chegar, mas isto define a diferença entre uma gestão mediana e uma gestão de topo.
Criticas a gestão e apelidas de mediana. Qual seria o caminho alternativo de topo?

Theroux

Segundo LFV as dívidas vão ser pagas integralmente quando vencerem, deixando de existir o refinanciamento desses valores. Neste momento está assim:

Não me parece de todo um objectivo realista mas ok, no próximo R&C já vai dai para ver o que aconteceu aos 30M€.

peter_slb

Citação de: bolas10 em 11 de Dezembro de 2015, 04:08
O canal fica a cargo do clube, mas deve ser capaz de gerar receitas que anulem esses custos.

Vamos ver o que vai acontecer com os direitos da Liga Francesa, Italiana e com a UFC...

O mais provável é vender à SportTV a preço de saldo, mas o ideal era a Eurosport interessar-se pelos conteúdos!

o canal antes de ser premium só gerava receitas para pagar os seus custos (cerca de 5 milhões) por causa do contrato de exclusividade com a Meo, não conseguia gerar receitas de publicidade suficientes para o pagar. Ontem faltou alguém perguntar como vai funcionar isto, é completamente diferente em termos de receitas publicitárias estar num mercado de 1,5 milhões (somente na NOS) ou de 3,5 milhões, por isso não tem lógica que o Benfica fique com as receitas publicitárias e os 9 milhões independentemente do canal ser exclusivo ou não, tem de haver aqui variáveis que não são conhecidas.

A Eurosport não se poderá interessar por esses conteúdos, a Eurosport é um canal internacional, quando compram os direitos compram para a Europa toda, a Eurosport Portugal não tem autonomia (nem capacidade financeira) para fazer isso.

GengisKhan

Citação de: Theroux em 11 de Dezembro de 2015, 11:41
Segundo LFV as dívidas vão ser pagas integralmente quando vencerem, deixando de existir o refinanciamento desses valores. Neste momento está assim:

Não me parece de todo um objectivo realista mas ok, no próximo R&C já vai dai para ver o que aconteceu aos 30M€.

Também não acredito, só se vier aí alguém a pagar o naming à cabeça :D

Despertar

recebemos 36M da NOS e vamos pagar 30M de um emprestimo. Posso depreender que vamos pelo menos ter 6M lucro este ano sem vendas de jogadores? ou vamos vender como é costume? :confused:

CitriC

Citação de: Theroux em 11 de Dezembro de 2015, 11:41

estás a ir buscar emprestimos (nomedamente o EO e Papel Comercial) que vencem ainda antes do contrato com a NOS entrar em vigor .

quanto muito só no final da época 2016/2017 é que poderemos ver uma evolução nesse aspecto, mas acho que se verá mais é em 2018/2019

CitriC

Citação de: Despertar em 11 de Dezembro de 2015, 13:21
recebemos 36M da NOS e vamos pagar 30M de um emprestimo. Posso depreender que vamos pelo menos ter 6M lucro este ano sem vendas de jogadores? ou vamos vender como é costume? :confused:

nao
e
sim

pipi

Citação de: CitriC em 11 de Dezembro de 2015, 13:26

nao
e
sim

Então é NIM

CitriC

Citação de: pipi em 11 de Dezembro de 2015, 13:29

nao
e
sim

Então é NIM

não, porque respondi a duas perguntas.

a primeiro foi não
e a segunda foi sim.

;)

eu é que nao fui claro. my bad

Despertar

nao
e
sim

espero que essas vendas e compras corram bem, porque o plantel que é o que mais interessa a todos nos nao resiste a saida de um Gaitan pra entrar mais uns pack 10

fico espectante, a margem é curta

CitriC

Citação de: Despertar em 11 de Dezembro de 2015, 13:30

nao
e
sim

espero que essas vendas e compras corram bem, porque o plantel que é o que mais interessa a todos nos nao resiste a saida de um Gaitan pra entrar mais uns pack 10

em 2016 teremos Salvio e Cervi.

Eu estou preparado para uma venda do Gaitan. Até pensei que ele fosse vendido este verão e tudo. Ainda bem que nao foi.

Despertar

Citação de: CitriC em 11 de Dezembro de 2015, 13:31
Citação de: Despertar em 11 de Dezembro de 2015, 13:30

nao
e
sim

em 2016 teremos Salvio e Cervi.

Eu estou preparado para uma venda do Gaitan. Até pensei que ele fosse vendido este verão e tudo. Ainda bem que nao foi.

pelo menos espero que me descanses e digas que posto tudo isto, milhoes da NOS, o Gaitan so sai por 45M
O Cervi pro substituir com a mesma qualidade tem de ser mesmo muito bom