As Finanças do Benfica

hotshot

Citação de: aguia de prata em 27 de Dezembro de 2015, 23:48
Vejo os meus amigos "preocupados" e a comentarem os valores do negócio do FC Porto com a Altice e com o facto de ser de 457 milhões , portanto- segundo eles – superiores ao do Benfica !!!

Pura ignorância e desculpem o termo.

É um bom negócio, sem dúvida, para o FC Porto. E o FC Porto devia agradecer em público ao Benfica por ter conseguido este negócio fantástico com a MEO !

Mas...não caiam em fábulas, o Benfica vendeu apenas 2 produtos: a Benfica TV e os direitos televisivos por 400 milhões, assinando um contrato de 10 anos, renovável por 3+3+3+1/anos.

O FC Porto vendeu os 4 produtos : Porto TV, direitos televisivos, a publicidade das camisolas e toda a exploração comercial do estádio por 457,5 milhões, assinando um contrato de 12,5 anos! Ou seja: VENDEU TUDO !

E tenho sérias dúvidas que nos próximos 10 anos venham a vender o naming do Estádio. Só se for à própria Altice, porque não estou a ver todo o Estádio do Dragão com publicidade à MEO e ter o Naming da Vodafone, Huawei, Samsung ou coisa que o valha.

Contas dos dois contratos:

FC Porto:

Direitos televisivos ( 10 anos) + direito de exploração comercial de espaços publicitários + direito de transmissão Porto canal ( 12 anos) + patrocinador principal.

O " BOLO" do Porto foi vendido na totalidade : Receita : 457 MILHÕES em 12 anos

BENFICA

Direitos televisivos + exclusividade da Benfica TV. VALOR: 400 Milhões.

Patrocinador principal: Fly Emirates 8 a 10 M por ano; VALOR em 10 anos: 80 a 100 milhões.

NOTA; Há aqui muita confusão relativamente ao contrato com a Fly Emirates pois uma coisa são os 3 milhões de patrocínio para a formação e a outra é os mais de cerca de 8 milhões para a equipa senior. Coisas distintas.

BTV sinal aberto , retorno financeiro da publicidade na BTV e exploração comercial de espaços publicitários no Estádio na totalidade para os cofres do Benfica : cerca de 12 milhões/ano: 120 milhões/10 anos.

RECEITA TOTAL DO BENFICA : 620 MILHÕES em 10 anos

NOTA: AINDA FALTA O NAMING DO ESTÁDIO BREVEMENTE - fala-se em 100 milhões por 10 anos.

Atenção que no negócio do FC Porto toda esta receita de publicidade estática em todo o Estádio é para a MEO. Bem assim como a exploração do Porto Canal. Daí que possa existir alguma dificuldade em negociar naming no Estádio do Dragão, pois o naming pressupõe publicidade em tudo o que é sítio dentro e fora do Estádio.

Isto o Benfica não o fez !

Isto é simples de explicar: Imaginem que o SLB e o FCP têm 4 casas cada um. O BENFICA vende uma casa por 300 milhões, outra por 100 milhões, outra por 40 milhões e outra por 90 milhões. O Porto vende as 4 casas juntas á mesma pessoa por 457 milhões. Simples de perceber cada negócio.

E é bom não esquecer que por algum motivo o Benfica recusou este contrato, como é do conhecimento público. Precisamente porque "SÒ OS DIREITOS DE TRANSMISSÃO" eram inferiores à proposta da NOS. Não falando do resto, onde continuamos a ser donos e senhores de nós mesmos para podermos negociar por valores que bem entendemos.

Isto.  Se forem os negócios que se fala não vejo onde podem haver dúvidas que o nosso negócio é superior

oliverghost

Quando se tem de andar com uma lupa a ver quem fez melhor negócio quando uma das marcas é entre 25 a 50 por cento inferior à outra... está tudo visto.

r22branco

O valor contratualizado pelo FCP e MEO tem de facto nuances que a longo prazo parecem ser penalizadoras para o clube e vantajosas para a MEO.

Não são conhecidos os detalhes do contrato, mas vamos presumir as seguintes condições:

4M pela publicidade na camisolas = 30M (por 7.5 épocas)
5M pela publicidade estática do Dragão = 50 M (por 10 épocas)
1? M pelo canal Porto [não faço ideia do valor acordado] = 12.5 M (12.5 anos)

457 - (30M + 50M + 12.5) = 364,5

36,45M (estimava por alto relativa aos direitos televisivos por ano).

O valor parece ser um bom valor para o clube, numa primeira análise.

Mas tem 2 premissas bastantes penalizadoras.

A MEO consegue um contrato de publicidade nas camisolas por 7.5 anos por um valor de 4M ano! O mesmo valor que tinham pago em anos anteriores pelo mesmo patrocínios. Representa a derrota e o assumir que o FCP (que tem estado presente na principal competição europeia de futebol) não consegue arranjar patrocinador para as camisolas... ou pelo menos um que ofereça um valor superior.

É um grande risco assinar um contrato por 7.5 anos. Daqui a 2 ou 3 anos não podemos imaginar os valores que serão pagos pelos patrocinadores. Se a situação económica do país e da Europa estiver substancialmente melhor... Se houver uma marca que queira patrocinar um grande clube em Portugal (também só há um), mas a opção será inequívoca.

A segunda condição penalizadora é a publicidade estática. A MEO não irá com certeza andar a negociar a publicidade estática do estádio. Para o FCP significa sempre receber durante 10 anos o mesmo valor de publicidade estática... não reflectindo mais uma vez a disponibilidade das marcas para investir em publicidade.

Inclusive, daqui a 2 anos quem sabe dizer o que seria possível ao FCP conseguir?

O que leva ao FCP acreditar que este contrato é bom?

para mim, deve-se ao seguinte:

- possíveis dificuldades de tesouraria;
- falta de sponsor para as camisolas, arriscando-se a ficar sem sponsor durante toda a época, que representaria menos uma receita que certamente estaria prevista;
- oportunidade de negócio com a Altice/MEO, face ao interesse da mesma em conseguir direitos televisivos, que proporcionou margem para negociar o valor. Altice por sua volta ficou com tudo o que era imagem e publicidade do clube, assumindo o risco de pagar, daqui a 2 anos, um valor de direito televisivos um pouco mais elevado que pretenderia, mas que pode compensar noutros contratos - camisolas e publicidade estática.

Na minha análise, a maior fatia do risco fica do lado do FCP, que fica impedido ao longo de 10 anos de negociar um melhor sponsor, ficando ligado com a MEO durante este periodo. A MEO fica com uma série de direitos que pode negociar com terceiros com melhor apetecer.

A estratégia de negociação do FCP não parece ser seguida pela SCP, que também deverá estar a precisar urgentemente de dinheiro. SCP, para não ficar atrás, o que é que venderá? lol

Yuri_SLB

Citação de: george 20 em 28 de Dezembro de 2015, 20:34
Eu hoje ouvi algus portistas mt chateados com o negocio...
Segundo eles se for 400M pelos jogos e porto canal, isso e aceitavel pk e tanto como nos apesar de Ser 2 anos mais tarde e nos agora e no fim vamos buscar mt mais dinheiro...
Agora 57 M por 10 anos de pub no estadio e 7.5 nas camisolas para eles e uma miseria...
E quem disse que esses 57 milhões são para o resto para alem das transmissões televisivas?O teus amigos é que estão assumir que eles receberam 400M  pelas transmissões o que é tão verdade como a data da fundação do clube deles

afsantos

Sempre quero ver esses milhões escarrapachados nos relatórios e contas das SAD's....ai sim é que vamos ver o dinheiro que entrou na realidade.

SERNADA_SLB

Citação de: karlussantus em 28 de Dezembro de 2015, 20:16
Citação de: wodxest em 28 de Dezembro de 2015, 17:37
Boa tarde,
deixo aqui algumas contas em forma de quadro que fiz com a espuma que veio a publico destes contractos NOs/Meo.

Segundo as minhas contas o fcp consegui no pack direitos+porto canal 95% (40M/38M)em comparação conosco.

Temos a meu ver a vantagem da exploração comercial do estadio, para cavar distancia para eles assim como os timings das renegociações, mesmo assim parece-me que eles fizeram relativamente melhor negocio que nos face À dimensao dos clubes.

O quadro está muito bom, mas acrescentava-lhe as épocas de 2014/15 e 2015/16 para ficar claro onde estávamos e onde estaremos no futuro.
Perdemos a enorme vantagem conquistada com a BTV...
Além disso parece-me que os direitos do Porto tem que ser revistos em alta porque vão ter direito a 80% do nosso valor até 2017/18.

Isso só seria verdade se o Benfica tivesse assinado com a Olivedesportos, mas não foi isso que aconteceu.

SusanaAfonso

Agora a meo e pt passam a valer 0 para mim, se cá aparecer algum vendedor da meo vai ouvir umas bocas

SERNADA_SLB

Boa tarde,
deixo aqui algumas contas em forma de quadro que fiz com a espuma que veio a publico destes contractos NOs/Meo.

Segundo as minhas contas o fcp consegui no pack direitos+porto canal 95% (40M/38M)em comparação conosco.

Temos a meu ver a vantagem da exploração comercial do estadio, para cavar distancia para eles assim como os timings das renegociações, mesmo assim parece-me que eles fizeram relativamente melhor negocio que nos face À dimensao dos clubes.

O valor para a publicidade no estádio é irrealista. Vale muito mais que isso. Também é irrealista colocar o mesmo valor recebido pelo Benfica e porto para essa publicidade. O Benfica gera receitas superiores.

aguia de prata

Negócio do FC Porto com a MEO enche cofres do... Benfica

Acordo entre 'águias' e NOS prevê cláusula que tem em conta os acordos dos rivais.

O negócio do FC Porto com a MEO apanhou desprevenidas muitas pessoas, mas o Benfica não foi uma dessas entidades, dá conta o Record.

Na altura em que o emblema da Luz anunciou o acordo com a NOS, Luís Filipe Vieira garantiu que este viria a ser uma referência para os outros clubes e a verdade é que foi mesmo. Prova disso foi o acordo anunciado com o FC Porto.

Os 'encarnados' ficam a ganhar com a parceria com o FC Porto, uma vez que o acordo assinado com a NOS prevê um aumento de 10% dos valores envolvidos no caso de os rivais superarem o seu acordo.

Apesar disso, ainda reina a dúvida acerca dos valores envolvidos na venda dos direitos televisivos, pois ainda não foram divulgados os montantes quer no caso do Benfica (400 milhões de euros distribuídos por dez anos), quer no do FC Porto (457,5 milhões de euros durante 12,5 épocas).

karlussantus

Citação de: jmovalente em 29 de Dezembro de 2015, 00:07
Boa tarde,

O quadro está muito bom, mas acrescentava-lhe as épocas de 2014/15 e 2015/16 para ficar claro onde estávamos e onde estaremos no futuro.
Além disso parece-me que os direitos do Porto tem que ser revistos em alta porque vão ter direito a 80% do nosso valor até 2017/18.

Isso só seria verdade se o Benfica tivesse assinado com a Olivedesportos, mas não foi isso que aconteceu.

Nesse caso a atualização anual é de apenas mais 1 M€, mais os 8M€ pelo Porto Canal.
2015/16 - 16,3M€+até 8M€!?
2016/17 - 17,3M€+8M€
2017/18 - 18,3M€+8M€

aguia de prata

Citação de: MALU15 em 28 de Dezembro de 2015, 14:41
Citação de: jmovalente em 28 de Dezembro de 2015, 14:26
Citação de: MALU15 em 28 de Dezembro de 2015, 14:12
Citação de: jmovalente em 28 de Dezembro de 2015, 12:24
Citação de: Flirt4ever em 28 de Dezembro de 2015, 12:06
Citação de: jmovalente em 28 de Dezembro de 2015, 08:39
Citação de: Flirt4ever em 28 de Dezembro de 2015, 01:31
Citação de: jmovalente em 28 de Dezembro de 2015, 00:52
Citação de: Flirt4ever em 28 de Dezembro de 2015, 00:38
Citação de: jmovalente em 27 de Dezembro de 2015, 23:25
Citação de: Flirt4ever em 27 de Dezembro de 2015, 22:53
Ola a todos. Alguem com algum conhecimento de causa, pode dizer-me se estas contas estão certas:

Citação de: redbull1710
O que incluiu o Contrato da MEO com o FCP:
• Exclusividade Porto Canal por 12,5 anos
• Direitos Televisivos dos jogos por 10 anos
• Publicidade nas camisolas por 7,5 anos
• Publicidade estática nas Bancadas por 12,5 anos
• Teremos que somar a isto os cerca de 50 milhões que o Porto irá facturar com a Sport Tv nos próximos 2,5 anos até final do contrato em 2018
Logo temos:
457 do contrato MEO + 50 Milhões da Sport TV = 507 Milhões o que dividido por 12,5 anos dá
= 40,56 Milhões/ano

O que incluiu o Contrato do Benfica:

• Direitos televisivos 10 anos
• Exclusividade BTV 10 anos
Por 400 Milhões total, logo 40 Milhões ano

A isto tem que se somar:
A- Publicidade nas camisolas não está incluída, teremos pois que adicionar 8 + 3 milhões/ano (8 dos seniores+3 dos juniores) ...11 milhões x 10 anos = 110 Milhões
B- A Publicidade estática nas bancadas não está incluída logo teremos que acrescentar:
• Publicidade nos jogos 5 Milhões/ano = 50 Milhões em 10 anos
• Sagres 3 Milhões/ano = 30 Milhões em 10 anos
• Coca Cola3 Milhões ano = 30 milhões em 10 anos

Contas redondas:
400 Milhões Meo +
110 Milhões Fly Emirates +
50 Milhões Publicidade Estática nos jogos +
30 Milhões Sagres +
30 Milhões Coca Cola
Total 620 Milhões, o que dividido or 10 anos dá:
= 62 Milhões ano

1. Em relação à exploração da publicidade no contrato do porto, é por 10 anos e não 12,5, embora depois nas contas este erro não influencie;
2. O porto, nos próximos 2,5 anos recebe da Sporttv 42,5M€ e não os 50M€ referidos;
3. Já foi explicado que o patrocínio da Emirates não pode ser muito superior a 6,5M€/ano, porque se fosse, por exemplo, os 8M€ falados, o negócio teria que ter sido comunicado à CMVM e não foi;
4. Para comparações com o negócio do porto, não faz sentido acrescentar qualquer valor de patrocínio das camisolas da formação, porque o contrato do porto, não tem isso incluído e eles podem eventualmente vender isso a outra empresa;
5. Na multiplicação do valor das camisolas, multiplica por 10 épocas, mas no caso do porto, só estão incluídas 7,5 épocas;
6. Quanto aos valores da publicidade, isso é o segredo deste negócio. Ninguém sabe ao certo o que está incluído no negócio do porto.
Podes explicar melhor o teu ponto 3 ?

Eu pensava que só eramos obrigados a divulgar na CMVM operações superiores a 5% do nosso ativo (Segundo entrevista do DSO). Sendo o nosso ativo de 430,2 Milhões:

430,2 x 5% = 21,51 Milhões.

Logo tudo o que for abaixo dos 21,51 Milhões, não somos obrigados a divulgar publicamente o valor.

Estou errado no que escrevi acima ?

Está correto. Ou seja, no máximo dos máximos o contrato com a Emirates só pode ser de 7,170M€/ano. No entanto, o Pedro Guerra, no programa Prolongamento disse que o contrato era inferior a 20M€, ou seja, no máximo 6,7M€/ano, daí eu dizer que não pode ser muito superior aos 6,5M€/ano. Ao certo ninguém sabe, mas andará entre os 6,5 e os 7M€.

Nunca pode é ser na ordem dos 8 a 10M€, como repetidamente se vê por aqui mencionado.
Entao e se o acordo for de 1 ano, renovavel anualmente ate ao maximo de 3 anos, sendo o valor global de 12 milhoes (seniores+formação) anuais ?

O que percebi o Pedro Guerra dizer é que era menos de 20 milhoes por ano.

Ou colocando ainda outra hipotese:

Não poderemos ter dado a volta a isso tendo feito 2 contratos ?

A - 7 milhoes por ano para os seniores

B - 4 milhoes por ano para a formação

Contrato A+B = 11 milhoes por ano....

O que o Pedro Guerra disse foi que o contrato era inferior a 20M€. Não falou em anos, falou do contrato.

Em relação à questão da formação, claro que existem 2 contratos, até porque o da formação foi realizado 1 ano antes do outro. Quando falo do contrato inferior a 20M€ (5% do ativo), refiro-me exclusivamente ao contrato da publicidade das camisolas da equipa profissional.

Nota: Eu acredito que no total possamos estar a receber da Emirates um valor que ronda os 10M€/ano, mas toda esta conversa está no contexto da comparação dos contratos de Benfica e porto e assim sendo, só podemos utilizar o valor da publicidade das camisolas da equipa profissional, porque também é só isso que está no contrato porto/MEO. O porto, pode eventualmente no futuro vender a publicidade nas camisolas da formação (se o conseguirem, claro :)).
Assim sendo, para comparar coisas comparáveis só podemos entrar para estas contas com o segundo contrato efetuado com a Emirates (o da equipa profissional).

Talvez me tenha explicado mal.

O que quis dizer foi que (na segunda hipotese que dei), ja se sabia que a PT não ia continuar. E para não termos de divulgar o valor total do contrato dividimos o contrato em 2. Um para a formaçao e, quando acabou o contrato com a PT, outro para os seniores. Ficando nós a receber na mesma os tais cerca de 12 Milhões por ano, mas sem ter de os divulgar (a não ser 1 ano depois).

Sim, claro que pode ter existido um estratagema desses para que não fosse obrigatório divulgar valores, mas isso nós não sabemos. Aquilo que sabemos, tendo em conta fontes oficiais é:

1. O contrato das camisolas da equipa principal, andará próximo dos 7M€, mas não pode ser mais que isso pelas razões que referi;

2. Se tivermos em conta o R&C anual de 2014/15 do Benfica, vemos que está lá um valor de 3.260M€ recebido da Emirates; ou seja, como nesta altura o contrato principal ainda não estava em vigor, podemos presumir que este valor é referente às camisolas da formação;

3. Assim sendo, o valor global será de aproximadamente 10M€.

No entanto, conforme referi, para as contas que estávamos a fazer de comparações de contratos, o mais correto será entrar apenas com o valor do ponto 1.

Meu caro, não concordo com o que dizes no ponto 3, pois o que é dito no R&C (Pag.19) de 30JUN15 não sustenta a tua afirmação que o valor de 3,2M se refere à formação, pois se assim fosse a variação da rubrica de 2013/14 para 2014/15 teria que ser maior dado que não ocorreram reduções conhecidas nos outros patrocínios.

"A rubrica de patrocínios e publicidade ultrapassou os 20 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 5,1% face ao período transato, que equivale a cerca de 1 milhão de euros. Esta evolução é essencialmente explicada pela celebração de novos contratos, nomeadamente o patrocínio das equipas de formação pela Emirates e a parceria com o Hospital da Luz, dado que os restantes valores não sofreram alterações relevantes."

Sim, concordo. Daí eu ter escrito que "presumo". Na realidade a única coisa ao certo que sabemos é que recebemos 3.260M€ da Emirates. Acredito que a maior "fatia" deste bolo, estará relacionada com o patrocínio das camisolas da formação, mas depois existem certamente outros patrocínios, como por exemplo, publicidade estática no Estádio e publicidade na BTV.
No R&C de 30JUN15 o que sabemos é que existia um saldo a receber da Emirates de 3,26M o qual se fosse resultante de proveitos considerados no exercício 2014/15 certamente faria com que o valor global do exercício ficasse bastante mais acima dos 20M, o que não aconteceu. Tal como já tive oportunidade de dizer em outros posts, a mim cheira-me mais que este valor dos 3,26M se refira a uma facturação antecipada de parte dos patrocínios de 2015/16. Nos próximos relatórios este enigma vai-se clarificar.

Atenção que no relatório de Junho o patrocínio da Fly Emirates...os tais 3 milhões é do patrocínio das equipas da formação e não da equipa sénior !!!

J Pinto

Citação de: Tijuana em 28 de Dezembro de 2015, 20:27
Boa tarde,

Isto é que é a chave de tudo.

Em 2 anos somos bi, fazemos bons contratos publicitários. Eles.. não.

E no final sacam um melhor acordo.

#ÉVieira.

Faltam no quadro os valores que vamos ter com receitas de pub na BTV, o valor da venda dos direitos da liga italiana e francesa e UFC.

Estimar a venda da pub estática e namming bancadas a 2 ME e pouco. Ano passado fizemos 20 ME em patrocínios e pub

J Pinto

Citação de: jmovalente em 29 de Dezembro de 2015, 00:12
Boa tarde,

O valor para a publicidade no estádio é irrealista. Vale muito mais que isso. Também é irrealista colocar o mesmo valor recebido pelo Benfica e porto para essa publicidade. O Benfica gera receitas superiores.

Na época passada patrocínios e pub renderam 20 ME.

Falta meter valor da venda da liga italiana e francesa. E UFC.

E receitas pub da BTV

karlussantus

Citação de: J Pinto em 29 de Dezembro de 2015, 00:34
Citação de: Tijuana em 28 de Dezembro de 2015, 20:27
Boa tarde,

Isto é que é a chave de tudo.

Em 2 anos somos bi, fazemos bons contratos publicitários. Eles.. não.

E no final sacam um melhor acordo.

#ÉVieira.

Faltam no quadro os valores que vamos ter com receitas de pub na BTV, o valor da venda dos direitos da liga italiana e francesa e UFC.

Estimar a venda da pub estática e namming bancadas a 2 ME e pouco. Ano passado fizemos 20 ME em patrocínios e pub

Mas para Liga Francesa, Italiana e UFC temos que contar com os custos anuais até 2018, ou seja, vamos ter que pagar anualmente cerca de 4M€ por estes conteúdos (não sei o valor, apenas estimo que seja algures nos 4M€). A grande questão é saber se conseguimos tirar proveito destes conteúdos.

Sem mensalidade, dificilmente conseguimos tirar proveito se os colocarmos na BTV. Vendendo resta saber se a venda atinge os valores que pagamos por estes mesmos conteúdos. No pior dos cenários até pode representar um encargo...

lost_paradise

Boa tarde,

Concordo com a tua conclusão. No entanto deixo algumas notas:

- o contrato do Porto também será progressivo, como são todos os de direitos televisivos em Portugal de grande dimensão. Percebo que não o tenhas colocado dessa forma, por não se saber os valores; No nosso caso a repartição começa com 27/9 para perfazer os 75%/25% mas é só um pormenor.
- seria pura incompetência se em 2018 fizermos um contrato pelos mesmos valores do actual com a Emirates que é de curta duração para contratos deste tipo e tivéssemos a receber o mesmo valor de main sponsor da camisola por uma década.
- partindo do principio que nós ficaremos com as receitas de publicidade estática e o Porto não, não se podem incluir esses €2 milhões / época no caso do Porto porque serão receitas da MEO. Presumindo que esses valores que colocas no estádio dizem respeito à publicidade estática.

Para voltar a captar receitas que façam justiça à nossa dimensão, só com um contrato de main sponsor da camisola em 2018 + contrato de naming do estádio em 2018 = €20 milhões / época.

Se isso acontecer e com a vantagem decisiva de estarmos livres 2 anos antes nos direitos televisivos, LFV terá corrigido um acto de gestão que está longe de ter sido brilhante. Só dessa forma.