As Finanças do Benfica

iloy

Citação de: Esbutenado em 02 de Março de 2016, 10:22
Citação de: Despertar em 02 de Março de 2016, 09:58
Citação de: Esbutenado em 02 de Março de 2016, 09:51
Citação de: Despertar em 02 de Março de 2016, 09:00
eu sei que estamos todos muito contentes, mas a verdade é que continuamos sem fazer mossa no passivo e os custos continuam elevadissimos e dependentes de receitas extraordinárias. Se falhamos um ano de CL ou nao vendemos 1/2 craques isto vai pelo cano. Nada mudou.

Tenho que concordar. Uma suposta mudança de paradigma tão acentuada devia ter uma reflexo muito maior nas contas, e não é isso que se vê. Continuam a ser gastos muitos milhões em negócios sem qualquer lógica e são esses mesmos milhões que continuam a "arrastar" as contas do Benfica para baixo.
Como não olhar para este R&C e pensar na melhoria que não poderíamos ter se não tivéssemos gasto os milhões no Taarabt e quase 10M em meio Jimenez?
O Benfica tem que ambicionar atinigir uma situação financeira muito mais sólida, que lhe permita ter outra capacidade de segurar os seus melhores jogadores sem ter que vender qualquer gajo que se destaque. E assim nunca chegaremos a essa situação.

sera que era preciso dar cabo da pre epoca por 3M? quando depois se fazem gastos como os que falas ou do Vera
é exactamente como disses.

Neste momento temos 32 jogadores emprestados. Um plantel inteiro.
Tudo bem que muitos deles são gajos novos onde não foi feito grande investimento, e obviamente que ninguém acerta em todas as contratações. Ainda assim, facilmente se identificam 10-12 gajos cuja contratação não obedeceu a qualquer lógica, e que no total representam um investimento de muitos milhões, demasiados para um clube com as finanças que o Benfica apresenta.

concordo como alias a maior parte dos benfiquistas. o problema è que no Benfica o que nos pensamos nao ter logica deve ter algum senso para esta direcçao como pagar favores aos emprésarios e mais algumas coisas muitas estranhas.

CitriC

Tenham calma, que o ano ainda não acabou. Ainda vamos no 1 semestre.

Parece-me que com quase 3 dezenas de milhoes em caixa eles preparam-se já para atacar o passivo em Abril.

Pelo menos é isso que espero.

Portanto no R&C anual espero ver uma descida do passivo em 15M/20M e não no 3 trimestre.

MALU15

Citação de: cardosox em 02 de Março de 2016, 10:03
leitura interessante

http://serbenfiquista.com/blog_post/com-papas-e-bolos-se-enganam-os-tolos-0
A rubrica de outros posicionada nos "custos financeiros & Investimentos+Outros" que no caso do Sporting inclui os 14M da provisão para a Doyen desvirtua um pouco a comparação dos resultados financeiros. Este valor estaria mais correcto em resultados extraordinários ou em correcção aos Resultados de atletas, pois foi aqui que foi empolada a mais valia indevida apurada na venda do Rojo no ano anterior.

CitriC

Ja agora aproveito para deixar as razões pelas quais acredito em baixar tanto o Passivo, além do sinal dos milhões que temos em caixa:

- Não sei quanto a vocês mas eu acredito completamente na passagem aos Quartos de final da LC, onde além dos 5,5M receberemos mais 6M, sem contar com bilheteira, etc.

- Pelo que dá a entender ha uma forte probabilidade de vendermos Renato Sanches, Gaitan e Helder Costa. (Só estes 3 jogadores podem render bem mais de 100M brutos)

- Este ano não temos o custo de 5.9M com a aquisição do BSF.

Pedro Nunes 28

Citação de: CitriC em 02 de Março de 2016, 10:45
Ja agora aproveito para deixar as razões pelas quais acredito em baixar tanto o Passivo, além do sinal dos milhões que temos em caixa:

- Não sei quanto a vocês mas eu acredito completamente na passagem aos Quartos de final da LC, onde além dos 5,5M receberemos mais 6M, sem contar com bilheteira, etc.

- Pelo que dá a entender ha uma forte probabilidade de vendermos Renato Sanches, Gaitan e Helder Costa. (Só estes 3 jogadores podem render bem mais de 100M brutos)

Valorizo bastante as análises que fazes e do ponto de vista financeiro na sua grande maioria estão correctas, no entanto, pergunto : Tu acreditas mesmo que o Luis irá baixar o passivo com o contrato fechado com a NOS e as vendas de jogadores ? Sinceramente, espero que sim....mas tenho sérias duvidas que o faça na proporção certa....outros interesses se vão levantar !
Tendo em consideração os ultimos 6/7 anos de receitas, vendas, (pena as pobres champions), etc.....será um verdadeiro "case study" o facto do Benfica não ter dimunuido quase nada o seu passivo !

miniMilk

Quanto pagámos de juros neste trimestre? sou um leigo. Sorry  :ashamed:

J Pinto

Na borla de hoje vem um bim artigo.

E a certa altura le se que e difícil comparar passivos porque so Benfica tem as contas consolidadas porque tem no mesmo universo. Se isto e correcto algyem sabe mais ou menos os valores totais de porto com todas as empresas e sporting com vmocs e afins?
Obrigado

CitriC

Citação de: Pedro Nunes 28 em 02 de Março de 2016, 10:54

Valorizo bastante as análises que fazes e do ponto de vista financeiro na sua grande maioria estão correctas, no entanto, pergunto : Tu acreditas mesmo que o Luis irá baixar o passivo com o contrato fechado com a NOS e as vendas de jogadores ? Sinceramente, espero que sim....mas tenho sérias duvidas que o faça na proporção certa....outros interesses se vão levantar !
Tendo em consideração os ultimos 6/7 anos de receitas, vendas, (pena as pobres champions), etc.....será um verdadeiro "case study" o facto do Benfica não ter dimunuido quase nada o seu passivo !

Sim acredito. A verdade é que ao contrario de antigamente onde adquiriamos passes de jogadores como Aimar, Cardozo, Enzo, Saviola, Lisandro, Ramires, Di Maria, Gaitan, Witsel, etc... agora passamos a usar mais jogadores da formação como são os casos de Guedes, Renato, Lindelof, Nelson Semedo, entre outros que ainda não tiveram tantas oportunidades. Isso naturalmente se reflecte já na diminuição da massa salarial e irá no futuro reflectir-se nas amortizações, deixando espaço para pagar o passivo.

O DSO há uns anos falava em 100M em 10anos. Ele mais concretamente referiu cerca de 10M/ano o que me parece completamente exequível.

Os prémios da UEFA aumentaram consideravelmente, e a verdade é que o contrato da NOS também fará com que aumentemos as receitas ( apesar de não tanto quanto desejariamos)

Se temos visto a estrategia da SAD a apostar em jogadores da formação, diminuindo a necessidade de pagar comissoes e premios de assinatura e se por outro lado temos visto a SAD a comprar jogadores com experiencia a "custo zero" como Julio Cesar e Jonas, e a comprar jogadores muito jovens como Cervi e Jovic, etc.. que significam um menor investimento, acho que podemos presumir que iremos investir com menos EUros. A SAD do Porto somente em 6 meses já investiu 49M! é demasiado.

Nós temos apenas que não gastar em jogadores indisciplinados como Taarabt e jogadores que temos a certeza que não trarão mais-valia como Vera. Contudo perfeição não existe e irá sempre haver Fejsas, Salvio que passam metade da epoca lesionados, apesar de serem extremamente competentes, o que podem pôr em risco receber uma bela mais valia na altura da sua venda.

Por tudo isto não vejo o dinheiro a ser canalizado para outras coisas, excepto no pagamento da nossa dívida. E como tal, respondendo à tua pergunta:
- Acredito mesmo que o "Luis" irá baixar o passivo.

ps: Acho que o único investimento que ainda posso vislumbrar é no Seixal, para construir uma Escola Secundária ou Faculdade (acho que é uma ideia magalómana, mas enfim). De resto não estou a ver grandes novos investimentos, apenas na expansão da nossa marca.

ff77

Citação de: cardosox em 02 de Março de 2016, 10:56
Quanto pagámos de juros neste trimestre? sou um leigo. Sorry  :ashamed:

Liquidos de juros recebidos cerca de € 8,8M no Semestre.

ff77

Citação de: MALU15 em 02 de Março de 2016, 10:38
leitura interessante

A rubrica de outros posicionada nos "custos financeiros & Investimentos+Outros" que no caso do Sporting inclui os 14M da provisão para a Doyen desvirtua um pouco a comparação dos resultados financeiros. Este valor estaria mais correcto em resultados extraordinários ou em correcção aos Resultados de atletas, pois foi aqui que foi empolada a mais valia indevida apurada na venda do Rojo no ano anterior.
Sem dúvida.
O que também sai da análise sem esse efeito é o custo de financiamento extremamente baixo das osgas (cerca de 1,5%). Algo que não sei se será por via da reestruturação financeira que os bancos aprovaram ou se ainda tem o parte do NPV do perdão da divida que foi contabilizado no semestre anterior e que os levou a terem resultados financeiros positivos.

Pedro Nunes 28

Citação de: CitriC em 02 de Março de 2016, 11:29

Sim acredito. A verdade é que ao contrario de antigamente onde adquiriamos passes de jogadores como Aimar, Cardozo, Enzo, Saviola, Lisandro, Ramires, Di Maria, Gaitan, Witsel, etc... agora passamos a usar mais jogadores da formação como são os casos de Guedes, Renato, Lindelof, Nelson Semedo, entre outros que ainda não tiveram tantas oportunidades. Isso naturalmente se reflecte já na diminuição da massa salarial e irá no futuro reflectir-se nas amortizações, deixando espaço para pagar o passivo.

O DSO há uns anos falava em 100M num ano. Ele mais concretamente referiu cerca de 10M o que me parece completamente exequível.

Os prémios da UEFA aumentaram consideravelmente, e a verdade é que o contrato da NOS também fará com que aumentemos as receitas ( apesar de não tanto quanto desejariamos)

Se temos visto a estrategia da SAD a apostar em jogadores da formação, diminuindo a necessidade de pagar comissoes e premios de assinatura e se por outro lado temos visto a SAD a comprar jogadores com experiencia a "custo zero" como Julio Cesar e Jonas, e a comprar jogadores muito jovens como Cervi e Jovic, etc.. que significam um menor investimento, acho que podemos presumir que iremos investir com menos EUros. A SAD do Porto somente em 6 meses já investiu 49M! é demasiado.

Nós temos apenas que não gastar em jogadores indisciplinados como Taarabt e jogadores que temos a certeza que não trarão mais-valia como Vera. Contudo perfeição não existe e irá sempre haver Fejsas, Salvio que passam metade da epoca lesionados, apesar de serem extremamente competentes, o que podem pôr em risco receber uma bela mais valia na altura da sua venda.

Por tudo isto não vejo o dinheiro a ser canalizado para outras coisas, excepto no pagamento da nossa dívida. E como tal, respondendo à tua pergunta:

ps: Acho que o único investimento que ainda posso vislumbrar é no Seixal, para construir uma Escola Secundária ou Faculdade (acho que é uma ideia magalómana, mas enfim). De resto não estou a ver grandes novos investimentos, apenas na expansão da nossa marca.
Espero que tenhas razão, sinceramente ! Eu tenho a convicção que daqui a 5 anos iremos estar a discutir o mesmo.

Scarto

Citação de: Tifosi em 01 de Março de 2016, 19:58
Citação de: Scarto em 01 de Março de 2016, 16:57
Atenção que o verdadeiro passivo do sbording não é esse. É sensivelmente o dobro,o que se passa foi o "esconder" e malabarismos financeiros que os colocaram com esse "simpático" passivo.

O passivo do Benfica,claro que é preocupante,mas fico satisfeito por mostrarem a verdadeira divida e não fazerem milagres como alguns. Se o campeonato lhes foge este ano,a próxima època será muito muito penosa,para um certo clube.
Ainda me hão de conseguir explicar como é que vencer um campeonato dá essa margem toda financeira

Mais uma vez,certo clube,está já a fazer contas com o dinheiro da LC. Só que o sbording ainda pode acabar em 3,e ter de fazer o playoff e ficar novamente pelo caminho.

JohnT

Citação de: CitriC em 02 de Março de 2016, 11:29

O DSO há uns anos falava em 100M num ano. Ele mais concretamente referiu cerca de 10M o que me parece completamente exequível.

"para construir uma Escola Secundária ou Faculdade" acho que a ideia é ter um colegio que faz todo sentido na minha opiniao

MALU15

Citação de: ff77 em 02 de Março de 2016, 11:39
leitura interessante

Sem dúvida.
O que também sai da análise sem esse efeito é o custo de financiamento extremamente baixo das osgas (cerca de 1,5%). Algo que não sei se será por via da reestruturação financeira que os bancos aprovaram ou se ainda tem o parte do NPV do perdão da divida que foi contabilizado no semestre anterior e que os levou a terem resultados financeiros positivos.

Tudo é por via da benesse a se chamou "reestruturação financeira" que assenta em 2 pilares:

i)Conversão dos empréstimos que existiam em VMOC`s, deixando de ser passivo financeiro remunerado por terem passado para as contas de capital e situação líquida;

ii)Possibilidade de contraírem novos empréstimos em condições muito favoráveis, a taxas muito baixas da ordem dos 3/4%.

Se em teoria não podemos falar em perdões de dívida, pois ela mudou de nome e foi diferida para 2025, podemos falar em perdão de juros pois na prática estando os mesmos condicionados à distribuição de lucros por parte da SAD, a probabilidade de eles ocorrerem será quase nula. O que vai acontecer em 2025, quando da opção de conversão/reembolso das VMOC`s é outra questão.

ff77

Citação de: MALU15 em 02 de Março de 2016, 12:32
Citação de: ff77 em 02 de Março de 2016, 11:39
leitura interessante

Sem dúvida.

Tudo é por via da benesse a se chamou "reestruturação financeira" que assenta em 2 pilares:

i)Conversão dos empréstimos que existiam em VMOC`s, deixando de ser passivo financeiro remunerado por terem passado para as contas de capital e situação líquida;

ii)Possibilidade de contraírem novos empréstimos em condições muito favoráveis, a taxas muito baixas da ordem dos 3/4%.

Se em teoria não podemos falar em perdões de dívida, pois ela mudou de nome e foi diferida para 2025, podemos falar em perdão de juros pois na prática estando os mesmos condicionados à distribuição de lucros por parte da SAD, a probabilidade de eles ocorrerem será quase nula. O que vai acontecer em 2025, quando da opção de conversão/reembolso das VMOC`s é outra questão.
Certo, mas não deixa de ser uma reestruturação financeira.
E não é caso único em Portugal. Pelo facto de ser no futebol torna o efeito bem mais mediático, mas têm sido feita outras reestruturações financeiras e com montantes bem superiores.
Em todo o caso, é uma alavanca que tiveram e que nenhum rival teve algo semelhante.