Rui Vitória

Treinador, 55 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

nfgl

Citação de: JustMe em 27 de Abril de 2016, 19:49
Citação de: nfgl em 27 de Abril de 2016, 19:46
Citação de: JustMe em 27 de Abril de 2016, 18:37
Gostava de ver o Benfica voltar à Suíça ou à Holanda, como em 2009, onde até vencemos o Torneio de Amsterdão. Ou a Inglaterra.
Eu não consigo deixar de pensar que "vendemos" a Supertaça a troco de 3 milhões de euros enquanto nos arrastámos pelas Américas. Não acho que tenha compensado, muito honestamente.

Entrento perdermos com uma chouriçada dos lagartos.
Esse nexo de casualidade também não está lá muito lógico.

Facto. Mas o Sporting estava muito melhor fisicamente do que nós, e isso foi notório logo nos primeiros minutos. Até voavam. A nossa pré-época "a sério" começou depois. Aliás, ainda andávamos a fazê-la nas primeiras jornadas do campeonato.

Confere.
Mas não foi isso que fez a diferença.
Não foram ciclos ou micro-ciclos totalmente cientificos nem cargas físicas determinadas com rigor matemático que determinaram o resultado do jogo.
A diferença acabou por ser substanciada por um ressalto.

nfgl

Citação de: Jaime_PN em 27 de Abril de 2016, 20:00
Há decisões que se tomam internamente que nós por fora só as entendemos uns tempos mais tarde, quando há resultados palpáveis. A de não termos ido ao mercado por um central foi uma deles, internamente todos sabiam que Lindelöf dava garantias. Mesmo a contratação do Rui Vitória foi inexplícavel para todos, mas internamente sabiam que podia dar certo como está a dar.

Na minha opinião só devíamos ter ido ao mercado por um 8 e o Renato devia ter feito a "pré-época" com a equipa A. Um LE também não tinha sido mal pensado.

Eu estou relativamente à vontade porque sempre defendi a vinda de um treinador estrangeiro com títulos no cv.
Não tenho o contra-factual do que tem acontecido se essa figura tem chegado ao Benfica.

Mas recordo-me perfeitamente de estar aqui a discutir a vinda do RV e de me apontarem que o controlo da profundidade das equipas dele era risível.

lost_paradise

Citação de: Theroux em 27 de Abril de 2016, 19:51
Citação de: lost_paradise em 27 de Abril de 2016, 19:31
Citação de: Theroux em 27 de Abril de 2016, 19:11
Citação de: lost_paradise em 27 de Abril de 2016, 18:29
Citação de: Theroux em 27 de Abril de 2016, 18:04
A profunda incompetência gera competência por sorte.

Isto é discutir futebol a um nível filosófico que me ultrapassa completamente.
Então e que tal seres prático e dizeres de tua justiça, que erros foram cometidos esta época?

Não é o balanço global mas só a parte que terias feito de forma diferente e que deve ser corrigida no futuro?

Assim passamos da filosofia ao pragmatismo e do abstracto ao concreto.

Depois das coisas acontecerem é fácil dizer que faríamos diferente, por isso digo o que teria feito em Junho.

- Sílvio out.
- Contratar LE no início da época, que não o Marçal (podia ser o Grimaldo).
- Djuricic out.
- Ola John out.
- Teixeira out.
- Promover Renato independentemente da opinião de RV.

Tudo o resto não posso comentar porque não conheço os relatórios dos scouts e não sei que propostas chegaram (vendia o Samaris por +10M€ mas não faço ideia quem vinha para o seu lugar). Por mim não vinha o RV mas também não tenho outro nome para apresentar, e não acredito que outro treinador pudesse fazer melhor, olhando para os resultados.

Falando à posteriori, como o jogo no Mexico foi anunciado primeiro que a ICC, e eu aceitaria sempre o convite, ia até ao limite para dar as melhores condições possíveis ao RV. Tenho a ideia que a logística poderia ter sido melhor.

Acho que era isto.
É assim que se enriquece o debate num fórum.

Independentemente de eu concordar ou não, é cada um dar a sua opinião do que correu bem e mal, do que é essencial fazer igual e do que se mudava para a próxima época. E partindo daí, é natural que haja divergência de opinião.

E nem tudo é consequência dos resultados desportivos. Uns dirão sempre bem de tudo, independentemente dos resultados.  Outros dirão sempre mal em qualquer circunstância. Uns dirão só bem quando os resultados são positivos e só mal quando os resultados são negativos.  Cabe a cada um  investir mais energias em dar a sua opinião e não passar o tempo no fórum a fazer generalizações, extrapolações e viver de procurar encontrar incoerência ou segundas intenções no que os outros dizem.

É sermos mais activos e darmos a nossa opinião à partida em vez de sermos reactivos e pautar a postura por praticamente só fazer contraditório de opiniões alheias.

Eu disse claramente que era contra a vinda do RV. Não fiquei à espera de ver o que dava nem pedi para "apoiar", e lá está, até devia ter ficado calado porque claramente não percebo nada disto.

Pensava que "sabia", mas não sabia nada, acontece.

O problema de discutir seja o que for é quando as opiniões são baseadas numa verdade absoluta e imutável, onde os factos que ocorrem posteriormente à divulgação dessa opinião nada mais são que pinos a contornar com retórica mais ou menos elaborada.

Achava que o RV seria um treinador absolutamente catastrófico, um verdadeiro terramoto futebolístico, mas não foi, bem pelo contrário.

O que vou fazer agora? Insistir que não tem mérito absolutamente nenhum ou humildemente chegar à conclusão que está a fazer um excelente trabalho?

E é isso que não vejo em muita gente. Percebo perfeitamente que se diga tudo e mais alguma coisa ANTES das coisas acontecerem. Correcto, cada um diz o que pensa.

Agora.... DEPOIS dos resultados, depois de se ver no que deu, pede-se um bocadinho mais de noção e humildade se queremos ter uma discussão minimamente racional e interessante.
Estás como eu que nunca vi nada de destaque no trabalho do Rui Vitória nos clubes anteriores em que mostrasse valências e conhecimento de que seria capaz de ter sucesso no Benfica. A minha escolha sempre foi o Marco Silva. E o início da época, confirmou isso. Entretanto a realidade foi-se alterando e com ela, a minha opinião, como sempre acontece.

Fui lentamente mudando de opinião e fiquei finalmente rendido ao Rui Vitória no jogo contra o Bayern em Munique. Não sei até onde pode ir como treinador no futuro, mas estou convicto de que no mínimo é um bom treinador. Se será mais que isso, está por provar mas mostrou ter capacidade para treinar o Benfica. E quero que fique para a próxima época, independentemente do que venha a acontecer nesta ponta final. Uma muito boa pontuação no campeonato, juntado a uma excelente prestação europeia e a sensibilidade e coragem para olhar para o talento no Seixal e não ter dogmas ou medo de lançá-lo num clube que vive e respira de resultados, é uma enorme e suculenta cereja no topo do bolo.

Tal como a minha opinião sobre o Lindelof e Ederson mudou drasticamente. Nem nos meus melhores sonhos imaginava algo assim destes dois jogadores. E neste momento são dois jogadores com rendimento muito alto e o mais impressionante é que ainda têm margem para crescer.

Por isso, hoje em dia quer seja relativamente ao treinador, quer ao plantel, o panorama parece-me significativamente melhor do que parecia na pré-época e início da mesma.

Dito isto...nem tudo foi bem feito e espero que se corrija alguns erros de planeamento de pré-época e gestão de plantel que são evidentes. Se nem tudo o que achamos que pode correr bem acaba por correr, pior ainda é já partir para uma época com insuficiências ou jogadores que não dão todas as garantias para estar à altura das exigências.

J_PN

Citação de: nfgl em 27 de Abril de 2016, 20:05
Citação de: Jaime_PN em 27 de Abril de 2016, 20:00
Há decisões que se tomam internamente que nós por fora só as entendemos uns tempos mais tarde, quando há resultados palpáveis. A de não termos ido ao mercado por um central foi uma deles, internamente todos sabiam que Lindelöf dava garantias. Mesmo a contratação do Rui Vitória foi inexplícavel para todos, mas internamente sabiam que podia dar certo como está a dar.

Na minha opinião só devíamos ter ido ao mercado por um 8 e o Renato devia ter feito a "pré-época" com a equipa A. Um LE também não tinha sido mal pensado.

Eu estou relativamente à vontade porque sempre defendi a vinda de um treinador estrangeiro com títulos no cv.
Não tenho o contra-factual do que tem acontecido se essa figura tem chegado ao Benfica.

Mas recordo-me perfeitamente de estar aqui a discutir a vinda do RV e de me apontarem que o controlo da profundidade das equipas dele era risível.

90% das pessoas dizia que tudo nele era risível. Basicamente alguém disse isso uma vez e o resto começou a repetir mesmo sem ver jogos de equipas do RV (na maioria dos casos).

Sempre mostrou ser um treinador competente e que organiza bem as suas equipas. A esperança que tinha que conseguisse dar o salto para treinador do Benfica era o que tinha feito no Paços, que era o mais aproximado de um futebol de equipa grande. O que é facto é que evoluiu mais nestes 8 ou 9 meses do que talvez no resto da carreira toda.

lost_paradise

Citação de: nfgl em 27 de Abril de 2016, 19:56
Citação de: lost_paradise em 27 de Abril de 2016, 19:45
Citação de: nfgl em 27 de Abril de 2016, 19:40
Citação de: lost_paradise em 27 de Abril de 2016, 18:21
Citação de: nfgl em 27 de Abril de 2016, 18:12
Citação de: lost_paradise em 27 de Abril de 2016, 18:09
Citação de: nfgl em 27 de Abril de 2016, 17:35
Citação de: Vieri em 27 de Abril de 2016, 17:06
Citação de: alaranjado em 27 de Abril de 2016, 17:02
Citação de: Vieri em 27 de Abril de 2016, 16:52
Comentar com base nos resultados é opinar que tudo está bem quando se ganha e que tudo está mal quando se perde.

mas não é isso que 9 em 10 dos adeptos faz? não é essa a cultura futebolística latina? o toni já falava no besta a bestial há décadas. 

Se é, está mal.
Até porque aqui está a nata dos adeptos e não o adepto de tasca.

Se o Benfica ganhar o campeonato, a aposta no Taarabat por não sei quantos milhões passa a ser boa?
O que é que achas?

Essa é fácil de responder.
Eu tenho uma mais complicada.

Se o Benfica for campeão fez bem em não ir buscar mais um central em Dezembro?
O que tem uma coisa a ver com a outra?

Foi o rendimento de Lisandro e depois de Lindelof, que justifica a não ida ao mercado por  um central.

E obviamente o facto de na altura em que se teve que decidir, o Luisão ainda não tinha voltado a lesionar-se e não estava assim tão longe da recuperação. Nem o Lisandro se tinha lesionado.

Se o Benfica não for campeão e o Lindelof continuar a jogar como tem jogado até ao fim, é precisamente o mesmo jogador com um fantástico rendimento para um jogador de 21 anos e que dá todas as garantias para o Benfica.

Daqui a pouco está-se a dizer que o Michel Preud`Homme não apresentou rendimento  porque nunca foi campeão.

Vê lá, o Shoky diz que foi um erro não ir buscar um Coates qualquer em Dezembro.
O Shoky pode achar isso para uma posição...independentemente dos resultados desportivos que são colectivos.

Não vejo é onde está a relação causa efeito entre não ser campeão e o rendimento elevado até agora apresentado por um jogador.

O determinismo na gestão dá-me vontade de rir. Se formos campeões, há um nexo de casualidade em tudo, logo tudo foi bem feito.

A uma pergunta objectiva seguiu-se uma resposta objectiva.
Aqui não há um "O Shoky pode achar isso para uma posição". É um "foi um erro não ir buscar um central em Dezembro".

Eu já referi atrás que há um conjunto imenso de variáveis que estão completamente fora de controlo dos clubes. Não há nexos de casualidade alguns.
Há um conjunto de variáveis fora de controlo em tudo na vida. Isso não justifica que se tome todas as decisões ao sabor do vento.

Esse facto não limita em nada a capacidade de em cada momento analisar-se o que foi bem e mal feito e o que deve ser corrigido como desígnio de crescimento enquanto clube e como processo de melhoria contínua. Até porque a estagnação é algo demasiado transitório. Se não estás a melhorar a médio e longo prazo, estarás a piorar até porque não jogamos sozinhos.

Quanto melhor se trabalhar, mais perto se está de ganhar. Não vejo forma de se conseguir  contrariar isto.  Pode não ser assim para todos do ponto de vista filosófico, mas é assim em tudo o que mete gestão e mais especificamente, gestão desportiva.

Mas lá está, eu não sei em que é que te baseias para dizeres que se tomam decisões ao sabor do vento.

Há planos que se predispõem a um determinado fim e há contigências. Accionas as contigências quando vês o fim mais longe do que o previsto. E isto é válido para a gestão desportiva ou para um bloco operatório.

Eu gostava de saber que gestão desportiva tão eficaz é essa que resiste ao que passamos este ano.

Aliás, se há coisa que muitos de nós deveriamos fazer é pensar efectivamente se a quantidade de verdades feitas que se escrevem por essa internet fora são assim tão dogmáticas e como o Benfica conseguiu ultrapassar tantos imponderáveis esta época e chegar a este momento como chega.
Dogmático? dogmático é por se achar que se pode ser campeão, não há nada a melhorar. É fazer tudo igual. Isso é que é dogmático.

Directo ao assunto que a conversa já se estendeu num versículo.

Um erro:

O Benfica vendeu o Enzo em janeiro de 2014. O Benfica manteve o mesmos sistema de 4-4-2 que exige que pelo menos um dos médios, seja o dinamizador do jogo atacante da equipa. Por ali passou Pizzi e Talisca sem rendimento à altura do que se exige da posição para um clube como o Benfica e no verão não se investiu de forma adequada num jogador de qualidade indiscutível que responda às exigências da posição.

Foi preciso chamar-se em novembro da equipa B um míudo de 18 anos de enorme talento, mas que não tem alternativa viável no plantel.

Se não vês nada de errado ou mal feito desde a saída do Enzo e que deverá ser corrigido no verão, já que não foi devidamente feito até agora..ok.

2º erro

Se estás confortável com Eliseu e Grimaldo como opções para lateral esquerdo...é a tua opinião.

David.A

Obrigado por dignificares sempre o nome do nosso Clube, acima de tudo.
Saber ganhar, tal como saber perder, não é para todos. Mas é para ti.

:slb2:

Biscai@

O Atl. Madrid acabou de ganhar ao Bayern no Calderon... o Benfica venceu lá, o que prova que talvez com as laterais defensivas e o meio-campo reforçados seja possível o Benfica atingir o top 4 europeu na próxima época.
Gostava que na próxima época o Benfica mantivesse a equipa titular, o Vieira que venda os emprestados e que faça um esforço financeiro para ver até onde o Benfica pode ir... o céu é o limite.

nfgl

Citação de: lost_paradise em 27 de Abril de 2016, 20:18
Comentar com base nos resultados é opinar que tudo está bem quando se ganha e que tudo está mal quando se perde.

mas não é isso que 9 em 10 dos adeptos faz? não é essa a cultura futebolística latina? o toni já falava no besta a bestial há décadas. 

Se é, está mal.

Se o Benfica ganhar o campeonato, a aposta no Taarabat por não sei quantos milhões passa a ser boa?
O que é que achas?

Foi o rendimento de Lisandro e depois de Lindelof, que justifica a não ida ao mercado por  um central.

E obviamente o facto de na altura em que se teve que decidir, o Luisão ainda não tinha voltado a lesionar-se e não estava assim tão longe da recuperação. Nem o Lisandro se tinha lesionado.

Se o Benfica não for campeão e o Lindelof continuar a jogar como tem jogado até ao fim, é precisamente o mesmo jogador com um fantástico rendimento para um jogador de 21 anos e que dá todas as garantias para o Benfica.

Daqui a pouco está-se a dizer que o Michel Preud`Homme não apresentou rendimento  porque nunca foi campeão.

Vê lá, o Shoky diz que foi um erro não ir buscar um Coates qualquer em Dezembro.
O Shoky pode achar isso para uma posição...independentemente dos resultados desportivos que são colectivos.

Não vejo é onde está a relação causa efeito entre não ser campeão e o rendimento elevado até agora apresentado por um jogador.

O determinismo na gestão dá-me vontade de rir. Se formos campeões, há um nexo de casualidade em tudo, logo tudo foi bem feito.

Aqui não há um "O Shoky pode achar isso para uma posição". É um "foi um erro não ir buscar um central em Dezembro".

Eu já referi atrás que há um conjunto imenso de variáveis que estão completamente fora de controlo dos clubes. Não há nexos de casualidade alguns.
Há um conjunto de variáveis fora de controlo em tudo na vida. Isso não justifica que se tome todas as decisões ao sabor do vento.

Esse facto não limita em nada a capacidade de em cada momento analisar-se o que foi bem e mal feito e o que deve ser corrigido como desígnio de crescimento enquanto clube e como processo de melhoria contínua. Até porque a estagnação é algo demasiado transitório. Se não estás a melhorar a médio e longo prazo, estarás a piorar até porque não jogamos sozinhos.

Quanto melhor se trabalhar, mais perto se está de ganhar. Não vejo forma de se conseguir  contrariar isto.  Pode não ser assim para todos do ponto de vista filosófico, mas é assim em tudo o que mete gestão e mais especificamente, gestão desportiva.

Mas lá está, eu não sei em que é que te baseias para dizeres que se tomam decisões ao sabor do vento.

Há planos que se predispõem a um determinado fim e há contigências. Accionas as contigências quando vês o fim mais longe do que o previsto. E isto é válido para a gestão desportiva ou para um bloco operatório.

Eu gostava de saber que gestão desportiva tão eficaz é essa que resiste ao que passamos este ano.

Aliás, se há coisa que muitos de nós deveriamos fazer é pensar efectivamente se a quantidade de verdades feitas que se escrevem por essa internet fora são assim tão dogmáticas e como o Benfica conseguiu ultrapassar tantos imponderáveis esta época e chegar a este momento como chega.
Dogmático? dogmático é por se achar que se pode ser campeão, não há nada a melhorar. É fazer tudo igual. Isso é que é dogmático.

Um erro:

O Benfica vendeu o Enzo em janeiro de 2014. O Benfica manteve o mesmos sistema de 4-4-2 que exige que pelo menos um dos médios, seja o dinamizador do jogo atacante da equipa. Por ali passou Pizzi e Talisca sem rendimento à altura do que se exige da posição para um clube como o Benfica e no verão não se investiu de forma adequada num jogador de qualidade indiscutível que responda às exigências da posição.

Foi preciso chamar-se em novembro da equipa B um míudo de 18 anos de enorme talento, mas que não tem alternativa viável no plantel.

Se não vês nada de errado ou mal feito desde a saída do Enzo e que deverá ser corrigido no verão, já que não foi devidamente feito até agora..ok.

2º erro

Se estás confortável com Eliseu e Grimaldo como opções para lateral esquerdo...é a tua opinião.

Fui das primeiras pessoas aqui a dizer que era preciso um médio.
Andava tudo a dizer que o Samaris jogaria alí e que jogariamos em 4-3-3 e que o Jonas sozinho à frente resultava e eu dizia que era preciso um médio.

Sobre o Eliseu, vai na 2º época para titular e o Benfica caminha para o seu segundo título.
Sobre o Grimaldo não vou comentar porque não vi o suficiente dele.

Mas claro queo Benfica deve arranjar melhor para a lateral esquerda.
Aliás, o Benfica deve sempre tentar arranjar melhor para todas as posições, independentemente de quem tiver para jogar nessas posições.

O Benfica não pode cometer erros como o do pequeno Baresi ou do Diogo Luís.

obliquevoice

RV, estamos a um passo do sonho....agora não pode haver vacilo....sem medo!!!

Vamos Benfica!!!

nfgl

Citação de: Biscai@ em 27 de Abril de 2016, 21:43
O Atl. Madrid acabou de ganhar ao Bayern no Calderon... o Benfica venceu lá, o que prova que talvez com as laterais defensivas e o meio-campo reforçados seja possível o Benfica atingir o top 4 europeu na próxima época.
Gostava que na próxima época o Benfica mantivesse a equipa titular, o Vieira que venda os emprestados e que faça um esforço financeiro para ver até onde o Benfica pode ir... o céu é o limite.

E um dos melhores centrais do mundo.
E um dos melhores redes do mundo.
E uma equipa com um núclo base muito estável.

Se fossem só as laterais e o meio campo era mais fácil de resolver.

lonstrup

Citação de: Biscai@ em 27 de Abril de 2016, 21:43
A ideia é acabar com os «esforços financeiros».

Este ano provámos que chegar aos oitavos ou quartos não é nenhum bicho de sete cabeças. É preciso é trabalhar bem, ter capacidade.

E depois, é este o caminho, ter um colectivo forte, onde cada jogador do plantel é efectivamente visto pelo treinador como útil.

Não são precisos esforços financeiros. É continuar o caminho, e com o acumular de experiência, chegar aos 1/4 será o normal.

Depois daí, chegar às meias depende do futebol.

Não é com esforços financeiros que se vai lá. O City, que faz esforços financeiros todos os anos, este ano pela primeira vez chegou lá. O PSG e o Barcelona, ficaram pelo caminho.

AnotherDoom

Citação de: Theroux em 27 de Abril de 2016, 18:13
Citação de: JustMe em 27 de Abril de 2016, 18:01
A pré-época foi estupidamente mal planeada, não serviu para preparar coisa nenhuma e até terá sido um factor determinante na nossa derrota na Supertaça. Não sei como isto tem sequer discussão. E se a estratégia era internacionalizar a "marca Benfica", bela imagem que demos.
Espero que tenhamos aprendido e nos deixemos de vez de digressões parolas às Américas. Estágios fazem-se na Europa, onde não faltam bons torneios de preparação, dispenso novos-riquismos.

ICC 16/17:

China - City + Borussia + Man. United
Austrália - Atlético + Juve + Tottenham
EUA  - Bayern + Milan + Liverpool + Inter + Barça + Chelsea + Real Madrid + PSG

Isto só num torneio.

Porque é que o Benfica não pode fazer uma digressão fora da Europa?

Porque provavelmente esses clubes não são entrepostos de jogadores duvidosos até 31 de agosto e não levam mais incertezas que certezas para o plantel.

Provavelmente será isso.

Theroux

Citação de: AnotherDoom em 27 de Abril de 2016, 21:55
A pré-época foi estupidamente mal planeada, não serviu para preparar coisa nenhuma e até terá sido um factor determinante na nossa derrota na Supertaça. Não sei como isto tem sequer discussão. E se a estratégia era internacionalizar a "marca Benfica", bela imagem que demos.
Espero que tenhamos aprendido e nos deixemos de vez de digressões parolas às Américas. Estágios fazem-se na Europa, onde não faltam bons torneios de preparação, dispenso novos-riquismos.

ICC 16/17:

Isto só num torneio.

Porque provavelmente esses clubes não são entrepostos de jogadores duvidosos até 31 de agosto e não levam mais incertezas que certezas para o plantel.

Provavelmente será isso.

http://www.chelseafc.com/teams/on-loan-players.html

Diverte-te.

lonstrup

Citação de: AnotherDoom em 27 de Abril de 2016, 21:55

ICC 16/17:

Isto só num torneio.

Provavelmente será isso.
Basicamente aquela é a lista de clubes que podem vir (cronicamente) roubar-nos jogadores até 31 de Agosto. São dos clubes mais incertos em termos de plantel.

Acho que vocês fazem um bicho de sete cabeças de várias coisas.

Continuam a pensar ou a ter ilusão, porque provavelmente vos daria mais segurança, que os títulos no campo conquistam-se com belas folhas de excel, com belos planteis com dois jogadores de igual valia para cada posição, com pre épocas xpto etc.

Depois vem o mundo real, vem as lesões, vem quebras de forma,vem os resultados, vem o não jogar sozinho, e lá vai o excel com o caraças, o plantel equilibrado com o caraças, a pre época então já foi esquecida.

lost_paradise

Citação de: nfgl em 27 de Abril de 2016, 21:49
Citação de: lost_paradise em 27 de Abril de 2016, 20:18

Se é, está mal.

O que é que achas?

Um erro:

2º erro

Fui das primeiras pessoas aqui a dizer que era preciso um médio.
Andava tudo a dizer que o Samaris jogaria alí e que jogariamos em 4-3-3 e que o Jonas sozinho à frente resultava e eu dizia que era preciso um médio.

Sobre o Eliseu, vai na 2º época para titular e o Benfica caminha para o seu segundo título.
Sobre o Grimaldo não vou comentar porque não vi o suficiente dele.

Mas claro queo Benfica deve arranjar melhor para a lateral esquerda.
Aliás, o Benfica deve sempre tentar arranjar melhor para todas as posições, independentemente de quem tiver para jogar nessas posições.

O Benfica não pode cometer erros como o do pequeno Baresi ou do Diogo Luís.
É só este raciocínio que não compreendo. Todos os titulares de uma equipa campeã, têm qualidade suficiente para o continuar a ser, só porque a equipa foi campeã?

Não vejo o futebol assim. E até poderias dizer que para ti o Eliseu é um muito bom jogador. Eu discordaria mas teria mais facilidade em compreender o argumento, porque apenas se tratava de uma opinião diferente da minha do que tem sido o seu rendimento e isso é algo natural, até porque concedo que melhorou esta época a defender.

Então e se o Eliseu é o melhor em campo nos últimos 3 jogos e por algo que lhe é alheio, o Benfica não é campeão Aí já se justifica uma tentativa de o substituir por outro melhor?

O Benfica ter resultados desportivos naturalmente implica que fez mais coisas bem feitas do que mal feitas...agora isso não significa que só por isso, fez tudo bem.

É o rendimento dos jogadores e o seu valor, potencial, importância no balneário e contributo para a equipa  que deve ser avaliado e não fazer-se uma tábua rasa porque é titular numa equipa que ganha títulos.