Gabriel Pires

Médio, 32 anos,
Brasil
Equipa Principal: 3 épocas (2018-2021), 100 jogos (6549 minutos), 5 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

Cor_rubrum

O nosso planeamento é como fazer filhos. Quando se quer um menino vem uma menina.
À vezes quando menos se espera, vêm 2 ou 3 juntos.
Outras vezes, como no caso deste Gabriel por muito que se insista no vai e vem, não sai nada.
E ainda finalmente, umas quantas vezes, tomamos a pílula do dia seguinte. A última vez foi com o Bernard.

MxPxFx

Citação de: MTrigueiros em 25 de Julho de 2018, 01:19
Parece-me óbvio que há um planeamento. Sempre houve e sempre haverá.

O plano da época passada passava por valorizar Varela e/ou Svilar como fizeram com o Ederson. Qualquer um via que ia dar merda, mas esse era o plano. Tal como passava pelos planos do Benfica lançar o Pedro Pereira como lateral para substituir o Nelsinho. Até a venda do Mitroglou foi algo planeado.

Com isto quero dizer que o planeamento nem sempre é bom, mas existe. A maioria das vezes, para mal dos nossos pecados, é feito com base em suposições e esperanças comissões e dinheiro que pode entrar pela compra/venda de em determinados jogadores que estão longe de ser certezas.

corrigido

redeagle7

Citação de: fjorge em 25 de Julho de 2018, 10:37
Também acho que há planeamento, sofre é muitos atropelos no caminho.

Além dos atropelos, tens o facto lógico de o mercado não ser algo previsível.
Há momentos em que podes sair do planeamento inicial porque apareceu algo no mercado que não era previsível.
Podes planear vender determinados jogadores e não consegues, condicionando também desde logo as compras.
É muito mais fácil se fores o Manchester City, compras e vendes quem quiseres e bem te apetecer, mas isso não invalida o facto preocupante, de muitas vezes o nosso planeamento ser estranho e outras em que não sendo estranho, a estrutura sem motivo aparente, resolve cagar de alto nesse planeamento e parece que vamos no improviso.
Sinceramente, o planeamento desta época, do que tive conhecimento, salvo uma posição, pareceu-me bom.
O Gabriel está nesse planeamento desde o início, mas surgiu uma daquelas situações de mercado imprevisíveis...as rescisões no sporting.
O Benfica andou ali pra trás e pra frente com o Bruno Fernandes, ele acabou por roer a corda e fodeu.
No entretanto, o Gabriel foi sendo adiado.
Provavelmente se fosse atacado logo na abertura do mercado, provavelmente à cá estava e por valores bem mais simpáticos.
Agora, falar é fácil. Se o BF não tem roido a corda, estavamos todos a elogiar essa movimentação no mercado e a maioria do pessoal nem sabia quem é o Gabriel Appelt.

redeagle7

Citação de: BenficaSetsFire em 25 de Julho de 2018, 10:40
Citação de: redeagle7 em 25 de Julho de 2018, 10:34
Citação de: BenficaSetsFire em 25 de Julho de 2018, 09:55
Eu não sei se é bom se é mau, se é 6 se é 8. Mas ao dar uma vista de olhos pelas melhores mensagens vi que se andou a falar em "planeamento", com alguém a dizer que ele existe no Benfica.

Eu ri apenas para não verter uma lágrima. Planeamento? Daqui a 2 semanas temos um jogo absolutamente fundamental e ainda temos várias lacunas no plantel, todas elas com meses ou anos de existência.

O planeamento pressupõe algum tipo de visão a médio prazo, não é navegação à vista como é feito no Benfica. E falta planeamento porque falta ambição e as prioridades do presidente e demais direcção estão completamente trocadas.

Fui eu que disse que há planeamento.
Sem no entanto ter dito se seria um bom ou mau planeamento.
Nos últimos dez anos, houve alguns bons planeamentos e muitos maus.

Discordamos então da definição de planeamento. Como disse, planeamento envolve algo a médio prazo, não em cima do joelho. E as sucessivas construções de plantéis do Benfica parecem-me precisamente ser feitas em cima do joelho, só assim se percebem algumas situações.

Para além disso, acresce que depois a janela de mercado para corrigir situações pontuais é sempre inenarrável, não me lembro de um Janeiro decente nesse capítulo, ou se despacham titulares ou não se corrigem lacunas. 

Mais uma vez, não discordamos, porque eu não disse se o planeamento é a médio ou curto prazo.
Como te disse, bem ou mal feito (muitos têm sido mal feitos) o planeamento é pensado pro médio prazo, mas se é um mau planeamento ou se constantemente se desviam dele, claro que dá merda.

Kinkolas

Se este gajo vier aqui parar, na mesma é enviar um barrote a Espanha para dar cabo do presidente deles.

;D

Rigters

É óbvio que há planeamento, é o Benfica, não é o clube ali da esquina...

A questão é se esse planeamento é bom ou não, e quais os factores que influenciam nesse planeamento, e por norma, muitos outros interesses se colocam à frente e depois é normal sair tudo ao lado...

Aslio

Citação de: redeagle7 em 25 de Julho de 2018, 10:50

Há momentos em que podes sair do planeamento inicial porque apareceu algo no mercado que não era previsível.
Podes planear vender determinados jogadores e não consegues, condicionando também desde logo as compras.
É muito mais fácil se fores o Manchester City, compras e vendes quem quiseres e bem te apetecer, mas isso não invalida o facto preocupante, de muitas vezes o nosso planeamento ser estranho e outras em que não sendo estranho, a estrutura sem motivo aparente, resolve cagar de alto nesse planeamento e parece que vamos no improviso.
Sinceramente, o planeamento desta época, do que tive conhecimento, salvo uma posição, pareceu-me bom.
O Gabriel está nesse planeamento desde o início, mas surgiu uma daquelas situações de mercado imprevisíveis...as rescisões no sporting.
O Benfica andou ali pra trás e pra frente com o Bruno Fernandes, ele acabou por roer a corda e fodeu.
Provavelmente se fosse atacado logo na abertura do mercado, provavelmente à cá estava e por valores bem mais simpáticos.
Agora, falar é fácil. Se o BF não tem roido a corda, estavamos todos a elogiar essa movimentação no mercado e a maioria do pessoal nem sabia quem é o Gabriel Appelt.
Qual posição? Seria DD ou GR?

lmalves

O Bruno Fernandes parece-me um jogador com características muito distintas das do Gabriel. Se houvesse um bom planeamento, traçava-se um perfil para determinada posição, selecionava-se um leque de jogadores com essas características e atacava-se o mercado no sentido de contratar um deles.

Não faz sentido abdicar desse tal planeamento por uma oportunidade de mercado, quando estamos a falar de jogadores muito diferentes. Isso é revelador de um certo desnorte na nossa política de contratações.

redeagle7

Citação de: Aslio em 25 de Julho de 2018, 10:58

Comento no fim do mercado.

Aslio

Citação de: redeagle7 em 25 de Julho de 2018, 11:00
Citação de: Aslio em 25 de Julho de 2018, 10:58

Comento no fim do mercado.
Percebo. Fico à espera para ouvir essa história e a do Bruno Fernandes  :smokin:

redeagle7

Citação de: lmalves em 25 de Julho de 2018, 11:00
O Bruno Fernandes parece-me um jogador com características muito distintas das do Gabriel. Se houvesse um bom planeamento, traçava-se um perfil para determinada posição, selecionava-se um leque de jogadores com essas características e atacava-se o mercado no sentido de contratar um deles.

Não faz sentido abdicar desse tal planeamento por uma oportunidade de mercado, quando estamos a falar de jogadores muito diferentes. Isso é revelador de um certo desnorte na nossa política de contratações.

Não é não.
Têm bastantes características semelhantes.
Mas nem é por aí.
Repara, vou exagerar propositadamente no exemplo que te vou dar.
Tu podes definir um perfil de jogador para reforçar uma posição, mas de um momento para o outro aparece o Messi livre e ao alcance dos teus bolsos.
Isto para dizer, que podes definir um perfil, mas há jogadores que se de repente te aparecem à frente com boas possibilidades de os contratares, podes e deves cagar nesse perfil, porque são jogadores diferenciados para a realidade da nossa liga.

BERNA_1961

Planeamento?
Faturamos (dizem os relatórios) 200M;
Regamos com champanhe um contrato televisivo (dizem fabuloso);
Temos 200.000 sócios;

Li muitas vezes por aqui e não só, que era preciso alcançar a hegemonia interna para depois "atacarmos" a europa.

E que equipa temos? Muita quantidade. Muita mesma (mais de 100 jogadores)

Não temos €€€ para convencer 2,3 jogadores diferenciados que se pagassem a eles próprios?

Há 16, 17 anos!!! compramos o Simão por 13M!!!
Foi caro? Não. Foi provavelmente dos jogadores mais baratos!

Cor_rubrum

Ainda dentro da metáfora "Planeamento do Benfica=Planeamento familiar", esqueci-me de um dado importante: às vezes, gravidezes desejadas acabam em aborto.  Que o digam Taarabt, ou Rushfeldt...

JPG

São anos e anos destas novelinhas e destes arrastar de negociações falhadas por valores que depois são desperdiçados em jogadores para o entreposto.

Se há planeamento não coloca os interesses do SLB em primeiro plano.

Di_Maria

Ou sim ou sopas.

Temos que resolver este assunto.