Chiquinho

Médio, 30 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2019-2021, 2022-2024), 126 jogos (5759 minutos), 9 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (2)

Pikes

Citação de: mitro11 em 16 de Maio de 2019, 02:17
Citação de: Pikes em 16 de Maio de 2019, 02:14
Tnt mal se falou desta contratação. E se calhar eu fui um deles. Agora suspira-se   pra que não fuja.
É cracalhão. Encaixa naquilo que é o médio direito no Benfica.

Olha que não, houve muito pessoal a concordar

E tnts outros a falar mal :)

mitro11

Citação de: Pikes em 16 de Maio de 2019, 02:19
Tnt mal se falou desta contratação. E se calhar eu fui um deles. Agora suspira-se   pra que não fuja.

E tnts outros a falar mal :)

A larga maioria falou bem, era um miúdo que estava a dar nas vistas na 2ª e veio barato.

DEMM

Dr.Lecter

Citação de: futeboldelite em 15 de Maio de 2019, 16:51
Citação de: André Sousa em 15 de Maio de 2019, 15:16
O Chiquinho, em termos de perfil, não difere assim tanto do Félix. Não tem é tanta qualidade a executar como ele, mas acho que pode ser uma agradável surpresa.

A verdade é que tem mostrado uma capacidade para finalizar e para jogar entre linhas que o faz ser uma opção a testar na frente, embora inicialmente também achasse que entrava de caras num dos corredores.

Vai depender daquilo que o Lage quiser fazer com ele e, igualmente importante, do resto do plantel.

O Chiquinho é um playmaker com chegada à área.

É muito mais um Bruno Fernandes (quiçá Krovinovic) que um Félix, passo a comparação simplista.

O Félix consegue jogar a Avançado Centro se for preciso, sabe fixar os centrais, desmarca-se dos mesmos e ataca a profundidade, tem bom cabeceamento e instinto goleador, etc etc.

o Chiquinho lê o jogo muito bem, encontra espaço com os seus passes, faz progressão no meio campo com a bola colada ao pé se necessário, etc.

Custa-me a perceber como neste fórum se defendia, e bem, que o Félix é um avançado centro e não deve jogar encostado a uma ala e depois se compara o mesmo com o Chiquinho.

O Chiquinho no Moreirense tem jogado muitas vezes na frente. Ainda o último golo que marcou é com uma movimentação típica de segundo avançado, a receber de costas orientado para finalizar.

Com o decorrer da época o Ivo foi aproximando o posicionamento dele da zona de decisão, porque tem qualidade a finalizar e é muito forte no primeiro toque.

No início da época achava que não, neste momento acho que o Lage deverá pensar nele como alternativa ao Félix. Não é igual, obviamente. O Félix, como apontaste e bem, tem mais qualidade no jogo aéreo e na disputa da primeira bola, mas se há jogador do nosso plantel com quem o Chiquinho se parece nesta altura é ele.

No nosso modelo o Chiquinho também tem o conhecimento da posição para fazer as permutas na ala que o Lage pede muitas vezes ao Félix quando a bola não entra por dentro, e se houver necessidade de mudar para 4-3-3 também encaixa.

Por outro lado, tem uma característica que eu gosto mais que o Félix, que é a potência. É um jogador de passada larga, que come metros rapidamente.

FlipHF

O chiquinho se vier, para o ano vai partir tudo. É craque da cabeça aos pés.

Acho que a jogar, deve ir alternando com o Pizzi e talvez com o João Félix.

Dito isto, espero mesmo que regresse.

PS4 Sony

pode ser uma boa opção para ter no plantel

Johnny7

É de uma classe e subtileza...

Desliza em campo.

Oxalá não fuja!

vermelhoftw

presente!!! foi apenas preciso ver 5 min na pre epoca para ver que era diferenciado, aquele toque de bola nao se ensina e aquela cabeça levantada e muito dificíil de treinar, na altura disse o aqui e fiquei fodido pela falta de visao que a estrutura do Benfica demonstra nestas merdas...ramires???? nao, temos que ter mais chiquinhos

trucatruca

Citação de: Dr.Lecter em 16 de Maio de 2019, 10:38
O Chiquinho, em termos de perfil, não difere assim tanto do Félix. Não tem é tanta qualidade a executar como ele, mas acho que pode ser uma agradável surpresa.

A verdade é que tem mostrado uma capacidade para finalizar e para jogar entre linhas que o faz ser uma opção a testar na frente, embora inicialmente também achasse que entrava de caras num dos corredores.

Vai depender daquilo que o Lage quiser fazer com ele e, igualmente importante, do resto do plantel.

É muito mais um Bruno Fernandes (quiçá Krovinovic) que um Félix, passo a comparação simplista.

O Félix consegue jogar a Avançado Centro se for preciso, sabe fixar os centrais, desmarca-se dos mesmos e ataca a profundidade, tem bom cabeceamento e instinto goleador, etc etc.

o Chiquinho lê o jogo muito bem, encontra espaço com os seus passes, faz progressão no meio campo com a bola colada ao pé se necessário, etc.

Custa-me a perceber como neste fórum se defendia, e bem, que o Félix é um avançado centro e não deve jogar encostado a uma ala e depois se compara o mesmo com o Chiquinho.

O Chiquinho no Moreirense tem jogado muitas vezes na frente. Ainda o último golo que marcou é com uma movimentação típica de segundo avançado, a receber de costas orientado para finalizar.

Com o decorrer da época o Ivo foi aproximando o posicionamento dele da zona de decisão, porque tem qualidade a finalizar e é muito forte no primeiro toque.

No início da época achava que não, neste momento acho que o Lage deverá pensar nele como alternativa ao Félix. Não é igual, obviamente. O Félix, como apontaste e bem, tem mais qualidade no jogo aéreo e na disputa da primeira bola, mas se há jogador do nosso plantel com quem o Chiquinho se parece nesta altura é ele.

No nosso modelo o Chiquinho também tem o conhecimento da posição para fazer as permutas na ala que o Lage pede muitas vezes ao Félix quando a bola não entra por dentro, e se houver necessidade de mudar para 4-3-3 também encaixa.

Por outro lado, tem uma característica que eu gosto mais que o Félix, que é a potência. É um jogador de passada larga, que come metros rapidamente.
Eu gosto mesmo é de vos ler, ou de ler post assim.  O0

futeboldelite

Citação de: Dr.Lecter em 16 de Maio de 2019, 10:38

Completamente de acordo! Excelente análise.

Mas se me permites, o ponto que quis realçar não era exatamente esse.

Era sobre a questão do ataque à profundidade.
Isto é, continuo a considerar o Félix mais capacitado para as transições rápidas defesa-ataque, nas quais seja outro jogador a fixar os oponentes e a libertar no espaço, que o Félix (ou outro avançado móvel) vem aproveitar.

O Chiquinho não tem o repentismo e a velocidade do Félix nesse aspeto, embora tenha uma leitura táctica pelo menos ao mesmo nível, na minha opinião.

Foi só por causa disso que estava a pôr algumas reservas em atribuir o atual papel do Félix ao Chiquinho, nada mais. De relembrar que quando foi preciso pôr um «segundo avançado», à falta de mais no plantel, o Lage chegou a colocar aí o Rafa e o Gedson, exatamente por relevou mais as caraterísticas do ataque à profundidade e da progressão vertical imediata em campo.

De resto, sou dos que vai ao ponto de achar que o Chiquinho é capaz de jogar em qualquer posição do meio campo defensivo para a frente, assim a dinâmica da equipa o permita.
E sim, até diria que a posição de segundo avançado lhe assenta como uma luva.

Aqui em Coimbra, aliás, o Ivo Vieira metia o Chiquinho a partir da posição de terceiro médio (4-3-3), mas em muitos momentos do jogo (principalmente em organização ofensiva, creio) ele era o segundo avançado (4-4-2)

Foi com essas nuances tácticas aliás, que comecei a perceber o grande treinador que o Ivo Vieira é.
Vias um meio campo com Ricardo Dias, Chiquinho e Guima e uma frente de ataque Marinho, Djoussé, Balogun. 
Mas depois conforme o contexto do jogo tanto vias o Chiquinho a aparecer a explorar a frente de ataque por trás do Djoussé, como o Chiquinho a descair para a direita para ser o Marinho a surgir no meio, ou muitas vezes em organização defensiva vias que era o outro médio (Guima) a ajudar a pressionar os centrais, e se houvesse recuperação de bola, a chegada à área do Chiquinho (vindo de trás) era letal.

Portanto a única divergência que ponho é que terá de haver um pequeno acerto tático/ estratégico, apenas e tão só isso.

PS: a Académica cai a pique na sua performance quando o novo treinador, Quim Machado, altera o esquema táctico e recua o Chiquinho para ser um dos dois médios em 4-4-2.  o Chiquinho eclipsa-se também com as funções defensivas.
Curiosamente, ou não, o Chiquinho volta a  fazer mais golos e assistências, e a jogar melhor, em geral, quando muda novamente o treinador e o Ricardo Soares volta ao 4-3-3 e aproveita as dinâmicas do Ivo Vieira, dando-lhe maior liberdade táctica. Foi nesse contexto que ocorreu o hat-trick do Chiquinho contra a nossa equipa B.

melo7

Grande troca de ideias, é disto que se quer no SB.

Reparem como o Chiquinho aparece em zonas de decisão.

https://www.youtube.com/watch?v=-qJIWpaMZMg&frags=pl%2Cwn

Para mim é alternativa ao Felix. Com qualidades diferentes mas pisam os mesmos terrenos. O importante é que ele seja a alternativa e não o sucessor.

Kampz

Citação de: melo7 em 18 de Maio de 2019, 12:34

Para mim é alternativa ao Felix. Com qualidades diferentes mas pisam os mesmos terrenos. O importante é que ele seja a alternativa e não o sucessor.

Que jogador do cacete. Impressiona mesmo a capacidade de jogar entre linhas, acelerar o jogo e decidir e executar bem, seja o passe, seja o remate.

PS1 - Nesse vídeo ganha muitas bolas ao pressionar a defesa e redes contrários, mais um argumento para jogar a 2o avançado.

PS2 - Combina muito bem com o Heri, pessoalmente preferia vê-lo na pré-época do que estar a emprestá-lo para ir buscar jogadores de qualidade mais duvidosa como Cadiz e afins.

Sexta-Feira

Citação de: vermelhoftw em 18 de Maio de 2019, 01:30

presente!!! foi apenas preciso ver 5 min na pre epoca para ver que era diferenciado, aquele toque de bola nao se ensina e aquela cabeça levantada e muito dificíil de treinar, na altura disse o aqui e fiquei fodido pela falta de visao que a estrutura do Benfica demonstra nestas merdas...ramires???? nao, temos que ter mais chiquinhos

A gente precisa é de caras novas para o FM... Qual Ramires!! CHIQUINHOS!

Roy Bean

Ja parece o E. Sanchez nao sei quantas vezes o compramos

lonstrup

Citação de: Kampz em 18 de Maio de 2019, 13:03
Citação de: melo7 em 18 de Maio de 2019, 12:34

Que jogador do cacete. Impressiona mesmo a capacidade de jogar entre linhas, acelerar o jogo e decidir e executar bem, seja o passe, seja o remate.

PS1 - Nesse vídeo ganha muitas bolas ao pressionar a defesa e redes contrários, mais um argumento para jogar a 2o avançado.

PS2 - Combina muito bem com o Heri, pessoalmente preferia vê-lo na pré-época do que estar a emprestá-lo para ir buscar jogadores de qualidade mais duvidosa como Cadiz e afins.
heriberto tem de fazer parte do plantel, não é fazer pré épocas.

Seria só parvo desaproveitar a dinâmica que está dupla Chiquinho-heriberto oferece.