Futsal Feminino 2019/2020

Xonas_14


GoldenState

Citação de: Teka_91 em 18 de Maio de 2020, 16:01
Optaria pelo seguinte plantel:

Ana Catarina
Marta Costa (assumindo recuperação total)
Maria Inês

Fifó
Inês Fernandes
Nina

Raquel Santos
Sara Ferreira
Maria Pereira
Giy
Catarina Ribeiro
Catarina Lopes
Joana Silva

Janice Silva
Beatriz Sanheiro
Mariana Ferreira

Na minha perspectiva a qualidade das internacionais e o facto de estarem consolidadas enquanto grupo permite fazer subir as juniores mais promissoras.
A Catarina Ribeiro e a Mariana Ferreira estariam completamente integradas no plantel senior.
As restantes 3 treinariam com as seniores e competiriam nas juniores, estando prontas a ser chamadas a qualquer momento.
Gostei da inclusão da Catarina Lopes. Não tinha ainda lido ninguém lançar essa hipótese.

Faz mais sentido que dar minutos a jogadoras estagnadas.

GoldenState

Quando sai a decisão sobre a 2ª divisão?

Seria um passo importante para a modalidade.

Gradinni

Citação de: GoldenState em 22 de Maio de 2020, 11:57
Quando sai a decisão sobre a 2ª divisão?

Seria um passo importante para a modalidade.
Mais importante ainda seria um campeonato sem 1ª e 2ª fase, o que faz com que ate Março isto seja quase a brincar

GoldenState

Citação de: Gradinni em 22 de Maio de 2020, 14:16
Citação de: GoldenState em 22 de Maio de 2020, 11:57
Quando sai a decisão sobre a 2ª divisão?

Seria um passo importante para a modalidade.
Mais importante ainda seria um campeonato sem 1ª e 2ª fase, o que faz com que ate Março isto seja quase a brincar
É igualmente importante.

Uma ajuda a outra a evoluir.

anarcos




Quais os benefícios e desvantagens que vocês atletas esperam retirar nesta nova fase?

A nível de benefícios podemos destacar o aumento da competitividade o que fará com que haja uma mentalidade mais competitiva por parte das atletas e das equipas. Haverá um aumento da qualidade do futsal praticado o que ajudará no desenvolvimento individual e coletivo e a prática de um futsal mais coeso e coletivo. A desvantagem centra-se a nível económico, uma vez que nem todos os clubes têm condições monetárias para cobrir as despesas, sendo a principal os custos das deslocações (maior número de deslocações e do aumento das distâncias percorridas). Atualmente existem distritos com apenas 2/3 equipas o que obrigou a criar campeonatos interdistritais, como ocorreu está época com os distritos de Setúbal, Beja e Évora, onde estiveram presentes 9 equipas. A criação desta competição gerou um aumento do número de jogos e da competitividade e contribuiu positivamente  para o crescimento/desenvolvimento das atletas. Assim sendo, acredito que a criação deste novo formato irá igualmente contribuir para o aumento da competitividade e preparar as atletas para o campeonato nacional.


Com este novo campeonato a competitividade no nosso futsal pode melhorar/aumentar? Porquê?

Sem sombra de dúvidas a criação desta 2ª Divisão Nacional trará muitas melhorias. Se olharmos para os últimos anos mais de 80% das equipas que sobem para o Campeonato Nacional, no ano seguinte regressam aos Campeonatos Distritais. A meu ver, isso ocorre porque o nível competitivo praticado no distrital é muito diferente do nacional e quando as equipas chegam à divisão maior do futsal deparam-se com algumas dificuldades tanto a nível físico como mental, mas também a nível tático. Esta nova competição será um patamar intermédio entre o campeonato distrital e a 1ª divisão nacional pois proporcionará às atletas um nível competitivo muito mais elevado e exigente, o que ajudará no aumento de competências e capacidades, técnica, tática, física e psicológico. Existe um número considerado de atletas com grande qualidade nos campeonatos distritais, mas como estão estagnadas nestes campeonatos o nível de empenho e motivação é muito baixo, logo jogam e treinam muito abaixo das capacidades. Este novo formato, de nível intermédio, vai servir para aumentar o nível de futsal praticado pelas equipas e muitas atletas irão sobressair pelo seu nível de futsal praticado.


E em termos de visibilidade tanto para clubes como para vocês atletas, o que achas que esta possível 2ª Divisão Nacional pode trazer de novo?

Penso que a visibilidade da modalidade irá aumentar e trará mais meninas e mulheres a praticar a modalidade. Esta competição será o ponto de partida para as atletas que ambicionam jogar no expoente máximo do futsal feminino. Irá também trazer novos desafios e oportunidades que vão contribuir para o aumento do nível de motivação e empenho das atletas e que as ajudará a crescer e estar mais bem preparadas para a 1ª Divisão Nacional. Atualmente, a maioria dos clubes apenas têm equipas seniores e/ou Juniores, sendo que fruto do aumento do número de atletas, os clubes poderão apostar na formação de qualidade de jovens atletas. Dou o exemplo do meu clube, o Futsal Feijó, é um clube que aposta fortemente na formação e neste momento tem pelo menos uma equipa em cada escalão, desde as infantis até as seniores. Paralelamente, o aumento da visibilidade puderá criar mais oportunidades de patrocínios, permitindo aos clubes ter uma maior capacidade para investir nas infraestruturas, material de treino e jogo, equipa técnica e restante staff e na formação das jogadoras.

https://raparigasdabola.webnode.pt/bety-delgado/

_Xebola_

A Ana Catarina está de saída??

BlankFile


_Xebola_

Citação de: BlankFile em 28 de Maio de 2020, 17:19
Citação de: _Xebola_ em 28 de Maio de 2020, 17:12
A Ana Catarina está de saída??

Não.

Vai ficar.

Ugasse tinha visto um cabeçalho de uma entrevista dela que parecia que estava de saída.

Já valeu para o susto.

Gradinni

O campeonato vai passar a 12 equipas daqui a 2 epocas, tal como o masculino. Espero que seja agora que acabe com a 1ª fase de bater em mortos.
Vao tambem criar ja na proxima epoca 2ª divisão e campeonato nacional de juniores

anarcos

[Video no link.]

Ana Catarina: "A viagem tem sido muito bonita"

A guarda-redes da equipa feminina de futsal falou da sua chegada ao Clube e do seu longo percurso, em entrevista no Instagram do Benfica.

Ana Catarina, guarda-redes da equipa de futsal feminino, falou da sua chegada ao Benfica e do seu longo percurso, em entrevista no Instagram do Clube.

Aos 13 anos, já com as melhores

"Foi das coisas mais difíceis por que tive que passar, confesso. Era uma miúda, tímida, com 13 anos e estava com mulheres de 30 anos, as melhores nacionais e internacionais. Não foi fácil, mas as coisas foram fluindo. A viagem tem sido muito bonita."



O cumprir de um sonho

"Representar o Clube foi o realizar de um sonho. Guardei tudo o que tinha do Benfica. Lembro-me do meu primeiro jogo, guardei o equipamento usado. Quis guardar tudo para não me esquecer desse momento."



Bom filho à casa torna... após a Lázio

"[O regresso] O Benfica é que é a minha casa. É aqui que me sinto em casa, é no Benfica que conquisto títulos e tento ser a melhor do mundo. Tenho 27 anos e 13 são de Benfica. É uma relação de amor, mas também algo que foi crescendo e é recíproca. Tudo aquilo que o Benfica me proporciona, tento retribuir em campo ao Clube e aos adeptos."



Entre os melhores do mundo no futsal

"O Benfica é uma das melhores equipas de futsal do mundo. Digo isto pelas condições que o Benfica proporciona e pelo talento da equipa. Poucos no mundo dão as condições que o Benfica dá e poucos clubes têm as equipas femininas que o Benfica tem, e ainda por cima a ganhar."

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/05/28/futsal-feminino-benfica-entrevista-ana-catarina-instagram

Teka_91

Marta Costa e Beatriz Silva nos Leões de Porto Salvo.

Teka_91

#2097
Em relação ao campeonato nacional exisitirão, ao que consta, algumas alterações:

1ª Fase:

Dividida em 2 zonas e disputada a uma só volta

2ª Fase / Ap. Campeão:


Dividida em 2 zonas e disputada a duas voltas (formato habitual)
Editado: Série única disputada a duas voltas (formato actual)

No final da 1ª Fase será disputada uma nova competição, Taça da Liga, onde entrarão os dois primeiros classificados de cada zona.

Xonas_14

Citação de: Teka_91 em 30 de Maio de 2020, 09:26
Marta Costa e Beatriz Silva nos Leões de Porto Salvo.

A Silva tinha lugar no plantel

BlankFile

Citação de: Xonas_14 em 30 de Maio de 2020, 21:05
Citação de: Teka_91 em 30 de Maio de 2020, 09:26
Marta Costa e Beatriz Silva nos Leões de Porto Salvo.

A Silva tinha lugar no plantel

Eu acho que será bom para ela jogar com regularidade nos LPS. Para ela e para a Marta Costa. O ideal é que jogassem muitos minutos e se evoluírem o suficiente para regressar... assim será.