Eleições 2020

panchito82

Orgulho-me de ver, pela primeira vez, oposição séria e forte a LFV. Rui Gomes da Silva e João Noronha Lopes são duas alternativas experientes e válidas que podem, sem sombra de dúvida, assumir o clube numa lógica de militância e sucesso desportivo. Não há melhor altura para dar um passo em frente: o clube modernizou-se e não tem os problemas financeiros de outrora. A nossa reputação e marca são, à data de hoje, muito mais sólidas do que no início da década. O que nos falta? Falta-nos o que Luís Filipe Vieira nunca nos soube dar - sucesso desportivo e pragmatismo/profissionalismo na preparação de uma época, preparação essa que deve ser sempre orientada para o sucesso desportivo. O que é uma questão de vida ou de morte para os dois candidatos, é um mero efeito secundário aos olhos do presidente.
Basta de vendas perigosas em Janeiro. Basta de jogadores que não vestem a camisola e são emprestados.
Basta de "compras de cardápio", favores e comissões astronómicas.
Basta de ostracismo na hora de contratar jogadores experientes e ex-Benfica. O clube precisa de pôr o lucro desportivo à frente do financeiro. De uma vez por todas! O futebol é para fazer valer o bilhete. Ver o Benfica basta-me e sobra-me até à morte e acho até insultuoso estar a recorrer a este exemplo, mas quando vou ao estádio não quero ver mediocridade. Vou para algo mais. Quero ver técnica, classe, jogadores consagrados. Quero ver toque de bola, solidez defensiva, momentos de jogo trabalhados. Quero sentir que todos os intervenientes têm uma ideia clara e estratégica dentro de campo. Há 5 anos que não temos nada disso e eu não perdoo algo assim. Ninguém pode fazer vista grossa a isto. O clube não cumpre com o mínimo, que é o seu escopo - ganhar jogos e jogar bom futebol. Se isso acontece há tanto tempo e ininterruptamente, o responsável máximo só pode ser o presidente. Está a mais e tem de sair imediatamente. Não é uma questão de especulação ou de futurologia; de ter mais ou menos visão, de ser bom ou mau, gordo ou magro: é uma questão de se avaliar um mandato objectivamente e constatar um enorme fracasso. Basta!

Perante tal fracasso, parece-me normalíssimo que haja mais do que uma alternativa. Aquilo que têm dito da candidatura de RGS é, no mínimo, criticável. Rui Gomes da Silva já disse ao que vem. Vem pelo Benfica e pelos benfiquistas. Já provou que não tem outra agenda que não o Benfica e o seu sucesso. Tal como João Noronha Lopes ou qualquer outro que se oponha a LFV nestas eleições. Critique-se o homem 24/7, mas construtivamente. Este "manda abaixo" e rejeição liminar constante de um candidato é incompreensível. Alguns até já pedem que se afaste quando ainda nem começou a luta eleitoral "à séria". Tudo é legítimo, mas confesso que me custa perceber. Todos, mas TODOS, têm o direito de contestar o status quo e apresentar-se como alternativas válidas. Isto é democracia. A nós, sócios, compete-nos analisar e escolher em conformidade. Rejeitar uma candidatura sem olhar para ela duas vezes é o mesmo que apoiar LFV cegamente sem lhe reconhecer nenhum defeito.

Posto isto, força Rui Gomes da Silva e João Noronha Lopes. Dignifiquem o Benfica!

Cor_rubrum

Sim, na Wikipedia ele está vivo. Mas que não se esqueça da máscara!

MANOCAS37

alguem tem um apanhado nos titulos no futebol e principais modalidades de pavilhão deste mandado do Vieira?

rcoelho

Citação de: Cor_rubrum em 01 de Agosto de 2020, 00:15
Citação de: rcoelho em 01 de Agosto de 2020, 00:12
Citação de: Cor_rubrum em 01 de Agosto de 2020, 00:07
Citação de: rcoelho em 01 de Agosto de 2020, 00:00
Citação de: Cor_rubrum em 31 de Julho de 2020, 23:50
Citação de: RGouveia.SLB em 31 de Julho de 2020, 23:48
Citação de: Cor_rubrum em 31 de Julho de 2020, 23:44
Sim, é verdade...

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/capristano-candidato-ao-benfica/

E nas eleições anteriores (1992), foi candidato o patrão da FNAC (não a loja mas sim a antiga Fábrica Nacional de Ar Condicionado e que nos patrocinou durante vários anos), Alexandre Alves.

Creio que já faleceu. Respeito.

eu acho que não.... procura lá por isso.

Votei nele nas primeiras eleições em que pude votar. Entre outras coisas dizia que o Benfica tinha (na altura) uma divida a rondar o milhão de contos (5M€ para quem não sabe hehehe) e que se devia reestruturar o clube para não passarmos por uma crise financeira e de titulos..... todos conhecem a história que se seguiu, certo?

na altura quase que foi agredido mas tinha razão como se veio a confirmar depois.....
Li algures, mas a minha memória já conheceu melhores dias.
Mas pá, gostava muito que ele aparecesse a público, citando o Mark Twain. " As notícias da minha morte são manifestamente exageradas".

eu por acaso fiz uma pesquisa sobre ele há uns tempos e não vi nenhuma noticia sobre o seu falecimento..... sei que matou mais algumas empresas e estoirou uns milhões, mas acho que ainda respira...

:)

Ainda bem ! Julgo que era do PC e empresário ao mesmo tempo, bastante intrigante, mas mais uma vez poderei estar enganado.

o google diz que morreu o dono do café "A revlta dos pasteis de nata", um Alexandre Alves Vieira e de um Alexandre Alves Costa do Brasil....

não diz nada do "nosso", mais conhecido como Barão Vermelho (que nome hein....)

não quero cometer a heresia de dizer que o google pode estar enganado :)

sbremoved_33753

Coutinho em Paris, Vieira no Mónaco.

Como assim? Vai requerer alguma paciência, porque "polvo" emotivo articula menos bem, mas pedimos que nos acompanhem no raciocínio até ao final e, se não for pedir muito, que partilhem o artigo quando terminarem a leitura.

Obrigado, Luís Filipe Vieira.

No meio das nossas divergências, exacerbadas quando a bola não entra, o essencial é indiscutível: desde Borges Coutinho não se via um Presidente deixar uma herança melhor que o seu antecessor.

Não é de somenos importância, em qualquer contexto, muito menos no que – permita-nos a primeira pessoa – encontraste. Reconhecemos a tua obra. Estádio, Casas do Benfica, Museu Cosme Damião, Complexo Desportivo, Benfica TV, Caixa Futebol Campos, o futuro Colégio Benfica, Rádio Benfica, estabilidade financeira e muito mais. Contudo – e perdoa a ousadia - nós não queremos saber de pedras da calçada; a grandeza do Sport Lisboa e Benfica não se mede em inertes.

Referimo-nos, sim, aos "Rushfeldts" de ferir o orgulho muito nosso; aos intermediários de direitos televisivos; aos conselhos matrimoniais; à importância de contar títulos, contar portugueses no plantel ou formados na seleção. Uma incrível e incompreensível máquina que insiste em nos puxar para baixo.

Ela continua aí. Só em Portugal, o maior e mais representativo Clube não tem papel relevante nos centros de decisão relevantes.

Eis os seus representantes:

Liga de Clubes
Presidente
Pedro Proença

Federação Portuguesa de Futebol
Fernando Gomes
Presidente

Tiago Craveiro
Diretor Geral

Conselho de Disciplina
José Manuel Meirim
Presidente

Conselho de Arbitragem
Presidente
Fontelas Gomes

Associação de Futebol do Porto
Lourenço Pinto
Presidente

Câmara Municipal do Porto
Presidente
Rui Moreira

Câmara Municipal de Gaia
Presidente (1997-2013)
Luís Filipe Menezes

Olivedesportos / Controlinveste
Joaquim Oliveira
Empresário

CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto
Manuel Queiroz
Presidente

IPDJ
Augusto Baganha
Presidente (2015-2018)

SPDE / Hope Hospitalidade Porto Eventos
Eduardo Silva
Empresário

É este o desenho das Instituições e dos homens que as lideram. Um desenho colorido em tons de azul, verde e branco. São estes os centros de decisão que regem o Futebol Português.

Mas voltemos a Borges Coutinho, pois arriscamos que te inspiraste nele: a importância da formação, os investimentos estruturantes. Ele trouxe a publicidade às camisolas berrantes, tu publicitaste de viva voz as camisolas e tudo o que mais tenha mercado (não é uma critica).

Reiteramos o nosso sincero obrigado, Luís. Muito obrigado, mesmo. Quem te suceder terá todos os meios que não tiveste.

E Borges Coutinho? Bem, os tempos eram outros. Não havia Polvo das Antas, Lei Bosman, Oligarcas, Emirates e Gestifutes. Mas ele ganhou muito. Mesmo muito.

Mais importante que isso, o SL Benfica estava para Portugal como a Juventus está para Itália, o Bayern está para a Alemanha, e lá está, o Paris está para a França. Falamos da hegemonia de quem é verdadeiramente grande, e quer assumir sem rodeios essa grandeza.

O "Vieira no Mónaco" é essa pecha de ambição. O nosso exemplo não é o Paris Saint-Germain que ganha (quase) sempre, mas sim o Clube, ou SAD em bom rigor, do fogacho. Se eles foram às meias-finais da Liga dos Campeões com um monte de miúdos e depois fizeram milhões, será esse o nosso caminho?

Não pode ser...

Agradecemos, também, o trabalho de excelência na formação.

Acarinhamos mais um Nuno Tavares que um Emerson ou Melgarejo, mas a equação nem devia ser essa. De que serve o enorme trabalho de recuperação financeira – e agradecemos também por isso – se continuamos a comprar bolos com passas? Tira-nos do sério – ninguém gosta de passas!

De repente estamos a falar do hoje. Tanta competência de um lado, e tanta incompetência do outro. As equipas constroem-se de trás, qual é a segunda linha do quinteto mais recuado? Zlobin, Tomás e Nuno Tavares, Jardel e (?). Que inovador quinteto de quatro elementos. E a segunda linha no ataque? Ferreyra, Dyego Sousa e Jhonder Cádiz.

Não, isto não pode acontecer...

A escolha entre ter um "treinador da estrutura", ou um treinador com autonomia, é o que ditará o futuro do Sport Lisboa e Benfica nos próximos anos.

Rui Vitória e Bruno Lage foram treinadores "acidentais" posicionados por serem pessoas da tua confiança e por estarem imediatamente disponíveis para as tuas chamadas.
Foram soluções de recurso em contextos de previsões iniciais falhadas. Rui Vitória é contratado após Jorge Jesus ter abandonado o barco. Bruno Lage estava por ali, no Seixal, quando o projeto com Rui Vitória colapsou.

O que é certo é que ambos saíram de forma inglória rotulados internamente por "falsos humildes". A sua humildade foi ganharem inicialmente com as suas ideias (o efeito surpresa que criaram nos primeiros tempos).
Deixaram de ganhar quando lhe foram impostas as visões da "estrutura" e tiveram de aceitar a proximidade tóxica, para o balneário, dos seus elementos.

A pergunta que se coloca é: como é possível que isto aconteça num contexto de suposto profissionalismo e debaixo do teu bigode, Luís?

Não terá sido por falta de aviso...

O alegado "know how" da estrutura tem marcado a nossa história em casos que começaram nas modalidades e que, tal qual doença contagiosa, se propagou para o futebol.

Em 2016, Nelson Évora abandona o SL Benfica rumo ao Sporting CP. Motivo: a estrutura violou uma promessa salarial feita ao atleta em função do seu rendimento. Depois, pediu-lhe desculpa por email com a reposição salarial prometida, mas foi tarde.

Em 2017, a estrutura convenceu a direção do SL Benfica a faltar a uma "final four" de hóquei em Patins evitando defrontar o FC Porto. Medo? Facto lamentável e inédito na história do SL Benfica. Nunca perdemos por falta de comparência. Neste aspeto a estrutura inovou.

Já ia acontecendo o mesmo em 2013, por iniciativa da mesma estrutura. O SL Benfica esteve para faltar à final da Liga dos Campeões em hóquei em patins no pavilhão do FC Porto (sempre o mesmo adversário que tanto apoquenta a estrutura). Valeu-nos o capitão de equipa, Válter Neves, e tu, Luís, atenderes o telefone à uma da manhã. Daí resultou a promessa cumprida de sermos campeões europeus em casa do rival. O maior feito de sempre das nossas modalidades. Contra a vontade da estrutura, note-se.

A estrutura prometeu estabilidade contratual ao guarda redes de futsal "Bébé", campeão europeu pelo SL Benfica, um dos elementos mais influentes do balneário. A promessa foi feita antes do jogador ir disputar o campeonato europeu por Portugal. De lá regressou com mais um título e com uma guia de marcha para os "Leões de Porto Salvo". É o tratamento que a estrutura reserva aos campeões com personalidade.

Também João Rodrigues, ícone benfiquista no hóquei em patins, adepto fervoroso do Clube, foi empurrado contra a sua vontade para Barcelona, depois de ver um "estruturado" movimento de adeptos mobilizado contra a sua permanência. Neste dossier a estrutura mostrou a sua diligência.

Quando deixaste desmobilizar uma estrutura vitoriosa no futebol e abriste a porta do futebol à estrutura das modalidades, o SL Benfica tinha um registo vitorioso, um balneário coeso, cheio de referências e a política salarial não gerava atritos. A titularidade conquistava-se nos treinos, não era oferecida por opção gestionária.

Tudo mudou em menos de 3 anos, período em que o rival de sempre voltou às vitórias. Luisão saiu numa cerimónia quase clandestina. Salvio Foi empurrado para o banco e depois para Buenos Aires. O campeoníssimo Fejsa foi ostracizado, juntamente com Samaris. Jimenez foi vendido, Jonas reformado. Zivkovic engordou na pele e na folha salarial. Félix foi trocado por redundâncias e ilusões. A qualidade do plantel decresceu e o nível exibicional também.

Tu, Luís, tens uma visão, a atual "estrutura", outra. A vossa convergência trouxe-nos até aqui.

E agora?

Depois do muito que foi feito, a obra que se segue tem de ser a desportiva. O SL Benfica precisa de começar, desde já, a impor a sua força dentro de portas, fazendo jus à incomensurável distância que o separa dos seus adversários, e conquistando tudo, (quase) sempre, o que houver para ganhar.

Também em além-fronteiras tem de honrar a história, o emblema e a nação que nele se revê, lutando pela conquista de títulos europeus. O desígnio do SL Benfica é o de vencer, não o de vender - a obra que todos anseiam é esta, a que se segue, a da hegemonia.

Foi de Cosme Damião que o sonho surgiu, e dele nasceu o SL Benfica. A receita para o sucesso desportivo há muito foi descoberta, no longínquo 1914, quando ele nos disse que «o Sporting tem dinheiro, nós temos dedicação. No imediato o dinheiro vence a dedicação. No futuro, a dedicação goleia o dinheiro». E que certo estava...

O dinheiro, per se, não ganha títulos. Malogradamente o vimos estes últimos dois anos...

Os adeptos, esses, «nem que nem que o jogo seja no fim do mundo, entre as neves das serras ou no meio das chamas do inferno», lá estão, dedicados a mostrar a sua inabalável raça, querer e ambição.

E tu, porque não retribuis os milhões de indefetíveis com o que eles mais sonham? A única coisa que os adeptos querem é um Clube moldado à imagem do seu fundador, que subindo a pulso e perseverança, cresceu com o esforço de todos e prosperou, tornando-se numa das maiores potências mundiais.

Como? Vencendo, Luís.

É vencendo que elevamos e promovemos o nosso património, que o ampliamos, que o fazemos chegar às zonas mais remotas do mundo deixando os miúdos eufóricos e aos saltos, os pais alegres e felizes e os avós, esses, lavados em lágrimas de tanto orgulho.

O SL Benfica não é meramente uma Instituição nem tão pouco uma empresa, apenas. O SL Benfica é, na sua essência, um sentimento. Um sentimento que se desenvolve, expande e nos conquista. É esse o nosso ADN, o ADN que todos os benfiquistas carregam consigo.

É nosso dever exigir mais, e é teu dever honrar o passado. Em outubro haverá lugar a ato eleitoral. Sejas tu, Luís Filipe Vieira, reeleito, ou, caso os sócios assim o entendam, outro, ao Presidente do SL Benfica exige-se mais. Mais vitórias, mais conquistas, mais respeito pelos valores centenários do Clube.

E pluribuns unum.
A equipa do Polvo das Antas.

https://www.facebook.com/354623765132313/posts/654993791761974/?d=n

Cor_rubrum

Estas trivialidades e curiosidades da nossa história foram só para aliviar a tensão do debate.
Podem prosseguir com as conversas sérias...

rcoelho

Citação de: Cor_rubrum em 01 de Agosto de 2020, 00:22
Estas trivialidades e curiosidades da nossa história foram só para aliviar a tensão do debate.
Podem prosseguir com as conversas sérias...

tenho um novo slogan para este tópico para juntar ao #OUTubro

poderá ser "Benfiquista, dá-me o 34"

Cor_rubrum

Spoiler
Citação de: rcoelho em 01 de Agosto de 2020, 00:20
Citação de: Cor_rubrum em 01 de Agosto de 2020, 00:15
Citação de: rcoelho em 01 de Agosto de 2020, 00:12
Citação de: Cor_rubrum em 01 de Agosto de 2020, 00:07
Citação de: rcoelho em 01 de Agosto de 2020, 00:00
Citação de: Cor_rubrum em 31 de Julho de 2020, 23:50
Citação de: RGouveia.SLB em 31 de Julho de 2020, 23:48
Citação de: Cor_rubrum em 31 de Julho de 2020, 23:44
Sim, é verdade...

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/capristano-candidato-ao-benfica/

E nas eleições anteriores (1992), foi candidato o patrão da FNAC (não a loja mas sim a antiga Fábrica Nacional de Ar Condicionado e que nos patrocinou durante vários anos), Alexandre Alves.

Creio que já faleceu. Respeito.

eu acho que não.... procura lá por isso.

Votei nele nas primeiras eleições em que pude votar. Entre outras coisas dizia que o Benfica tinha (na altura) uma divida a rondar o milhão de contos (5M€ para quem não sabe hehehe) e que se devia reestruturar o clube para não passarmos por uma crise financeira e de titulos..... todos conhecem a história que se seguiu, certo?

na altura quase que foi agredido mas tinha razão como se veio a confirmar depois.....
Li algures, mas a minha memória já conheceu melhores dias.
Mas pá, gostava muito que ele aparecesse a público, citando o Mark Twain. " As notícias da minha morte são manifestamente exageradas".

eu por acaso fiz uma pesquisa sobre ele há uns tempos e não vi nenhuma noticia sobre o seu falecimento..... sei que matou mais algumas empresas e estoirou uns milhões, mas acho que ainda respira...

Ainda bem ! Julgo que era do PC e empresário ao mesmo tempo, bastante intrigante, mas mais uma vez poderei estar enganado.

o google diz que morreu o dono do café "A revlta dos pasteis de nata", um Alexandre Alves Vieira e de um Alexandre Alves Costa do Brasil....

não diz nada do "nosso", mais conhecido como Barão Vermelho (que nome hein....)

não quero cometer a heresia de dizer que o google pode estar enganado :)

[fechar]

Tens razão, já verifiquei. Algum curto-circuito no meu terceiro anel...

rcoelho

Não querendo desviar o tópico do seu rumo, aproveito a informação da página do SLB para tirar o print daquele que acho o presidente mais marcante da história do Benfica.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/slb/historia/presidentes

Cor_rubrum

Voltando ao off-topic dos ex presidentes, como que eu gostaria de ver concretizado o projecto do Vale para a reconversão da velha Luz!
Creio que era um projecto de engenharia do LNEC que reforçava, cobria e embelezava o estádio sem lhe reduzir a lotação. Não desgosto do nosso mui moderno e ultra-apetrechado estádio mas a velha Luz era especial !
Que saudades!

Cor_rubrum

Joaquim Ferreira Bugalho com u. É um erro muito comum escrever assim com o.

rcoelho

Citação de: Cor_rubrum em 01 de Agosto de 2020, 00:37
Voltando ao off-topic dos ex presidentes, como que eu gostaria de ver concretizado o projecto do Vale para a reconversão da velha Luz!
Creio que era um projecto de engenharia do LNEC que reforçava, cobria e embelezava o estádio sem lhe reduzir a lotação. Não desgosto do nosso mui moderno e ultra-apetrechado estádio mas a velha Luz era especial !
Que saudades!

sinceramente também me custou muito mas provavelmente a construção de um novo era a melhor opção.

O que eu gostava não era só do estádio mas de toda a sua envolvencia, aquela subida e a imagem da estátua do Eusébio com a Águia atrás.... aquela entrada e escadaria monumental, o pavilhão onde vi grandes jogos de hoquei e basket nas traseiras junto à loja, os campos de ténis, as piscinas e o pavilhão Borges Coutinho.... em termos de complexo desportivo era uma coisa maravilhosa....

as torres de iluminação, as rampas de acesso ao 3º anel..... perfeito, saudade   

cacetadas

Citação de: Cor_rubrum em 01 de Agosto de 2020, 00:41
Acho que tu é que estás enganado neste caso.

Enviado do meu 3310 usando o Tapatalk

rcoelho

nem reparei, é o que está no site ofical do SLB!!!

vou enviar email.....

rcoelho

Citação de: cacetadas em 01 de Agosto de 2020, 00:43
Acho que tu é que estás enganado neste caso.

Enviado do meu 3310 usando o Tapatalk

vi as duas versões........ em diferentes sites