Julian Weigl

Médio, 30 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 4 épocas (2020-2022), 115 jogos (8492 minutos), 5 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1)

André Sousa

Citação de: Castro_SLB em 31 de Agosto de 2021, 04:46
Com Jesus, acho que se pode descartar o 4-3-3, nem me lembro de ter usado tal esquema uma vez que fosse. Também acho que não temos alas para isso, e mesmo os centrais beneficiam quase todos de jogar num esquema a 3, sobretudo o Vertonghen e Ota.

Acho que será para manter o esquema a 3 centrais definitivamente. Se não vier mais nenhum central, jogaremos muitas vezes no 4-4-2 deprimente desta iteração do Jesus, mas aí provavelmente jogará o Meité.

Eu gosto do Rafa a jogar sobre a esquerda num 4-3-3, até porque dá-lhe oportunidade de vir receber dentro e fazer a diferença nos primeiros metros.

Os centrais... se fosse para jogar numa linha de quatro não me importava de vender o Vertonghen.

O Meité é outro... até agora tem sido muito fraquinho. Supostamente seria um médio com um perfil diferente, muito mais rápido sobre o espaço, afinal parece que gosta de jogar devagarinho e parado.

Idealmente, teria sido algo como. Guarda-redes, lateral direito, Grimaldo, Otamendi, Veríssimo, Weigl, João Mário, médio, Rafa, extremo e avançado.

Desconheço o que vale o Yaremchuk e o próprio Lázaro, mas em comparação com o que tivemos anteriormente, precisávamos que entrassem no 11 de caras para darmos um salto qualitativo.

S1Benfica

O João Mário defende muito, dividindo tarefas (e não perde as bolas que a falta de velocidade do Weigl, depois, não conseguiria recuperar).

André Sousa

Citação de: RedLegend em 31 de Agosto de 2021, 04:50
Então dos 4 anos do Tetra houve 1 ano em que o sérvio teve de levar com o Pizzi a 8. Volto a dizer, mais me ajudas no que eu estava a tentar mostrar ao user.
E não o sistema no papel só por si não diz nada ou diz muito pouco. Obviamente as dinâmicas e os jogadores (e as suas características) contam muito. Aliás, é até por isso que um 4-4-2 "cratera" (por causa do Pozzi) funciona melhor com um Fejsa do que com o Weigl. Agora, é possível teres um 4-4-2 e seres consistente defensivamente. Podes ser um equipa compacta em 4-4-2. Olha o Porto do SC. Precisas é de ter os jogadores certos para isso.

Lá está, depende dos jogadores. O Benfica tinha dois avançados que no momento defensivo eram fraquinhos, Jonas e Mitro, apesar de ter sido o Guedes a começar a época (até chegámos a jogar com Guedes e Rafa na frente porque estava tudo no estaleiro), tinha dois extremos, tinha um 8 que é menos um no momento defensivo e dois laterais ofensivos, onde um tem claras dificuldades em transição.

O Porto em 4-4-2 raramente joga com dois extremos, geralmente é um extremo e outro médio (Otávio), mete dois médios de equilíbrios, vide Uribe e Danilo, e depois ainda mete um bicho na frente com imenso trabalho defensivo, basta relembrar o Marega. 

É completamente diferente.

Aliás, a alteração do perfil do ala até aconteceu porque o Benfica não conseguiu sacar ninguém semelhante ao Ramires. Tentou-se o Wesley e o Elias e não veio nenhum... e o Benfica abordou a época com Gaitán para o lugar do Di Maria e Salvio para o lugar do Ramires. Deu merda, obviamente.

Isto quando o JJ até chegou a jogar em 4-3-3 no torneio do Guadiana e com excelentes resultados, mas rapidamente abandonou essa ideia.

André Sousa

Citação de: S1Benfica em 31 de Agosto de 2021, 04:56
O João Mário defende muito, dividindo tarefas (e não perde as bolas que a falta de velocidade do Weigl, depois, não conseguiria recuperar).

Defende muito... mas não tem capacidade física para alargar o raio.

A velocidade é um argumento muito importante quando existe, basta ver o Kanté, ou mesmo o Pepe no seu auge, falando de um central. Dão outro tipo de soluções à equipa e mesmo dentro de jogo permitem muita coisa, seja para compensar posicionamentos seja para compensar erros.

Quando há inferioridade ou igualdade numérica... dá jeito.

O Di Maria foi fundamental na UCL ganha pelo Ancelotti por causa disso.

RedLegend

Citação de: André Sousa em 31 de Agosto de 2021, 04:58
Citação de: RedLegend em 31 de Agosto de 2021, 04:50
Então dos 4 anos do Tetra houve 1 ano em que o sérvio teve de levar com o Pizzi a 8. Volto a dizer, mais me ajudas no que eu estava a tentar mostrar ao user.
E não o sistema no papel só por si não diz nada ou diz muito pouco. Obviamente as dinâmicas e os jogadores (e as suas características) contam muito. Aliás, é até por isso que um 4-4-2 "cratera" (por causa do Pozzi) funciona melhor com um Fejsa do que com o Weigl. Agora, é possível teres um 4-4-2 e seres consistente defensivamente. Podes ser um equipa compacta em 4-4-2. Olha o Porto do SC. Precisas é de ter os jogadores certos para isso.

Lá está, depende dos jogadores. O Benfica tinha dois avançados que no momento defensivo eram fraquinhos, Jonas e Mitro, apesar de ter sido o Guedes a começar a época (até chegámos a jogar com Guedes e Rafa na frente porque estava tudo no estaleiro), tinha dois extremos, tinha um 8 que é menos um no momento defensivo e dois laterais ofensivos, onde um tem claras dificuldades em transição.

O Porto em 4-4-2 raramente joga com dois extremos, geralmente é um extremo e outro médio (Otávio), mete dois médios de equilíbrios, vide Uribe e Danilo, e depois ainda mete um bicho na frente com imenso trabalho defensivo, basta relembrar o Marega. 

É completamente diferente.

Aliás, a alteração do perfil do ala até aconteceu porque o Benfica não conseguiu sacar ninguém semelhante ao Ramires. Tentou-se o Wesley e o Elias e não veio nenhum... e o Benfica abordou a época com Gaitán para o lugar do Di Maria e Salvio para o lugar do Ramires. Deu merda, obviamente.

Isto quando o JJ até chegou a jogar em 4-3-3 no torneio do Guadiana e com excelentes resultados, mas rapidamente abandonou essa ideia.
Mas até com o plantel que tens, acho que o 4-3-3 é o sistema seria o sistema que melhor encaixaria nas características dos jogadores. Assim neste 4-4-2 obrigas o Rafa a ter de fazer piscinas para compensar na defesa. E o João Mario e Weigl funcionam se o JJ jogar com 3 centrais.

André Sousa

Citação de: RedLegend em 31 de Agosto de 2021, 05:05
Mas até com o plantel que tens, acho que o 4-3-3 é o sistema seria o sistema que melhor encaixaria nas características dos jogadores. Assim neste 4-4-2 obrigas o Rafa a ter de fazer piscinas para compensar na defesa. E o João Mario e Weigl funcionam se o JJ jogar com 3 centrais.

O 3-4-3 também não é mau, principalmente se o Lázaro encaixar bem (segundo se diz até é mais ala do que lateral).

Dá para ter o Rafa a receber mais por dentro e optar por outro jogador que não um extremo.

Guarda-redes, Vert, Ota, Lucas, Lázaro, Grimaldo, Weigl, João Mário, Rafa, ?, Yaremchuk. É preciso algumas dinâmicas no meio campo para não ficarmos com uma linha de cinco a defender e depois apenas dois jogadores mais perto, mas dá para fazer.

Uma coisa interessante até seria meter o Grimaldo a fazer de interior. O JJ chegou a fazer isso no Dragão quando fomos lá ganhar 2-0 para a Taça, na altura com o César Peixoto a jogar à frente do Coentrão e a retirar a capacidade de largura do Porto.

S1Benfica

Citação de: André Sousa em 31 de Agosto de 2021, 05:01
Citação de: S1Benfica em 31 de Agosto de 2021, 04:56

Defende muito... mas não tem capacidade física para alargar o raio.

A velocidade é um argumento muito importante quando existe, basta ver o Kanté, ou mesmo o Pepe no seu auge, falando de um central. Dão outro tipo de soluções à equipa e mesmo dentro de jogo permitem muita coisa, seja para compensar posicionamentos seja para compensar erros.

Quando há inferioridade ou igualdade numérica... dá jeito.

O Di Maria foi fundamental na UCL ganha pelo Ancelotti por causa disso.
O sentido era mais na sua incorporação no raio do Weigl.

É uma ajuda gigante e deixa o Julian muito mais confortável, em todos os aspectos.
Ele precisava disso e soltou-se finalmente (estes últimos 45m foram "qualquer coisa").

PS: Por estranho que pareça, ou talvez não, eu não teria o mínimo problema (a não ser ofensivo, depois) em jogar com o Mário a médio defensivo.

Ocaso Épico

Citação de: André Sousa em 31 de Agosto de 2021, 04:58

4-1 ao Feyenoord e 4-1 ao Aston Villa

Era o que o plantel desse ano pedia...

Roberto / Júlio César

Maxi / Luís Filipe
Sidnei / Luisão
David Luiz / Roderick
Coentrão / Carole

Javi / Airton
Amorim / Carlos Martins
Aimar / Peixoto

Salvio / Saviola
Gaitan / Jara
Cardozo / Kardec

Shoky

A discutirem futebol a sério neste tópico?
Como ousam?

Ocaso Épico

vejo no Weigl potencial para fazer tipo lucho gonzales no 433 do jesualdo

watt338

Citação de: Shoky em 31 de Agosto de 2021, 14:17
A discutirem futebol a sério neste tópico?
Como ousam?

Acho melhor voltar para as tabelas de excel...

Benficaa

Lost_88

Herzlichen Gluckwunsch Craque!

Nutmeg

Parabéns, melhor jogador de futebol do plantel!

(Também conhecido apenas por Weigl)

Jb3011

Cachecol vem cá dar os parabéns, o rapaz merece!