Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

Surfada

Citação de: Óleo em 11 de Agosto de 2022, 13:33
Citação de: andre_diogo em 11 de Agosto de 2022, 13:19
Citação de: Mikeslb1904 em 10 de Agosto de 2022, 21:28

Uma sugestão séria à Administração do Serbenfiquista:

- vultos grandiosos da Nossa história, que honraram o nosso nome e que o engrandeceram, não devem estar na mesma categoria "de águia ao peito" que outros...

Sugiro, veementemente, a criação de um outro separador, por exemplo "Panteão Serbenfiquista" onde estariam nomes gigantes da Nossa história e amigos/companheiros aqui do SB que partiram para o Anel Eterno.

Já tinha saudades de ver malta a queixar-se dos separadores da secção "Passado".

Estou no fórum há 14 anos, já vamos na terceira solução e pelos vistos continua a não ser consensual.

Criamos então esse separador com nomes gigantes da história... e depois mantêm-se nomes  como o Preud'Homme ou o Miccoli na mesma secção dos Paulos Sousa e afins. Fantástico.

Para mim o modelo anterior estava bom. Criaria a seguinte nomenclatura: Imortais, Heróis, Saudosos, Discretos e Pérfidos.

Não sei qual é o preconceito da administração em colocar a história como ela é. Se entendemos, na história de Portugal, D. Fernando, Miguel de Vasconcelos ou Buiça como traidores, não vejo qual o problema de invocar Maxi, Paulo Sousa, Rodriguez, etc, nesse mesmo teor.

Explica o porquê do Manuel Buiça ser considerado um traidor

lancadordedois

Citação de: cipri_slb em 11 de Agosto de 2022, 15:42
Citação de: lancadordedois em 11 de Agosto de 2022, 15:28
Citação de: cipri_slb em 11 de Agosto de 2022, 15:20
Nao fazia ideia que tinha tido depressao depois daquela experiencia como treinador interino em 2008.

olha que eu acho que a coisa começou quando foi para França... e por motivos nao desportivos apesar do proprio dizer que medicos no bordeu era chapeu...e nao tratar as micro roturas.

pá , acho que nao vale a pena irmos por esse caminho , vamos respeitar a memoria de alguem que deu tudo fora e dentro do campo.

Eu disse aquilo porque vi a reportagem da Sporttv sobre ele e o Nuno Gomes falou que ele tinha ficado bastante abalado com a experiencia como treinador da equipa principal.

O0

redeagle59

O Manuel Buiça e o Alfredo Costa não foram traidores, foram assassinos!

Sequel

"Escrevo com um nó na garganta: tive o privilégio único de ter conhecido ainda que muito fugazmente o grande o enorme jogador e a Pessoa fabulosa que foi Fernando Chalana, muito amigo aqui no Facebook.
Certo dia enchi-me de coragem e lá me desloquei ao Estádio da Luz com Sven-Goran Eriksson acabadinho de chegar. Estava eu, se bem me lembro, a dar aulas em Sto. André no Barreiro e quis a sorte que o adepto embevecido que fui e continuo a ser desse de repente de caras com um grupo de jogadores que, nem de propósito formavam o célebre grupo do Barreiro: o Araújo, o Fred, o Diamante, o Bento, o seu suplente o monumental Jorge Martins, o Carlos Manuel e claro, o Pequeno genial com a sua farta bigodaça de Asterix. Sempre embevecido e outra vez o puto que na velha Luz fugia ao pai para ir para perto do relvado na esperança de ver o Cavém ou o Ângelo correr junto à lateral ali a dois passos; sempre embevecido, enchi-me de coragem e pedi ao Chalana que tirasse uma foto comigo. "Para recordação e para emoldurar, oh Génio!"     
"Com certeza mas espere aí um minutinho que eu vou juntar a rapaziada!"
E não é que vieram todos?
Tirámos a foto e de repente dou comigo a cavaquear com eles e com o Chalana em particular: "Se você trabalha no Barreiro, porque não dá uma saltada ao café Não me Lembro Já Qual para conversar com a gente? E já agora: está ali o Eusébio, a falar com o Gaspar Ramos: você não gostava de ter uma fotografia com o Rei? "Então, não gostava, oh Chalana!!! Não sei é se ele gostava!..."
"Ele é um tipo muito simples. Eu vou lá falar com ele".
Foi e, de súbito, dou comigo a ser chamado com um gesto cheio de cordialidade por essa outra figura mítica do futebol que foi o King.
"Queres tirar uma fotografia comigo, é? Olha, se fosse o Pelé nem tinhas dinheiro para lhe pagar mas como tu és benfiquista do coração vamos lá tirar a fotografia. Só ponho uma condição..."
"O que o senhor quiser, senhor Eusébio!"
"Eu sou só Eusébio mas a condição é que o «Garoupa» fique na foto também"
Guardo religiosamente a foto que tirámos eu a dois génios absolutamente únicos e diria eu virtualmente irrepetíveis do nosso desporto: o Deusébio e o Pequeno genial que hoje nos deixou para sempre, dois seres humanos fantásticos que nunca precisaram de se anunciar com vedetismos e egomanias de meia tigela...

Carlos António Machado Acabado "

Texto de um senhor que considero um bom amigo meu, Benfiquista doente e dos bons :)

Avante

Não li todo o tópico portanto não sei se jà tocaram no assunto mas aqui em França, o Chalanix era conhecido pelo penalti de Dniepro. Lenda.

Óleo

Citação de: Surfada em 11 de Agosto de 2022, 15:47

- vultos grandiosos da Nossa história, que honraram o nosso nome e que o engrandeceram, não devem estar na mesma categoria "de águia ao peito" que outros...

Sugiro, veementemente, a criação de um outro separador, por exemplo "Panteão Serbenfiquista" onde estariam nomes gigantes da Nossa história e amigos/companheiros aqui do SB que partiram para o Anel Eterno.

Já tinha saudades de ver malta a queixar-se dos separadores da secção "Passado".

Estou no fórum há 14 anos, já vamos na terceira solução e pelos vistos continua a não ser consensual.

Criamos então esse separador com nomes gigantes da história... e depois mantêm-se nomes  como o Preud'Homme ou o Miccoli na mesma secção dos Paulos Sousa e afins. Fantástico.

Para mim o modelo anterior estava bom. Criaria a seguinte nomenclatura: Imortais, Heróis, Saudosos, Discretos e Pérfidos.

Não sei qual é o preconceito da administração em colocar a história como ela é. Se entendemos, na história de Portugal, D. Fernando, Miguel de Vasconcelos ou Buiça como traidores, não vejo qual o problema de invocar Maxi, Paulo Sousa, Rodriguez, etc, nesse mesmo teor.

Um vacinora sanguinário a mando da Carbonária maçonica, anti clericalzinho, neo -ateu de pacotilha, que desrespeita, além da vida humana, a expressão máxima do estado e da coroa portuguesa, ceifando a vida de um jovem e de um rei culto, vanguardista e talentoso, e sendo responsável indirecto pelo exórdio do período mais negro da história de Portugal como foi a Primeira República? É uma jóia de moço.

Bleach

Quando comecei a acompanhar o futebol já apanhei o final do chalana, quando as pessoas desaparecem tendemos a pó las  num pedestal , e a falar de tudo de bom que tinham. O chalana via se que era uma pessoa 5 estrelas, como jogador pelo que dizem tinha imensa fantasia , e tinha aquela figura peculiar que o fazia sobressair mais ainda . Vendo os números a meu ver ficam algo a desejar atendendo a fama do mesmo. Já vi aí pessoas a mete lo no top 10 dos melhores jogadores...caberia lá mesmo? Sei que estaria nos lugares mais acima , mas no top 10? Não seria mais o romantismo da sua fantasia a jogar, o seu bom coração e a sua figura ímpar a empurra ló para lá? Alguém que ache que ele cabia no top10 mas que o tenha visto no auge a jogar me elucide se estarei errado.
Deixo aqui os seus números (que não acho extraordinários, apesar de bons) gostava de saber também as assistências, que devem ter sido bastantes.
1976–1984 Benfica  262j 39g
1984–1987 Bordéus 16j 1g
1987–1990 Benfica 48j 8g
1990–1991 Belenenses 14j 0g
1991–1992 Estrela 0j 0g
Seleção nacional
1976–1988 27j 2g

Descansa em paz Chalana e obrigado por tudo.

NSC

No sentido literal, até D. João, Mestre de Avis, foi um traidor. Se se revoltou contra a sua senhora...
Como é que o Buiça não seria, se atirou sobre o chefe de estado?

andre_diogo

Citação de: Óleo em 11 de Agosto de 2022, 16:30

Um vacinora sanguinário a mando da Carbonária maçonica, anti clericalzinho, neo -ateu de pacotilha, que desrespeita, além da vida humana, a expressão máxima do estado e da coroa portuguesa, ceifando a vida de um jovem e de um rei culto, vanguardista e talentoso, e sendo responsável indirecto pelo exórdio do período mais negro da história de Portugal como foi a Primeira República? É uma jóia de moço.
Podemos afirmar que o periodo negro perdurou por 66 anos mais os outros tantos  despendidos a modernizar o país.

imightbewrong

Calvinehobbes

Amanha convocaria todos os atletas de todos os escaloes, faria uma guarda de honra com todos....camisola fo Benfica com o nunero 10 nas costas com o kome Xalanix....eterno

jjlope00

merecia o estádio da Luz cheio

desembargador 1

Citação de: Bleach em 11 de Agosto de 2022, 16:35
Quando comecei a acompanhar o futebol já apanhei o final do chalana, quando as pessoas desaparecem tendemos a pó las  num pedestal , e a falar de tudo de bom que tinham. O chalana via se que era uma pessoa 5 estrelas, como jogador pelo que dizem tinha imensa fantasia , e tinha aquela figura peculiar que o fazia sobressair mais ainda . Vendo os números a meu ver ficam algo a desejar atendendo a fama do mesmo. Já vi aí pessoas a mete lo no top 10 dos melhores jogadores...caberia lá mesmo? Sei que estaria nos lugares mais acima , mas no top 10? Não seria mais o romantismo da sua fantasia a jogar, o seu bom coração e a sua figura ímpar a empurra ló para lá? Alguém que ache que ele cabia no top10 mas que o tenha visto no auge a jogar me elucide se estarei errado.
Deixo aqui os seus números (que não acho extraordinários, apesar de bons) gostava de saber também as assistências, que devem ter sido bastantes.
1984–1987 Bordéus 16j 1g
1987–1990 Benfica 48j 8g
1991–1992 Estrela 0j 0g
Seleção nacional
1976–1988 27j 2g

a "doença" atual de querer reduzir o futebol a estatísticas (por isso o jogo está cada vez mais desinteressante e sem virtuosos), ainda mais uma estatística que apenas tem dois elementos, jogos e golos.

Epá, o teu comentário tem tanta falta de noção que desculpa lá tem juízo!

andre_diogo

Citação de: Bleach em 11 de Agosto de 2022, 16:35
1984–1987 Bordéus 16j 1g
1987–1990 Benfica 48j 8g
1991–1992 Estrela 0j 0g
Seleção nacional
1976–1988 27j 2g

Na sua época, quando o Eusébio via o Benfica jogar costumava dizer "passa a bola ao Chalana". Porque "quem não sabe, tem de passar a quem sabe".

O Pequeno Genial era isto.