2° Melhor Jogador da História do Benfica

BossMil

Eusébio é de forma unânime, justa e inequívoca, considerado o melhor jogador que alguma vez envergou o Manto Sagrado.

Por estes dias, com o falecimento de Fernando Chalana, muito se falou sobre o seu lugar na História do Glorioso, sendo considerado o 2° melhor jogador que alguma vez jogou de Águia ao Peito, em várias conversas e plataformas.

Na minha opinião pessoal, sempre considerei Mário Coluna como o 2° melhor de sempre.

Gostaria de saber a opinião do Ser Benfiquista sobre este tema, lembrando que se tratam dos "melhores dos melhores", por isso colocar um determinado jogador à frente do outro não é razão para desprestígio, já que todos os considerados serão obviamente Lendas Eternas!

Quem colocariam depois do Pantera Negra? O Pequeno Genial? O Monstro Sagrado? Outro?

E Pluribus Unum

JMJ1976

Citação de: BossMil em 17 de Agosto de 2022, 09:47
Eusébio é de forma unânime, justa e inequívoca, considerado o melhor jogador que alguma vez envergou o Manto Sagrado.

Por estes dias, com o falecimento de Fernando Chalana, muito se falou sobre o seu lugar na História do Glorioso, sendo considerado o 2° melhor jogador que alguma vez jogou de Águia ao Peito, em várias conversas e plataformas.

Na minha opinião pessoal, sempre considerei Mário Coluna como o 2° melhor de sempre.

Gostaria de saber a opinião do Ser Benfiquista sobre este tema, lembrando que se tratam dos "melhores dos melhores", por isso colocar um determinado jogador à frente do outro não é razão para desprestígio, já que todos os considerados serão obviamente Lendas Eternas!

Quem colocariam depois do Pantera Negra? O Pequeno Genial? O Monstro Sagrado? Outro?

E Pluribus Unum

Acho que a seguir ao Eusébio há 3 ases que compõem um trio maravilha, mas que não consigo separar:
- Mário Coluna
- José Águas
- Fernando Chalana

Sinto que estou a ser injusto com alguém dos primeiros 50 anos da história do nosso clube, mas não sei o suficiente dessa história para destacar alguém.

johncleese

Estou indeciso entre o André Almeida e o Pizzi...

cmarg1971

Não foi há muito tempo que se tentou entregar uma coisa dessas a um senhor de bigode, mas afinal era o tipo errado.
De melhor passou rapidamente a pior.

Uma coisa é certa, o melhor a chorar pouco tempo cá jogou. Mas o troféu de melhor guarda-roupa ninguém lhe tira.
Também deve ganhar o prémio de melhor argumento adaptado...

BossMil

Citação de: JMJ1976 em 17 de Agosto de 2022, 09:50
Citação de: BossMil em 17 de Agosto de 2022, 09:47

E Pluribus Unum

Acho que a seguir ao Eusébio há 3 ases que compõem um trio maravilha, mas que não consigo separar:
- Mário Coluna
- José Águas
- Fernando Chalana

Sinto que estou a ser injusto com alguém dos primeiros 50 anos da história do nosso clube, mas não sei o suficiente dessa história para destacar alguém.

No período pré José Águas que mencionas, há nomes ilustres como Espírito Santo, Francisco Ferreira, Julinho, Rogério Pipi, Arsénio, entre outros.

Também me é mais difícil contextualizar esse período.

De resto, concordo com os 3 nomes que apresentas: José Águas, Mário Coluna e Fernando Chalana.

Manuel Bento, Humberto Coelho, Jaime Graça, José Augusto e António Simões também merecem consideração, na minha opinião, mas apesar de Lendas, não os coloco na lista para "disputa" do título de 2° melhor. Outro nome a ter em conta, seria o de Michel Preud'homme, mas a falta de títulos e até por ter passado pelo Benfica num período inglório em que não havia sinais da Mística, prejudica-o.

4x4x2

Diria que Chalana foi de facto o mais genial, mas não teve a regularidade de outros para estar nesse patamar. É um pouco como comparar o Ronaldinho com o Messi

van33

Eu nestas sou muito directo.  Quando me perguntam este tipo de coisas apenas posso responder por quem vi jogar e nunca pelo que me contam sem eu ter visto ao vivo nao 1 ou 2 jogos mas umas valentes dezenas de jogos. Por isso para mim o melhor do Benfica não foi o Eusébio.  Tal como o melhor do mundo não foi o Pelé nem Puskas nem nada disso. Mas obviamente cada um faz o quer

SLB37

Golden_Adler

MrPringle

Top 3

- Eusébio da Silva Ferreira
- Mário Esteves Coluna
- Fernando Chalana

nunoism

O Coluna claro e segundo o meu avô, o Jaime Graça

KATSO75

gostava mais de ir pelo pior heheheh

Pringle
Michael Thomas
...

Red Eagle SLB

Existem duas formas de fazer uma "pole" como esta esta...

A primeira é cada um dá a sua opinião e nunca se chegará a um consenso.

A segunda, mais objectiva, é definir critérios, anos de águia ao peito, títulos, internacionalizações, etc.

Penso que uma lista alargada de jogadores também poderá ajudar, vi já muitos nomes a ser mencionados e penso que, de uma forma geral, todos merecem esse destaque mas gostaria de ver nessa lista também jogadores como Valdo, João Pinto (que tão mal tratado foi por um presidente), Mozer, Humberto Coelho... talvez até o Victor Batista porque toda a família tem de ter o seu "enfant terrible".

pexim

Citação de: Red Eagle SLB em 17 de Agosto de 2022, 11:28
Existem duas formas de fazer uma "pole" como esta esta...

A primeira é cada um dá a sua opinião e nunca se chegará a um consenso.

A segunda, mais objectiva, é definir critérios, anos de águia ao peito, títulos, internacionalizações, etc.

Penso que uma lista alargada de jogadores também poderá ajudar, vi já muitos nomes a ser mencionados e penso que, de uma forma geral, todos merecem esse destaque mas gostaria de ver nessa lista também jogadores como Valdo, João Pinto (que tão mal tratado foi por um presidente), Mozer, Humberto Coelho... talvez até o Victor Batista porque toda a família tem de ter o seu "enfant terrible".
Isso seria ainda mais injusto. JVP foi dos últimos realmente grandes e tem um número ridículo de títulos em comparação com Luisão ou André Almeida, por exemplo.
A subjetividade não é uma coisa má, desde que cada um saiba enquadrar a sua opinião.
Eusébio está, naturalmente, cabeça e ombros acima de qualquer outro.
Os seus contemporâneos merecem todos destaque, por terem feito parte dos maiores episódios de glória na história do clube, com Coluna em claro destaque, seguido de perto por Simões, Águas e Torres.
No início da nossa história, Cosme Damião, Ribeiro dos Reis e Vítor Silva marcaram uma época.
Arsénio, Julinho e Rogério Pipi foram os "Chalanas" do seu tempo.
Fernando Chalana foi o nosso "Garrincha". O primeiro grande virtuoso do futebol português, o primeiro malabarista, o primeiro ilusionista.
Antes dele, ganhava a força, a potência de remate e a velocidade. Depois dele, vieram 9s tempos dos artistas. Marca um momento de viragem na forma de se jogar futebol.
Talvez mereça um top 5, mas pela qualidade, não pela história. Porque, aí, tem outros à sua frente que fizeram toda a carreira cá e sempre a ganhar e a ser destaque. É difícil destronar a geração da década de 60.

Torgal

No caso do Chalana a sua dimensão não está agarrada apenas a ter sido,  supostamente, o 2° melhor jogador de sempre do SL Benfica. O Chalana é muito mais do que "apenas" o jogador que foi. Foi um excelente jogador, mas não foi isso sozinho que o fez grande aos olhos dos adeptos.

Mais que a sua categoria como jogador, não minimizando essa parte, a sua dimensão como homem e benfiquista é que o tornaram uma lenda, para sempre amado por nós adeptos.