Roger Schmidt

Treinador, 58 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (2022-2024), 115 jogos (81 vitórias, 17 empates, 17 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

bad-wave

Citação de: Android1974 em 04 de Março de 2023, 00:18
Citação de: bad-wave em 04 de Março de 2023, 00:15
Citação de: Android1974 em 04 de Março de 2023, 00:11
Citação de: bad-wave em 04 de Março de 2023, 00:05
Citação de: Android1974 em 03 de Março de 2023, 23:58
Citação de: bad-wave em 03 de Março de 2023, 23:37
Citação de: Archie Bunker em 03 de Março de 2023, 23:22
Citação de: bad-wave em 03 de Março de 2023, 23:19Parabéns por mais uma vitória. Muito a melhorar na gestão de plantel, substituições feitas e o seu timing. Para mim este é o maior ponto fraco do nosso grande treinador.
que mais podia ele ter feito hoje?
Fizemos apenas duas substituições e ambas apenas nos últimos 10 minutos.
O Neves por exemplo devia jogar mais minutos e no meio campo para quando um dos dois do centro levar amarelo (já que o Chiquinho ainda não deverá estar recuperado nos próximos dois jogos).
A descida do Gonçalo Ramos para encaixar o Musa à sua frente também para mim não faz sentido. O Ramos é e tem sido o nosso matador, logo meter o Musa só tirando o Ramos.
Quer o Andreas, quer o Casper poderiam muito bem ter substituído o Rafa e/ou o Neres.
Até agora nem um único minuto de ambos. Se no caso do Andreas a sua contratação faz sentido numa de antecipação aos tubarões (ou era agora ou nunca), a não utilização do Casper faz com que a sua contratação possa ter sido desnecessária.
Esse fetiche com dar minutos aos miúdos merece cuidado. A ganhar 1-0 até aos 93', com um campeonato em jogo, e querem meter gajos que, por enquanto, nem na B fazem a diferença. Ou um puto como o J.Neves numa zona defensiva central, sujeito a cometer um qualquer erro (perdeu 3 vezes a posse em 8 minutos, felizmente que mais à frente no terreno).
Não é fetiche. Não acho que devemos dar minutos a quem não os merece. 15 minutos jogados nos últimos 5 ou 6 jogos que entrou.
O tipo de jogo que se faz nas posições mais dianteiras do terreno é sempre de mais risco do que nas zonas mais recuadas, logo esse dado é na minha opinião irrelevante.
Irrelevante ter perdido mais bolas, proporcionalmente, do que J.Mário e Neres, que fizeram as posições a titulares para onde ele entrou? Nesse aspeto, perdeu tantas como o Rafa, que levou porrada e estava a tentar criar jogadas de golo pelo meio.
Irrelevante quando tentas deduzir que por ter essas perdas de bola na ala, as teria também no centro onde o tipo de jogo que faria era diferente.
Não estou a dizer que ele perder a bola é irrelevante, apenas que não pode ser tomado como uma verdade absoluta para o centro do terreno.
Pois, mas parece que, na dúvida, é melhor não o meter lá. Aliás, o Schmidt só o meteu aí quando foi obrigado, pela lesão do Chiquinho contra o Boavista aos 95'. Mas, a meu ver, é claramente a posição para que está a ser preparado. Quando tivermos um jogo e resultado controlado, é metê-lo a 8 sem medo.
Agora imagina que o Fred ou o Tino recebem amarelo, não jogando no próximo jogo. Não é garantido que o Guedes e o Chico estejam recuperados até lá.
Terias que descer o João Mário, por o Rafa na ala e jogar com Ramos e Musa. No banco tens um Neves com poucos minutos e os nórdicos sem nenhuns. Imagina também que o jogo está empatado e queres mexer com o jogo e aí nenhum dos 3 tem minutos suficientes para ter impacto.
E nem sequer penso no Tino e o Fred terem amarelo no mesmo jogo, isso então era bastante pior. 

Android1974

Citação de: mojo_j0jo em 04 de Março de 2023, 00:23
Citação de: Android1974 em 04 de Março de 2023, 00:19
Citação de: mojo_j0jo em 04 de Março de 2023, 00:17Não confia ainda nos nórdicos, o que infelizmente faz com que o plantel fique muito curto quando há lesões.

Hoje dava jeito o Guedes ou mesmo o Draxler para entrar. Sem nenhum deles ele não confia em ninguém do banco para tentar abanar o jogo.
Por acaso nem estava à espera que metesse o Musa e recuasse o G.Ramos, foi bem pensado e resultou.
Resultou bem, a posição não estranha para o Ramos. Fez a época passada toda aí e foi bastante competente.

De qualquer forma o problema é nos corredores. Basta um entre Rafa, João Mário, Guedes e Neres se lesionar, que o plantel parece logo curto.
Pois, há umas semanas atrás estávamos a queixar-nos com a fartura. Mas Schjeldrup há de chegar a ser útil e o J.Neves já é, embora mais no sentido defensivo.

Nirvana_87

Citação de: iloy em 04 de Março de 2023, 00:03
Citação de: PorscheLM1 em 03 de Março de 2023, 23:53
Citação de: iloy em 03 de Março de 2023, 23:49
Citação de: PorscheLM1 em 03 de Março de 2023, 23:26Gastamos 20M em dois jogadores do Torreense?

Parece.

Medo de quê?
Se os jogadores não jogam è certamente que o Roger acha que não estão preparados para isso
Hoje iam entrar para que?
Para moralizar os rapazes.
Chegaram há 2 meses e nem um minuto. Não devem andar muito felizes...

Com o jogo ainda com 1-0?
EPA deixem os rapazes, o tempo deles vai chegar mas percebo perfeitamente o treinador e acho que podemos ter confiança no Roger.

Não me referia apenas a este jogo. 

Tb confio no Roger, está a fazer um excelente trabalho mas é um reparo à situação dos rapazes.

Android1974

Citação de: bad-wave em 04 de Março de 2023, 00:26
Citação de: bad-wave em 03 de Março de 2023, 23:19Parabéns por mais uma vitória. Muito a melhorar na gestão de plantel, substituições feitas e o seu timing. Para mim este é o maior ponto fraco do nosso grande treinador.
O Neves por exemplo devia jogar mais minutos e no meio campo para quando um dos dois do centro levar amarelo (já que o Chiquinho ainda não deverá estar recuperado nos próximos dois jogos).
A descida do Gonçalo Ramos para encaixar o Musa à sua frente também para mim não faz sentido. O Ramos é e tem sido o nosso matador, logo meter o Musa só tirando o Ramos.
Quer o Andreas, quer o Casper poderiam muito bem ter substituído o Rafa e/ou o Neres.
Até agora nem um único minuto de ambos. Se no caso do Andreas a sua contratação faz sentido numa de antecipação aos tubarões (ou era agora ou nunca), a não utilização do Casper faz com que a sua contratação possa ter sido desnecessária.
Esse fetiche com dar minutos aos miúdos merece cuidado. A ganhar 1-0 até aos 93', com um campeonato em jogo, e querem meter gajos que, por enquanto, nem na B fazem a diferença. Ou um puto como o J.Neves numa zona defensiva central, sujeito a cometer um qualquer erro (perdeu 3 vezes a posse em 8 minutos, felizmente que mais à frente no terreno).
Não é fetiche. Não acho que devemos dar minutos a quem não os merece. 15 minutos jogados nos últimos 5 ou 6 jogos que entrou.
O tipo de jogo que se faz nas posições mais dianteiras do terreno é sempre de mais risco do que nas zonas mais recuadas, logo esse dado é na minha opinião irrelevante.
Irrelevante ter perdido mais bolas, proporcionalmente, do que J.Mário e Neres, que fizeram as posições a titulares para onde ele entrou? Nesse aspeto, perdeu tantas como o Rafa, que levou porrada e estava a tentar criar jogadas de golo pelo meio.
Irrelevante quando tentas deduzir que por ter essas perdas de bola na ala, as teria também no centro onde o tipo de jogo que faria era diferente.
Não estou a dizer que ele perder a bola é irrelevante, apenas que não pode ser tomado como uma verdade absoluta para o centro do terreno.
Pois, mas parece que, na dúvida, é melhor não o meter lá. Aliás, o Schmidt só o meteu aí quando foi obrigado, pela lesão do Chiquinho contra o Boavista aos 95'. Mas, a meu ver, é claramente a posição para que está a ser preparado. Quando tivermos um jogo e resultado controlado, é metê-lo a 8 sem medo.
Agora imagina que o Fred ou o Tino recebem amarelo, não jogando no próximo jogo. Não é garantido que o Guedes e o Chico estejam recuperados até lá.
Terias que descer o João Mário, por o Rafa na ala e jogar com Ramos e Musa. No banco tens um Neves com poucos minutos e os nórdicos sem nenhuns. Imagina também que o jogo está empatado e queres mexer com o jogo e aí nenhum dos 3 tem minutos suficientes para ter impacto.
E nem sequer penso no Tino e o Fred terem amarelo no mesmo jogo, isso então era bastante pior.
Não vou é pôr este jogo de hoje em causa para precaver cenários hipotéticos pouco prováveis. Se calhar contra o Marítimo estás a ganhar por 3 ao intervalo e podes.

tnlemos

Citação de: ABenficaC em 04 de Março de 2023, 00:07
Citação de: tnlemos em 03 de Março de 2023, 23:58
Citação de: ABenficaC em 03 de Março de 2023, 23:49O que está a acontecer é que a equipa adaptou-se ao futebol do João Mário e não o contrário.

Antes jogávamos mais rápido,  1 toque, mais objectivos e o JM dava o toque de calma. Agora é o contrário

Voltar à primeira fórmula por favor
Sem Enzo e não tendo chegado ninguém, julgo que será muito dificil... O RS tem aproveitado o melhor dos jogadores, e já muito tem feito ele. Mas conseguir fazer do Chiquinho um Enzo, pelo menos não se consegue de um momento para o outro.
Já com o enzo este futebol mastigado estava a se impor a pouco
O Benfica termina o ano em grande... Estás a falar do pós-mundial?

bad-wave

Citação de: Android1974 em 04 de Março de 2023, 00:29
Citação de: bad-wave em 04 de Março de 2023, 00:26
Não vou é pôr este jogo de hoje em causa para precaver cenários hipotéticos pouco prováveis. Se calhar contra o Marítimo estás a ganhar por 3 ao intervalo e podes.
Pouco prováveis? Ok. 
Por em causa o jogo de hoje por dar mais tempo de jogo aos 3? Se calhar o jogo de hoje com o habilidoso do Soares Dias só não correu mal porque defendemos bem. 

SigaPaVinho

Equipa parece estar de rastos fisicamente. Continuar a melhorar a coesão defensiva pq isto vai ser na raça, tá visto.

Birk

Podia rodar mais mas há uma questão que mudou muito neste Benfica do Roger. A nível físico não me lembro do último plantel a fazer tantos jogos seguidos sem grandes alterações. Mesmo jogando de 3 em 3 dias, o 11 só era alterado por necessidade e não há o clássico rodar a equipa. Mesmo em jogos das taças.

E por incrível que pareça , as lesões que temos tido, na sua maioria, são lesões de impacto e não de cansaço. Os jogadores são esticados fisicamente ao máximo e acabaram por evoluir muito nesse aspecto. Veja se o JM que joga praticamente os 90 mins em todos os jogos quando com Jesus era frequente vê lo mais cansado a partir dos 70 minutos.

Muito do sucesso da equipa vem daí. Os novos entram quando derem confiança e quando for preciso. Tal como quando entrou o Chiquinho. Até lá, o foco tem sido as dinâmicas e ter a equipa super coesa até ao fim.

sbremoved_34227

Isto hoje foi fraquinho. 

Falta imaginação e rasgo no ataque. O que é estranho, com Rafa e Neres no 11.

A ver se o jogo na Champions serve para dar o click. 

raio

Os primeiros 30m foram algo lentos, tudo muito previsível e até perdas infantis de bolas entre jogadores nossos, mas fomos melhorando.

Começar a ficar sem opções no banco com as lesões de guedes e chiquinho também tem o seu peso, mesmo para quem está em campo.

Kyoto

esta epoca tivemos de tudo o que s epode pedir em termos de gestao de plantel:

- Contractacoes com rendimento desportivo e financeiro (Enzo)
- Aposta em jovens (Antonio Silva e Ramos)
- re-valorizacao de activos que ha meio ano valiam pouco mais de zero (Florentino e chiquinho)

ja para ano mencionar a purga brutal de activos em declinio (almeida, taraabt, pizzi, vertonghen, seferovic...). tem sido um ano perfeito. que seja coroado com o 38

Lost_88

Registo fantástico até ao momento, apesar das desilusões nas taças, sendo que uma nos foi gamada à cara podre.

slbenfica_croft

O desgaste físico finalmente se começa a notar.

O jogo de Vizela que é um jogo com características particulares já tinha dado sinais claros disso mesmo na segunda parte.

A equipa perde imediatamente dinâmica que se nota bastante num bloco baixo e bem fechado como o do Famalicão ontem. Ainda assim notou-se inteligência para perceber o momento e tentar gerir com bola não baixando a zona de pressão sem ela

Isto acaba por ser normal e inevitável se se olhar racionalmente para os minutos de vários jogadores.

Nota-se que a partir dos 60min caem e mesmo antes não apresentam a mesma dinâmica.

Com lesões ainda pior. Ontem tinha dado jeito o Guedes e o mal amado Chiquinho. Até o Draxler.

Dir-me-ão que os nórdicos estavam no banco mas é preciso ver que vieram de uma pré-época e o ontem considerando que estava 1 zero apenas quiseram protegê-los .

Eu pessoalmente gostava que o Benfica fizesse mais vezes este processo de adaptação dos jogadores novos pelo menos alguns deles. Naturalmente isto no Benfica dá azo a conversa coisa que no porto por exemplo nem se pia e podem ficar um ano a jogar a conta gotas sem que se levante uma voz que seja nos media e no seio do clube dentro e fora. E por norma com resultados práticos depois.

É preciso gerir a ganhar. Isto é complicado mas é necessário fazê-lo e todos anos se aplica esta necessidade em determinados períodos.

Aqui e ali o RS não gerou tão bem a rotação.

Recuperar os lesionados agora é importante

Quanto aos nórdicos em breve começarão a jogar. Sem dramas

Savicevic

Precisamos de melhorar em ataque posicional. Encontrar as soluções que o Enzo dava e nenhum dos outros oferece, principalmente no chamado "half space".

De resto, fomos mais uma vez capazes de remeter o adversário ao seu último reduto, a juntar as duas linhas, mas faltou criatividade, acerto na execução e mais uma ou outra ideia para entrar na organização do Famalicão. João Mário fez um péssimo jogo e o Rafa está num momento horrível, decidiu mal quase todos os lances. Neres também pouco acrescentou ontem. Aursnes ganhou hype recentemente mas, a meu ver, tem feito as piores exibições ao serviço do Benfica nos últimos tempos. Complicativo, a demorar a soltar, o jogo não tem fluído nos pés dele. E por aí se calhar já se percebe o porquê de ter sido o Chiquinho a ser utilizado na saída do Enzo.

Devia considerar mais vezes a utilização do Musa em simultâneo com o Ramos, mais uma vez entrou e foi extremamente eficaz nas acções de costas para a baliza e a aproximar a equipa da área adversária (e do golo, claro).

João Neves nos poucos minutos que tem tido também mostra qualidade com bola e uma tomada de decisão e ocupação do espaço muito, muito acima da média. Eu apostava nele sem medo.

O Casper e o Andreas já se percebeu que serão reforços para a próxima época a não ser que o campeonato fique mesmo resolvido a 4 ou 5 jornadas do fim.

Se ganharmos os dois próximos jogos da liga, Porto, Braga ou ambos podem ficar praticamente arrumados da corrida no fim-de-semana de 18 e 19.

mackinne

Citação de: Birk em 04 de Março de 2023, 00:58Podia rodar mais mas há uma questão que mudou muito neste Benfica do Roger. A nível físico não me lembro do último plantel a fazer tantos jogos seguidos sem grandes alterações. Mesmo jogando de 3 em 3 dias, o 11 só era alterado por necessidade e não há o clássico rodar a equipa. Mesmo em jogos das taças.

E por incrível que pareça , as lesões que temos tido, na sua maioria, são lesões de impacto e não de cansaço. Os jogadores são esticados fisicamente ao máximo e acabaram por evoluir muito nesse aspecto. Veja se o JM que joga praticamente os 90 mins em todos os jogos quando com Jesus era frequente vê lo mais cansado a partir dos 70 minutos.

Muito do sucesso da equipa vem daí. Os novos entram quando derem confiança e quando for preciso. Tal como quando entrou o Chiquinho. Até lá, o foco tem sido as dinâmicas e ter a equipa super coesa até ao fim.

As equipas do Jesus corriam mais, mas não necessariamente melhor. Era um jogo de pressão total a toda a hora de todos os jogadores, por isso era natural que as equipas dele estourassem fisicamente quer no final de cada jogo, quer no último terço do campeonato.

Esta equipa pressiona alto, mas parece mais criteriosa e durante grandes períodos do jogo faz circulação de bola, que ajuda a recuperar.