Rafa

Avançado, 32 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2016-2024), 326 jogos (21235 minutos), 94 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2)

Pablito13

Eu tenho uma boa solução. Mantemos o Rafa, porque é sempre bom ter um jogador com as suas características no plantel, mas vamos buscar um jogador de qualidade para essas zonas do terreno, com grande capacidade de definição, que ao que parece estamos á procura.

Assim quando o Rafa desaparecer durante uns meses, vai para o banco se tiver que ser. Depois como já deu para ver esta época quando ele não estava, e com o médio ofensivo de qualidade que viria, seríamos muito mais equilibrados, teríamos uma grande fluidez de jogo, e iríamos praticar um futebol assertivo, com jogadas ao primeiro toque e com poucos passes falhados. Custa muito pedir isto?! É o tipo de futebol que gostaria de ver, e com o Roger temos condições para isso. Com o Rafa não dá para jogar assim, infelizmente.

O problema é que fazerem dele um jogador indiscutível, dificilmente isto acontecerá. Esteja bem ou mal vai jogar. Não é a qualidade dele que está em questão. O quão bom é, isso é que já é muito discutível.

Não é á toa que mesmo com momentos de grande qualidade que ele tem em fases da época, mesmo assim divide muita gente. E isso acontece por um motivo, ou neste caso, por vários.

Monstro_SLB

Renovava por 2 épocas para o vender no final desta para a Arábia. Era o melhor para as duas partes.

peterslimer

Devia se aranjar um substituto superior.

Podia ficar desde que aceitasse ficar no banco.

Não consigo tolerar outra epoca de Rafa a titular.

Como é que pode ser normal um gajo com 10 situações chave , conseguir concretizar uma?

yerlow

Citação de: peterslimer em 15 de Junho de 2023, 20:33Devia se aranjar um substituto superior.

Como é que pode ser normal um gajo com 10 situações chave , conseguir concretizar uma?

Se a eficácia dele fosse um bocado melhor, já cá não estava ao tempo, porque o seu poder de desequilíbrio só encontra comparação no campeonato português com o Neres.

Como comparação, o super Pepê do FCP, que "está á porta da seleção brasileira" nas duas ultimas temporadas tem 11 golos e 15 assistências.

O Rafa tem 26 golos e 26 assistências.
52 lances para golo nas duas últimas temporadas.
É obra.

Pablito13

Citação de: yerlow em 15 de Junho de 2023, 21:09
Citação de: peterslimer em 15 de Junho de 2023, 20:33Devia se aranjar um substituto superior.

Se a eficácia dele fosse um bocado melhor, já cá não estava ao tempo, porque o seu poder de desequilíbrio só encontra comparação no campeonato português com o Neres.

Como comparação, o super Pepê do FCP, que "está á porta da seleção brasileira" nas duas ultimas temporadas tem 11 golos e 15 assistências.

O Rafa tem 26 golos e 26 assistências.
52 lances para golo nas duas últimas temporadas.
É obra.

O nosso campeonato tem pouca qualidade de momento. Podíamos comparar era aqui há uns anos atrás quando havia vários jogadores de qualidade no nosso campeonato. É normal que um jogador como o Rafa se destaque na nossa liga.

E o Pepê é um mau exemplo. Farta-se de fazer jogos como lateral direito. E é um excelente jogador, versátil e equilibrado.

Cob92

O mágico Gaitan também saiu do Benfica e não è por isso que não è recordado com grande respeito e amor.

O Rafa se quiser fazer um contrato na Arábia pode ir, já deu muito e do melhor daquilo que podia dar ao Benfica.

xeriff

o Rafa não sai porque o Smicht não quer , ouve uma proposta por ele foi recusada deu no canal 11

yerlow

Citação de: Cob92 em 15 de Junho de 2023, 21:26O mágico Gaitan também saiu do Benfica e não è por isso que não è recordado com grande respeito e amor.

O Rafa se quiser fazer um contrato na Arábia pode ir, já deu muito e do melhor daquilo que podia dar ao Benfica.

Um sai como "mágico".
O outro é perdulário.

70 golos 48 assistências
41 golos 77 assistências
(E o Gaitan batia muitas bolas paradas, o Rafa não bate nenhuma)

nqsbenfica

Enquanto o treinador o quiser temos que fazer tudo para renovar, não ultrapassando o nosso limite. Pode ser por 3 anos, é o mesmo tempo de contrato do treinador.

Temos que dar todas as condições para o treinador continuar a ter resultados.

Além disso por causa de jogadores portugueses formados para a UEFA

Pablito13

Citação de: yerlow em 15 de Junho de 2023, 21:44
Citação de: Cob92 em 15 de Junho de 2023, 21:26O mágico Gaitan também saiu do Benfica e não è por isso que não è recordado com grande respeito e amor.

Um sai como "mágico".
O outro é perdulário.

70 golos 48 assistências
41 golos 77 assistências

Por isso é que o futebol tá longe de ser apenas números. O que o Gaitan não trazia em golos, trazia noutros capítulos do jogo.

E sabes quem é que eu ainda gostava mais? Do Salvio! Não era tão talentoso como o Gaitan, mas além de ter muito golo, era super equilibrado exibicionalmente. Fulcral para equipas que querem ganhar títulos de forma consecutiva. Falo do Salvio antes da lesão grave que teve, e não do Salvio que já se arrastava.

João_Oliveira

Citação de: BernardoSilvaEterno10 em 15 de Junho de 2023, 19:45
Citação de: rdr10 em 15 de Junho de 2023, 19:44Usar momentos da época, ou até jogos onde ninguém jogava piço para atacar o Rafa é a nova moda certo?

Se for o Bah não importa.
Se for o Ramos não importa.
Se for o Otamendi não importa.
Se for o Neres não importa.

Acho piada.
Nada me tira da cabeça que jogar o Rafa em vez do Neres impediu que a nossa época fosse absolutamente épica. É disso que se trata.
Acho arriscado dizeres isso por um jogador como o Neres, inconsistência é o seu nome do meio.
Tanto podia dar como não.

Cob92

Um sai como "mágico".
O outro é perdulário.

70 golos 48 assistências
41 golos 77 assistências

O Rafa merece ser recordado como um dos melhores jogadores que passaram pelo Benfica nestes últimos anos.

Falo do Gaitan como Mágico tal como eu falarei do Rafa como o nosso Messi pelo estilo de jogo que ele tem.

bnfc

Citação de: Pablito13 em 15 de Junho de 2023, 21:53

Um sai como "mágico".
O outro é perdulário.

70 golos 48 assistências
41 golos 77 assistências

Por isso é que o futebol tá longe de ser apenas números. O que o Gaitan não trazia em golos, trazia noutros capítulos do jogo.

E sabes quem é que eu ainda gostava mais? Do Salvio! Não era tão talentoso como o Gaitan, mas além de ter muito golo, era super equilibrado exibicionalmente. Fulcral para equipas que querem ganhar títulos de forma consecutiva. Falo do Salvio antes da lesão grave que teve, e não do Salvio que já se arrastava.

Pois é, os números não dizem tudo. De acordo com os números, um golo ao Vizela num 5-0 vale o mesmo que um golo no dragão que seja decisivo para o título. Por isso é que os números não fazem justiça ao Rafa. Foi muito mais determinante ao longo destes 7 anos do que mostram os seus números. E basta vermos o que fez este ano. Em que jogos apareceu e decidiu o resultado.

F1

O Rafa já em 2023, teve parado à custa de uma lesão muscular (penso que em Janeiro), sabendo lá bem que impacto isso teve na condição fisica dele. Ainda me recordo de mais outra paragem por gripe. E não sei se terão sido mais.
Ainda assim foi o gajo que, contra o Braguilha, na Luz, já em fim de campeonato, galgou meio campo com bola colada ao pé, para fazer o golo.
Caíram-me os tomates por quase não entrava, mas entrou.
Ele não sai para o estrangeiro. Mas alguém lhe perguntou se ele quer sair? O JVP tinha tudo para sair, mas preferiu sempre ficar em Portugal.

É inconsistente nas segundas metades da época, talvez. Mas o que eu sei é que com a bola nos pés do Rafa estou mais perto de gritar golo ou berrar por um cartão pela sarrafada que ele vai levar.
Quando não tem o discernimento correcto no fecho da jogada, tira-me do sério? Tira, mas quem consgue tantas situações por jogo arrisca-se a falhar muitas. Mas não mostra medo de assumir os lances.

Pablito13

Citação de: bnfc em 15 de Junho de 2023, 22:14
Citação de: Pablito13 em 15 de Junho de 2023, 21:53

Um sai como "mágico".
O outro é perdulário.

70 golos 48 assistências
41 golos 77 assistências

Pois é, os números não dizem tudo. De acordo com os números, um golo ao Vizela num 5-0 vale o mesmo que um golo no dragão que seja decisivo para o título. Por isso é que os números não fazem justiça ao Rafa. Foi muito mais determinante ao longo destes 7 anos do que mostram os seus números. E basta vermos o que fez este ano. Em que jogos apareceu e decidiu o resultado.

O Rafa apareceu em alguns jogos importantes, não digo que não. Mas na fase crucial da época quando realmente precisavamos dele, como frente ao Sporting, Porto e Inter, não apareceu. Quando a equipa não estava bem, não assumiu. E eu espero que um jogador da qualidade que supostamente o Rafa tem, apareça nestes momentos, consiga levar a equipa ás costas.

E verdade seja dita, contra o Braga estava a fazer um péssimo jogo, onde já tinha tido 2 boas oportunidades para marcar e onde estava a estragar tudo em que tocava. Depois esteve bem no golo, com um passe de um jogador diferenciado a quem ele deve agradecer todos os dias, caso contrário tinha passado de herói a vilão, devido ao mau jogo que estava a fazer. E lá se ia o campeonato. O mesmo jogador que tb o assistiu no Dragão.

O Neres para mim é bem superior ao Rafa e foi mais decisivo. E já agora, tb não sendo um jogador constante, é mais equilibrado do que o Rafa.

Uma época não são 4 meses, jogues contra quem jogares. Jogos decisivos são todos e equilíbrio exibicional é fulcral para ganhares títulos. Um jogador como o Rafa não pode estar mais de uma volta inteira sem fazer um golo, desaparecer e serem outros a aguentar o barco durante o resto do tempo, até o Rafa decidir voltar a aparecer.

O Neres para mim foi mais importante, e é só ver a recompensa que teve. 1 ou 2 jogos mal conseguidos e foi logo para o banco para jogar o Rafa que nada fazia. Isso é que nos ia custando um  título muito importante. Vá lá que tinhamos uma boa vantagem e o Rafa ainda acordou minimamente para nos ajudar nos ultimos jogos.