Novos Estatutos aprovados com 91% a favor

Ramiro Lopes

Citação de: O Fura-Redes em 09 de Março de 2025, 11:24
Citação de: Ramiro Lopes em 09 de Março de 2025, 11:19
Citação de: Red2802 em 09 de Março de 2025, 11:16
Citação de: fdpdc666 em 09 de Março de 2025, 10:45Novos estatutos do Benfica foram aprovados.
Num universo de 8.241 votantes, 91 por cento validaram a proposta final global das alterações.

Os sócios do Benfica votaram e aprovaram, este sábado, a proposta final global das alterações aos estatutos do clube, em Assembleia Geral Extraordinária que decorreu no pavilhão da Luz, das 9h30 às 22h30, e em paralelo com a realização do jogo entre o Benfica e o Nacional da 25.ª jornada do campeonato. Votaram 8.241 sócios.

91% por cento votaram a favor, apenas 9% votaram negativamente o diploma.

A distribuição foi a seguinte: sócios com 1 voto - 1.160 votos a favor/24 contra; sócios com 5 votos - 7.720 votos/390; sócios com 20 votos - 63.500/4.680; sócios com 50 votos - 90.500/11.050. Total de 162.880 votos a favor, 16.144 votos contra.

«O Benfica passará a ter novos estatutos, assim que forem finalizados os procedimentos», disse José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral.

in A Bola

Em número de votantes:

1 voto - 1.160 para 24

5 votos - 1.544 para 78

20 votos - 3.175 para 234

50 votos - 1.810 para 221

No total temos 7689 para 557.

Ou seja, se não falhei nas contas, votantes com voto válido temos 8.246 e não 8.241,como é atrás referido.

Percentagem de sócios que votaram a favor: 93,25%

Esmagador.
Tal como se verificou em eleições anteriores, a diferença entre votos e votantes é cerca de 3%.

Honestamente, apesar dos novos estatutos serem mais democráticos nesse sentido, não acredito que vá ter o impacto que algumas pessoas acreditam que tem.

não concordo. a 2ª categoria passar para 10 votos é significativo.
Contando que as contas do Red2802 estão correctas, como se vê mesmo que a cada sócio tivesse 1 voto, a diferença seria pouco mais de 2%.

Já nas eleições mais concorridas de sempre do Benfica, assumindo que não houve martelanço nesse sentido, a diferença tinha sido de 3%.

E isto era a contar com 1 sócio = 1 voto.
Com os novos estatutos provavelmente a diferença seria inferior a 1%.

dvck

Citação de: Kinkolas em 09 de Março de 2025, 11:27A data das eleições não foi algo a mudar nos novos estatutos?

Esse ponto não passou.

van33

Citação de: mojo_j0jo em 09 de Março de 2025, 11:03Fico feliz com aprovação dos novos estatutos! O Benfica muito melhor agora
Esse "muito melhor", esbarra contra a parede se o potássio continuar em Outubro

Dandy

Citação de: S1Benfica em 09 de Março de 2025, 10:43
Citação de: Dandy em 09 de Março de 2025, 10:37Peço desculpa pela pergunta idiota mas aqui vai:
A votação de ontem foi "na Especialidade" ou "na Generalidade"? ...
Obrigado.

Desculpa a pergunta idiota, Dundee:
Estás muito satisfeito ou apenas satisfeito com os novos Estatutos?

Acredito que estaremos melhores, hoje, do que ontem (à mesma hora).

Acredito que estejamos mais perto, neste momento, de conduzir o Benfica num sentido de excelência Major. Onde seja possível retirar melhor e superior proveito do potencial que, de facto, encerramos. Convertê-lo em potência efectiva.

Mas isto é, tão-somente, a Aurora da Esperança. "Esta é a madrugada que eu esperava", o nosso 25 de Abril. No entanto, continua por fazer o mais difícil: converter o potencial em potência efectiva. Concretizar os ideiais da Revolução.

Não posso dizer que me encontre feliz já que isso implica uma concepção muito mais abrangente e "definitiva". Um produto "acabado e perfeito". Hermético e sem lugar à evolução, porque completo. Pletórico.
   Mas posso afirmar que sinto um entusiasmo energizante e renovador. O início de um sendeiro que é, neste momento, mais palpável e visível (do que na véspera). O intróito de algo alcançável. O trabalho de parto.

Por concretizar, sim, mas concretizável. Assim saibamos encontrar, entre nós, aqueles a quem possamos chamar "Os Eleitos".

van33

Afinal agora a quantos votos tenho direito com 10 anos de sócio? E o meu puto já tem 10 anos de sócio tb mas tem 16 anos, quando tiver 18 tem direito a quantos?

Ps: sócios correspondentes

david_slb

Citação de: divica em 09 de Março de 2025, 11:19com os novos estatutos o vieira pode voltar a candidatar-se?

Depois de ter ficado em ata que agrediu um sócio, não estavam a tentar expulsá-lo?  Como ficou isto?

van33

Citação de: Dandy em 09 de Março de 2025, 11:40
Citação de: Dandy em 09 de Março de 2025, 10:37Peço desculpa pela pergunta idiota mas aqui vai:
Obrigado.

Acredito que estejamos mais perto, neste momento, de conduzir o Benfica num sentido de excelência Major. Onde seja possível retirar melhor e superior proveito do potencial que, de facto, encerramos. Convertê-lo em potência efectiva.

Mas isto é, tão-somente, a Aurora da Esperança. "Esta é a madrugada que eu esperava", o nosso 25 de Abril. No entanto, continua por fazer o mais difícil: converter o potencial em potência efectiva. Concretizar os ideiais da Revolução.

Não posso dizer que me encontre feliz já que isso implica uma concepção muito mais abrangente e "definitiva". Um produto "acabado e perfeito". Hermético e sem lugar à evolução, porque completo. Pletórico.
   Mas posso afirmar que sinto um entusiasmo energizante e renovador. O início de um sendeiro que é, neste momento, mais palpável e visível (do que na véspera). O intróito de algo alcançável. O trabalho de parto.

Por concretizar, sim, mas concretizável. Assim saibamos encontrar, entre nós, aqueles a quem possamos chamar "Os Eleitos".

Que palavras belíssimas

Dandy

Citação de: van33 em 09 de Março de 2025, 11:44
Obrigado.

Que palavras belíssimas

O vinho matinal faz milagres.

"Cartuxa", 2020, no caso.

van33

Citação de: Dandy em 09 de Março de 2025, 11:46
Citação de: van33 em 09 de Março de 2025, 11:44
Obrigado.

Que palavras belíssimas

O vinho matinal faz milagres.

"Cartuxa", 2020, no caso.

Excelente escolha. Tens bom gosto.

devil_eagle

É fantástico existir um ecrã por cima da porta 18 e em toda a tarde não serem capazes de transmitir uma única vez a informação que estava a decorrer a votação no pavilhão.

Um agradecimento também por ser dia das casas, permitiu que muita malta como eu cumprisse o objetivo de ir votar a favor.

slbfan4you

Mais uma certeza que o Noronha ganhou as ultimas eleições, quando vai muita gente votar é sempre para votar em mudança, tal como la em cima, portanto que sejam os últimos meses desta corja que nos governa.
Parabéns por este MAG pessoa que ninguém conhecia e sem laivos de vaidade e autoridade como outros presidentes, é assim que eu quero o Benfica de gente só e a apenas a defender a causa do Benfica e não para ganhos pessoais foi assim que fizemos a nossa historia do adepto normal e trabalhador tal como um Dahl ou Aursnes.

Agora é ser campeão e o encosta retirar-se.

lancadordedois

fdpdc666

O limite de mandatos, as remunerações à direção e os equipamentos: o que dizem os novos estatutos do Benfica.
Aprovados com 91% (162.780 votos), acima dos 75% requeridos.

Foto: SL Benfica

Spoiler
O limite de três mandatos consecutivos para os órgãos sociais, a fixação de remunerações aos membros da direção e a reforma do sistema de votos e do processo eleitoral distinguem-se na revisão estatutária do Benfica, aprovada no sábado.

A restrição de três mandatos seguidos, de quatro anos cada, para se ser presidente da direção, da assembleia geral, do conselho fiscal e da comissão de remunerações, novo órgão, é uma das 'novidades' estatutárias incluídas na proposta aprovada pelos 8.241 sócios 'encarnados' que votaram no Pavilhão da Luz, entre as 09:30 e as 22:30.

Na sequência da votação favorável de 91% (162.780 votos), acima dos 75% requeridos para a substituição dos estatutos que vigoravam desde 2010, o Benfica passa a dispor de uma 'lei fundamental' que prevê também a remuneração dos elementos da direção.

A comissão de remunerações tem a competência de atribuir à direção um "montante global fixo e variável" que "não pode ultrapassar 0,5% do valor da faturação consolidada de todas as sociedades participadas, direta ou indiretamente, pelo Sport Lisboa e Benfica no ano anterior à fixação da remuneração", refere o documento.

A proposta aprovada no sábado determina ainda que nenhum membro da direção pode acumular a remuneração nessa condição com a remuneração de "membro das gerências ou conselhos de administração das sociedades participadas pelo clube da Luz", como a SAD que tutela o futebol profissional.

Os 'novos' estatutos elevam ainda o número de votos dos sócios entre um e cinco anos de filiação, de um para três, e daqueles com cinco a 10 anos de antiguidade, de cinco para 10, mantém os 20 votos dos associados com 10 a 25 anos e os 50 dos filiados há mais de 25 anos, além de retirar o direito de voto às casas do clube, que detinham 50 cada uma.

Esse sistema de votos também se aplica às ordens de trabalhos das assembleias gerais, mas também a pedidos de marcação de assembleias gerais, requerimentos, "propositura de candidaturas" e referendos, indica o documento.

Com a decisão tomada no sábado, os estatutos do Benfica determinam ainda que as eleições para os órgãos sociais se realizem através de "voto secreto exercido em boletim de voto físico depositado em urna", sem descartar a possibilidade de voto eletrónico, desde que com a "unanimidade dos representantes das listas concorrentes".

O documento prevê também a disputa de uma segunda volta entre as duas listas mais votadas num ato eleitoral, se nenhuma candidatura vencer com "maioria absoluta", e a apresentação de listas separadas para cada órgão social, em vez das listas únicas até agora em vigor.

Nesse âmbito, um candidato a presidente da direção tem de ter "pelo menos 15 anos ininterruptos como sócio efetivo e 35 anos de idade", enquanto, na versão anterior, tinha de contabilizar "25 anos ininterruptos como sócio efetivo".

A revisão estatutária determina também que a apresentação de candidaturas aos órgãos sociais tenha de acontecer até 15 dias antes das eleições, quando o prazo até agora definido era de 10 dias, e que o processo eleitoral dure 60 dias, acima dos 45 até agora previstos.

O documento prevê também a queda da direção caso o mesmo relatório e contas seja reprovado por duas vezes, circunstância omissa nos estatutos até agora vigentes, e a realização de eleições intercalares para esse órgão.

A assembleia geral pode também "autorizar a Direção a contrair empréstimos, a realizar outras operações de crédito ou prestar garantias, quando o seu valor acumulado exceda um milhão de euros, no período do mandato", situação que não estava previsto nos estatutos em vigor desde 2010.

Além das assembleias gerais anuais para votar orçamento e relatório e contas, os estatutos passam a impor a realização de uma terceira, até 15 de junho de cada ano, para apreciar e discutir a gestão e os resultados desportivos da equipa principal de futebol, bem como das restantes modalidades desportivas, para balanço da época.

Os estatutos determinam ainda que os equipamentos do Benfica ostentem o emblema "exclusivamente no seu desenho e cores originais".
[fechar]

Por Lusa

FuzioN

Citação de: divica em 09 de Março de 2025, 11:19com os novos estatutos o vieira pode voltar a candidatar-se?

Próxima conquista é expulsar esse verme de sócio do Sport Lisboa e Benfica.