Novos Estatutos aprovados com 91% a favor

Faroleiro

Citação de: Jotenko em 09 de Março de 2025, 01:41Estou num jantar do dia da mulher a servir à mesa deisem ne em paz

Bebi 3 copos de vinho branco já





E quantas carregaste?

Gosepe13

#12661
Citação de: paalexg em 09 de Março de 2025, 23:39Daqui a uma década, sensivelmente, tem que se voltar a rever, para eliminar a aberração dos votos das filiais e para equilibrar ainda mais o número de votos. Tudo bem que já não há ninguém a valer cinquenta vezes mais que outros, mas quase dezassete vezes mais continua a ser um número absurdo.

Por curiosidade fui consultar os estatutos dos rivais, e é interessante verificar que:

No Porto: Um voto por sócio sénior, podem votar a partir de um período de dois anos ininterruptos de associativismo.

No Sporting: Dois votos por sócio efectivo A, a partir do momento em que completem doze meses ininterruptos como sócios do Clube e que tenham, de acordo com a lei, atingido a maioridade, e têm direito a mais um voto por cada cinco de inscrição ininterrupta no escalão A.

A versão do Sporting parece a mais equilibrada, se há intenção de dar mais votos aos sócios mais antigos, sendo a diferença de votos muito menos significativa que no Benfica. Se percebo bem, por exemplo um sócio de um ano tem dois votos, ao fim de cinco anos tem três, dez anos quatro, quinze anos cinco...

A título de comparação, no Benfica um sócio com 25 anos de antiguidade tem 50 votos, ou seja 16,67 vezes mais que um sócio com 2 anos (que tem direito a 3 votos segundo os novos estatutos). No Sporting um sócio de 25 anos tem os 2 votos de partida, mais um ganho a cada  cinco anos, ou seja 2 + 5 = 7 votos, que equivalem a 3,5 vezes mais que um sócio de dois anos. Para chegar às mesmas proporções que o Benfica (16,67 vezes mais), seriam preciso 2 votos x 16,67 = 33 votos, o que só seria possível ao fim de 155 anos de antiguidade.


Resumindo, temos o Porto com um voto por sócio, e o Sporting, que dá mais vozes aos mais antigos, mas em proporções bem mais equilibradas relativamente ao Benfica.

Isto é só um exercício que fica à apreciação de cada um.

Faroleiro

Citação de: van33 em 09 de Março de 2025, 12:54Existe uma Casa do Benfica TAP? é  que tem a imagem de uma cauda de um avião da TAP.... :huh:
Deve ser mais verdadeira e existente do que muitas casas do porco!

L1968

Agora união Noronha e Manteigas para o bem do Benfica!

Diferreira

Citação de: Juthrbog em 09 de Março de 2025, 19:23
Citação de: Diferreira em 09 de Março de 2025, 19:22Há alguma possibilidade de haver eleições antecipadas? Em outubro não faz sentido nenhum!

Haver há, Basta que a atual direção se demita.

É para esquecer então. 😞 Os cães não vão largar o osso assim tão fácil.

Faroleiro

Citação de: Diferreira em 10 de Março de 2025, 10:05
Citação de: Juthrbog em 09 de Março de 2025, 19:23
Citação de: Diferreira em 09 de Março de 2025, 19:22Há alguma possibilidade de haver eleições antecipadas? Em outubro não faz sentido nenhum!

Haver há, Basta que a atual direção se demita.

É para esquecer então. 😞 Os cães não vão largar o osso assim tão fácil.
Ainda por cima com a possibilidade de irem passear aos EUA.

fdpdc666

Os novos estatutos do Benfica.
Foi aprovada, por uma expressiva maioria, a nova 'Magna Carta' encarnada, que mexeu com alguns pressupostos tidos como 'vacas sagradas' dentro do clube. Faltou ser criada uma Assembleia Delegada, que fosse mais representativa dos sócios...


Conseguir, em democracia, o acordo de pelo menos 75 por cento dos votantes nunca é fácil, mais a mais quando a escolha não é fulanizada, mas sim assente as alteração dos parâmetros reguladores da vida de uma instituição, ou de um País, no caso dos textos constitucionais.

Quando mobilizou mais de oito mil sócios para a votação de uma nova proposta de estatutos, o que, porque não se tratava de uma eleição presidencial, é altamente significativo, depois de um processo discutido e participado, controverso e por vezes fraturante, independentemente do resultado, o Benfica teve uma grande vitória. Teve-a Rui Costa, que prometeu e cumpriu, e na hora do desfecho teve a grandeza de elogiar não só o atual presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Pereira da Costa, que com coragem levou a missão a bom termo, mas também o antecessor, Fernando Seara, absolutamente decisivo pelo inestimável trabalho político realizado numa das fases mais críticas do processo.

Teve-a, também, a chamada 'oposição', que não deve ser confundida com os agitadores que a páginas tantas atiraram areia para a engrenagem, pelo contributo que deu e pela qualidade de muitas das intervenções realizadas, mostrando que, em nome de um bem maior, é possível ser fiel ao lema do Benfica.

Do que foi aprovado, e que passará a constar da nova 'Magna Carta' encarnada, vários pontos merecem realce, por terem sido, até agora, considerados 'vacas sagradas' no universo benfiquista:

1 - A nova ponderação do número de votos atribuídos a cada associado em função do tempo de filiação, que empodera as gerações mais recentes de sócios;

2 - O facto de as Casas do clube deixarem de ter direito a voto (o que não tem nada a ver com os associados 'per si').

3 - O fim da necessidade de 25 anos de sócio para ser presidente do Benfica, baixando essa fasquia de fidelização para a década e meia;

4 - E, 'last but not least' a garantia de que, à imagem do que sucede na República, só será presidente quem tiver a maioria absoluta dos votos, o que em muitas circunstâncias poderá levar a uma segunda volta. Apesar de saber que as eleições nos clubes têm muito a ver com as conjunturas criadas pelos resultados desportivos da equipa principal de futebol, e que há exemplos de presidentes eleitos com 90 por cento dos votos não terem durado mais de um ano, não deixa de ser democraticamente justo e clubisticamente agregador aprovar esta alteração.

Pena é que não tenha sido contemplada a criação de uma Assembleia Delegada, que fosse mais representativa do universo de sócios, que acaba de atingir os 400 mil. Até porque, nos novos estatutos, o atual modelo de AG, que muitas vezes não acolhe mais do que um milhar de associados, passa a ter um peso maior na manutenção e queda das Direções, através da aprovação das contas. O que pode vir a transformar-se num foco de desestabilização.

José Manuel Delgado in A Bola

fdpdc666

«Benfica não pode ser gerido com as regras do antigamente»: Bagão Félix aplaude novos estatutos.
Antigo ministro e membro da Comissão de Revisão de Estatutos vê clube blindado a aventureiros.

in Record

Dandy







   Fiquei a saber, ontem, que NUNCA tivemos (em toda a nossa História) um presidente eleito com maioria relativa. Nunca.

   Fosse por ser candidato único ... fosse por ser o mais votado de, somente, dois candidatos ... ou fosse por ter recolhido mais de metade dos votos (quando concorriam mais do que dois candidatos) ... a verdade é que nunca tivemos um presidente eleito com maioria relativa.

   https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2020/05/eleicoes-do-benfica.html





Ginkgo

Citação de: The_Riggs em 09 de Março de 2025, 21:08

E já agora, que me tinha esquecido, este mal parido que a chupe e a chupe bem.

Temo até que faça mal a si próprio pois viveu a vida toda a coçar-se para um dia ter um cargo no Benfica e vai morrer sem nunca nem sequer chegar lá perto.

Foi um falhanço como oposição e, pior que isso, foi um falhanço a fazer-se ao tacho, que é mesmo a confirmação que és um falhado total e ninguém te considerava um perigo nem sequer para te dar um cargo fictício.
Esse gajo ou tem um ego do tamanho do Mundo e/ou tem uma doença mental grave.
Um nabo desses, humilhação atrás de humilhação, achar constantemente que é minimamente significativo no universo Benfiquista é surreal.

Ele que vá pagar as dividas que tem e deixe o Benfica em paz.

CitriC

Parabéns a todos os benfiquistas pela aprovação dos novos estatutos.

O SL Benfica ficou mais forte após este fim-de-semana.

O Património

#12671
e este miminho partilhado pelo garotão cujo pescoço agrediu a mão do orelhas?




samarras

Sem dúvida o melhor golo da época.

Vamos ao hattrick:

- Anúncio da candidatura de JNL;
- Vitória de JNL em OUTubro

eduq

parabens a todos os que participaram neste exemplo de democracia e de urbanidade
o benfica é o maior clube do mundo e inclusivo na forma como discutiu e aprovou os estatutos
por isso é o mais atacado
os inuteis e os ditadores não gostam nada de nós

joaoreis

#12674
Desloquei-me a primeira vez esta época para ver um jogo e para colocar os meus 20 votos no "a favor", nos novos estatutos já terei 50 (um exagero devia ser 1 voto para todos os sócios mas cada coisa a seu tempo).

A primeira vez que não fico desiludido com os sócios do Benfica.

Vamos SL Benfica!