Florentino Luís

Médio, 26 anos,
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (2019-2020, 2021-2025), 183 jogos (12384 minutos), 4 golos
Em 2025/2026: 7 jogos (175 minutos), 1 golo

Equipa B: 3 épocas, 69 jogos, 1 golo

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça (3), Taça da Liga (1)

Moikano

Venho aqui ja a frio dar a minha opinião sobre o Florentino.

Acho curto para o Benfica e js teve mais que tempo para mostrar as suas reais capacidade.

A maior parte de nós aponta como o seu ponto fraco a parte técnica com bola eu aceito isso mas nem acho que seja a sua pior característica.

Pra mim o fator maior é a sua completa e total falta de agressividade. Um jogador que vive de recuperação de bolas tem de ser agressivo. O lance do Rio Ave é exemplo perfeito, aceito a falha técnica mas depois nunca na vida o jogador do Rio Ave podia continuar. Nem que o Florentino o tivesse de arrancar pela raiz, estava ali um campeonato em disputa.


Mozerovic

Quando falhamos inúmeras oportunidades de golo, a crítica só era valida para o Rafa que não era ponta de lança. Aqui foi a equipa que falhou, com a maior culpa para o Tino, mas não deixa de ser uma falha conjunta.
Os Benfiquistas precisam sempre de um bode expiatórios para as suas frustrações.

S1Benfica

Citação de: Moikano em 19 de Março de 2025, 08:07Venho aqui ja a frio dar a minha opinião sobre o Florentino.

Acho curto para o Benfica e js teve mais que tempo para mostrar as suas reais capacidade.

A maior parte de nós aponta como o seu ponto fraco a parte técnica com bola eu aceito isso mas nem acho que seja a sua pior característica.

Pra mim o fator maior é a sua completa e total falta de agressividade. Um jogador que vive de recuperação de bolas tem de ser agressivo. O lance do Rio Ave é exemplo perfeito, aceito a falha técnica mas depois nunca na vida o jogador do Rio Ave podia continuar. Nem que o Florentino o tivesse de arrancar pela raiz, estava ali um campeonato em disputa.

Com 10...não sei se teríamos ganhado.  :-X 

ruibenfica80

E vamos la ter aqui uma conversa.

As equipas ditas grandes em Portugal fazem todas maioritariamente futebol apoiado. E isto nao e uma coincidencia.

Todos os grandes evitam bater bolas na frente. E muito se falou aqui do futebol bombo do Rui Vitoria que nao era bem bombo na frente. Porque mesmo o Rui Vitoria tinha uma matriz de futebol apoiado. Agora e verdade que o Rui Vitoria tinha uma panca em tentar meter o Salvio no espaco por exemplo. Entre outras.

Mas porque e que os grandes jogam em futebol apoiado?

Simples! Existem um par de factores.

As equipas pequenas regra geral apostam mais em jogadores fisicos porque sabem que vao ter de defender resultado. E os grandes tendem a ter jogadores mais tecnicos. E tambem isto nao e coincidencia.

Se nos sabemos que a outra equipa quer descer linhas e defender fechada, nao vale a pena bater bola na frente. Porque eles vao estar la todos a espera a ver a bola vir de frente e com jogadores feios, porcos e maus. E nao vao ter problema em dar encostos, em ir no fisico. Mais, eles sabem que se ganharem uma segunda bola vao apanhar a equipa grande subida e com imenso espaco para por sua vez acelerarem em contra ataque.

A solucao para isto e simples, ter bola!!!

Ter bola, chamar o adversario, obrigar a desmontar o autocarro. Obrigar o autocarro a sair de posicoes. Variar flancos.

Mas para ter bola em seguranca temos de a ter desde o Redes. Simples! E tambem porque queremos chamar a outra equipa, obrigar a esticarem mais no campo. Porque se batemos na frente permitimos que eles fiquem todos fechados no meio campo deles.

Isto nao e ciencia espacial.

A liga portuguesa nao e a liga inglesa onde todos os clubes jogam de igual para igual. Na liga portuguesa a maioria dos clubes estao muito tranquilos para se por a defender contra os grandes.

Agora claro que os grandes as vezes vao fazer erros na saida. Claro que sim. Mas nao quer dizer que vao mudar o estilo de jogo.

O que acontece sao nuances. Porque dependendo dos treinadores, alguns vao querer troca de bola mais rapida ou mais vertical. Outros vao querer uma troca de bola mais para ca e para la ate ver se a outra equipa sai das suas posicoes. Mas estas nuances nao alteram a matriz basica que e o futebol apoiado, dominio da posse.

Isto nao e ciencia espacial.

O Benfica nao vai jogar a bater bolas longas na liga portuguesa.

E nem sequer temos jogadores para isso...se olharem para os nossos medios todos, e ate para os jogadores ofensivos, nao sao jogadores para bater bola na frente. Sao quase tudo jogadores de bola no pe. E aqui podemos ate criticar o Benfica porque se calhar falta um bocado de dimensao fisica. Nisso posso concordar. Mas isso ja vai ser outra conversa.

Agora andarmos a achar que um Redes do Benfica vai bater bolas na frente porque sim. Lamento mas nao.

E o Benfica continuara a tentar chamar o adversario, tentar que se estiquem no campo. Para soltar jogadores entre linhas. Tambem lamento mas isto continuara a acontecer. E acontece com Sporting, Porto, ate Braga.

S1Benfica

Querer fazer de um lance isolado uma dissertação sobre porque não se deve bater a bola na frente vai para além da compreensão.  :huh:

O Benfica estava 6 para 6 no seu meio campo, numa altura em que o adversário estava a pressionar máximo, depois do 1-2. O guarda-redes tem a bola e tempo para colocá-la em qualquer colega de equipa. Colocá-la no primeiro(ou último) jogador que tem 3 adversários em cima a cortar qualquer linha de passe, naquela fase do jogo, para além de absurdo é proibido.

Como naquele lance em especifico, "o guia" pede para bater na frente...retira-se que se terá que bater sempre na frente.  :2funny:

Realmente, não merece a pena.

ruicouto10

Sempre foi muito limitado com Bola nos pés...

por isso é que se opta sempre pelo recuo do outro MC para construir o jogo..

não vai evoluir mais do que isto... vai acabar a carreira num alverca desta vida...

S1Benfica

Citação de: ruicouto10 em 19 de Março de 2025, 15:40Sempre foi muito limitado com Bola nos pés...

por isso é que se opta sempre pelo recuo do outro MC para construir o jogo..

não vai evoluir mais do que isto... vai acabar a carreira num alverca desta vida...

Até lá esperemos que seja, pelo menos, mais 3x Campeão, até terminar o contrato. Seria o primeiro Penta Campeão do Alverca.

bellamy

Citação de: clipper_slim em 17 de Março de 2025, 11:35
Citação de: alsohugo em 17 de Março de 2025, 11:13
Citação de: Vidito em 17 de Março de 2025, 11:11
Citação de: alsohugo em 17 de Março de 2025, 09:19
Citação de: clipper_slim em 17 de Março de 2025, 09:09
Citação de: alsohugo em 17 de Março de 2025, 09:06
Citação de: clipper_slim em 17 de Março de 2025, 09:05
Citação de: Flafas em 17 de Março de 2025, 08:50
Citação de: clipper_slim em 17 de Março de 2025, 08:03
Citação de: cernache1 em 17 de Março de 2025, 07:25
Citação de: clipper_slim em 16 de Março de 2025, 21:16
Citação de: alsohugo em 16 de Março de 2025, 21:10
Citação de: clipper_slim em 16 de Março de 2025, 20:27Na minha opinião,  embora errando,  o principal culpado é o Trubin. Não podes dar a bola a um gajo que está de costa para o jogo com um adversário a correr para o pressionar.

Se o Trubin bate longo, nada mais se passava neste lance.

E já não é a primeira vez que o faz de dar a bola à queima a um dos nossos jogadores, provocando o erro.

O principal erro do Florentino neste lance é ter corrido para ali a pedir o passe.

Isto é tão parvo que o melhor mesmo é rir-me.

Ri-te...porque é melhor isso do que tentares expor as tuas ideias...😅


Dizeres que foi um passe "à queima" tira qualquer credibilidade ao que dizes.

Nem gosto muito do Trubin. Mas a culpa do golo sofrido é 100 % do Florentino.



Diz-me lá o que era suposto o Tino fazer com essa bola que fosse mais útil e seguro do que o próprio Trubin bater bola longa.


dominar, deixar o Rio Ave subir um pouco mais, dar de volta no Trubin, que depois coloca no outro medio que fica com um espaco absurdo.
Futebol moderno - chamar a pressao, deixar o adversario subir e criar um contra ataque artificial. Querem que o Benfica jogue  futebol bem jogado, mas depois pedem bombos. Ha clubes que metem bolas nos trincos com o jogador adversario literalmente encostado as costas do trinco, mas nao - no Benfica pede-se um bombo para a frente porquw o adversario esta a 5m do jogador que recebe a bola.


Essa imagem demonstra que o Rio Ave já está atraído na pressão, estão 6 jogadores deles no nosso meio campo.
Não se trata de bater bombo, mas passe longo. Olhando para a imagem vez que se Trubin bate longo para o seu lado esquerdo está o Carreras ( no canto da imagem de braços abertos ) que recebendo aquela bola apanha o adversário completamente descompensado.

Essa teoria da equipa grande que joga um futebol à Guardiola é tão bonita quanto imbecil.
O jogo está 1-2, não se comete riscos desses, que podem dar merda, como deu.

Deu merda porque o Florentino tem tijolos.

Com tijolos ou sem tijolos pode sempre dar merda.

Não havia nada que o Tino pudesse fazer com aquela bola que o Trubin não pudesse fazer com muito mais segurança. Essa imagem demonstra isso claramente. A única linha de passe segura que o Tino teria seria devolver de novo ao Trubin, então para quê aquele passe?

Claro que havia, bastava saber o que é uma bola.

Ele ainda não percebeu essa parte...



Ele percebeu. Só que o Florentino é o menino querido e o Trubin é um vilão.

Essas infantilidades dos meninos bonitos e feios não são para mim.

Eu quero lá saber se é o Tino ou o Trubin.

Numa situação semelhante qualquer equipa inteligente têm de jogar seguro e evitar riscos desnecessários que em caso de perda de bola dão golo ao adversário.

Em vez do Tino e do Trubin podia ser o Preud'home a passar a bola ao Valdo.

A minha opinião seria a mesma.

o Trubin passa a bola ao Florentino com os adversários a mais de 10 metros de distância. Vê a imagem que meteram aí em cima. E para mais, se o Florentino está apertado, recebe a bola e devolve...é obrigado a virar com uma receção aberta que fica super longe do corpo dele e na direção do Clayton? Antes de receber a bola tem de ter uma noção espacial do campo e dos seus adversários.

Tellmo

Falta lhe mentalidade á Javi Garcia... A nível técnico até tem melhorado um pouco.

Moikano

Citação de: S1Benfica em 19 de Março de 2025, 10:00
Citação de: Moikano em 19 de Março de 2025, 08:07Venho aqui ja a frio dar a minha opinião sobre o Florentino.

Acho curto para o Benfica e js teve mais que tempo para mostrar as suas reais capacidade.

A maior parte de nós aponta como o seu ponto fraco a parte técnica com bola eu aceito isso mas nem acho que seja a sua pior característica.

Pra mim o fator maior é a sua completa e total falta de agressividade. Um jogador que vive de recuperação de bolas tem de ser agressivo. O lance do Rio Ave é exemplo perfeito, aceito a falha técnica mas depois nunca na vida o jogador do Rio Ave podia continuar. Nem que o Florentino o tivesse de arrancar pela raiz, estava ali um campeonato em disputa.

Com 10...não sei se teríamos ganhado.  :-X 
nao tinhas sofrido golo e o treinador depois é que deve procurar a melhor maneira de conservar a vantagem.

S1Benfica

Citação de: Moikano em 19 de Março de 2025, 17:56
Citação de: S1Benfica em 19 de Março de 2025, 10:00
Citação de: Moikano em 19 de Março de 2025, 08:07Venho aqui ja a frio dar a minha opinião sobre o Florentino.

Acho curto para o Benfica e js teve mais que tempo para mostrar as suas reais capacidade.

A maior parte de nós aponta como o seu ponto fraco a parte técnica com bola eu aceito isso mas nem acho que seja a sua pior característica.

Pra mim o fator maior é a sua completa e total falta de agressividade. Um jogador que vive de recuperação de bolas tem de ser agressivo. O lance do Rio Ave é exemplo perfeito, aceito a falha técnica mas depois nunca na vida o jogador do Rio Ave podia continuar. Nem que o Florentino o tivesse de arrancar pela raiz, estava ali um campeonato em disputa.

Com 10...não sei se teríamos ganhado.  :-X 
nao tinhas sofrido golo e o treinador depois é que deve procurar a melhor maneira de conservar a vantagem.

"Não tinhas" da mesma forma que não sofreste o 1º.

Mas mesmo que não tivéssemos, nesse livre-directo: jogar mais 20minutos com 10 (Aursnes, António, Otamendi, Carreras, Renato, Barreiro, Bruma, Akturkoglu e Belotti) deveria ser bonito.

Graças a Jonas que Trubin não se lembrou de loucura ainda pior.

Rørikus

Não passa de um suplente razoável e não sei qual é o problema de o dizer. O Benfica merece um meio campo digno.

filc

Citação de: S1Benfica em 19 de Março de 2025, 15:37Querer fazer de um lance isolado uma dissertação sobre porque não se deve bater a bola na frente vai para além da compreensão.  :huh:

O Benfica estava 6 para 6 no seu meio campo, numa altura em que o adversário estava a pressionar máximo, depois do 1-2. O guarda-redes tem a bola e tempo para colocá-la em qualquer colega de equipa. Colocá-la no primeiro(ou último) jogador que tem 3 adversários em cima a cortar qualquer linha de passe, naquela fase do jogo, para além de absurdo é proibido.

Como naquele lance em especifico, "o guia" pede para bater na frente...retira-se que se terá que bater sempre na frente.  :2funny:

Realmente, não merece a pena.

Não estava ninguém perto dele. Os tijolos é que o atrapalharam...

S1Benfica

Citação de: filc em 19 de Março de 2025, 21:48
Citação de: S1Benfica em 19 de Março de 2025, 15:37Querer fazer de um lance isolado uma dissertação sobre porque não se deve bater a bola na frente vai para além da compreensão.  :huh:

O Benfica estava 6 para 6 no seu meio campo, numa altura em que o adversário estava a pressionar máximo, depois do 1-2. O guarda-redes tem a bola e tempo para colocá-la em qualquer colega de equipa. Colocá-la no primeiro(ou último) jogador que tem 3 adversários em cima a cortar qualquer linha de passe, naquela fase do jogo, para além de absurdo é proibido.

Como naquele lance em especifico, "o guia" pede para bater na frente...retira-se que se terá que bater sempre na frente.  :2funny:

Realmente, não merece a pena.

Não estava ninguém perto dele. Os tijolos é que o atrapalharam...

Perto dele? Claro que estava sozinho, não havia mesmo ninguém.

Continuem a querer desculpar a falha do Trubin, com a falha do Florentino...que iremos bem. 3 para 3 na última linha, naquela fase de jogo e colocar ali a bola, daria ralhete de qualquer treinador do mundo.




Jpedroc23Araujo

Citação de: S1Benfica em 19 de Março de 2025, 22:32
Citação de: filc em 19 de Março de 2025, 21:48
Citação de: S1Benfica em 19 de Março de 2025, 15:37Querer fazer de um lance isolado uma dissertação sobre porque não se deve bater a bola na frente vai para além da compreensão.  :huh:

O Benfica estava 6 para 6 no seu meio campo, numa altura em que o adversário estava a pressionar máximo, depois do 1-2. O guarda-redes tem a bola e tempo para colocá-la em qualquer colega de equipa. Colocá-la no primeiro(ou último) jogador que tem 3 adversários em cima a cortar qualquer linha de passe, naquela fase do jogo, para além de absurdo é proibido.

Como naquele lance em especifico, "o guia" pede para bater na frente...retira-se que se terá que bater sempre na frente.  :2funny:

Realmente, não merece a pena.

Não estava ninguém perto dele. Os tijolos é que o atrapalharam...

Perto dele? Claro que estava sozinho, não havia mesmo ninguém.

Continuem a querer desculpar a falha do Trubin, com a falha do Florentino...que iremos bem. 3 para 3 na última linha, naquela fase de jogo e colocar ali a bola, daria ralhete de qualquer treinador do mundo.




Que tb é culpa do Lage .
A cena de querer sempre sair a jogar pelo chao desde o guarda redes