COMPETÊNCIA E QUALIDADE ASSEGURAM MEIAS-FINAIS
Com uma exibição sólida, nesta quarta-feira, 26 de março, o Benfica mostrou mais argumentos que o SC Braga e superiorizou-se ao rival (5-3) nos quartos de final da final eight da Taça de Portugal.
No Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, no minuto inicial, Lúcio Rocha e Afonso Jesus tiveram chances para marcar, e, na resposta, Fábio Cecílio também criou perigo. Estava dado o mote para uma noite de espetáculo de futsal para a qual contribuíram os Benfiquistas, cujos cânticos de apoio foram audíveis desde o arranque.
Acutilante, o Benfica voltou a estar perto de se adiantar no marcador. Servido por Diego Nunes, Higor rematou ao lado. Estavam decorridos apenas 2m30s.
Sempre a carregar no acelerador, os encarnados voltaram a ameaçar, aos 4', por intermédio de Léo Gugiel, guarda-redes que avançou no terreno e rematou à baliza. Ítalo Rossetti cortou sobre a linha de baliza.
Porém, numa transição rápida do SC Braga, Rafael Henmi deixou os arsenalistas na frente (0-1, aos 5').
O ritmo manteve-se frenético, com os minhotos na expectativa, a apostarem em eventuais erros do Benfica para visar a baliza à guarda de Léo Gugiel. Aos 8', após recuperação de bola, Fábio Cecílio atirou ao lado.
Na procura da igualdade, aos 10', Jacaré rematou para mais um corte de Hugo Neves, a impedir que o esférico fosse na direção da baliza.
O duelo manteve-se intenso, embora com menor velocidade e com o posicionamento defensivo a prevalecer sobre ambos os ataques.
Aos 16', aproveitando o espaço existente, Léo Gugiel subiu na quadra e disparou cruzado para defesa de Dudu. Na sequência do canto, Diego Nunes rematou à barra.
Pressionantes, os encarnados tentaram tudo para igualar e, à entrada para o derradeiro minuto da 1.ª metade, Jacaré atirou forte para grande intervenção de Dudu. A 37 segundos do final deste período, após um bom trabalho individual, Higor levou a melhor sobre Tiago Sousa e fez balançar as redes (1-1). No último segundo, Jacaré ainda desviou uma bola para o poste... Ao intervalo, empate no marcador.
No reatar do encontro, as águias mantiveram a toada, com ascendente. Logo aos 21', Diego Nunes rematou ao poste e tornou a ficar perto do golo no minuto seguinte. Dudu negou-lhe o 2-1.
No entanto, o ímpeto do Benfica fez-se sentir, aos 24', quando Jacaré, a passe de Arthur, finalizou para a reviravolta (2-1), depois de ultrapassar Ricardo Lopes!
Mesmo com a formação minhota a esboçar uma reação, os adeptos encarnados continuaram a incentivar os comandados de Cassiano Klein. Num lance afortunado, pois a bola derivou de um ressalto, Tiago Brito empatou, aos 28' (2-2).
Segundos depois, Higor recolocou o Benfica na frente. Um mau passe de Ygor Mota para Dudu, que estava fora da baliza, foi aproveitado pelo pivô das águias para o 3-2.
Com o Benfica melhor em quadra, Jacaré concluiu uma jogada coletiva, que passou pelos pés de Léo Gugiel (4-2, aos 30').
Com dois golos de vantagem, as águias continuaram a pressionar e criaram várias ocasiões para dilatar o score.
Do outro lado, o SC Braga estava obrigado a arriscar. Aos 33', Ítalo Rossetti apareceu em boa posição, rematou e Léo Gugiel aplicou-se, negando o 4-3.
A cerca de cinco minutos do fim, os arsenalistas apostaram em Tiago Brito como guarda-redes avançado, estratégia que não resultou, pois, num ressalto, Arthur partiu para a baliza sem guarda-redes e ampliou (5-2, aos 37').
Com o triunfo encaminhado perante um rival que atacava em 5x4, e com André Correia na baliza encarnada nesta fase, o Benfica consumou a passagem à meia-final, mesmo com Fábio Cecílio a reduzir a diferença aos 39'.
Triunfo por 5-3, e presença garantida no embate de acesso à final, agendado para sexta-feira, 28 de março. O rival será o Leões Porto Salvo, que derrotou o Quinta dos Lombos (2-5). O jogo, a realizar-se no mesmo local, está agendado para as 20h30.
DECLARAÇÕES
Cassiano Klein (treinador do Benfica): "Foi um grandíssimo jogo. Defrontar a equipa do Joel [Rocha] é sempre um prazer, porque é uma equipa muito bem treinada. Para quem esteve no pavilhão e para quem acompanhou em casa, foi um jogo fantástico, com as duas equipas procurando sempre ganhar. Vejo que tivemos uma alma incrível, jogámos com uma atmosfera que é o que nós queremos todos os dias. Temos de seguir, demos um passo e valorizamos a vitória, porque já sabíamos que era um grande confronto, e agora temos outro, com uma equipa fantástica que está a fazer uma competição incrível na Liga Placard. É recuperar para na sexta-feira conseguirmos fazer esse grande duelo. Foi um grande jogo, ficamos felizes de participar nisso e queremos mais."
Jacaré (pivô do Benfica): "Fizemos o jogo que esperávamos, estivemos bem, com intensidade. O jogo é de contacto físico e muita intensidade. Conhecemos a equipa do Braga, é muito qualificada, um dos nossos adversários diretos, sabíamos que eles iam causar-nos muita dificuldade, mas viemos bem preparados e avançámos para a meia-final. [Duelo com o Leões Porto Salvo pelo acesso à final] É um adversário que está lá no topo também, 'brigando' pelos primeiros lugares [da Liga Placard]. Sabemos que vai ser um jogo muito difícil, e não queremos parar por aqui. Vamos descansar agora, pensar nas meias-finais e fazer um bom jogo contra eles."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Léo Gugiel, Afonso Jesus, Lúcio Rocha, André Coelho e Diego Nunes
Suplentes: André Correia (J), Daniel Osuji (NJ), Silvestre Ferreira (J), Raúl Moreira (J), Higor (J), Arthur (J), Ivan Chishkala (J), Tiago Reis (NJ) e Jacaré (J)
Marcadores do Benfica: Higor (19' e 27'), Jacaré (23' e 29') e Arthur (36')
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/03/26/futsal-benfica-sc-braga-jogo-quartos-de-final-da-final-eight-da-taca-de-portugal
Coming soon
- Universo Benfica a Segunda, 24 Março 2025
- Universo Benfica a Segunda, 17 Fevereiro 2025