CN J1: Sporting CP 4 - 4 SL Benfica, 15Jun. Dom. 18h00 *Canal 11*

Competição
Fase
Playoff - Final
Ronda
Jogo 1
Data
Dom, 15 Junho, 2025, 18:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
Canal 11

 

VANTAGEM NA FINAL ALCANÇADA NOS PENÁLTIS


Neste domingo, 15 de junho, no Pavilhão João Rocha, num dérbi tremendamente bem disputado, referente ao jogo 1 da final do play-off da Liga Placard, o Benfica levou a melhor sobre o Sporting no desempate por grandes penalidades (3-5), na sequência de um empate a quatro bolas (4-4) após prolongamento. Os rivais voltam a medir forças na quinta-feira, 19 de junho, no Pavilhão Fidelidade.

 

Com Léo Gugiel, André Coelho, Afonso Jesus, Lúcio Rocha e Arthur a comporem o seu cinco inicial, as águias entraram a todo o gás, tendo os disparos de André Coelho (1') e de Arthur (2') sido travados por um par de intervenções apertadas de Bernardo Paçó.

 

A superioridade encarnada foi traduzida no resultado aos 3'. A partir da sua área, Léo Gugiel esticou para Jacaré, na frente, à esquerda, o qual cabeceou para André Coelho, que, à entrada da área, atirou a contar (0-1).

 

O Benfica manteve-se mais rematador nos minutos seguintes, mas, gradualmente, o equilíbrio instalou-se no encontro. Assim, à passagem do 10.º minuto, os anfitriões conseguiram alcançar o empate, através de um tiro em posição apertada de Wesley França, que sofreu um ligeiro desvio em André Coelho, na trave e no poste antes de tocar nas redes (1-1).

 

No minuto seguinte, Léo Gugiel encheu o pé de longe, e Bernardo Paçó defendeu para a frente, deixando a bola à mercê de Raúl Moreira, que, por ser travado irregularmente numa dividida com Zicky na área, não conseguiu finalizar. A equipa de arbitragem reviu o lance com o video support, mas... considerou-o legal.

 

Após uma fase com menos chegada às balizas, aos 16', Léo Gugiel defendeu um livre de Merlim com o pé, e um remate de Bernardo Paçó foi bloqueado em cima da linha.

 

Na resposta, Silvestre recolou a formação benfiquista na frente, aos 17'. O ala trabalhou bem sobre Diogo Santos, progrediu pela esquerda e disparou de ângulo reduzido por entre as pernas do guarda-redes (1-2).

 

Com boas intervenções, Léo Gugiel negou golos a Pauleta (17') e Tomás Paçó (18'), mas a equipa da casa marcou no minuto 19.

 

Numa reposição lateral, solto de marcação à entrada da área, Zicky rematou à meia-volta para o 2-2. Todavia, antes de este receber o esférico, André Coelho, que marcava o pivô, caiu após ser atingido com uma cotovelada do mesmo. Recorrendo mais uma vez ao video support, a equipa da arbitragem tornou a não decifrar qualquer irregularidade.

 

Inabaláveis, os comandados de Cassiano Klein reassumiram a dianteira a 20 segundos do descanso. Higor avançou pela direita e, com um cruzamento rasteiro, serviu Chishkala ao segundo poste, o qual encostou para o 2-3.

 

A correr atrás do prejuízo, o Sporting entrou na 2.ª parte com maior iniciativa ofensiva, tendo Léo Gugiel sacudido uma tentativa de Bernardo Paçó (23') e um livre de Tomás Paçó (26'), e Pauleta errado o alvo por pouco (23'). Higor também testou os reflexos de Bernardo Paçó, aos 24'.

 

No 27.º minuto, em nova reposição lateral eficaz, Taynan colocou a bola na área, onde Zicky recebeu de peito, girou e rematou em força para o 3-3.

 

À semelhança do que havia acontecido na metade anterior, a contenda voltou a afastar-se das balizas, até que, aos 37', o Benfica ameaçou com tiros de Arthur e Lúcio Rocha, ambos sustidos por Bernardo Paçó. Por sua vez, Léo Gugiel também defendeu remates de Pauleta e de Rocha, aos 38'.

 

A 2 segundos do fim do tempo regulamentar, Léo Gugiel enviou um livre ao poste.

 

Assim, o duelo seguiu mesmo para prolongamento, onde os verdes e brancos foram os primeiros a criar perigo, com um desvio de Zicky para o poste (41').

 

Todavia, numa brilhante jogada individual de Carlos Monteiro, foi a formação vermelha e branca que marcou. No minuto 42, o ala recebeu a bola na esquerda, serpenteou entre Taynan e Sokolov e, já na área, bateu Bernardo Paçó (3-4).


O último golo de bola corrida surgiu dois minutos depois. Diogo Santos aproveitou uma bola solta na frente, fletiu para dentro e Zicky completou com uma finalização certeira (4-4).

 

Até ao final da 1.ª parte, Lúcio Rocha ainda fez o esférico sobrevoar a trave por pouco (44'), e Léo Gugiel anulou iniciativas de Zicky (45') e Pauleta (45').

 

Já o 2.º tempo do prolongamento foi dominado pelas águias, que criaram múltiplas ocasiões para marcar: Carlos Monteiro atirou ligeiramente ao lado de uma baliza deserta (47'), Lúcio Rocha estremeceu o poste (49') e Bernardo Paçó defendeu remates de Silvestre (48'), de Lúcio Rocha (50') e de Léo Gugiel (50'), bem como um livre direto sem barreira de André Coelho (50').

 

Deste modo, foi mesmo necessário recorrer ao desempate por grandes penalidades para encontrar o vencedor. Nesta etapa, os comandados de Cassiano Klein evidenciaram pontaria afinada, já que André Coelho, Afonso Jesus, Higor, Jacaré e Diego Nunes converteram os 5 pontapés encarnados. Na frente contrária, Tomás Paçó, Diogo Santos e Wesley França marcaram, enquanto Taynan atirou ao lado. Resultado: 3-5 para as águias.

 

Com este desfecho, o Benfica recebe o Sporting no jogo 2 – às 17h30 de quinta-feira, 19 de junho, no Pavilhão Fidelidade – em vantagem na final do play-off da Liga Placard.

 

DECLARAÇÕES


Cassiano Klein (treinador do Benfica): "Foi um jogo incrível. Acredito que as duas equipas mereciam. Foram milímetros. Competimos muito bem. Lutámos muito bem. A equipa do Sporting é uma equipa muito desafiante. Enfim, é um Campeonato. Temos ainda alguns jogos pela frente e temos de recuperar, porque temos outro capítulo daqui a uns dias. [Equilíbrio no resultado] É sempre uma margem muito curta. No futsal, às vezes, dois, três golos não é algo tão estrondoso. Imagine um golo. Mas vejo que a parte emocional das duas equipas funcionou muito bem, porque as duas equipas buscaram o jogo. Em nenhum momento teve uma discrepância. Claro que, num jogo desta magnitude, a nossa equipa oscila um pouco. O Sporting cresce. A seguir crescemos nós… Agora, temos de estudar e procurar aprender com este jogo, que se vai repetir e os detalhes fazem muita diferença. [Importância da vantagem na final] É um confronto muito igual, e qualquer pequena vantagem é excelente. Esta vantagem vai até ao próximo jogo. Temos no nosso pavilhão um jogo duríssimo diante dos nossos adeptos. Agradecemos muito pelo apoio de quem estava aqui e quem estava em casa a apoiar-nos, porque vamos precisar muito dessa sinergia nesses duelos."

 

André Coelho (fixo do Benfica): "Primeiro, agradecer a esta moldura benfiquista que veio. É o melhor jogo de futsal do mundo, não há palavras. O que as pessoas viram hoje foi um jogo espetacular. Do começo até ao fim, cinco faltas para ambas as equipas. Intensidade, golo cá, golo lá. Estão todos de parabéns, nós e o Sporting, que fez um grande jogo. Mas foi só o primeiro, não ganhámos nada. Temos vantagem de 1-0. Agora, quinta-feira, queremos dar outra resposta positiva. [A importância de um dérbi] Tive muitas saudades destes dérbis. Vivi-os com muita intensidade também lá [em Espanha], porque deixa saudades. Qualquer amante do desporto tem de assistir a um jogo destes ao vivo. Dizia lá, em Espanha, digo aqui, 'todo o mundo devia assistir a um Sporting-Benfica em futsal', porque realmente é o melhor jogo que existe. Mas está feito, está fechado e agora é descansar. [Vantagem na final] É importante. Ainda para mais, o Sporting tem o fator casa, portanto conseguimos reverter esta situação. Mas nada está ganho. Não vale de nada ganharmos hoje se na quinta-feira não voltamos a ganhar. Portanto, o nosso foco agora é descansar. Vamos ter três dias para descansar, para preparar. O Sporting é das melhores equipas do mundo, vai criar-nos muitas dificuldades, e nós lá estaremos na Luz prontos para tentar ganhar outra vez."

 

FICHA DE JOGO


Cinco inicial do Benfica: Léo Gugiel, Afonso Jesus, Lúcio Rocha, André Coelho e Arthur

 

Suplentes: Daniel Osuji (J), Silvestre Ferreira (J), Raúl Moreira (J), Higor (J), Ivan Chishkala (J), Carlos Monteiro (J), Diego Nunes (J), Tiago Reis (NJ) e Jacaré (J)

 

Marcadores do Benfica: André Coelho (2'), Silvestre Ferreira (16'), Ivan Chishkala (19') e Carlos Monteiro (41')

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/06/15/futsal-sporting-benfica-jogo-1-final-play-off-liga-placard

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Quinta, 3 Julho 2025



antilags

Acho que estamos em momentos de forma radicalmente diferentes. Mostrámos contra o Braga que chegámos a esta fase decisiva da época no pico das nossas capacidades. Pelo contrário, os lagartos passaram à tangente contra o Porto Salvo e aquele colosso de Ferreira do Zêzere. Não gosto de dizer "é agora ou nunca", mas, para mim, somos favoritos e vamos quebrar o enguiço.

bolaredonda


Andris

Sim, vai ser uma roubalheira, mas, se há altura para serem homens e irem para cima deles, é esta.

kino

Já estou a ver o filme, amanhã os batráquios levam um susto e os jogos seguintes os gêmeos vão estar raivosos tipo Tiago moedas para os meninos especiais da turma poderem elfestejar.

luigiferratini

Não perder por falta de comparência. Mais um jogo que se merece ganhar mas perde se como sempre . Surpreendam

eduq


Freire


ForçadoBloqueio

Qual das quatro vai acontecer?

1 - Roubados
2 - Muito roubados
3 - Escandalosamente roubados
4 - Sem vergonha total, tipo Taça de Portugal de futebol

jjlope00

Citação de: ForçadoBloqueio em 14 de Junho de 2025, 23:29Qual das quatro vai acontecer?

1 - Roubados
2 - Muito roubados
3 - Escandalosamente roubados
4 - Sem vergonha total, tipo Taça de Portugal de futebol
Vais ver basquetebol ou futsal?  :-X  :-X

ForçadoBloqueio

Citação de: jjlope00 em 14 de Junho de 2025, 23:37
Citação de: ForçadoBloqueio em 14 de Junho de 2025, 23:29Qual das quatro vai acontecer?

1 - Roubados
2 - Muito roubados
3 - Escandalosamente roubados
4 - Sem vergonha total, tipo Taça de Portugal de futebol
Vais ver basquetebol ou futsal?  :-X  :-X

Ainda não sei se vou estar em casa a essa hora. Se estiver, vou ver o basquetebol. Futsal recuso-me a ver face ao estado de roubalheira a que chegou, devo contar pelos dedos da mão os jogos de futsal que vi nos últimos 3 ou 4 anos.

Oliver e benji

Honrem a camisola mesmo com os apitadeiros a inclinar o campo.
Carrega Benfica!


20Nico Gaitan20

Aposto que vamos estar por cima e vai acontecer Arbitragem ou Gugiel.


Como sempre....