Bruno Lage

Treinador, 49 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2019-2020, 2024-2025), 142 jogos (97 vitórias, 21 empates, 24 derrotas)
Em 2025/2026: 10 jogos (7 vitórias, 2 empates, 1 derrota)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

S-Line

Não me preocupo, em Outubro , demite-se .

"Vim com o Presidente , com o projeto Rui Costa, portanto , também saio "

lonstrup

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 02 de Setembro de 2025, 13:49Nao tem identidade própria

O futebol dele é em funçao do adversário

Mas o Benfica nao tem de jogar em funçao do adversario 90% das vezes no tugão.

Os adversário é que deviam jogar em funçao de nós...nunca o contrario.

É por isso que este gajo em jogos com equipas de merda tem dificuldades enormes.

Vai se safando em jogos grandes porque aí o seu lado "estratega" faz mais sentido.

Nao é treinador para uma equipa que se quer grande em Portugal.

o "problema" é que estás a identificar o tipico treinador do tugao.

A ideia nunca é de projetar a equipa para a excelência, mas para conseguir um compromisso de fazer o "suficiente".

Por isso é que por regra, o treinador do Benfica deve ser estrangeiro,  e com experiência de treinar ao mais alto nível. Para exactamente trazer esse compromisso de excelência.

Androico

Citação de: S-Line em 02 de Setembro de 2025, 16:06Não me preocupo, em Outubro , demite-se .

Sem pré-época conquista a Supertaça. Perde Kokçu e Di Maria, e não contratam qualquer criativo para a equipa. Fica com um plantel muito curto em termos de "criatividade" para enfrentar a qualificação para a champions. A par disso, além do Di Maria, perde Bruma por "lesão" e Amdouni também sai. Fica sem extremo-direito. É forçado a apostar em Aursnes nessa posição.

Ainda apanha o pior sorteio possível na qualificação da champions, e demonstra total superioridade contra Nice e Fenerbache.

Não é por acaso que qualquer candidato já foi explícito que o Lage é para continuar. E bem.

Veremos agora com mais opções, designadamente com o tal criativo (Sudakov) e o extremo-direito (Lukebakio), como é que as coisas evoluem.

lonstrup

Na verdade,  Lage vai me lembrando um outro treinador que passou pelo Benfica,  que não podemos dizer que tivesse uma identidade propria, como referem aí atrás.

Faz-me lembrar o Toni.

VelhaGuarda

Citação de: O'Brien em 02 de Setembro de 2025, 16:01
Citação de: VelhaGuarda em 02 de Setembro de 2025, 13:04
Citação de: O'Brien em 02 de Setembro de 2025, 08:36
Citação de: VelhaGuarda em 02 de Setembro de 2025, 06:52
Citação de: O'Brien em 02 de Setembro de 2025, 04:29
Citação de: VelhaGuarda em 02 de Setembro de 2025, 02:26Com este Plantel é para ganhar tudo no Tugão. Se não tens unhas para o Ferrari, dá lugar a um Piloto que entenda de futebol.

Mal qual Ferrari??? Só se for a ferrari da F1

105M em reforços são o quê, um Fiat 600...?

E a ferrari F1 gasta quanto também?

O problema não seria o que se gasta, se fosse bem aproveitado.

Ora nem mais.

O problema é saber onde gastar, e não é por termos tido um recorde de transferências que significa que temos um belíssimo plantel como se fosse um ferrari.

O que não implica que, não obstante a qualidade dos jogadores, o treinador saiba colocar as pedras no lugar certo.

Granizo

Citação de: S-Line em 02 de Setembro de 2025, 16:06Não me preocupo, em Outubro , demite-se .

Duvido e muito.
Ja provou no passado que e algo que nao faz.

MAs nada apontar, tem contrato, cumpre-o. Problema sim e quem o foi buscar.

Archie Bunker

Quem ganhar em outubro vai continuar com o Lage, seja quem for o vencedor.

Laudrup

Citação de: lonstrup em 02 de Setembro de 2025, 16:08
Citação de: 20Nico Gaitan20 em 02 de Setembro de 2025, 13:49Nao tem identidade própria

É por isso que este gajo em jogos com equipas de merda tem dificuldades enormes.

Vai se safando em jogos grandes porque aí o seu lado "estratega" faz mais sentido.

A ideia nunca é de projetar a equipa para a excelência, mas para conseguir um compromisso de fazer o "suficiente".

Por isso é que por regra, o treinador do Benfica deve ser estrangeiro,  e com experiência de treinar ao mais alto nível. Para exactamente trazer esse compromisso de excelência.

Verdade. Não diria que deveria ser exclusivamente estrangeiro, mas há que estar atento à capacidade de inovar, de análise e técnica de tipos como Vasco Botelho da Costa e não ter medo de lhes dar uma chance.

Tenho a certeza que hão-de haver mais por aí, é preciso é que a futura direcção dê ao lugar de treinador a importância que ele merece, em vez de andar ali a ver um meio termo entre um tipo que sabe umas coisas e um pau-mandado que mete a jogar quem eles querem.

É delicado para as negociatas, mas se queremos um Benfica ganhador, tem de ser.

lonstrup

Citação de: Androico em 02 de Setembro de 2025, 16:08

Sem pré-época conquista a Supertaça. Perde Kokçu e Di Maria, e não contratam qualquer criativo para a equipa. Fica com um plantel muito curto em termos de "criatividade" para enfrentar a qualificação para a champions. A par disso, além do Di Maria, perde Bruma por "lesão" e Amdouni também sai. Fica sem extremo-direito. É forçado a apostar em Aursnes nessa posição.

Ainda apanha o pior sorteio possível na qualificação da champions, e demonstra total superioridade contra Nice e Fenerbache.

Não é por acaso que qualquer candidato já foi explícito que o Lage é para continuar. E bem.

Veremos agora com mais opções, designadamente com o tal criativo (Sudakov) e o extremo-direito (Lukebakio), como é que as coisas evoluem.

O critério, para avaliar o treinador do Benfica (qualquer treinador, mesmo um que não goste/admire) deve ser julgar pelo trabalho realizado.

E por mim falo, não gosto do Lage. E tem tanto que ver com ele, mas comigo. Porque culpo o Lage por defraudar expectativas que eu próprio é que criei. Com Lage de 18/19 criou-se uma expectativa nas pessoas, criada pelas pessoas, de ele ser um dom sebastião que ia resolver tudo.

E creio que isso continua a ser o principal entrave para muita gente ir com a cara do Lage. Não tem que ver com futebol e treino, até porque não faz pior do que os últimos treinadores que por aqui passaram, mas sim com ele não fazer o que as pessoas gostariam que ele fizesse. O ideal que criaram.

Agora, é preciso descer à terra e também dizer que vencer o tugão com o Benfica também não é um atestado de qualidade per si.

Mas isso é irrelevante. O que nos interessa, como Benfiquistas, é que o Benfica seja o melhor e atinja o seu potencial e os seus objetivos. O nome do treinador que o alcança é secundário.

lonstrup

Citação de: Laudrup em 02 de Setembro de 2025, 16:33

Verdade. Não diria que deveria ser exclusivamente estrangeiro, mas há que estar atento à capacidade de inovar, de análise e técnica de tipos como Vasco Botelho da Costa e não ter medo de lhes dar uma chance.

Tenho a certeza que hão-de haver mais por aí, é preciso é que a futura direcção dê ao lugar de treinador a importância que ele merece, em vez de andar ali a ver um meio termo entre um tipo que sabe umas coisas e um pau-mandado que mete a jogar quem eles querem. É

delicado para as negociatas, mas se queremos um Benfica ganhador, tem de ser.
Se nessa abordagem do treinador, de inovação e outra abordagem estiver como base a procura de excelência, apoio. Se for um que ganhou, porque trouxe uma abordagem nova sim, mas que procura explorar uma fragilidade do campeonato, tipo Amorim, não.

Quando digo excelência, é o Benfica jogar um futebol de igual para igual com qualquer adversário. Defender bem, atacar bem, pressionar bem, impor ritmo ao jogo. Se para defender bem tem de meter 5 defesas, já foi a excelência pelo cano abaixo. Se a superioridade no campo vem de uma nuance táctica, como meter mais um homem no meio campo ou assim, também não serve.

Esta é a minha visão. Porque todas essas abordagens (5 defesas, superioridade numérica no meio campo) são compromisso em linha com o «fazer o suficiente». Não é na linha de «excelência».

Se calhar estou a idealizar de mais, e deveria ser mais pragmático. É possível.

ralmeida

Citação de: Androico em 02 de Setembro de 2025, 16:08

Até dou de barato que a estratégia nas eliminatórias da Champions, como resultaram, foram acertadas, não me choca. Mas às vezes colocamos Nice (deste ano) e Fenerbahce num pedestal como se fossem equipas de 1ª linha na europa. Mau era se o Benfica, como ficou visível em campo, não passasse, e acredito, depois do que vi, que podia ter passado com menos dificuldade.

Depois fala-se de cromos novos como Sudakov e Lukebakio como grandes estrelas sem um jogo pelo Glorioso mas esquecem-se de cromos da casa que não foram propriamente baratos, têm casa e muita qualidade e não foram praticamente usados, nessas mesmas posições. Onde andaram Scheldrup e Pretiani nestes jogos?

Mas vamos lá retirar champions, e relembrar que chegamos ao ponto de defender um resultado de 1-2 com 5 defesas e 2 médios defensivos em casa do Alverca. Foi há menos de 1 semana. Mas o jogo anterior do campeonato não foi muito melhor.

O Lage continua pq ainda tem resultados, mas despedir em antecipação ng tem tomates, é preciso dar errado (e às vezes é preciso dar muito errado durante muito tempo mesmo com resultados mas para tentar limpar uma imagem de uma renovação apressada) para se tomar uma decisão. O Rui Costa só não o despediu pq ele tem mostrado resultados e o próximo pode ser a morte do artista. Se o Lage já tivesse escorregado caía fácil, não acredito que haja tanta burrice na direção para não perceber o fraco futebol que praticamos e o quanto mais podíamos fazer com o que existe.

lonstrup

Citação de: Archie Bunker em 02 de Setembro de 2025, 16:26

Quem ganhar em outubro vai continuar com o Lage, seja quem for o vencedor.
Eu creio que é assim que deve ser. Cumprir o contrato. Só em caso de descalabro desportivo, com o próprio treinador a colocar o lugar à disposição, é que seria aceitável uma rescisão.

Laudrup

Citação de: lonstrup em 02 de Setembro de 2025, 16:42

Tenho a certeza que hão-de haver mais por aí, é preciso é que a futura direcção dê ao lugar de treinador a importância que ele merece, em vez de andar ali a ver um meio termo entre um tipo que sabe umas coisas e um pau-mandado que mete a jogar quem eles querem. É

Se nessa abordagem do treinador, de inovação e outra abordagem estiver como base a procura de excelência, apoio. Se for um que ganhou, porque trouxe uma abordagem nova sim, mas que procura explorar uma fragilidade do campeonato, tipo Amorim, não.

Quando digo excelência, é o Benfica jogar um futebol de igual para igual com qualquer adversário. Defender bem, atacar bem, pressionar bem, impor ritmo ao jogo. Se para defender bem tem de meter 5 defesas, já foi a excelência pelo cano abaixo. Se a superioridade no campo vem de uma nuance táctica, como meter mais um homem no meio campo ou assim, também não serve.

Esta é a minha visão. Porque todas essas abordagens (5 defesas, superioridade numérica no meio campo) são compromisso em linha com o «fazer o suficiente». Não é na linha de «excelência».

Não, eu concordo contigo. Tens uma ideia do que deve ser o futebol de uma equipa como o Benfica, de ataque, de criatividade, de dar ênfase aos golos, mas tendo atletas que possam defender-nos bem se ficarmos desequilibrados. É preciso construir a equipa para essas ideias e criar essa identidade. Só com o Jesus é que tivemos um vislumbre desse Benfica em duas ou três épocas.

Na verdade o que tu queres é ganhar bem ou perder com honra, indo à luta, e não numa lógica de "deixa ver o que acontece". Também não é este futebolzinho que me agrada, é maçudo e inconsequente, baseado em fezadas... Já aquele que idealizamos dá frio na barriga e vontade que os jogos cheguem.

lonstrup

Citação de: Laudrup em 02 de Setembro de 2025, 16:51
Citação de: lonstrup em 02 de Setembro de 2025, 16:42

Não, eu concordo contigo. Tens uma ideia do que deve ser o futebol de uma equipa como o Benfica, de ataque, de criatividade, de dar ênfase aos golos, mas tendo atletas que possam defender-nos bem se ficarmos desequilibrados. É preciso construir a equipa para essas ideias e criar essa identidade. Só com o Jesus é que tivemos um vislumbre desse Benfica em duas ou três épocas.

Na verdade o que tu queres é ganhar bem ou perder com honra, indo à luta, e não numa lógica de "deixa ver o que acontece". Também não é este futebolzinho que me agrada, é maçudo e inconsequente, baseado em fezadas... Já aquele que idealizamos dá frio na barriga e vontade que os jogos cheguem.
Sim, o tipo de futebol em que os heróis acabam por ser os jogadores. Porque tem de se superar para atingir esse patamar. Acho que é essa a proposta do Benfica como clube desportivo, a todos os seus atletas: oferecer-lhes um palco onde eles são encorajados e podem superar-se. O sítio onde têm oportunidade de atingirem os patamares mais elevados do seu rendimento como atletas.

Concordo contigo em tudo, menos na parte do Jorge Jesus. Porque em contexto de Liga dos Campeões, o Benfica nunca atingiu essa atitude, essa dimensão de superação e de nos fazer sonhar.

Os dois últimos que nos fizeram sonhar que era possível chegar ao céu e superar, foi Eriksson e Schmidt.

Nenad25

Acabaram-se as desculpas.

Tens o plantel que quiseste. Sim, talvez curto nos extremos porque assim o quiseste ao "dispensar" o Gouveia. De resto tens o investimento que mais ninguém teve.

Exigem-se títulos, classificação para o playoff da CL e bom futebol.