Bruno Lage

Treinador, 49 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2019-2020, 2024-2025), 142 jogos (97 vitórias, 21 empates, 24 derrotas)
Em 2025/2026: 10 jogos (7 vitórias, 2 empates, 1 derrota)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Pablito13

#215775
Citação de: tiago1991 em 05 de Setembro de 2025, 10:33
Citação de: Pablito13 em 04 de Setembro de 2025, 22:02
Citação de: lonstrup em 03 de Setembro de 2025, 16:12
Citação de: VemMONSTRO em 03 de Setembro de 2025, 13:39
Citação de: lonstrup em 03 de Setembro de 2025, 12:23
Citação de: _1962_ em 03 de Setembro de 2025, 12:14
Citação de: _1962_ em 03 de Setembro de 2025, 08:53A questão do Lage pedir mais agressividade vai provavelmente tornar-se rapidamente num problema se não melhorarmos consideravelmente os processos na nossa pressão alta.

A agressividade é muito importante nos duelos mas é fundamental que esses duelos sejam disputados em posições favoráveis e não desfavoráveis, como aconteceu com o Dedic.

É muito diferente fazer um duelo com um jogador adversário quando este recebe a bola de costas e sofre um encosto por trás enquanto o nosso jogador tenta recuperar a bola, do que fazer falta quando o jogador adversário já ultrapassou o nosso jogador e este tem de recorrer à falta para o travar.

Está última situação é muito mais aparatosa e muito propícia a receber cartão amarelo. 

Certo que no último jogo jogamos contra fiteiros, como vamos jogar em praticamente os jogos todos no campeonato. Esta abordagem não é sustentável. Já sei que os árbitros apitam demasiado mas isso é mais uma razão para sermos mais inteligentes e eficientes na pressão que fazemos.

O nossa pressão alta é muito pouco eficiente e depois obriga os nossos jogadores a fazerem faltas aparatosas.

No lance do primeiro amarelo do Dedic o Schjelderup falha um passe, o adversário recupera a bola mas o momento decisivo para o amarelo do Dedic foi o Enzo não ter vencido o duelo na disputa da bola com o jogador do Alverca que ia iniciar o contra ataque. Não conseguiu cortar a bola, o jogador do Alverca embalou e vem o Dedic a correr em desespero atrás dele e faz falta.

O momento certo de fazer a falta tinha sido quando o Enzo teve o duelo com o adversário, ali o árbitro nunca daria amarelo. Temos de matar a jogada logo ali, o jogador adversário não pode passar porque temos a equipa toda descompensada atrás.

O Dedic fez o que tinha de fazer ali depois do Enzo ter falhado mas um toque por trás (por muito leve que seja) num jogador embalado em contra ataque vai dar muitas vezes amarelo. É o que é.

No segundo amarelo do Dedic a culpa foi primeiramente dele próprio, teve uma oportunidade excelente de fazer falta quando o jogador do Alverca recebeu a bola e estava de costas para ele, ali tinha sido uma faltinha apenas.

Deixou o jogador virar-se, o jogador do Alverca ganhou em velocidade, o Enzo não foi novamente suficientemente rápido a chegar na ajuda e o Dedic em desespero faz falta.

Foram dois toquezinhos mas foram dois toquezinhos em que o adversário já tinha ultrapassado os nossos jogadores e já estava embalado. Temos de fazer as faltas antes, fomos muito inocentes e pouco incisivos.

A pressão de toda a equipa tem de ser muito melhor, Enzo e o Ríos têm de ser muito mais rápidos a fechar no adversário e incisivos a disputar os duelos.

Temos de saber ler o jogo, devíamos ter feito muito mais faltinhas perto da área do Alverca quando eles tentavam sair a jogar, fazer faltinhas é também uma forma de controlar o ritmo de jogo e esfriar o ritmo e entusiasmo do adversário.

Cabe ao treinador melhorar os processos da pressão alta, condicionamos muito pouco o jogo do Alverca.

Cabe aos jogadores dar mais, fechar mais cedo no adversário, ter mais intensidade nos duelos, ser mais inteligentes em quando fazer as faltas.

Estou a rever o jogo com mais atenção, aos 2 minutos o Dedic faz uma falta muito semelhante aquelas em que teve os amarelos.

O Ríos junto à área do Alverca perde uma bola para o adversário, o Dedic vai disputar essa bola (bem na ajuda à perda) mas o jogador passa por ele com bastante facilidade e depois o Dedic faz falta por trás puxando-lhe a camisola.

O Chiquinho rouba a bola ao Ríos como se nada fosse, passa pelo Dedic como se nada fosse.

Não pode ser, neste caso a culpa é exclusivamente dos jogadores. Estavam bem posicionados têm de ganhar estes duelos ou fazer falta antes de ficarem completamente em desvantagem.
a diferença da primeira época do Schmidt para a segunda. Na primeira chegavam sempre primeiro às disputas de bola, ganhavam a bola e pressionavam alto. Todos.

Na segunda, foi o que vimos.
Ainda continua esse mito? :rir:

Mesmo na primeira época do buraco negro alemão, o Benfica jogou até Outubro. Só.

Até o Caldas anulou completamente aquele gengenpress perneta.

Fomos campeões porque o nível do campeonato é baixíssimo e porque os rivais se babavam jogo sim, jogo sim.
sim, é um mito que em abril andavam os adeptos do Benfica a escolher qual o melhor adversário na meia final da Liga dos Campeões, sonhando com uma ida à final da prova.

Devo ter confundido as coisas.

Com um meio-campo Florentino-Chiquinho.

O Benfica só começou a estar mal em Abril após o regresso das seleções, e depois melhorámos o suficiente em Maio, caso contrário nem campeões tinhamos sido.

O Benfica de final de Dezembro até final de Março já não jogava era tanto como jogou até aí, menos vertiginoso mas estava mais consistente, não dando grandes oportunidades ao adversário para transições, sobretudo quando começou a jogar João Mário na direita e Aursnes na esquerda, o qual aqui a malta não gostava muito, mas que nos deu mais controlo sobre o jogo.

Mesmo com a saída do Enzo no final de Janeiro, e sem o substituirmos, continuávamos bem porque estávamos consistentes, e a prova disso é que quando sai o sorteio para os Quartos e Meias-finais da Champions, andava aqui tudo a falar em oportunidade única para chegar á final. Devia ser porque estávamos mal...

Isto é a realidade. Mito é tudo o resto que se diz sobre essa época.

mentira, esse "quadrado" com zero criatividade entre tino, Chiquinho, Aursnes e João Mário iam fodendo a época

a equipa começou a descair quando perdeu os criativos Enzo e Neres(essa do o retirar do onze ainda estou para perceber), tiveste foi adversários acessíveis, até na champions com o Brugge

os últimos jogos de elevada exigência com Porto em casa, eliminatória inter e Sporting fora foram deploráveis

Então não iam fodendo a época?! Foi mesmo isso, camarada, mas na tua cabeça. As desculpas dos adversários acessíveis são deliciosas. Ainda por cima foste tentar buscar o Brugge na Champions, que é supostamente mais acessível, mas o que te esqueceste de dizer é que, não só ganhámos fora 0-2, como fizemos uma excelente exibição em casa e ganhámos 5-1. Eu já nem vou buscar outros jogos, caso contrário saía um testamento.

Esses jogos que falas de maior exigência contra o Porto e Inter são precisamente em Abril quando estávamos mal, mas já percebi que nem te informaste e preferiste misturar tudo, ou então foi por conveniência, que é o mais certo. O jogo contra o Sporting foi o único em Maio (21 de Maio), e aquele em que podes pegar, e é fácil fazê-lo por ser um jogo grande, e onde de facto fizemos uma primeira parte de merda, mas onde fizemos uma boa segunda parte, ao ponto de ao intervalo estarmos a perder por 2-0 e ainda termos ido ao empate. É só ires ver o que foi a primeira parte e a segunda e, para isso, até basta veres só um resumo.

Aursnes e João Mário descaído para as alas iam tanto fodendo a época que andaste á procura de um pequeno excerto do meu texto para tentares pegar e já não foste a mais lado nenhum, isto porque não podias contrariar, é tudo factual. Lá porque não gostavas das opções do treinador até ao fim de Março não quer dizer que estivéssemos mal, porque não estávamos, bem pelo contrário.

Facto indesmentível, e que desmonta qualquer teoria que queiras apresentar, é que a 15 de Março de 2023, dia do sorteio dos Quartos e Meias-Finais da Champions, onde ficámos a saber que os adversários seriam o Inter e o Milan, tinhas um fórum inteiro a falar em chegar a uma hipotética final, que tinhamos uma oportunidade única. Tinhas fóruns de rivais, falado aqui na altura, a dizer que nós tinhamos todas as possibilidades de chegar á final e estavam todos cagados. Alguns até diziam que podíamos mesmo ganhar a Champions. E sabes porque é que tudo isto acontecia? Porque, mesmo perdendo o Enzo, nessa altura funcionávamos enquanto equipa.

Nem a saída do Enzo impediu tudo isto. Claro, ficámos mais fracos, até porque não o substituímos (qualquer equipa ficaria mais fraca se perdesse o seu motor do meio-campo, um craque, ainda por cima sem ser substituído), mas por essa altura éramos fortes enquanto equipa, equilibrados e ganhávamos os jogos, e ganhávamos bem. Em Abril, após o regresso das seleções tudo mudou, não só mas tb por défice físico. A equipa estava pouco fresca nessa altura para o que nos tinha habituado, notava-se bem.

Agora diz lá outra vez que é mentira. Se tu e muitos que aqui estão não eram a favor de algumas escolhas do treinador, e eu sei que não eram, o problema não é meu. Nem sequer estou a dizer que preferia assim ou assado, só te estou a dizer como as coisas aconteceram e estão aí os argumentos. E, claro, o facto que não deixa dúvidas a ninguém, e repito, a 15 de Março tinhas um fórum super confiante em que podíamos chegar á final da Champions, isto com o Florentino e o Chiquinho no meio-campo. Devia ser porque estávamos mal...

EDIT: E ainda me esqueci de dizer que quando o Rafa estava lesionado, a certa altura em Janeiro, jogámos com o João Mário na direita, Aursnes na esquerda e Neres, o tal que falavas, nas costas do PL.

E em Abril não foi só nos jogos de maior exigência contra o Porto e Inter que estivemos mal, isto porque tb perdemos em Chaves, o que é mais um facto a adicionar, e que desmente a tua teoria.

tiago1991

Vais ter sempre pessoal a achar que vais ganhar a Champions, aí a teres hipótese vai outra caminho

A queda nessa época dá se porque anularam a forma do Roger jogar, e sim porque havia zero de criatividade, era tudo entregue às corridas do Rafa

Se não têm aparecido o Neves bem fodias a época, e podem dar as voltas que quiserem


tiago1991

E sim o Brugge na altura foi um bombom

Até vieram rodar no jogo da luz porque no campeonato estavam fodidos

Pablito13

#215778
Citação de: tiago1991 em 05 de Setembro de 2025, 11:56Vais ter sempre pessoal a achar que vais ganhar a Champions, aí a teres hipótese vai outra caminho

A queda nessa época dá se porque anularam a forma do Roger jogar, e sim porque havia zero de criatividade, era tudo entregue às corridas do Rafa

Se não têm aparecido o Neves bem fodias a época, e podem dar as voltas que quiserem



E agora tb já foste buscar o Neves, o que tb é verdade, ajudou e muito para fazermos aquele final de época quando a equipa já estava mais fatigada, mas que em nada muda o que disse, não misturemos tudo. Perdeste o Enzo, não o substituiste, é óbvio que ias perder qualidade. Mas o ponto fulcral mantém-se. Até ao final de Março estávamos bem, coesos, e a poder sonhar na Champions. Não são opiniões, são factos. A derrocada começou em Abril mas felizmente melhorámos, e aí o Neves tb foi importante.

Archie Bunker

Citação de: Pablito13 em 05 de Setembro de 2025, 12:02
Citação de: tiago1991 em 05 de Setembro de 2025, 11:56Vais ter sempre pessoal a achar que vais ganhar a Champions, aí a teres hipótese vai outra caminho

A queda nessa época dá se porque anularam a forma do Roger jogar, e sim porque havia zero de criatividade, era tudo entregue às corridas do Rafa

Se não têm aparecido o Neves bem fodias a época, e podem dar as voltas que quiserem



E agora tb já foste buscar o Neves, o que tb é verdade, ajudou e muito para fazermos aquele final de época quando a equipa já estava mais fatigada, mas que em nada muda o que disse, não misturemos tudo. Perdeste o Enzo, não o substituiste, é óbvio que ias perder qualidade. Mas o ponto fulcral mantém-se. Até ao final de Março estávamos bem, coesos, e a poder sonhar na Champions. Não são opiniões, são factos. A derrocada começou em Abril mas felizmente melhorámos, e aí o Neves tb foi importante.


Após o mundial de futebol (paragem enorme inédita) a meio da época a equipa perdeu muito ritmo, e perdeu o Enzo.
Acontece aquele descalabro em Braga e um empate muito injusto com o Sporting.
Depois volta a carburar até início de abril,quando rebenta completamente fisicamente.
Ganha sem saber como em vila conde e perde com o porto e Chaves.
Depois volta a subir de forma ,culminando naquele jogo com o Braga em que a bola parecia não querer entrar.
Além do Enzo é bom lembrar que o Neress teve varias lesões, isto num plantel curtíssimo.

Pablito13

Citação de: Archie Bunker em 05 de Setembro de 2025, 12:14
Citação de: Pablito13 em 05 de Setembro de 2025, 12:02
Citação de: tiago1991 em 05 de Setembro de 2025, 11:56Vais ter sempre pessoal a achar que vais ganhar a Champions, aí a teres hipótese vai outra caminho

A queda nessa época dá se porque anularam a forma do Roger jogar, e sim porque havia zero de criatividade, era tudo entregue às corridas do Rafa

Se não têm aparecido o Neves bem fodias a época, e podem dar as voltas que quiserem



E agora tb já foste buscar o Neves, o que tb é verdade, ajudou e muito para fazermos aquele final de época quando a equipa já estava mais fatigada, mas que em nada muda o que disse, não misturemos tudo. Perdeste o Enzo, não o substituiste, é óbvio que ias perder qualidade. Mas o ponto fulcral mantém-se. Até ao final de Março estávamos bem, coesos, e a poder sonhar na Champions. Não são opiniões, são factos. A derrocada começou em Abril mas felizmente melhorámos, e aí o Neves tb foi importante.


Após o mundial de futebol (paragem enorme inédita) a meio da época a equipa perdeu muito ritmo, e perdeu o Enzo.
Acontece aquele descalabro em Braga e um empate muito injusto com o Sporting.
Depois volta a carburar até início de abril,quando rebenta completamente fisicamente.
Ganha sem saber como em vila conde e perde com o porto e Chaves.
Depois volta a subir de forma ,culminando naquele jogo com o Braga em que a bola parecia não querer entrar.
Além do Enzo é bom lembrar que o Neress teve varias lesões, isto num plantel curtíssimo.

Basicamente foi isso.

E eu nem quero estar a defender o Roger, que na segunda época e no início da terceira, fez merda atrás de merda e cavou a sua própria sepultura.

Mas não é por ter acabado como acabou que vou andar a mudar a história. Na primeira época, com as condicionantes, e apesar de não ser um treinador versátil, fez um excelente trabalho. Jogávamos contra qualquer um olhos nos olhos, já há muito tempo que eu não via isso acontecer. O resto é letra.

pevmac

Teve o condão de substituir o Gengerpressing do RogérioBall pela Depressing (de depressão...) do LageBall!!!

Golbergz

Jogadores nas selecções depois de 1 mês de Lagiola:



slbenfica_croft

O jogo é na Luz e contra o Santa Clara.

Se mesmo em condições normais a equipa terá esta temporada que ser bastante mais rodada nestas circunstâncias ainda mais.

Otamendi e Rios idealmente deveriam estar no banco contra o Santa Clara e por lá ficar.

E o BENFICA tem a obrigação de ganhar na mesma. Sem dúvida alguma.

S.L.B Stars

Tática do Lage 4-1-2-3 , jogo de sobreposição pelos flancos , básico , até uma criança a jogar FM sabe disso , demasiado previsível , sorte nossa que o Dedic ás vezes faz com que isso mude quando tem decisões individuais e quebra as banalidades táticas do Lage .

Red Eyes

Não consigo acreditar na competência desta alma.
E espero que este tiro ao lado seja substituído rapidamente por alguém  mais digno das nossas cores...

Nmslb

Ainda ocupa o lugar de treinador do Benfica?


Pleasure_+_Pain

Citação de: S.L.B Stars em 06 de Setembro de 2025, 12:13Tática do Lage 4-1-2-3 , jogo de sobreposição pelos flancos , básico , até uma criança a jogar FM sabe disso , demasiado previsível , sorte nossa que o Dedic ás vezes faz com que isso mude quando tem decisões individuais e quebra as banalidades táticas do Lage .

E circulação em U. Ad eternum.

Cob92

Citação de: pevmac em 05 de Setembro de 2025, 17:01Teve o condão de substituir o Gengerpressing do RogérioBall pela Depressing (de depressão...) do LageBall!!!

O Schmidt numa estrutura competente iria ter muito mais sucesso do que aquele que teve, è um treinador de projecto.

O Lage è um treinador de transiçao, ha uns anos atras eu olhava para ele como um treinador de projecto.

Mas olhando para a postura dele perante a ideia do futebol praticado e perante a gestao de recursos humanos e a forma como tem ignorado a nossa formacao, mudei de ideias.

Provavelmente a estrutura Tambem tem culpa nisto mas ele Tambem tem culpa.