José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 62 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 26 jogos (15 vitórias, 6 empates, 5 derrotas)
Em 2025/2026: 15 jogos (9 vitórias, 3 empates, 3 derrotas)

TFFS

Citação de: Festivus em 18 de Setembro de 2025, 23:48
Citação de: Sexta-Feira em 18 de Setembro de 2025, 23:48Um jogador que também nunca percebi porquê que deixaram sair, foi o Micoli.

Que facada!
Tinha tudo para ser um ídolo por cá.
O Kadafi disse que não havia dinheiro para ele.
A cláusula eram 4M. 6 meses depois foi torrar 4,5M no Makukula

Armani

Isso de nos últimos anos não se contratarem grandes treinadores tem muito que se lhe diga. Ainda por cima quando há presidentes que dizem que "se calhar o problema foi o Benfica ter sido campeão"...

Sexta-Feira

Citação de: Sexta-Feira em 18 de Setembro de 2025, 23:48Um jogador que também nunca percebi porquê que deixaram sair, foi o Micoli.

Que facada!

Pá...
Era daqueles que um presidente que goste do clube e perceba minimamente de futebol, fazia o esforço!

Era um jogador do crl.
E mais uma vez, o atleta gostava do Benfica. Como muitos.

Endless

Citação de: brazio em 18 de Setembro de 2025, 23:15
Citação de: ARREB1MBA em 18 de Setembro de 2025, 23:03
Citação de: Trapattoni em 18 de Setembro de 2025, 22:54
Citação de: ARREB1MBA em 18 de Setembro de 2025, 22:50
Citação de: brazio em 18 de Setembro de 2025, 22:42
Citação de: Festivus em 18 de Setembro de 2025, 22:26
Citação de: brazio em 18 de Setembro de 2025, 22:24
Citação de: Festivus em 18 de Setembro de 2025, 22:18
Citação de: The Eagle 10 em 18 de Setembro de 2025, 21:36
Citação de: SG Ventil em 18 de Setembro de 2025, 20:58Que tesão ver o Mourinho equipado de novo à Benfica.

Os mais novos não entendem o quão isto deixa nostálgico malta dos anos 90/2000...
Deixa nostalgia sim mas não é isso que trás resultados infelizmente.

E sou dessa era.
É mais que me faz sentir velho do que propriamente nostalgia, pois só fez meia-dúzia de jogos pelo Benfica na sua primeira passagem infelizmente.

Fica Mágoa sobretudo diria por termos dirigentes na altura a dar tantos ases de trunfo ao rival era Mourinho era Deco.

A melhor época da vida dos porquinhos com o alto patrocínio de bêbedos e ladrões de pneus.

Melhor nem lembrar esses dias...
Pois eu era criança por isso na altura nem me apercebi bem do que se passou quando o Mourinho saiu. Diziam que vinha a´o Toni, o último treinador campeão nacional pelo Benfica e eu obviamente acreditei que ficaríamos melhor servidos.

Sabia lá eu que 2 anos depois o Mourinho ia para o Porto e ganhar Taça UEFA e Liga dos Campeões lá. Acho que 99% dos portugueses não imaginavam tal coisa sinceramente. Em 2000-2002 nenhum clube português já era considerado candidato a ganhar taças da Europa.

Se calhar eras mais novo a minha geração de 80 já a aproximar doa vinte ficou muito impressionada com Mourinho e não lidou bem com a sua saída isto muito antes de ganhar o que ganhou nos porquinhos.

Por exemplo toda aquela rábula com o Sabry é porque ele andava a fazer queixinhas nos jornais e mesmo no país dele o egípcio dizia que o Mourinho o tratava mal não falava com ele trinta por uma linha estava a destabilizar a equipa e balneário e Mourinho vai manda a buzarda bem eu tenho aqui todas as reuniões individuais com Sabry anotadas... O nível de preparação era qualquer coisa.

Ganhou o balneário nesse dia ainda antes do três a zero aos sapos.

E claro hoje em dia esse nível de detalhe é o ABC de qualquer treinador digno desse nome mas na altura era muito inovador os treinadores não tinham essa atenção do detalhe e mesmo antecipando todo o mediatismo da bola de usar a cs como uma linha direta com os adeptos.

E isso foi há um quarto de século imagina aquele Mourinho com Facebooks Instagrams todo esse puxa saco de redes sociais ainda teria um maior impacto.

Foi um erro histórico e trágico o seu despedimento.
Vocês levaram foi a lavagem cerebral da narrativa porquista.

Camaradas benfiquistas, nunca se esqueçam que o Mourinho foi fazer um ultimato ao Vilarinho (recentemente eleito e com o clube completamente na merda), já com um pré-acordo assinado com o Sporting. E só não foi para o Sporting porque os burros da JuveLeo foram fazer uma manifestação para o estádio.
O que o Mourinho fez naquela altura foi à fdp.
Os dirigentes do Benfica ou baixavam as calças, ou faziam o que fizeram.

Sim, é verdade que depois foi para Leiria e depois para o Porto, onde teve um sucesso do caralho, mas o futuro ninguém adivinha.
Não vale é reescrever a história e muito menos reescrevê-la com narrativa porquista.

Infelizmente, está de regresso ao Benfica. Está de regresso porque a memória é curta e o Rui Costa está desesperado.
Portanto, enfim, já que está cá, que tenha muito sucesso e que vença o suficiente para se redimir da merda que fez há 25 anos.
Qual pré acordo? Ele vai parar ao Sporting de Lisboa por umas horas porque o bêbado fez o que fez e o queria dispensar desde o primeiro dia que chegou. Não vale a pena fingir que não.
NÃO!
O Vilarinho podia ter despedido o Mourinho no 1º dia. Não o fez.
Tinha já a coisa apalavrada com o Toni? Tinha... pudera, tinha sido um dos trunfos eleitorais. O Vilarinho fez campanha com o Toni. Não era segredo que o Toni era o senhor que se seguia.

Mas a saída do Mourinho não se dá devido a isso.
A saída do Mourinho dá-se porque o Mourinho, logo após espetar 3-0 ao Sporting, vai ter com o Vilarinho (já com pré-acordo com o Sporting) e faz-lhe um ultimato: ou lhe melhoram o contrato, ou ele vai embora.
O Vilarinho não quis baixar as calças e o Mourinho foi embora.

E assim que a notícia do pré-acordo do Mourinho com o Sporting vazou na comunicação social, a Juve Leo fez uma manifestação no estádio e então o Sporting rasgou o pré-acordo que tinha com ele.

https://www.zerozero.pt/historia/o-dia-em-que-os-sportinguistas-rejeitaram-mourinho-por-causa-de-um-gesto/11978

Convém que a história não seja esquecida, e muito menos reescrita com narrativas porquistas.

Essa tentativa de passar pano no alcoólico não resulta especialmente para quem se lembra dessa altura.

Não custava assim tanto dar uma palavra pública senão de apoio no mínimo de apreço a um treinador que estava a fazer um bom trabalho. Bastaria isso e não teria acontecido o resto.

Isso não invalida que Mourinho se tenha excedido e o despedimento inevitável mas novamente falha quando a teimosia do borracho resulta num sexo lugar a pior classificação de sempre no campeonato e com tudo pronto a regressar de Leiria antes dos Morcões estarem na jogada se deita tudo a perder ao querer impor Jesualdo a Mourinho.

Quem quis impor o Jesualdo foi o Vieira, daí ele não ter vindo do Leiria para cá e o Porto aproveitou logo a deixa.

bmuc79

Citação de: Trapattoni em 18 de Setembro de 2025, 23:40
Citação de: bmuc79 em 18 de Setembro de 2025, 23:35
Citação de: Deus Jonas em 18 de Setembro de 2025, 23:26Nuno Encarnação

"É a primeira vez em 20 anos que o Benfica tem um treinador à dimensão do clube"

E é portista

JJ tb chegou a esse nível.
Não tem comparação, por amor de deus. O Cavalo branco não vale meio Mourinho, já o dizia há 5 anos e continuo a dizer agora. Não vale a pena comparar o impacto, o Mourinho é um dos melhores treinadores da história do futebol enquanto que o geleias foi "apenas" um bom treinador da primeira liga.
É como comparar a Lili Caneças à Ana De Armas.

Não estou a comparar, apenas acho que o JJ se tornou um treinador de nível.

ajnogueira

Estive a ver agora a conferência, e foi uma conferência bem conseguida do Mourinho.

E fez questão de se pôr de lado em relação às eleições.
Disse mesmo que no dia a seguir às eleições ele será o treinador do Benfica, como quem diz "virá outro se calhar, e eu vou seguir".

Espero que tenha sucesso, mas que não seja demasiado sucesso para manter o Rui Costa no poleiro.

Rui Costa rua.
Vieira nunca mais.

Sequel

Citação de: carrazeda em 18 de Setembro de 2025, 23:44
Citação de: Sequel em 18 de Setembro de 2025, 23:40
Citação de: Sexta-Feira em 18 de Setembro de 2025, 23:33O Mourinho é Benfiquista ou lagarto?
A malta de Setúbal costuma ser lagarta.

Benfiquista.

https://x.com/bbcmotd/status/1968690794413371883?s=46

Para mim, sempre foi uma não questão.

Ele sempre falou do Porto com uma frieza enorme. Do Sporting quase nem se ouvia, por exemplo.

Festivus

Citação de: TFFS em 18 de Setembro de 2025, 23:49

Que facada!
A cláusula eram 4M. 6 meses depois foi torrar 4,5M no Makukula
E vendeu o Simão no verão desse mesmo ano também.

Tsu1904

Citação de: Sequel em 18 de Setembro de 2025, 23:50
Citação de: Sexta-Feira em 18 de Setembro de 2025, 23:33O Mourinho é Benfiquista ou lagarto?

Benfiquista.

Ele sempre falou do Porto com uma frieza enorme. Do Sporting quase nem se ouvia, por exemplo.

O Mourinho é do Vitória e do Benfica

Rui_Vieira

Benfiquista.

Eu acho q ele no Porto so falou tanto pela admiracao do PdC.

Agora das osgas nunca o ouvi sequer a falar.

Trapattoni

Citação de: bmuc79 em 18 de Setembro de 2025, 23:50
Citação de: Trapattoni em 18 de Setembro de 2025, 23:40

"É a primeira vez em 20 anos que o Benfica tem um treinador à dimensão do clube"

E é portista

Não tem comparação, por amor de deus. O Cavalo branco não vale meio Mourinho, já o dizia há 5 anos e continuo a dizer agora. Não vale a pena comparar o impacto, o Mourinho é um dos melhores treinadores da história do futebol enquanto que o geleias foi "apenas" um bom treinador da primeira liga.
É como comparar a Lili Caneças à Ana De Armas.

Não estou a comparar, apenas acho que o JJ se tornou um treinador de nível.
É um nivel inferior ao Mourinho, sempre foi.

Deus Jonas

Citação de: Festivus em 18 de Setembro de 2025, 23:40
Citação de: Deus Jonas em 18 de Setembro de 2025, 23:39

E é portista

JJ não é um treinador de reputação continental

É uma anedota ao pé do Mourinho

Mourinho é dos melhores treinadores da história, é um estatuto além
Reputação continental? Olha que é... na América do Sul lol

Continente europeu onde o futebol é desenvolvido

Senão o Manuel José é o rei

JJ ninguém lhe pegou na Europa do futebol

RGouveia.SLB

Citação de: Godescalco em 18 de Setembro de 2025, 22:55Estou convicto de que Mourinho vai construir o seu Benfica em cima de uma pedra angular chamada Leandro Barreiro Martins.

Estamos na iminência da consagração de Barreiro como um 10 na senda de Valdo, Noce Ruie e Aimar.

Festivus

Citação de: Rui_Vieira em 18 de Setembro de 2025, 23:51

Benfiquista.

Eu acho q ele no Porto so falou tanto pela admiracao do PdC.

Agora das osgas nunca o ouvi sequer a falar.
Porque haveria ele de falar nos lags? Nunca os treinou.

Alex_Soares

Citação de: Bailey em 18 de Setembro de 2025, 23:44
Citação de: kramxel² em 18 de Setembro de 2025, 23:42Este chegou à CI, e não se levantou para ir cumprimentar os jornalistas no acto de maior sonsice de que há memória nos últimos tempos....

Ainda não começou nada e já deu 10-0 ao boneco.

Até hoje não consigo perceber o que passou pela cabeça do banana em ter ido buscar o lage. Um treinador que foi despedido LITERALMENTE por todos os clubes que treinou!

Era o único do catálogo do Mendes disponível que aceitava comer e calar. :confused:

E não tinha que se chatear muito em entrar em contactos e negociações com treinadores,

Por acaso penso que se Chaimite tem sido despachado logo no terminar da época como a maioria achava lógico (menos o Ruie), existia muitos  nomes livres com alguma reputação para todos os gostos e feitios, correu muita tinha no tópico de treinadores por isso tenho essa vaga ideia,