João Diogo Manteigas, candidato eleições 2025

Beshine

Citação de: The_Riggs em 25 de Setembro de 2025, 19:42
Citação de: Beshine em 25 de Setembro de 2025, 19:41
Citação de: The_Riggs em 25 de Setembro de 2025, 19:32
Citação de: Beshine em 25 de Setembro de 2025, 19:21
Citação de: Bertolucci Kasparov em 25 de Setembro de 2025, 19:16
Citação de: Beshine em 25 de Setembro de 2025, 19:15
Citação de: Rørikus em 25 de Setembro de 2025, 19:11
Citação de: Beshine em 25 de Setembro de 2025, 19:08
Citação de: Bertolucci Kasparov em 25 de Setembro de 2025, 18:59
Citação de: abar85 em 25 de Setembro de 2025, 18:01Ninguém sabe realmente o que vale cada candidato, não há uma série de sondagens que possam dar uma ideia mais clara do que se passa.
Para além disso ainda falta um mês para a eleições.
Não posso censurar que haja quem vote no Manteigas por convicção, de certeza que há muito trabalho por detrás desta candidatura tão cedo.

Quem está na dúvida entre Manteigas e Noronha, faz algum sentido falar em voto útil.

Critiquem os candidatos pelo que dizem ou propõe, mas não vale a pena andar constantemente a falar no voto útil como critério principal para votar.

Há tempo para isso e muito ainda pode acontecer até às eleições.

Não pretendo soar presunçoso, mas a verdade é que já participei em inúmeras eleições, tanto no contexto académico como no partidário. Essa experiência deu-me a capacidade de analisar cenários eleitorais com algum realismo, e o que se desenha para este momento é relativamente claro.

Um resultado bastante provável na primeira volta seria o seguinte:

Noronha Lopes a liderar com cerca de 43% dos votos,
Rui Costa em segundo lugar com aproximadamente 30%,
Vieira a recolher 17% e
Manteigas a ficar pelos 10%.

Neste quadro, Manteigas teria menos peso do que as sondagens mais recentes sugeriam, mas ainda assim votos suficientes para que Noronha conseguisse vencer logo na primeira volta.

O perigo, no entanto, está em não conseguir essa vitória imediata.
E porquê?
Porque a segunda volta é terreno fértil para a acomodação e para o excesso de confiança. Já vimos este filme muitas vezes.

Quem votou Noronha Lopes na primeira volta pode pensar: "Ele já provou ser o preferido dos sócios, não é por eu faltar agora que ele vai perder. Afinal, é só um voto." Resultado? Muitos evitam a deslocação e as longas filas para repetir o voto.

Os que votaram em Manteigas na primeira volta, grande parte não se irá mobilizar na segunda. Até porque alguns não simpatizam com Noronha.

Já os apoiantes de Rui Costa tenderão a redobrar o esforço, precisamente para impedir a vitória de Noronha.

Os que ficaram com Vieira na primeira volta, muito provavelmente, alinharão com Rui Costa na segunda.

A isto somam-se figuras como Mayers e Carvalhos, que são críticos de Noronha e sobretudo os ainda muitos sócios que não votaram na primeira volta mas que estarão dispostos a aparecer agora para tentar virar o jogo a favor de Rui Costa.

E o que é que estes dois movimentos, a desmobilização de uns e a mobilização reforçada de outros, podem gerar?

Um cenário em que Rui Costa acaba por vencer na segunda volta, mesmo partindo de uma posição desfavorável.

A história está cheia de exemplos em que este fenómeno aconteceu. E, por isso, a grande lição é simples: nunca se deve confiar demasiado numa vantagem da primeira volta.

Interessante exercício, mas isso são suposições que podemos aplicar para os dois lados. Podemos então fazer o seguinte:
Manteigas a liderar com cerca de 43% dos votos,
Vieira a recolher 17% e
Noronha a ficar pelos 10%.

Depnde da preseptiva e convicção em
Quem se vota, duvido que alguém aqui esteja a votar no manteigas a achar que ele vai perder ou então a irmos em sondagens que na cmtv diz que o Vieira e o Rui Costa vão a segunda volta.
Também gosto muito de acompanhar política.

Só alguém muito cego acha que o Manteigas fica em primeiro. Votem em quem quiserem mas não sejam parvos ao ponto de acreditar nisso.

Vivo num país democrático, se prezam esses valores, deixam as pessoas votar em consciência. Possivelmente acabarei a segunda volta a votar em Noronha.
Dito isto acho que andam a bater na porta errada

Portanto, só leste a primeira parte do meu comentário, foi isso?
Estás-te a cagar para o resultado das eleições.

Obviamente que não estou. Mas para ti claro que estou porque não se vota em Noronha, acho isso anti democrático. Isso e andarem constantemente em argumentos parvos.
O que interessa é festejar a democracia, o resto fica depois. Normal que gostes deste candidato, para ele o mais importante é ELE ser presidente, só depois vem tirar de lá o Vieirismo, portanto normalíssimo que quem vote nele também seja uma pessoa que coloque primeiro o seu ego e depois o destino do Benfica.

Volta lá para a gruta da autocracia de onde vieste.
Sim, porque para ti democracia é o que tu tens direito a dizer e a pensar, já eu, que não digo o que queres ouvir sobre o Manteigas, já não é uma democracia que tu defendes.

Claramente que o Noronha deve estar radiante num exemplo democrático como tu. Não devias apoiar outra candidatura, olha o Vieira está disponível

Golo de Weldon

Citação de: Bertolucci Kasparov em 25 de Setembro de 2025, 19:35
Citação de: Golo de Weldon em 25 de Setembro de 2025, 19:29Estou com um feeling positivo.

Será eleito.

Quem, o Bolsonaro?

Bolsonaro não seria nunca um feeling positivo. Hahaha, apesar do Lula também ser uma grande bosta corrupta.

Bertolucci Kasparov

Citação de: Golo de Weldon em 25 de Setembro de 2025, 19:45
Citação de: Golo de Weldon em 25 de Setembro de 2025, 19:29Estou com um feeling positivo.

Será eleito.

Quem, o Bolsonaro?

Bolsonaro não seria nunca um feeling positivo. Hahaha, apesar do Lula também ser uma grande bosta corrupta.

Vocês não têm escapatória possível, estão condenados a este tipo de líderes.
Era o equivalente a irem Vieira e Rui Costa à segunda volta.

Renegado

O que se passa neste tópico não é apenas inacreditável como é doentio.

Nem quero imaginar se esta gente algum dia tivesse uma chance.

Golo de Weldon

Citação de: Bertolucci Kasparov em 25 de Setembro de 2025, 19:51
Citação de: Golo de Weldon em 25 de Setembro de 2025, 19:45

Será eleito.

Quem, o Bolsonaro?

Vocês não têm escapatória possível, estão condenados a este tipo de líderes.
Era o equivalente a irem Vieira e Rui Costa à segunda volta.

Pior que é isto. A analogia é perfeita.

Um povo burro e fanático (acima de tudo) que nem considera existar uma terceira via, entre dois extremos que são mais do que ruins.

Rei

Esta notícia da TVI sobre o caso do Fernando Gomes deveria fazer o Manteigas refletir. É que uma das pessoas que escolheu era o CFO da FPF na altura salvo o erro.

Esbutenado

Citação de: Bertolucci Kasparov em 25 de Setembro de 2025, 18:59
Citação de: abar85 em 25 de Setembro de 2025, 18:01Ninguém sabe realmente o que vale cada candidato, não há uma série de sondagens que possam dar uma ideia mais clara do que se passa.
Para além disso ainda falta um mês para a eleições.
Não posso censurar que haja quem vote no Manteigas por convicção, de certeza que há muito trabalho por detrás desta candidatura tão cedo.

Quem está na dúvida entre Manteigas e Noronha, faz algum sentido falar em voto útil.

Critiquem os candidatos pelo que dizem ou propõe, mas não vale a pena andar constantemente a falar no voto útil como critério principal para votar.

Há tempo para isso e muito ainda pode acontecer até às eleições.

Não pretendo soar presunçoso, mas a verdade é que já participei em inúmeras eleições, tanto no contexto académico como no partidário. Essa experiência deu-me a capacidade de analisar cenários eleitorais com algum realismo, e o que se desenha para este momento é relativamente claro.

Um resultado bastante provável na primeira volta seria o seguinte:

Noronha Lopes a liderar com cerca de 43% dos votos,
Vieira a recolher 17% e
Manteigas a ficar pelos 10%.

Neste quadro, Manteigas teria menos peso do que as sondagens mais recentes sugeriam, mas ainda assim votos suficientes para que Noronha conseguisse vencer logo na primeira volta.

O perigo, no entanto, está em não conseguir essa vitória imediata.
E porquê?
Porque a segunda volta é terreno fértil para a acomodação e para o excesso de confiança. Já vimos este filme muitas vezes.

Quem votou Noronha Lopes na primeira volta pode pensar: "Ele já provou ser o preferido dos sócios, não é por eu faltar agora que ele vai perder. Afinal, é só um voto." Resultado? Muitos evitam a deslocação e as longas filas para repetir o voto.

Os que votaram em Manteigas na primeira volta, grande parte não se irá mobilizar na segunda. Até porque alguns não simpatizam com Noronha.

Já os apoiantes de Rui Costa tenderão a redobrar o esforço, precisamente para impedir a vitória de Noronha.

Os que ficaram com Vieira na primeira volta, muito provavelmente, alinharão com Rui Costa na segunda.

A isto somam-se figuras como Mayers e Carvalhos, que são críticos de Noronha e sobretudo os ainda muitos sócios que não votaram na primeira volta mas que estarão dispostos a aparecer agora para tentar virar o jogo a favor de Rui Costa.

E o que é que estes dois movimentos, a desmobilização de uns e a mobilização reforçada de outros, podem gerar?

Um cenário em que Rui Costa acaba por vencer na segunda volta, mesmo partindo de uma posição desfavorável.

A história está cheia de exemplos em que este fenómeno aconteceu. E, por isso, a grande lição é simples: nunca se deve confiar demasiado numa vantagem da primeira volta.

As percentagens que indicas para uma primeira volta são bem possíveis, com alguma margem de erro, e apontas muito bem os riscos que uma segunda volta pode ter, que pode muito bem resultar na eleição do banana novamente.
Manteigas não chega sequer perto das intenções de voto de Noronha Lopes. E sim, eu sei que não há muitas sondagens bem feitas para aferir com maior precisão o sentido de voto dos Benfiquistas, mas há os "resultados" que o Noronha teve em 2020, há a sondagem da NOW. Com um empurrão do JDM o Noronha pode muito bem vencer logo na primeira volta. Uma segunda volta é sempre um risco enorme.

Benfica Vencerá

Comunicado - Mesa da Assembleia Geral

"João Diogo Manteigas e o Benfica Vencerá declaram o seu apoio público à candidatura do Servir O Benfica liderada pelo Dr. João Leite à Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica" 👇

SigaPaVinho

O Mário Branco vai já aceitar ser despromovido  :2funny:

É o que dá não ter capacidade para agregar pessoas com valor. Fico à espera da estrutura do futebol, para quem se gaba de ter sido o primeiro a lançar a candidatura está a demorar.

Guardião Encarnado

Citação de: Benfica Vencerá em 25 de Setembro de 2025, 22:17Comunicado - Mesa da Assembleia Geral

"João Diogo Manteigas e o Benfica Vencerá declaram o seu apoio público à candidatura do Servir O Benfica liderada pelo Dr. João Leite à Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica" 👇

Seria fabuloso o João Noronha Lopes também declarar apoio ao João Leite e abdicar de candidatura própria à mesa. Ganhavamos a mesa de certeza.

xeriff

Citação de: SigaPaVinho em 25 de Setembro de 2025, 22:22O Mário Branco vai já aceitar ser despromovido  :2funny:

É o que dá não ter capacidade para agregar pessoas com valor. Fico à espera da estrutura do futebol, para quem se gaba de ter sido o primeiro a lançar a candidatura está a demorar.
vai ser despromovido seja o Noronha ou o Manteigas, tiveste um comentário infeliz.

KKT

Bem no apoio ao João Leite, continua do lado certo da história.

SigaPaVinho

Citação de: xeriff em 25 de Setembro de 2025, 22:33
Citação de: SigaPaVinho em 25 de Setembro de 2025, 22:22O Mário Branco vai já aceitar ser despromovido  :2funny:

vai ser despromovido seja o Noronha ou o Manteigas, tiveste um comentário infeliz.

Despromovido? Com o Noronha vai ser escorraçado. Mas o Manteigas não arranja mais ninguém sem ser um homem de confiança do banana? Que pelo que se diz andou a fazer a cama ao Lage?

Sei que um advogado com pouca notoriedade não ia ter conhecimentos nem capacidade para agregar grandes valores, mas esperava bem mais.

Não falta muito para ficar provado que é uma candidatura one man show.