Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 54 anos,
Portugal

NOSIDE

Citação de: BENFIKA em 26 de Setembro de 2025, 10:31Quem diz que não há voto eletrónico porque o JNL não quer ou é desonesto ou não conhece a realidade do clube, logo é um sócio que irá votar pouco informado.

Não haverá voto eletrónico principalmente porque os sócios do Benfica assim o quiseram!! Fotos os sócios que votaram a alteração dos estatutos onde fica claro que o método de votação estabelecido é o voto físico!!

Gente estúpida pega nisso e acha o Noronha anti democrático quando está só a exigir que se cumpra o que os sócios pediram

Di_Maria

"Tem que ser bom"

Parece alguém que entrou na casa dos segredos e lhe perguntam:

O que procuras num homem?

"Tem que ser bom".

Seria lindo, se não fosse o presidente do maior clube português, pelo qual somos loucos.

VSantos

Citação de: Surfada em 26 de Setembro de 2025, 10:31Vou procurar ser honesto e transparente na minha avaliação da liderança do Rui Costa sem cair em receios de boquinhas alheias, tipicas deste forum quando alguém foge da manada.

Rui Costa sai acima de tudo penalizado pelo seu claro envolvimento na dinastia de Vieira, onde independentemente da proporcionalidade da sua interferência, não deixa de ser uma figura de destaque que foi incapaz de remar contra os acontecimentos.
Acontecimentos esses que lesaram o clube como provavelmente nunca tinha acontecido, nomeadamente todos os casos na Justiça que na minha óptica pessoal revelam indícios claros de corrupção.

Ou seja, esta carimbo é muito complicado de remover e como tal está à partida condenado.

De qualquer forma, se ignorássemos todo o seu histórico, Rui Costa provavelmente estaria na frente das projeções e diria que seria um voto que ponderaria.
Rui Costa acertou em alguns pontos:

--> Conseguiu uma projeção Europeia muito apregoada no passado mas raramente alcançada. Campanhas Europeias positivas de forma constante e acima de tudo a capacidade para ombrear e vencer inclusive às maiores equipas do Mundo. Sendo que a nivel nacional fomos e somos claramente o clube de maior destaque na Europa durante o seu mandato.

--> Redução dos quadros profissionais de futebol. Antes de Rui Costa já estávamos habituados às negociatas corruptas de LFV, com jogadores vindos da 3divisão Brasileira, sem qualquer currículo ou argumentário. Rui Costa foi capaz de racionalizar toda a estrutura.

--> Em paralelo, conseguiu tendencialmente despachar jogadores a bons preços e rapidamente. Fica a ideia que conseguiu criar uma rede de influência junto dos agentes e clubes Europeus, onde muito facilmente consegue despachar jogadores na lista de dispensas.

--> Do ponto de vista desportivo (Nacional), sinceramente acho que apesar de negativo no computo quantitativo, foi capaz de recuperar um Benfica que se encontrava algo à deriva, com um ano muito bom do Schmidt e mesmo no ano passado, acaba por perder o Campeonato/Taça por um triz.

--> Fica igualmente a ideia que a importância que oferece às MOdalidades é completamente diferente da administração anterior.

--> Gostei do projecto Benfica District para o Estádio da Luz, acho interessante dinamizar as redondezas do Estádio e aprofundar a qualidade das infraestruturas actuais.

--> Rui Costa tem no geral um discurso diplomático que aprecio e que num momento de Vitória, parece-me que coaduna com o Benfica.

Agora os pontos negativos:

--> Recordo-me perfeitamente que um dos aspectos que valorizava no seu primeiro ano, eram os esclarecimentos em relação às transferências, comissões e inclusvie justificações dos movimentos. Algo que se perdeu com o avançar do mandato.

--> Os seus movimentos no mercado de transferências revelam instabilidade, desconhecimento e falta de estratégia. Aposta é forte e variada (mercados diversos) mas tendencialmente existe pouco acerto e a paciência para assegurar estabilidade ao jogador é nula. De forma constante, estamos a trocar 5 ou 6 jogadores basilares do 11, época após época (e aqui estou a excluir as transferências inevitáveis)

--> A mal ou a bem, do ponto de vista desportivo e aqui tanto no Futebol como nas Modalidades, fica a ideia que as conquistas não acompanham o investimento que é executado, e isso em última instância é sinal de uma liderança incapaz.

--> Aumentos consideráveis nas despesas da SAD, com incrementos significativos em várias rubricas, mesmo ignorando o aumento generalizado de preços, parece-me que existe algum descontrolo

--> Por último, essa instabilidade no mercado de transferências parece arrastar-se para os Treinadores. Assumo que não é fácil assegurar estabilidade quando a glória não nos acompanha, de qualquer forma, fica a a ideia que os Timings de rescisão dos contratos é sempre disparatada e poderia ter sido facilmente antecipada. Errar uam vez é humano, duas já é má gestão.

No geral, caso não existisse uma relação umbilical à antiga liderança, provavelmente teria o meu voto. Neste caso, provavelmente não acontecerá.

Infelizmente, não tenho tempo agora para responder ponto a ponto.

Mas focando em alguns, no ponto onde mencionas o quadro competitivo interno, falas que recuperou um Benfica que se encontrava à deriva, como é que isso é possível? Tendo em conta que com o Rui Costa, tivemos 4 treinadores (até excluo o JJ), todos eles de perfis diferentes. Diria que ele reforçou esse "Benfica à deriva".

Falas que conseguiu despachar jogadores a bons preços, que criou uma rede de influência junto de agentes e clubes europeus, claramente a mostrar que a competência do clube aumentou no que se refere ao mercado de transferências, mas logo de seguida dizes "Os seus movimentos no mercado de transferências revelam instabilidade, desconhecimento e falta de estratégia.". A meu ver, uma clara contradição, como é que alguém com uma rede de influências tão bem montada apresenta ao mesmo tempo um desconhecimento e uma falta de estratégia.

Gostaste da ideia do Benfica District, ideia essa que irá aumentar inevitavelmente os custos do clube, que já estão descontrolados (dito por ti), diria que para alguém preocupado com a gestão financeira do clube achar o Benfica District uma boa ideia sendo um investimento acima dos 250M€. Não diria ser contraditório, mas levanta algumas questões.

Acredito que foste honesto e transparente, mas houve uma clara escrita criativa.

merlim

Não vi, como não vi a do criminoso. Mas por o que aqui se escreve, ainda bem. Para enervar já basta os jogos do BENFICA, que não consigo não ver. Que tristeza termos de ouvir do presidente do BENFICA, que a maior vitória foi termos acabado com os processos ao nosso clube.

Fenómeno

Imaginem estar na faculdade 14 anos e depois chegar ao mercado de trabalho dizer que não está pronto.

Alguma coisa não bate certo.

O Património

Citação de: Fenómeno em 26 de Setembro de 2025, 11:53Imaginem estar na faculdade 14 anos e depois chegar ao mercado de trabalho dizer que não está pronto.

Alguma coisa não bate certo.

sendo que andaste na faculdade a tirar um curso super hands-on

Chairman

Citação de: NOSIDE em 26 de Setembro de 2025, 11:44
Citação de: BENFIKA em 26 de Setembro de 2025, 10:31Quem diz que não há voto eletrónico porque o JNL não quer ou é desonesto ou não conhece a realidade do clube, logo é um sócio que irá votar pouco informado.

Não haverá voto eletrónico principalmente porque os sócios do Benfica assim o quiseram!! Fotos os sócios que votaram a alteração dos estatutos onde fica claro que o método de votação estabelecido é o voto físico!!

Gente estúpida pega nisso e acha o Noronha anti democrático quando está só a exigir que se cumpra o que os sócios pediram
Ser anti-democrático seria um bónus. A democracia foi o que nos trouxe até aqui.

Golden_Mean

Temos um presidente analfabeto com défice cognitivo latente.

Foi eleito com mais de 80% há quatro anos, e hoje arrisca-se a ganhar novamente.

Diz muito dos associados do Benfica.

Benfiquista de Baguim

Citação de: Geovanni Camacho em 25 de Setembro de 2025, 22:53
Citação de: Diogo20 em 25 de Setembro de 2025, 22:49
Citação de: Geovanni Camacho em 25 de Setembro de 2025, 22:40Prefiro este ao Noronha!
Insultem se quiserem... sei o que estou a dizer.
Nem te vou insultar mas explica o que te leva a votar no Rui Costa.

Eu nao voto Rui Costa!
Nem Rui Costa nem Vieira nem Noronha.

Acredito que o Manteigas pode trazer seriedade...
O Noronha vai ser outro Vieira! Entre desses e um burro prefiro o burro!
Hoje insultem digam o que quiserem... daqui a 5 anos com Noronha no poder falemos disto!
Façam print e guardem.

Eu depois venho comentar com a celebre frase do Scolari

É curioso que vejo muita gente com esse discurso anti Noronha Lopes, Rui Costa e vieira, em que a única solução passa por eleger Manteigas.

Se Manteigas for eleito não tenho dúvidas que será um excelente presidente, mas sendo eu burro velho e sabendo que esta é a tradicional tática de dividir para reinar, não tenho dúvidas que a única intenção deste tipo de discurso é retirar votos a Noronha Lopes e também a João Diogo Manteigas porque fica com a imagem de que os seus simpatizantes antagonizam o único candidato da oposição que tem verdadeiramente hipóteses de ser eleito, sem qualquer necessidade de o fazer pois em democracia as pessoas votam em quem querem e de acordo com a sua consciência, mas se Rui Costa ganhar as eleições por uma margem pequena ficará sempre a ideia que foram os apoiantes de João Diogo Manteigas que o permitiram e isso provavelmente trará consequências para uma futura recandidatura.

vermelhao_33

Agarrou SE ha' maior receita de sempre e aos quartos da champions Como o Jose Aguas SE agarrou a taca DOS campeoes europeus.

MuchoG

Fraquinho, o que era esperado. A malta que caiu em cima do Noronha por se engasgar de vez em quando deve ter ficado caladinha ontem quando era sempre uma aventura para o Rui formar uma frase coerente.

A estratégia é agir como se tivesse caído de para quedas no cargo, relativizar o insucesso desportivo e tentar manipular os factos para pintar uma melhor imagem do que realmente se passou.

Gostei especialmente do "plantel que eu herdei" (não era o responsável pelo futebol?) e dos "4 títulos em 3 anos" como se o primeiro ano de mandato não contasse por qualquer razão. Mas podia ficar aqui o dia todo.

Nada sobre o futuro, medidas, estrutura. Sei que os jornalistas estavam mais preocupados com outros temas mas podia ter dirigido a conversa nesse sentido. Não parecia alguém em campanha mas um presidente fragilizado que sentiu a necessidade de ir à televisão justificar-se.

MaFd_R@_SLB

Nas redes sociais é só velhos e mulheres a apoiar este incompetente. Dizem com cada merda mais ridicula.

GamaUno

Citação de: merlim em 26 de Setembro de 2025, 11:52Não vi, como não vi a do criminoso. Mas por o que aqui se escreve, ainda bem. Para enervar já basta os jogos do BENFICA, que não consigo não ver. Que tristeza termos de ouvir do presidente do BENFICA, que a maior vitória foi termos acabado com os processos ao nosso clube.
Infelizmente o atual Presidente não tem muitos mais troféus para apresentar.

Diogo20

Citação de: MaFd_R@_SLB em 26 de Setembro de 2025, 12:16Nas redes sociais é só velhos e mulheres a apoiar este incompetente. Dizem com cada merda mais ridicula.
Esses não votam.