João Noronha Lopes, candidato eleições 2025

Pedro R.

Citação de: N1c0 em 15 de Outubro de 2025, 11:59Tudo começou numa soalheira quinta-feira outonal, algures em Lisboa. Nessa manhã de 9 de Outubro, o cidadão João Noronha Lopes acordou razoavelmente bem-disposto. Tomou o pequeno-almoço, barbeou-se, abotoou a camisa. Mandou uma fotografia aos netos. Despediu-se da mulher e dos filhos e saiu de casa. Ia participar numa dessas reminiscências de afabilidade e brancura que a televisão insiste em chamar programas da manhã.

Os dias anteriores haviam sido bons. Na terça-feira apresentara as listas dos Órgãos Sociais para as eleições no Sport Lisboa e Benfica. O grupo era de tal nobreza que mais parecia uma versão vermelha e branca da Boulé dos Quinhentos, o conselho da democracia ateniense. Nomear um só nome faria corar de vergonha o XXV Governo Constitucional e todos os que o antecederam (está bem: Bagão Félix.) No dia seguinte apresentara o programa para o mandato. O sol brilhava e Lisboa também.

Dizia que seguia para TVI. A conversa com Cristina Ferreira e Cláudio Ramos era o corolário cor-de-rosa-choque de uma semana a cavalgar as doces vagas da boa fortuna. No estúdio da Venda do Pinheiro, debaixo daquela iluminação imperdoável, naquele registo forçado-doméstico tão querido de toda a sala de estar portuguesa, entre fotografias de infância e as confissões de inocência futebolística de Cláudio Ramos, Cristina lançou a frase, numa presciência que, vista depois, pareceria o esconjuro de uma sacerdotisa de plasticina:

— "Essa gestão ninguém lhe tira no seu passado profissional! Quem geriu tanto restaurante..."

E então, o Cidadão Noronha sai do estúdio e é emboscado. Os salteadores eram repórteres e nos microfones o escudo da TVI. Embriagado ainda das melífluas seduções matinais, de sorriso zonzo no rosto, vê-se subitamente cercado por perguntas sobre o Vira Frangos: uma cadeia de restaurantes da qual é sócio minoritário e onde, até ao fim desta epopeia eleitoral, todo o benfiquista sério deveria almoçar, jantar e, se possível, confessar-se.

As imagens seriam usadas mais tarde, nesse dia, no telejornal da dita estação. A infame peça jornalística que Bernardo Ribeiro, do Record, descreveu com a palavra justa: "escarro". Sandra Felgueiras — incapaz de pronunciar "Noronha" sem abrir o o, como em "porta" — narrava uma composição tão insidiosa quanto eficaz. A mensagem era simples e letal: o gestor de mérito e excelência era afinal uma fraude e queria vir para o Benfica receber — imagine-se — um salário. Porquê? Porque a tal empresa dos frangos apresentava prejuízos de dois ou três milhões. E uma outra só tinha lucros de trinta e tal mil. Não interessa que o Vira Frangos estivesse num processo de crescimento e afirmação de conceito. Nem que o dinheiro fosse dos próprios fundadores, investido sem bancos nem padrinhos.

Portugal dá-se mal com a iniciativa privada. O português dá-se mal com o sucesso, porque o sucesso alheio recorda-o da sua miséria. Quem encomendou a peça sabia-o. E quem a montou também. Aquele tic-tac nervoso de Missão: Impossível, os rasgos de som repentinos a marcar a perfídia imprevisível de um vilão de recursos imponderáveis, era demasiado irresistível. Tudo obedecia à gramática da infâmia.

E o que fez o Cidadão Noronha? Fugiu? Escondeu-se? Entrou em blackout como se diz, no futebol, desde que Pinto da Costa inaugurou o expediente? Não. Foi ao estúdio defender-se. (Aqui o detalhe é sórdido: estava lá sem saber do teor do artigo que iriam passar sobre ele.) Irritou-se, com razão. E disse quase tudo. Faltou —pasme-se — dar nomes de empresas. Perguntaram-lhe, e ele calou. (Bastaria ir ao linkedin do homem para verificar que há mais que só McDonalds no seu percurso.) — "Bem, deve acordos de confidencialidade, ou lá o que é", pensaria qualquer pessoa com dois dedos de testa. Mas o português só tem meio: meio dedo de testa e ressentimento no corpo todo.

As reacções não tardaram. Nem a pusilanimidade em roda-viva:

— "Ele nem sabe o que é uma start-up!"

— "Dois dias, três dias para esclarecer?, tem de ser já!"

— "Vai receber salário do Benfica?! Rasgarei minhas vestes!"

Como responderia o Cidadão Noronha a isto? Como poderia ele explicar, por exemplo, que receber um salário pelo trabalho que se faz é — como dizer? — normal? Que essa verdade elementar ressoa desde o Velho Testamento, gravada na pedra e na sensatez dos séculos? E que essa história do Vieira e do Rui Costa trabalharem de graça é uma filantropia postiça, porque de algum sítio terão de receber? Em Portugal acha-se sempre que o talento é pão de si mesmo. Se remunerar músicos, actores, escritores, artistas em geral, é aceite com desconfiança, por que deveríamos nós permitir que se pague aos presidentes do Benfica, artistas do betão e da melancolia?

Bem. Só poderia responder de uma maneira. Foi o que fez. Segunda-feira, no mais doloroso gesto que me foi dado ver no pequeno ecrã, em pleno horário nobre, volta à televisão. Munido com sete anos de declarações de IRS debaixo do braço, o Cidadão Noronha esvaziou-se. Deu o que tinha. Deu o que era. Para se tornar noutra coisa. Um homem purificado pela provação.

Como Ulisses, como Sansão, como Édipo, como Job, o homem que perde descobre-se invencível. A jornalista ficou sem chão. E nós também.

Só no Benfica, meus caros. Só numa instituição que é maior que o pedaço de terra que lhe calhou como morada fiscal. Anda aí o Montenegro às turras nos labirintos da Spinumviva e diz-se que é o Primeiro deste país. Mas o Cidadão Noronha, naquele gesto inaudito de despojamento, tocou num milagre reservado apenas aos inocentes e aos loucos. E o país, de boca aberta, nem percebeu bem o que estava em causa. Ali, naquele estúdio, cumpria-se um ritual de sacrifício. Naquele instante o último foi o primeiro.

https://tribuna.expresso.pt/odeio-futebol-moderno/2025-10-15-cidadao-noronha-cffe0ed2?fbclid=IwY2xjawNcXPhleHRuA2FlbQIxMABicmlkETFpSm4wdnBOYWFhcTFLZWlNAR7_G9_iK8SvRLbTuKdSvErxBjx5HfBd-BRBzV9b9tRwQW40GZtPTpheMxHJrA_aem_LLpYEOgqv4mHkuBMDfn--g#Echobox=1760518559

Dass...

Faltam 10 dias.

25 de Outubro. Só faltava a malta que vai votar levar papoilas.

abar85

Citação de: Sickness:SLB em 15 de Outubro de 2025, 12:18A candidatura de JNL não está a dormir. Todos adivinhávamos que o próximo ia ser o Nuno Gomes devido a essa questão. No "Mata-Mata" foi logo tema quando o João lá esteve. Estão despachados, podem pensar noutra...mas o tempo escasseia.

O careca lá do sítio estava muito preocupado.

Sickness:SLB

Citação de: abar85 em 15 de Outubro de 2025, 12:24
Citação de: Sickness:SLB em 15 de Outubro de 2025, 12:18A candidatura de JNL não está a dormir. Todos adivinhávamos que o próximo ia ser o Nuno Gomes devido a essa questão. No "Mata-Mata" foi logo tema quando o João lá esteve. Estão despachados, podem pensar noutra...mas o tempo escasseia.

O careca lá do sítio estava muito preocupado.

Esse mesmo lol

RGouveia.SLB

Citação de: IloveSLB2014 em 15 de Outubro de 2025, 12:00https://www.abola.pt/noticias/nuno-gomes-deixou-de-ser-socio-do-irmao-para-evitar-conflito-no-benfica-2025101510350248791?utm_campaign=abola-page-post&utm_content=article-breaking&utm_medium=social&utm_source=facebook&utm_term=cde-facebook-breaking-news-card-1187&fbclid=IwdGRzaANcWyNleHRuA2FlbQIxMQABHqlIy79Y89MWxaIerEL9s3gmpmdtfWfyY-gB47GlLT05ALM7GpP-ouzhLhJl_aem_QfgmEFhKchi3QMdho89qpQ

> O ex-internacional português sempre teve claro que, ao assumir um cargo no Benfica, a NPlayers jamais estaria envolvida direta ou indiretamente em negócios que tenham o Benfica como participante, algo que já tinha sucedido, por exemplo, quando foi diretor-geral do Benfica Campus, no Seixal. Nuno Gomes não era membro de nenhum órgão social dos encarnados aí, mas decidiu não envolver a empresa em qualquer intermediação com o emblema da Luz.

Excelente o Nuno.

E o irmão idem
Sabe A BOLA também que Tiago Ribeiro vai suspender a licença de agente FIFA caso a lista de Noronha Lopes saia vencedora das eleições, uma medida que tem por base, precisamente, evitar quaisquer conflitos ou ruído em torno do tema.

Muito provavelmente já sabiam das manobras da corja para desacreditar o nome do Nuno.

Anteciparam-se. Mais uma vez, esta malta está a desmistificar a teoria de que iriam ser comidos de cebolada no lodo da tuga.

lancadordedois

O que eu vejo é que resolve os seus problemas , os possiveis problemas e tem trabalhado muito...

AnotherDoom 2.1

Citação de: Serdeira23 em 15 de Outubro de 2025, 11:59Eu gostei de ouvir na BTV, mas como ninguém é imune à crítica aqui vai:
Para mim que já o ouvi em várias apresentações, entrevistas ou podcasts toda a linha era seguida por um guião, frases que já ouvimos várias vezes e dito de uma forma muito treinada, cuidadosa e politicamente correcta. Eu gosto mais de o ouvir quando relaxa um bocadinho e se torna mais natural no discurso, sob pena de parecer que está a ler um guião.

Isto pode ser ideia minha porque já o ouvi em vários contextos e então dá me a sensação que só se repete. O discurso muito institucional às vezes não chega ou é visto com desconfiança por algum eleitorado

Normal.

Quem acompanha campanha política e debates televisivos (nas legislativas por ex.), os candidatos fazem exatamente o mesmo. Tem frases chave, repetem as mesmas ideias até à exaustão, tentado passar a mesma mensagem vezes sem conta para chegar ao maior número de destinatários, com frases simplificadas que representam ideias mais complexas.

Quem ouve (como eu ouvi) quase todas as intervenções públicas de Noronha, já adivinha o que ele vai dizer a seguir.

abar85

Citação de: IloveSLB2014 em 15 de Outubro de 2025, 12:00https://www.abola.pt/noticias/nuno-gomes-deixou-de-ser-socio-do-irmao-para-evitar-conflito-no-benfica-2025101510350248791?utm_campaign=abola-page-post&utm_content=article-breaking&utm_medium=social&utm_source=facebook&utm_term=cde-facebook-breaking-news-card-1187&fbclid=IwdGRzaANcWyNleHRuA2FlbQIxMQABHqlIy79Y89MWxaIerEL9s3gmpmdtfWfyY-gB47GlLT05ALM7GpP-ouzhLhJl_aem_QfgmEFhKchi3QMdho89qpQ

> O ex-internacional português sempre teve claro que, ao assumir um cargo no Benfica, a NPlayers jamais estaria envolvida direta ou indiretamente em negócios que tenham o Benfica como participante, algo que já tinha sucedido, por exemplo, quando foi diretor-geral do Benfica Campus, no Seixal. Nuno Gomes não era membro de nenhum órgão social dos encarnados aí, mas decidiu não envolver a empresa em qualquer intermediação com o emblema da Luz.

Excelente o Nuno.

E o irmão idem
Sabe A BOLA também que Tiago Ribeiro vai suspender a licença de agente FIFA caso a lista de Noronha Lopes saia vencedora das eleições, uma medida que tem por base, precisamente, evitar quaisquer conflitos ou ruído em torno do tema.

Seriedade!

O carequinha do mata mata que enfie a viola no saco.

Diogo20

A Bola já investigou o Footlab ou não convém?

GoldenState

Excelente o Nuno.

E o irmão idem

Claramente uma manobra de antecipação, e interessante sair na ABOLA.

Demonstra preparação e compromisso com o projeto.

Mantenho que estas últimas 2 semanas de campanha são cruciais, é onde os soundbytes e ataques vão surgir como cogumelos.

abar85

Citação de: Diogo20 em 15 de Outubro de 2025, 12:30A Bola já investigou o Footlab ou não convém?

Não é a bola! É a Fatinha Felgueiras! Ou o Vítor Tinto! Mas esse também parece que é só comentador e lançador de rumores.

Sickness:SLB

Citação de: Diogo20 em 15 de Outubro de 2025, 12:30A Bola já investigou o Footlab ou não convém?

Não, porque depois encontravam lá assinaturas do Proença e era o caralho.

Manto Sagrado

Citação de: Serdeira23 em 15 de Outubro de 2025, 11:59Eu gostei de ouvir na BTV, mas como ninguém é imune à crítica aqui vai:
Para mim que já o ouvi em várias apresentações, entrevistas ou podcasts toda a linha era seguida por um guião, frases que já ouvimos várias vezes e dito de uma forma muito treinada, cuidadosa e politicamente correcta. Eu gosto mais de o ouvir quando relaxa um bocadinho e se torna mais natural no discurso, sob pena de parecer que está a ler um guião.

Isto pode ser ideia minha porque já o ouvi em vários contextos e então dá me a sensação que só se repete. O discurso muito institucional às vezes não chega ou é visto com desconfiança por algum eleitorado

E há algum deles do qual ainda não tenhas memorizado algumas passagens?

Benfanatic

Com JNL a palhaçada vai acabar!!! Carrega Presidente  :bow2:

GoldenState

Citação de: AnotherDoom 2.1 em 15 de Outubro de 2025, 12:27

Normal.

Quem acompanha campanha política e debates televisivos (nas legislativas por ex.), os candidatos fazem exatamente o mesmo. Tem frases chave, repetem as mesmas ideias até à exaustão, tentado passar a mesma mensagem vezes sem conta para chegar ao maior número de destinatários, com frases simplificadas que representam ideias mais complexas.

Quem ouve (como eu ouvi) quase todas as intervenções públicas de Noronha, já adivinha o que ele vai dizer a seguir.

Exato.
Cada intervenção assume que novos potenciais votantes estão a ouvir pela primeira vez o candidato, até porque são realizadas em plataformas distintas.

Naturalmente quem acompanha de forma mais próximas qualquer candidatura estará mais que familiarizado com as ideias chave. Sendo isto válido para todas as candidaturas neste caso.

Given to Fly

O presidente do Benfica deveria ter tido sempre salário.

Esta coisinha que se criou que ser presidente do Benfica é um espírito de sacrifício e de caridade de um Rei Sol foi o que nos fez chegar a este ponto.

Um Vieira da vida que num jogo em casa contra o Estoril que podia decidir o campeonato o presidente estava no BRasil em negócios pessoais. O Benfica empatou no resultado que originou o início da perda do campeonato na semana seguinte. Só para dar um exemplo.

Um presidente com salário jamais poderia justificar isto.