Basquetebol Feminino 2025/2026

MeteGelo

Quinta dos Lombos...
Levamos sempre no LOMBO!!!

Confere...

lancadordedois

Citação de: gungunhana em 20 de Outubro de 2025, 00:20
Citação de: xungaria em 19 de Outubro de 2025, 20:10Jornada engraçada...

O Barcelos foi ganhar ao Barreiro...

Benfica, Sporting, GDESSA e Sportiva... todos perderam esta jornada.
Campeonato bastante competitivo e bem interessante

Lombos melhor plantel do Campeonato e ainda faltam a Sumbane e a LIvulo...
Imortal mt bem formado o plantel, mas o coach é pouco experiente e não percebe mt bem (ainda) como gerir os minutos positivos de todas as jogadoras , hj sentou a Mariana demasiado tempo, tendo ela feito um jg interessante e devia ter tido mais minutos, igual com a Lalic, de 20 pontos passou a 1 de vantagem, valeu a qualidade das 3 postes. Trocar a Kiki e a coisa ficaria mt forte (caso o coach acorde...no banco, ainda adormece mtas vezes). Há 4 bases na 1ª Divisáo que ganham pouco e adorariam ir para Albufeira. GDESSA a ganhar por 7 a 2 minutos e meio do fim e perde. Andre "só tem" 6 jogadoras e uma delas  estreia-se na Liga, tendo mtas épocas na 2Ç Divisão e só duas na 1ª. Barcelos ganha com mta sorte no finzinho do jg, depois de um começo de qualidade no 1º quarto 10-28, André compôs a equipa e o Dias ficou a dormir, treinador overrated continua a não mostrar  a qualidade que acham que ele tem (até é adjunto nas seniores da Selecção Nacional), dps dos falhanços em Guifões e Guimarães, vai continuar a falhar em Barcelos, mas lá está só tem 6 jogadoras e meia. Sportiva continua a ser a imagem do seu coach entre o mediocre e o suficiente menos, planteis de qualidade, qualidade de treino sofrivel.
Caso Benfica e Sporting se reforcem talvez se fique com 4 equipas para jogar pelo titulo, isto se o Imortal trocar a Kiki, por alguem mais fiável. Até essa altura Lombos vai passear. Já aqui foi dito, planeamento miserável na nossa equipa, havendo dinheiro, A Artemis já nem entra, jg exterior hj deu-nos 19% da linha de 3 pontos... enfim. Vou-me repetir, manter Artemis e Marcy erro grave, trazer a "Márcia 2" e a Soeiro, outro erro, contratar a Emmanuelly outro.Não critico o trabalho de campo do Eugénio, o trabalho que realiza no escritório tem sido mau. a antiga Team Manager percebia tanto de Basket como eu de motores de automóvel e a actual é uma yes-woman com especial carinho por jogadoras que já foram e já não são (refiro-me a portuguesas). Resultado? td fica mais dificil dentro do campo, quer em treinos , quer em jgs, não ganhar traz desconfiança, frustração e discussões, mau estar no  especial em jogadoras que se julgam acima das outras (quer no Clube, quer nas outras equipas) e na realidade já não o são. Ou reformulamos o plantel ou vai correr mal. Repito o que escrevi acima, Lombos neste momento mt acima das outras e ainda com a Sumbane (em especial)e a Livulo de fora.

olhando para um espaço temporal um pouco mais alargado , algumas ponderações todas interligadas :

Orçamento , como nao se contrata melhor?
Com tanto staff da modalidade e certamente muitos contactos , como é que ainda estamos assim?
Aproveitou se de forma competente a Gilda?
Esta se a aproveitar de forma competente a Sofia?
É que o scout parece fraco e como muitos ja disseram aqui , como é que é possivel ficar atras dos Lom. , a meu ver em termos de scout , nao falo de formaçao porque é algo muito mais profundo, mas o simples scout...ainda por cima com as ligaçoes que temos a Africa por exemplo (e nao so).

Como temos mais modalidades com os mesmos sintomas , so poderei compreender que  isto vem de cima... , querem fazer as coisas como sempre fizeram.
E quem quer fazer diferente leva com um moinho do Don Quijote .

gungunhana

Citação de: lancadordedois em 20 de Outubro de 2025, 23:00
Citação de: gungunhana em 20 de Outubro de 2025, 00:20
Citação de: xungaria em 19 de Outubro de 2025, 20:10Jornada engraçada...

O Barcelos foi ganhar ao Barreiro...

Benfica, Sporting, GDESSA e Sportiva... todos perderam esta jornada.
Campeonato bastante competitivo e bem interessante

Lombos melhor plantel do Campeonato e ainda faltam a Sumbane e a LIvulo...
Imortal mt bem formado o plantel, mas o coach é pouco experiente e não percebe mt bem (ainda) como gerir os minutos positivos de todas as jogadoras , hj sentou a Mariana demasiado tempo, tendo ela feito um jg interessante e devia ter tido mais minutos, igual com a Lalic, de 20 pontos passou a 1 de vantagem, valeu a qualidade das 3 postes. Trocar a Kiki e a coisa ficaria mt forte (caso o coach acorde...no banco, ainda adormece mtas vezes). Há 4 bases na 1ª Divisáo que ganham pouco e adorariam ir para Albufeira. GDESSA a ganhar por 7 a 2 minutos e meio do fim e perde. Andre "só tem" 6 jogadoras e uma delas  estreia-se na Liga, tendo mtas épocas na 2Ç Divisão e só duas na 1ª. Barcelos ganha com mta sorte no finzinho do jg, depois de um começo de qualidade no 1º quarto 10-28, André compôs a equipa e o Dias ficou a dormir, treinador overrated continua a não mostrar  a qualidade que acham que ele tem (até é adjunto nas seniores da Selecção Nacional), dps dos falhanços em Guifões e Guimarães, vai continuar a falhar em Barcelos, mas lá está só tem 6 jogadoras e meia. Sportiva continua a ser a imagem do seu coach entre o mediocre e o suficiente menos, planteis de qualidade, qualidade de treino sofrivel.
Caso Benfica e Sporting se reforcem talvez se fique com 4 equipas para jogar pelo titulo, isto se o Imortal trocar a Kiki, por alguem mais fiável. Até essa altura Lombos vai passear. Já aqui foi dito, planeamento miserável na nossa equipa, havendo dinheiro, A Artemis já nem entra, jg exterior hj deu-nos 19% da linha de 3 pontos... enfim. Vou-me repetir, manter Artemis e Marcy erro grave, trazer a "Márcia 2" e a Soeiro, outro erro, contratar a Emmanuelly outro.Não critico o trabalho de campo do Eugénio, o trabalho que realiza no escritório tem sido mau. a antiga Team Manager percebia tanto de Basket como eu de motores de automóvel e a actual é uma yes-woman com especial carinho por jogadoras que já foram e já não são (refiro-me a portuguesas). Resultado? td fica mais dificil dentro do campo, quer em treinos , quer em jgs, não ganhar traz desconfiança, frustração e discussões, mau estar no  especial em jogadoras que se julgam acima das outras (quer no Clube, quer nas outras equipas) e na realidade já não o são. Ou reformulamos o plantel ou vai correr mal. Repito o que escrevi acima, Lombos neste momento mt acima das outras e ainda com a Sumbane (em especial)e a Livulo de fora.

olhando para um espaço temporal um pouco mais alargado , algumas ponderações todas interligadas :

Orçamento , como nao se contrata melhor?
Com tanto staff da modalidade e certamente muitos contactos , como é que ainda estamos assim?
Aproveitou se de forma competente a Gilda?
Esta se a aproveitar de forma competente a Sofia?
É que o scout parece fraco e como muitos ja disseram aqui , como é que é possivel ficar atras dos Lom. , a meu ver em termos de scout , nao falo de formaçao porque é algo muito mais profundo, mas o simples scout...ainda por cima com as ligaçoes que temos a Africa por exemplo (e nao so).

Como temos mais modalidades com os mesmos sintomas , so poderei compreender que  isto vem de cima... , querem fazer as coisas como sempre fizeram.
E quem quer fazer diferente leva com um moinho do Don Quijote .

Orçamento - Esta época é mais curto do que na época anterior, mas mais que suficiente para ter trazido melhores jogadoras  do que as que temos. Lombos e Imortal melhoraram mt o seu, as eleições autárquicas ajudaram.

Staff - O do Benfica no que diz respeito ao feminino é curto e ainda bem porque assim as culpas não se dividem com facilidade e os exitos tb não. Equipa tem um orçamento e organiza-se em consonância. Treinador escolhe quem pode e quem o auxilia partilha da maioria das suas ideias, sendo que como é óbvio o treinador tem smp a ultima palavra. E nas ultimas épocas tem feito um mau trabalho de "escritório", trabalho de campo, nada a dizer.

Gilda - Treinadora principal de sub 18/19 nc foi mais que adjunta em seniores. Passou por Algés, Cab, Lombos, Benfica e agora Sporting (pelo meio chegou a adjunta em selecções nacionais). Bom mesmo é ganhar bem em clubes grandes no feminino ou masculino, receber jogadoras / jogadores já formados e nc sair deste ram-ram, quanto mais nao seja para se expor e provar valor ou falta dele... Aqui e por onde passou foi smp devidamente aproveitada nas equipas que está habituada a treinar, para seniores  nos clubes onde esteve e até hj, nc ngm a aproveitou ,quem escolhe treinadores nesses clubes lá saberá porquê.

Sofia - Muito respeito pela carreira dela em especial no Póvoa, na Selecção (pelo menos até aparecer a Carla Nascimento) e até no Benfica já no ocaso da carreira em que tb nos conseguiu ajudar. Se está a ser devidamente aproveitada? creio que sim e ela então está a aproveitar de forma soberba a sua 2ª "chance" no Benfica após a anterior experiência em que tendo sido contratada para treinadora adjunta da Isabel Ribeiro dos Santos, só aparecia junto da equipa nos jgs em casa não indo aos jgs fora...

Scout ex-colónias - Enquanto o Henrique Vieira teve saude fomos trazendo as melhores de Moçambique para a Formação (e nas ex colónias portuguesas só Moçambique conta em basquetebol, até agora a Sara Caetana é a excepção que confirma a regra), Budane, Paxixe, Maya, mas a certa altura com a vinda dum rapaz moçambicano para Portugal que parece que é treinador, mas que de certeza é engajador, os Lombos conseguiram Chanaya, Rijal e Sumbane. Parabéns ao  Zé Leite. por perceber como beneficiar dessa situação e por as ajudar a crescer, crescimento esse que completaram nos USA (com excepção da Rijal). Este tipo de scout está pois desde há uns anos minado, são ás dezenas as moçambicanas que estão cá e poucas completam estudos, sendo que foi nesse sentido que vieram, ou sequer melhoram desportivamente, nao tendo sido para isso que vieram...

Scout nacional - Ainda esta época conseguimos a Sara, há 2 anos trouxemos a Palma e a irmã do Queta, a Dutra, uma miuda açoriana que agora está na Académica, a Magda, a Ema, fomos campeãs nacionais em sub 18. Mas o problema aqui não é descobri-las, é mesmo retê-las pois todas (mesmo as que não de topo) querem ir e vao para os USA. Só as que nao teem boas notas ficam cá, algumas vão e não se adaptam e voltam rápido, mas nesta altura temos 18 !! nos USA e outras que foram  já estão como profissionais noutros paises europeus. O segredo é conseguir que algumas voltem como esta época os Lombos conseguiram. mas se o coach preferiu malta "experiente", ele é que sabe...ele é que está ao comando da coisa. Resta-nos esperar que se corrijam os erros de casting dele o quanto antes.   

jom.santos90

no calendário do Benfica, o jogo europeu está marcado para o Multiusos de Odivelas... é mesmo assim??

Andris

Citação de: jom.santos90 em 21 de Outubro de 2025, 11:23no calendário do Benfica, o jogo europeu está marcado para o Multiusos de Odivelas... é mesmo assim??
Sim.

Farripas

Citação de: jom.santos90 em 21 de Outubro de 2025, 11:23no calendário do Benfica, o jogo europeu está marcado para o Multiusos de Odivelas... é mesmo assim??

Isto anda meio estranho. Esse está para Odivelas, o vólei masculino (que é sempre no Nº2) está para o Fidelidade. E no domingo, contra o CAB no basket feminino, o jogo está marcado para o Complexo Desportivo do Galitos.

E a logística não explica, porque o jogo é bem cedo, dava perfeitamente para estar tudo pronto a tempo do jogo seguinte no Fidelidade.

mgas24

Laura Ferreira no GDESSA!
Mais uma que perdemos??

gungunhana

Citação de: mgas24 em 21 de Outubro de 2025, 23:55Laura Ferreira no GDESSA!
Mais uma que perdemos??

Confirmo a Laura na GDESSA. Se houve interesse do Benfica em alguma altura do processo deixou de haver. E nesta fase senão veio o problema não foi dinheiro de certeza, aliás a GDESSA para ter uma equipa minimamente aceitável  (e quanto a mim só tem 7 jogadoras já a contar com a Laura) acabou com as sub 22 na 2ª Divisão poupando assim dinheiro. Já aqui deixei escrito, caso viesse e fosse só ela o unico reforço náo viria mudar nada na equipa, não porque não tenha valor, mas porque esta época o plantel está cheio de erros de casting e tem de vir uma lider que defina o jg e arraste o balneário não por parvoices ou dance moves, mas sim por valor e qualidade. Por mim sairiam 3 portuguesas e  uma estrangeira, assim faria sentido vir a Laura e duas estrangeiras de qualidade. Não vai acontecer para já. veremos adiante o que se passará.

BlankFile

Citação de: gungunhana em 22 de Outubro de 2025, 01:04
Mais uma que perdemos??

Confirmo a Laura na GDESSA. Se houve interesse do Benfica em alguma altura do processo deixou de haver. E nesta fase senão veio o problema não foi dinheiro de certeza, aliás a GDESSA para ter uma equipa minimamente aceitável  (e quanto a mim só tem 7 jogadoras já a contar com a Laura) acabou com as sub 22 na 2ª Divisão poupando assim dinheiro. Já aqui deixei escrito, caso viesse e fosse só ela o unico reforço náo viria mudar nada na equipa, não porque não tenha valor, mas porque esta época o plantel está cheio de erros de casting e tem de vir uma lider que defina o jg e arraste o balneário não por parvoices ou dance moves, mas sim por valor e qualidade. Por mim sairiam 3 portuguesas e  uma estrangeira, assim faria sentido vir a Laura e duas estrangeiras de qualidade. Não vai acontecer para já. veremos adiante o que se passará.

Houve interesse do Benfica e não foi pouco. Aliás, a dado momento deram-me a jogadora como fechada mesmo pelo Benfica.

Para mim, é escandaloso este volte face. Absolutamente patético.

gungunhana

Citação de: BlankFile em 22 de Outubro de 2025, 01:09
Citação de: gungunhana em 22 de Outubro de 2025, 01:04
Mais uma que perdemos??

Houve interesse do Benfica e não foi pouco. Aliás, a dado momento deram-me a jogadora como fechada mesmo pelo Benfica.

Para mim, é escandaloso este volte face. Absolutamente patético.

Deixou de haver interesse e ao que me contaram não foi só o Benfica que saiu do negócio, sendo que para acordar um negócio ele tem que agradar ás duas partes e existem smp mts items a considerar. Ela melhor que ngm sabe o que lhe interessa e o que pode dar ou não. Sei que o problema não foi financeiro, se fosse, ela não teria escolhido ao fim de todo este tempo o GDESSA, logo o resto diz respeito a ela e ao Benfica. Jogar com a Maianca  e voltar ao GDESSA tb foi importante. Vai ter uma época de muita exposição e mnts porque o GDESSA tem pouquissima profundidade no plantel. Ficariamos melhor com ela do que sem, mas repito, negócios tem que ser bons para ambas as partes

Mamb

jjlope00

Citação de: Mamb em 22 de Outubro de 2025, 14:38Gabriela Fernandes é reforço.
Para bater palmas e distribuir águas? Já temos lá algumas..

jom.santos90

Citação de: Farripas em 21 de Outubro de 2025, 13:48

Isto anda meio estranho. Esse está para Odivelas, o vólei masculino (que é sempre no Nº2) está para o Fidelidade. E no domingo, contra o CAB no basket feminino, o jogo está marcado para o Complexo Desportivo do Galitos.

E a logística não explica, porque o jogo é bem cedo, dava perfeitamente para estar tudo pronto a tempo do jogo seguinte no Fidelidade.
ao que entendi, têm de montar piso para a competição europeia e como tal decidiram montar logo em Odivelas, porque supostamente o Pavilhão 2 já estará ocupado com preparação logística para as eleições.
foi o que me disseram.