Eleições 2025

Minerva

Em primeiro lugar, eu até posso acreditar nos resultados, mas vou olhar sempre com desconfiança a partir do momento em que:

1. Um sócio não é igual a um voto;
2. A entidade fiscalizadora supostamente "independente" é nomeada por quem está no poder e não aprovada em Assembleia Geral;
3. Os cadernos eleitorais não são fechados 30 dias antes;
4. Não há uma separação clara entre quem presta o serviço informático e quem audita o processo.

Entre outros aspetos, mas adiante.
Isto não foi mudado antes e é com estes resultados que temos de trabalhar.

Há uma base crítica que não desaparece, e é a partir dela que o Benfica vai, mais cedo ou mais tarde, mudar. Isto, há uns anos, seria impensável.

Como não gosto de discursos derrotistas, pensei em duas soluções concretas para esta segunda volta.

1. Debate Noronha vs Rui Costa na BTV

Isto já devia ter sido feito durante a campanha, porque um debate é manifestamente insuficiente. A BTV e as redes oficiais do clube têm a obrigação moral de garantir igualdade de tempo de antena a todas as candidaturas.
Tem de haver um confronto de ideias e não um monólogo do poder.

2. Telefone solidário

Voluntários a ligar pessoalmente a sócios mais velhos (dados disponíveis nas Casas), apenas para saber se precisam de ajuda para votar.

Têm de ser sócios antigos, educados e calmos, que falem com naturalidade.
Se quem atende ouvir alguém "do mesmo mundo", vai ouvir até ao fim. A empatia abre mais portas do que mil panfletos.

Nada de política. Podem usar frases simples como:

"Tem sido uma época difícil, não acha que o Benfica precisa de mudar um pouco o rumo?"

"Eu votei Noronha, mas o importante é todos votarem informados."

"Ele é uma pessoa séria, de trabalho, não precisa do clube para viver."

Mesmo quem discorde, fica com boa impressão.

Os 50 votos não estão no Facebook. Estão na Casa, no café, na TV e ao telefone. Chegar a eles é mais lento, mas é aí que a eleição se decide.

Quando a máquina ganha com estrutura, a mudança ganha com contacto humano. Uma chamada simpática vale mais do que 10 posts no Facebook.

É o mesmo princípio que o sistema usou para se enraizar. Não o fez de um dia para o outro, fez com constância, com contactos pessoais, com redes locais.

É nisto que temos de pensar agora, em soluções, em movimento, em ir à luta e não em discursos de que o Benfica acabou.

Harlem

Hölderlin

Citação de: MrFire em 26 de Outubro de 2025, 14:05
Citação de: Andreg86 em 26 de Outubro de 2025, 14:01
Citação de: MrFire em 26 de Outubro de 2025, 13:47
Citação de: Andreg86 em 26 de Outubro de 2025, 13:29
Citação de: madlock em 26 de Outubro de 2025, 13:24Incrível como o pessoal é estupido pa crl, não estava nada á espera disto.
Caso vencesse o Noronha ou Manteigas ia-me finalmente tornar sócio.
Não vai acontecer, e desligo em definitivo deste clube.
Se houver segunda volta ainda tenho esperança que isto mude, mas ao menos acabaram-se os desgostos e irritações.

Com toda a sinceridade, se desligas definitivamente do clube, porque o teu candidato não ganhou, algo de errado não está certo...

Ou somos do Benfica ou não somos, não existe um meio termo.

Mais ou menos.

A idade e a maturidade vai te dizendo outras coisas!

Eu admito que estou muito menos ligado sentimentalmente ao Benfica hoje que há anos atrás.

Nem ao meus filhos já começo a ter vontade de passar o meu Benfiquismo. ( A mais nova de 5 anos nem a fiz sócia)

É difícil víveres toda a vida agarrado sentimentalmente a algo que não te começas a identificar.
O Benfica de hoje não tem Alma, não tem Identidade, é um clube cada vez mais plastificado e entregue a uma corja que efectivamente já é DONA do clube há mais de 30 anos.

Há tanta coisa que já me começa a envergonhar no Benfica, que já pouco amor começa a restar.

Foi MUITA pancada nos últimos 30 anos:

- Presidentes Ladrões
- Dirigentes Preguiçosos e Vaidosos
- Cartilheiros pagos espalhados por todo o lado, desde a TV as redes sociais
- Figuras sinistras como Boaventuras, Pedros Guerras, Calados, Paulos Gonçalves, Paulo Magalhães etc etc
- Presidentes de Casas corrompidos por bilhetes
- Um Estádio que parece uma discoteca
- Vendem qualquer jovem com 1 ano de equipa principal
- Despedem treinadores à 5 jornada durante 2 ANOS SEGUIDOS.
- Nas modalidades é uma VERGONHA os resultados
- Usam o João Neves no dia da morte da Mãe para salvar uma humilhação no dragão
- Candonga e gasóleo pago a muito bandido

Começa a ser um Benfica TÃO OPOSTO daquele que eu sonhei em criança, que todo o meu amor que sentia, começa lentamente a transformar-se apenas em desilusão.

Percebo tudo o que dizes, e até concordo em muita coisa. Mas enquanto existir este clube eu vou apoiar. Irei continuar a ir ao estádio tal como faço desde que abriu este, fizesse chuva ou sol, ganhando mais ou ganhando menos.

Mas pelo que leio és sócio e tens acompanhado o clube, o que me prece algo diferente do que eu primeiramente comentei.

E provavelmente tu é que lá no fundo tens razão.

Do Benfica não se desiste.

Mas hoje está a ser para mim provavelmente o meu dia mais difícil de sempre como Benfiquista. É uma confusão de sentimentos .

Que Benfica? Onde é que esse Benfica está? O impoluto, transparente, servido pelas pessoas que nele trabalham? Eu não o vejo.

nagarborgir

Citação de: Kinkolas em 26 de Outubro de 2025, 14:05Qualquer tarraço destes que nem ouse reclamar do que quer que seja daqui para a frente.

Escolheram isto, mamem com isto.

É o que tenho dito. Se alguém que eu conheça que tenha votado Rui Costa se queixar, não terá um milímetro de espaço para o fazer sem contraditório.

Tacuara_7

O Benfica está morto.

Dia 8 de novembro desliga se a máquina

Newlife

Citação de: KATSO75 em 26 de Outubro de 2025, 14:05
Citação de: ItsY2Inferno em 26 de Outubro de 2025, 14:03O Benfica é o espelho do país que temos

Um país envelhecido em que a CMTV é o canal mais visto

Maior parte das pessoas +50 não estão minimamente informadas, e a imprensa míseravel que é quem deveria ajudar a informar também não ajuda

Viu-se no ataque feito ao Noronha e no pouco ou nenhum tempo de antena dado ao JDM
vinha comentar o mesmo... Os "Velhos" votaram todos no Rue

O Vieira admitiu isso ontem, que os velhos ou votavam nele ou no Rui Costa.

JPSilva

Citação de: nagarborgir em 26 de Outubro de 2025, 14:07
Citação de: Kinkolas em 26 de Outubro de 2025, 14:05Qualquer tarraço destes que nem ouse reclamar do que quer que seja daqui para a frente.

Escolheram isto, mamem com isto.

É o que tenho dito. Se alguém que eu conheça que tenha votado Rui Costa se queixar, não terá um milímetro de espaço para o fazer sem contraditório.

Quem se queixa são as pessoas que não votam Rui costa

a38855

Citação de: Rumoaoquadragesimo em 26 de Outubro de 2025, 14:03Lista B: 960 / 58,804 = 1.63%

Lista C: 8,085 / 58,804 = 13.75%

Lista D: 111 / 58,804 = 0.19%

Lista E: 8,555 / 58,804 = 14.55%

Lista F: 16,786 / 58,804 = 28.55%

Lista G: 24,307 / 58,804 = 41.34%

Em votantes.

Faltam votos de cerca de 20000 sócios votantes! São todos destas 3 urnas que faltam contar???

TFFS

Citação de: Semper Fidelis em 26 de Outubro de 2025, 13:53
Citação de: PedroSantos em 26 de Outubro de 2025, 13:44Pessoal, por favor, lembrem-se que o mais importante é estarmos unidos daqui para a frente. O Rui terá um segundo mandato para mostrar que merece continuar a ser o nosso presidente e, a nós adeptos, só nos compete sermos um factor de estabilidade e apoio às nossas equipas. Não podemos continuar a ver na catedral assobios aos 20 min no primeiro ataque do oponente a ganharmos 2-0, nehuma equipa sobrevive a isso.

Estou convicto que temos tudo para entrarmos numa fase hegemónica daqui para a frente, mas temos de estar unidos para tal acontecer.
Nunca o nosso lema, E pluribus Unum, fez mais sentido e teve tanta importância como nos próximos 4 anos.

Eu acredito, amo-te Benfica!

PS: Abraço a todos os foristas, mesmo aqueles que me insultam de forma gratuita, no final de contas todos padecemos desta "doença maravilhosa" e só queremos o melhor para o Glorioso. Um bem haja a todos os Benfiquistas!

"temos tudo para entrarmos numa fase hegemónica daqui para a frente" :2funny:
Ouço essa merda há 25 anos. Foda-se

GoloDeLetra

Citação de: fnunes em 26 de Outubro de 2025, 14:04
Citação de: Rei em 26 de Outubro de 2025, 14:02Num grupo de voluntários do JNL recebi a informação que a diferença vai ser menor, talvez 43-30.

Não é de todo impossível dar a volta a isto.

Acho melhor aceitar a realidade que está à frente dos olhos.
Mais depressa o bloco de esquerda ganha umas legislativas.

Baron_Davis

Citação de: Red Zeppelin em 26 de Outubro de 2025, 14:04Nem a contar votos este clube consegue ser competente.

Manobra para validar o voto electrónico

A corja sabe bem o que faz...

margaridacardoso

Citação de: RumoAoMarquês em 26 de Outubro de 2025, 14:06Os vieiristas têm que ficar com o cu em casa na 2ª volta, é a única (remota) esperança
Muita malta que votou noronha também não vai, amigo.

Vai haver uma desmobilização enorme.

|KOHAKU|

Citação de: Andreg86 em 26 de Outubro de 2025, 13:34O JNL devia ser mais vezes ele próprio do que se deixar levar pelo que está escrito por uma certa pessoa...

Que farçolas! Este Noronha a tentar enganar-nos a gente a tentar parrecer uma pessoa boa! O nosso Rui é sem filtros lembrem-se como chorou!

Citação de: Andreg86 em 26 de Outubro de 2025, 13:34Acho que o currículo do JNL fala por si, e deviam ter deixado o homem falar por ele próprio.

Eu não quero amburges eu quero é fotebol!

Citação de: Andreg86 em 26 de Outubro de 2025, 13:34O debate ainda ajudou menos porque em vez de falar para o eleitorado que queria conquistar , falou para o eleitorado que já tinha conquistado. Mas eu não passo de um mero user de um fórum, acredito que quem lhe aconselhou tenha muito mais know-how....

Um ponto legítimo mas, muito sinceramente, não me parece que debates alterem o sentido de voto das pessoas. Existe uma minoria de indecisos co propensão a votar diferente, mas quem lá está instalado sabe disso e sabe que não precisa de fazer nada de diferente para manter o poleiro.

A verdade dos factos é que há uma minoria que faz barulho pela mudança (seja ela de onde vier), mas a maioria silenciosa é pelo legado do Vieira.

JPSilva

Citação de: a38855 em 26 de Outubro de 2025, 14:07
Citação de: Rumoaoquadragesimo em 26 de Outubro de 2025, 14:03Lista B: 960 / 58,804 = 1.63%

Lista C: 8,085 / 58,804 = 13.75%

Lista D: 111 / 58,804 = 0.19%

Lista E: 8,555 / 58,804 = 14.55%

Lista F: 16,786 / 58,804 = 28.55%

Lista G: 24,307 / 58,804 = 41.34%

Em votantes.

Faltam votos de cerca de 20000 sócios votantes! São todos destas 3 urnas que faltam contar???

Sim são as urnas mais participadas