Projeto por nomear - Primeira reunião 28/02/2026

Kloden

Citação de: Ludwig van em 10 de Novembro de 2025, 15:45
Citação de: Kloden em 10 de Novembro de 2025, 15:29O ponto 5 sugere que este projecto esta relacionado com as proximas eleicoes e preparacao das mesmas. No entanto, o ponto 1 e' claro em dizer que o projecto nao ira apoiar nenhuma candidatura. Parece-me um pouco confuso e contraditorio.

Nao estou a dizer que o projecto devia apoiar uma candidatura, estou apenas a tentar perceber qual o objectivo do mesmo. Assim parece que e' so' o de juntar socios e discutir ideias contra a actual direccao.
Percebo a confusão.

Ser um projeto à margem de qualquer candidatura não significa que não esteja a trabalhar numa mudança só possível com eleições.

O objetivo de não apoiar nenhum candidato é receber toda a gente que se identifique com a urgência da mudança sem estar dependente de um candidato que é o inverso do que tem acontecido.

Tirando o Servir o Benfica, que mesmo esse acabou por apoiar candidaturas em 2021 e 2025 (à Mesa AG), todo o trabalho tem sido feito por equipas formadas por candidatos e que se esgotam no momento das eleições.

O objetivo é começar esse trabalho sem estar dependente de candidato nenhum porque o que tem unido os apoiantes de candidaturas como a de Benítez, JNL e JDM é muito maior do que as separa. Se tivermos um "espaço" onde candidatos nem sequer sejam uma questão pode servir para se trabalhar com menos atritos.

Em termos práticos em que é isso se pode traduzir?

Pode começar já o trabalho que nas últimas eleições só foi feito no ano anterior.

Podemos apresentar uma série de medidas que considerarmos consensuais e que possam vir a fazer parte do programa eleitoral de um ou vários candidatos no futuro que aproveitem o trabalho feito.

Dando um exemplo de uma proposta de auditoria. Queremos todos auditoria? Em princípio diria sim, mas voltamos para saber isso. Depois, essa auditoria é para ser feita aos últimos 5, 10 ou 15 anos? É para contratos superiores a que valor? É para contratos de FSE's com valor acumulado nos últimos anos acima de que valor?

Questões concretas, que colocaríamos por escrito após votação.

Um pouco a ir buscar o espírito da alteração dos estatutos mas com melhor organização.

Ao mesmo tempo, teríamos também a parte dos planos de ação para se conseguir convencer mais sócios da necessidade de mudança.
Certo, percebo o objectivo entao e parece-me bem. Tambem compreendo o querer aglutinar o maximo de pessoas possivel, mesmo que com ideias diferentes. No entanto, creio que isso vai dificultar a unanimidade ou a aceitacao de certas ideias. Ainda assim, tambem concordo que nao se deva antagonizar pessoas com ideias diferentes. Todos devem poder contribuir.

Ludwig van

Citação de: Haywire em 10 de Novembro de 2025, 15:32Exclusivo a sócios ou estão recetivos a adeptos? Há malta que, infelizmente, por um motivo ou outro não tem capacidade financeira para apoiar o clube mas que, seguramente, acompanha o suficiente para opinar.
Por mim aceitaríamos adeptos mas a ideia é não ser ninguém em específico a definir isso, é ser definido em grupo.

Se votarmos e ganhar que é só para sócios será.

CannonForce

É uma atitude louvável, apenas temo que acabe por se tornar redundante / pouca relevância, existindo já o Servir o Benfica com espaço mediático. A minha sugestão seria entrar em contacto com membros, com o intuito de em vez de segregar as atenções entre ambos, ter um movimento com um impacto e know-how mais forte

Elvis the Pelvis

Apesar da tristeza que o momento do Benfica me(nos) transmite e da vontade de desistir, estou disponível para ajudar.

pevmac

Citação de: Haywire em 10 de Novembro de 2025, 15:32Exclusivo a sócios ou estão recetivos a adeptos? Há malta que, infelizmente, por um motivo ou outro não tem capacidade financeira para apoiar o clube mas que, seguramente, acompanha o suficiente para opinar.

Existe a particularidade da decisão, onde apenas os sócios podem votar. Mas sendo adeptos e Benfiquistas, por mim é para contar com TODOS! As ideias, os ideais e o Benfiquismo não carecem do pagamento de quotas!

Ludwig van

Citação de: CannonForce em 10 de Novembro de 2025, 17:09É uma atitude louvável, apenas temo que acabe por se tornar redundante / pouca relevância, existindo já o Servir o Benfica com espaço mediático. A minha sugestão seria entrar em contacto com membros, com o intuito de em vez de segregar as atenções entre ambos, ter um movimento com um impacto e know-how mais forte
Percebo o teu ponto.

Mas aqui há algo que nos distinguiria do Servir o Benfica, não iremos apoiar nenhum candidato a órgão nenhum enquanto grupo.

Digo isto tendo votado em Benítez e no João Leite.

E há outra questão que é saber se o Servir o Benfica regressa depois das eleições, espero que sim mas do que ouvi pode ser complicado.

samarras

Acho bastante interessante o projecto em si. Importante é depois ter núcleos "fortes" por zonas, acho maior parte do trabalho que se possa vir a fazer é por aqui.

Estou in e concordo com a base do projecto.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Ludwig van em 10 de Novembro de 2025, 17:23
Citação de: CannonForce em 10 de Novembro de 2025, 17:09É uma atitude louvável, apenas temo que acabe por se tornar redundante / pouca relevância, existindo já o Servir o Benfica com espaço mediático. A minha sugestão seria entrar em contacto com membros, com o intuito de em vez de segregar as atenções entre ambos, ter um movimento com um impacto e know-how mais forte
Percebo o teu ponto.

Mas aqui há algo que nos distinguiria do Servir o Benfica, não iremos apoiar nenhum candidato a órgão nenhum enquanto grupo.

Digo isto tendo votado em Benítez e no João Leite.

E há outra questão que é saber se o Servir o Benfica regressa depois das eleições, espero que sim mas do que ouvi pode ser complicado.

Não me parece fácil. Acho que está tudo cansado e algumas opções de alguns são questionáveis.

ff77

ff77

SoB acho que morreu.
Além disso não vejo problema algum em existirem outros projetos / movimentos.

cwally

Pelo que me parece dos objetivos, trata-se portanto de um manifesto?