Eleições 2025

gizmo

Citação de: kramxel² em 12 de Novembro de 2025, 00:55Ainda nem acredito que se desperdiçou um gestor de topo, que reuniu uma equipa fabulosa, que pessoalmente tem um know how incomparável em termos de negócio....

Isto para re-eleger um dos maiores bimbos da história do Benfica, que já tinha demonstrado durante anos o trambolho que é...

É um caso de estudo para este país, onde a competência nunca é valorizada.

Posso estar aqui horas a formular teorias sobre o porquê de isso acontecer, mas o maior problema é de formação.
Não é formação académica, é formação de vida, formação de seriedade, formação de espinha dorsal...

Somos um país repleto de pessoas pobres, trabalhadoras, mas que acreditam que só os aldrabões podem chegar longe, porque são esses os exemplos mais próximos que têm.

Sempre que aparece alguém de fora, de certeza que é igual aos outros todos, "23M?!",de certeza que faz as mesmas negociatas que o outro...

Ah o Ruizinho tem negociatas, "normal, qualquer outro faria o mesmo"....

Este tipo de discurso aparece em todo o lado e o objectivo sempre foi o mesmo, passar incompetentes por competentes, passar aldrabões por pessoas sérias, e acima de tudo, impedir que um país acredite que existe outra solução.


O "roubou, mas faz" é dos maiores exemplos de acefalia que temos na nossa sociedade. E o Benfica como clube com a maior massa associativa, leva bem com esses. Aliás, é o clube que mais sofre com isso.

Sexta-Feira

O Manteigas sabia e sabe o que fez.
Tem plena consciência daquilo que se passou, melhor que qualquer um de nós.

O interesse dele nunca foi mudar o Benfica.
O interesse dele é ser presidente do Benfica. Que são coisas muito diferentes.

Dispenso paninhos quentes sobre aqueles que não contribuíram na hora da verdade.
Para mim são traidores e jamais terão o meu voto, se eu um dia perder outra vez tempo com esta merda.

Nramos

#84737
Citação de: andrerodri em 11 de Novembro de 2025, 20:41
Citação de: SpaceCadet em 11 de Novembro de 2025, 20:17para as viuvas do Manteigas só tenho a dizer que é 100x mais provavel que ele entre para o Benfica pela mão do Rui Costa, do que através de ganhar uma eleição para a Presidencia.

Comentário sem conhecimento da pessoa nem dos motivos da candidatura do mesmo

Não entra não...Manteigas não quer nada com Rui Costa, é um dos maiores críticos dele.
Nas assembleias gerais é dos que mais fez e faz críticas a Rui Costa. Nos podcasts(que me parece que ninguém se dá ao trabalho de ver...) falou constante/ de quais os pontos que não se reve na gestão de Rui Costa.

Não confundam o conhecer a pessoa, por motivos familiares e profissionais com o "quer poleiro e são amiguinhos" porque não são.

O problema é que opiniões não desmentem factos. E os que temos nesta altura...

Pasárgada

Citação de: rdr10 em 11 de Novembro de 2025, 16:46
Citação de: Guardião Encarnado em 11 de Novembro de 2025, 12:28Quo vadis, Benfica? Uma reflexão profunda sobre o período eleitoral ora findo e o que teremos pela frente nos próximos anos. 👇

Findo o período eleitoral do Sport Lisboa e Benfica, é tempo de balanços e reflexões. Porque é que os Sócios do SLB decidiram legitimar de forma inequívoca Rui Costa para um novo mandato, apesar do desastre desportivo, financeiro e institucional dos últimos anos?

A realidade demonstra que, perante a mobilização sem precedentes que se verificou, em nenhum cenário o resultado seria outro que não a da vitória da incumbência. Nenhuma conjugação de forças permitiria a uma alternativa séria obter 50%+1 votando cerca de 90k sócios.

Neste cenário, dos quatro principais candidatos, os principais derrotados são LFV e JNL. Morrem politicamente no SLB. JDM sai chamuscado. O futuro não é risonho. Não existe uma alternativa clara capaz de reunir as características que lhe permitam ganhar em 2029 (33? 37?).

Começando pelos candidatos que não chegaram à 2a volta, LFV falhou redondamente na mensagem. Um homem gasto, envelhecido e com notórias dificuldades numa campanha dura e pesada. Não conseguiu materializar o desencanto e saudosismo com a falácia do seu "Benfica vencedor".

JDM captou mais eleitorado do que muitos imaginariam fora dos círculos plasmados nas redes sociais. Perdendo muito voto "útil" para JNL, retém uma parte de insatisfeitos de RC que rejeita JNL e não considera LFV. Não fosse LFV e provavelmente chegaria mais longe, embora em 3o.

JDM tentou fazer a quadratura do círculo. Não hostilizar em demasia a incumbência e os saudosistas de LFV. Pescar nos órfãos de JNL. Mobilizar abstencionistas. Teve sucesso parcial, já que fica em 4o. Poderá ser uma opção de futuro, mas a recta final pode ter queimado pontes.

O eleitorado de JNL não é desprezível, cresceu muito em termos absolutos mas é esmagado na proporção perante estas mobilizações massivas. Será essencial na necessária mudança. Tem memória. Está polarizado, traumatizado e será um erro não entender a sua mágoa.

Porque falhou, então, JNL, em destronar RC estando o Benfica mergulhado numa profunda crise institucional, que tenderá a agravar-se com os resultados desportivos e financeiros catastróficos que se adivinham? Resposta rápida: porque foi um erro de casting em 2020. Um mau candidato.

JNL seria, provavelmente, um excelente presidente. Não o conhecendo a fundo, tenho a certeza que é um grande Benfiquista, um homem honesto, uma pessoa competente, que se rodeou de uma excelente equipa de gestão e que seria muito mais capaz de conduzir os destinos do Clube.

Foi, contudo, alvo de duas campanhas destrutivas perpetradas pela máquina de comunicação do Clube. Foi ao tapete em 2020, onde ganhou anticorpos que nunca perdeu. Reapareceu em 2025 e, no dia de apresentação do OE, foi assassinado na TVI perante 2M de pessoas. Não se lava.

A sua assessoria de 2025 melhorou bastante relativamente a 2020 mas não foi suficiente para atingir o mínimo de competência exigível. Apontou à mobilização em círculos já mobilizados. Marketing digital agressivo, muito Twitter e pouco Benfica real. Um erro crasso.

Nunca se imaginou que votariam 90k Sócios. A campanha não foi dirigida a esses eleitores. É certo que muitos serão impermeáveis à razão, mas foi negligenciada a componente afectiva que, infelizmente, prevalece nos Sócios perante RC. Foi desvalorizado o síndrome valeazevedista.

Achou-se entre os seus que desaparecer depois de 2020 e deixar a liderança coxa de RC (que só não foi consumada em plebiscito em 2021 graças à galhardia do Servir o Benfica) cair de podre seria suficiente. Que alardear à restante oposição que saísse de cena bastaria. Outro erro.

O Twitter é uma bolha e os podcasts são insignificantes numa escala macro. Foram fundamentais nas mudanças estruturais consumada nos Estatutos. São esmagados em eleições participadas por 40, 60, 75 ou 93k Sócios. Dão uma perigosa ilusão de força. O poder está no primetime das TV.

Os critérios editoriais da CS condicionam de forma determinante as escolhas dos eleitores. A CS sofre uma profunda crise de independência, mais no meio desportivo, cujo pináculo é o negócio dos direitos TV. Não podem é servir de defesa e de arma de arremesso em dias alternados.

Contudo, o erro primordial não nasce nas campanhas, nem na bem sucedida contra si, nem na titubeante que o conduziu. O principal motivo pelo qual JNL não é nem será Presidente do SLB é ser um erro de casting. Foi um mau candidato que nenhuma campanha consegue disfarçar.

JNL não é um bom orador, mas não é esse o seu principal problema enquanto candidato. Um bom orador não é necessariamente um bom presidente, e o contrário também se verifica. A oratória treina-se mas tem um componente inato não desprezível. Não creio que tenha sido decisivo.

Voltemos ao Verão de 2020. JNL é um candidato "fabricado" nos almoços de uma certa elite do SLB, uma espécie de grupo de Arraiolos - mais não seja por reunir, entre outros locais, em Arraiolos. Infelizmente, quem o decidiu construir como candidato não percebeu que não serve.

Não serve porque apesar de todas as suas qualidades, que já reconheci, é uma figura que causa um impacto negativo no grosso do eleitorado. Personifica um Benfica das elites, pouco empático, meio desajeitado, que se tenta maquilhar e forçar a socialização com a plebe.

É o Benfica do passivo, dos resultados líquidos operacionais, quando o Benfica real quer saber do lateral esquerdo e do Record do Guinness. Seria o Benfica necessário mas não o Benfica desejado por quem vota. É possível meter Benfica real no Benfica necessário. O inverso, não.

A imagem de JNL não vende. Não é trauliteiro, não é vocal, não é ágil no raciocínio, aparenta uma falta de memória histórica que o trai no improviso. A adição destes predicados a uma figura que não os possui resulta numa espécie de Frankenstein comunicacional que não resulta.

Considero, porém, que o principal factor no erro de casting foi a notoriedade do candidato. Quem era JNL no SLB em 2019? Ninguém. JNL foi a figura construída desde a base para 2020. Um artigo de opinião aqui, um leak ali. Notoriedade publica progressiva comprada. Não inata.

Hoje quase todos conhecem JNL mas JNL é uma construção recente. Não é um "notável", não é um "senador", não jogou à bola, não é sequer homem do futebol. Passou pelo Benfica na sua primeira salvação e agradecemos-lhe por isso. Alguém o sabia, em 2019? Cumprimentar-se-ia na rua?

Quem pode, então, ganhar o Benfica? Quem é uma figura conhecida por todos, quem professa um Benfiquismo imaculado alheio a teias e interesses obscuros, quem pode confrontar a popularidade do jogador-ídolo e oferecer-nos o futuro que vemos escapar, de forma irreversível?

Quem conseguirá apelar ao benfiquista do camarote e do peão, quem terá capacidade para reunir uma equipa capaz de marcar golos na gestão e no dragão, quem terá disponibilidade para ser arrasado pelos nunos costas e luises bernados de turno, quem desejará pôr a cabeça no cepo?

JDM é o primeiro nome que emerge deste sufrágio. Tem um passado no associativismo e presença nos media mas será um erro considerar que tem notoriedade. Se mantiver ambições, legítimas, tem de aparecer. Deve aparecer sem massacrar, sem se tornar o comentador trauliteiro RGS-like.

Já aprendeu algo com as últimas campanhas. Há uma divisão 1/3 vs 2/3 no Clube. E não se capta ninguém dos 2/3 com ataques diários à sua inteligência. Por muita razão que se tenha. É mais fácil mudar a postura de um sócio do que de 66 mil sócios. Isso não implica a validação de RC.

Terá uma tarefa difícil pela frente: manter a sua base de apoio, captar os órfãos de JNL que perdeu com as diferenças que teve de cavar no contexto da campanha e cativar todos os que verão que RC não serve. Tudo sem presença mediática e com orçamento de carolice. Será duro.

Tendo votado JDM e nutrindo apreço, consideração e amizade pessoal por ele, não tenho qualquer problema em reconhecer que será uma tarefa hercúlea evoluir no sentido de ser presidenciável já em 2029. Mas se assim não for, que figuras estarão disponíveis?

Capazes de personificar a mudança que se exige e cumprindo os requisitos supramencionados, haverá disponibilidade em Nuno Gomes? Em Vítor Paneira? Quiçá num Bernardo Silva hipoteticamente reformado aos 34 anos? RAP? Em algum dos mediáticos apoiantes de JNL?

Sinto que termino a longa reflexão com mais perguntas do que respostas. O que me preocupa particularmente quando há proto-candidatos à espreita para tomar o poder que mais não serão do que a continuidade da miserabilidade quando RC cair. Mauro Xavier e Tiago Pinto à cabeça.

Os sócios do Benfica escolheram e escolheram isto. É a nossa realidade e cabe a cada um dos que sonha com o verdadeiro Benfica manter a chama viva. Com cabeça. Criando pontes e percebendo o que nos rodeia e o que nos espera.

Viva o Sport Lisboa e Benfica, que é e será nosso.



Uma coisa é certa, o JDM a mim a única coisa que vai levar é com o mesmo tratamento que leva Vieira ou Rui Costa.

Estes 3 têm algo em comum que escapa completamente a JNL, que são os interesses pessoais.

Noronha perde simplesmente porque o adepto Benfiquista é ignorante, inculto e invejoso.
Companheiro, já digo isso desde 2009! Passaram 16 anos caralh****, esta gente que vota estão ainda pior que há 16 anos! Eu já raramente me manifesto aqui, este clube é uma podridão!!!

Pedraços

Citação de: nikas em 09 de Novembro de 2025, 02:14
Citação de: Pedraços em 09 de Novembro de 2025, 01:48O Noronha teve as eleições na mão! Conseguiu estragar todo em debates !
Péssimo comunicador , pouco empático não conseguiu agregar os adeptos !



Aposto "todo" em como mesmo que ele fosse o melhor comunicador do mundo votavas Rui.

Andamento.

Oh ser sem cerebro mas eu votava Rui desde quando ? Ja fui expulso do forum por causa do que disse do rui sou dos maiores criticos do rui costa ja disse em que votei . É de "adeptos" como tu que não sabem nada nem se informam de nada que o ruizao ganhou as eleicoes ! Coitadito

Gnr. Keenan

Citação de: Guardião Encarnado em 12 de Novembro de 2025, 12:43
Citação de: Gnr. Keenan em 12 de Novembro de 2025, 09:02
Citação de: Guardião Encarnado em 11 de Novembro de 2025, 12:28Quo vadis, Benfica? Uma reflexão profunda sobre o período eleitoral ora findo e o que teremos pela frente nos próximos anos. 👇

Findo o período eleitoral do Sport Lisboa e Benfica, é tempo de balanços e reflexões. Porque é que os Sócios do SLB decidiram legitimar de forma inequívoca Rui Costa para um novo mandato, apesar do desastre desportivo, financeiro e institucional dos últimos anos?

A realidade demonstra que, perante a mobilização sem precedentes que se verificou, em nenhum cenário o resultado seria outro que não a da vitória da incumbência. Nenhuma conjugação de forças permitiria a uma alternativa séria obter 50%+1 votando cerca de 90k sócios.

Neste cenário, dos quatro principais candidatos, os principais derrotados são LFV e JNL. Morrem politicamente no SLB. JDM sai chamuscado. O futuro não é risonho. Não existe uma alternativa clara capaz de reunir as características que lhe permitam ganhar em 2029 (33? 37?).

Começando pelos candidatos que não chegaram à 2a volta, LFV falhou redondamente na mensagem. Um homem gasto, envelhecido e com notórias dificuldades numa campanha dura e pesada. Não conseguiu materializar o desencanto e saudosismo com a falácia do seu "Benfica vencedor".

JDM captou mais eleitorado do que muitos imaginariam fora dos círculos plasmados nas redes sociais. Perdendo muito voto "útil" para JNL, retém uma parte de insatisfeitos de RC que rejeita JNL e não considera LFV. Não fosse LFV e provavelmente chegaria mais longe, embora em 3o.

JDM tentou fazer a quadratura do círculo. Não hostilizar em demasia a incumbência e os saudosistas de LFV. Pescar nos órfãos de JNL. Mobilizar abstencionistas. Teve sucesso parcial, já que fica em 4o. Poderá ser uma opção de futuro, mas a recta final pode ter queimado pontes.

O eleitorado de JNL não é desprezível, cresceu muito em termos absolutos mas é esmagado na proporção perante estas mobilizações massivas. Será essencial na necessária mudança. Tem memória. Está polarizado, traumatizado e será um erro não entender a sua mágoa.

Porque falhou, então, JNL, em destronar RC estando o Benfica mergulhado numa profunda crise institucional, que tenderá a agravar-se com os resultados desportivos e financeiros catastróficos que se adivinham? Resposta rápida: porque foi um erro de casting em 2020. Um mau candidato.

JNL seria, provavelmente, um excelente presidente. Não o conhecendo a fundo, tenho a certeza que é um grande Benfiquista, um homem honesto, uma pessoa competente, que se rodeou de uma excelente equipa de gestão e que seria muito mais capaz de conduzir os destinos do Clube.

Foi, contudo, alvo de duas campanhas destrutivas perpetradas pela máquina de comunicação do Clube. Foi ao tapete em 2020, onde ganhou anticorpos que nunca perdeu. Reapareceu em 2025 e, no dia de apresentação do OE, foi assassinado na TVI perante 2M de pessoas. Não se lava.

A sua assessoria de 2025 melhorou bastante relativamente a 2020 mas não foi suficiente para atingir o mínimo de competência exigível. Apontou à mobilização em círculos já mobilizados. Marketing digital agressivo, muito Twitter e pouco Benfica real. Um erro crasso.

Nunca se imaginou que votariam 90k Sócios. A campanha não foi dirigida a esses eleitores. É certo que muitos serão impermeáveis à razão, mas foi negligenciada a componente afectiva que, infelizmente, prevalece nos Sócios perante RC. Foi desvalorizado o síndrome valeazevedista.

Achou-se entre os seus que desaparecer depois de 2020 e deixar a liderança coxa de RC (que só não foi consumada em plebiscito em 2021 graças à galhardia do Servir o Benfica) cair de podre seria suficiente. Que alardear à restante oposição que saísse de cena bastaria. Outro erro.

O Twitter é uma bolha e os podcasts são insignificantes numa escala macro. Foram fundamentais nas mudanças estruturais consumada nos Estatutos. São esmagados em eleições participadas por 40, 60, 75 ou 93k Sócios. Dão uma perigosa ilusão de força. O poder está no primetime das TV.

Os critérios editoriais da CS condicionam de forma determinante as escolhas dos eleitores. A CS sofre uma profunda crise de independência, mais no meio desportivo, cujo pináculo é o negócio dos direitos TV. Não podem é servir de defesa e de arma de arremesso em dias alternados.

Contudo, o erro primordial não nasce nas campanhas, nem na bem sucedida contra si, nem na titubeante que o conduziu. O principal motivo pelo qual JNL não é nem será Presidente do SLB é ser um erro de casting. Foi um mau candidato que nenhuma campanha consegue disfarçar.

JNL não é um bom orador, mas não é esse o seu principal problema enquanto candidato. Um bom orador não é necessariamente um bom presidente, e o contrário também se verifica. A oratória treina-se mas tem um componente inato não desprezível. Não creio que tenha sido decisivo.

Voltemos ao Verão de 2020. JNL é um candidato "fabricado" nos almoços de uma certa elite do SLB, uma espécie de grupo de Arraiolos - mais não seja por reunir, entre outros locais, em Arraiolos. Infelizmente, quem o decidiu construir como candidato não percebeu que não serve.

Não serve porque apesar de todas as suas qualidades, que já reconheci, é uma figura que causa um impacto negativo no grosso do eleitorado. Personifica um Benfica das elites, pouco empático, meio desajeitado, que se tenta maquilhar e forçar a socialização com a plebe.

É o Benfica do passivo, dos resultados líquidos operacionais, quando o Benfica real quer saber do lateral esquerdo e do Record do Guinness. Seria o Benfica necessário mas não o Benfica desejado por quem vota. É possível meter Benfica real no Benfica necessário. O inverso, não.

A imagem de JNL não vende. Não é trauliteiro, não é vocal, não é ágil no raciocínio, aparenta uma falta de memória histórica que o trai no improviso. A adição destes predicados a uma figura que não os possui resulta numa espécie de Frankenstein comunicacional que não resulta.

Considero, porém, que o principal factor no erro de casting foi a notoriedade do candidato. Quem era JNL no SLB em 2019? Ninguém. JNL foi a figura construída desde a base para 2020. Um artigo de opinião aqui, um leak ali. Notoriedade publica progressiva comprada. Não inata.

Hoje quase todos conhecem JNL mas JNL é uma construção recente. Não é um "notável", não é um "senador", não jogou à bola, não é sequer homem do futebol. Passou pelo Benfica na sua primeira salvação e agradecemos-lhe por isso. Alguém o sabia, em 2019? Cumprimentar-se-ia na rua?

Quem pode, então, ganhar o Benfica? Quem é uma figura conhecida por todos, quem professa um Benfiquismo imaculado alheio a teias e interesses obscuros, quem pode confrontar a popularidade do jogador-ídolo e oferecer-nos o futuro que vemos escapar, de forma irreversível?

Quem conseguirá apelar ao benfiquista do camarote e do peão, quem terá capacidade para reunir uma equipa capaz de marcar golos na gestão e no dragão, quem terá disponibilidade para ser arrasado pelos nunos costas e luises bernados de turno, quem desejará pôr a cabeça no cepo?

JDM é o primeiro nome que emerge deste sufrágio. Tem um passado no associativismo e presença nos media mas será um erro considerar que tem notoriedade. Se mantiver ambições, legítimas, tem de aparecer. Deve aparecer sem massacrar, sem se tornar o comentador trauliteiro RGS-like.

Já aprendeu algo com as últimas campanhas. Há uma divisão 1/3 vs 2/3 no Clube. E não se capta ninguém dos 2/3 com ataques diários à sua inteligência. Por muita razão que se tenha. É mais fácil mudar a postura de um sócio do que de 66 mil sócios. Isso não implica a validação de RC.

Terá uma tarefa difícil pela frente: manter a sua base de apoio, captar os órfãos de JNL que perdeu com as diferenças que teve de cavar no contexto da campanha e cativar todos os que verão que RC não serve. Tudo sem presença mediática e com orçamento de carolice. Será duro.

Tendo votado JDM e nutrindo apreço, consideração e amizade pessoal por ele, não tenho qualquer problema em reconhecer que será uma tarefa hercúlea evoluir no sentido de ser presidenciável já em 2029. Mas se assim não for, que figuras estarão disponíveis?

Capazes de personificar a mudança que se exige e cumprindo os requisitos supramencionados, haverá disponibilidade em Nuno Gomes? Em Vítor Paneira? Quiçá num Bernardo Silva hipoteticamente reformado aos 34 anos? RAP? Em algum dos mediáticos apoiantes de JNL?

Sinto que termino a longa reflexão com mais perguntas do que respostas. O que me preocupa particularmente quando há proto-candidatos à espreita para tomar o poder que mais não serão do que a continuidade da miserabilidade quando RC cair. Mauro Xavier e Tiago Pinto à cabeça.

Os sócios do Benfica escolheram e escolheram isto. É a nossa realidade e cabe a cada um dos que sonha com o verdadeiro Benfica manter a chama viva. Com cabeça. Criando pontes e percebendo o que nos rodeia e o que nos espera.

Viva o Sport Lisboa e Benfica, que é e será nosso.



Manteigas só será presidente se entrar no Benfica e suceder a Rui Costa.
As figurinhas nesta campanha, assim como no pós, geraram muitos anticorpos em pessoas como eu. E ainda representamos 30% do eleitorado.
À mulher de César não basta ser...

Deixo aqui a pergunta para ti, onde é que no percurso profissional dele está demonstrada capacidade para presidir ao Benfica? É que boa vontade, ou não, todos temos.

Noronha tem espinhas, já sabemos, mas tinha a prova do algodão, além de benfiquista reunia competência acima de suspeita. Nele e na equipa. Muitos não quiseram ver porque o importante é mandar umas bojardas. É a vida é Manteigas aprenderá da maneira mais dura...ou não, porque as rodas giram.

Repara, eu já passei a fase do ter capacidade para ser melhor do q quem lá está. Acho q ambos, jdm e jnl, a têm, e tinham boas equipas e projectos.

Eu já só quero é um potencial presidente que seja bom candidato, capaz de ganhar. É essa a minha dúvida qt a ambos - q só se aplica ao jdm pq o noronha não vai, obviamente, à terceira, morreu politicamente.

Acho que para o JDM ser essa pessoa teria de ter gerido as coisas de forma diferente. Escolheu esta, é o que é.

lPhoenix

Citação de: Ginkgo em 12 de Novembro de 2025, 11:33
Citação de: lPhoenix em 12 de Novembro de 2025, 10:44
Citação de: Indutory em 11 de Novembro de 2025, 21:53

fazer pela sua vida

O homem literalmente trabalha numa churrasqueira, horas em frente a uma grelha a suportar condições muito complicadas, tendo recusado várias ofertas do Benfica com as quais não se identificava.

E isto sabendo que mete num chinelo qualquer speaker ou gajo da comunicação do clube.

Fantástico.
Um exemplo.

Manto Sagrado

Citação de: Dandy em 12 de Novembro de 2025, 11:30Mais de 25 mil votantes confiaram o seu voto, na "Primeira Volta", a Vieira + Manteigas + Mayer + Carvalho.

   Mais de 25 mil.

   Aceitando como possível-provável que os votantes de Noronha, da "Primeira Volta", tenham repetido o mesmo voto na "Segunda Volta" ... é bastante desconcertante imaginar que daqueles 25 mil votantes, antes referidos, apenas 06 mil tenham migrado para Noronha Lopes.

   Seis.






50% dos do manteiga, a correr bem....

Sr. Coluna

#84743
Citação de: kramxel² em 12 de Novembro de 2025, 00:55Ainda nem acredito que se desperdiçou um gestor de topo, que reuniu uma equipa fabulosa, que pessoalmente tem um know how incomparável em termos de negócio....

Isto para re-eleger um dos maiores bimbos da história do Benfica, que já tinha demonstrado durante anos o trambolho que é...

É um caso de estudo para este país, onde a competência nunca é valorizada.

Posso estar aqui horas a formular teorias sobre o porquê de isso acontecer, mas o maior problema é de formação.
Não é formação académica, é formação de vida, formação de seriedade, formação de espinha dorsal...

Somos um país repleto de pessoas pobres, trabalhadoras, mas que acreditam que só os aldrabões podem chegar longe, porque são esses os exemplos mais próximos que têm.

Sempre que aparece alguém de fora, de certeza que é igual aos outros todos, "23M?!",de certeza que faz as mesmas negociatas que o outro...

Ah o Ruizinho tem negociatas, "normal, qualquer outro faria o mesmo"....

Este tipo de discurso aparece em todo o lado e o objectivo sempre foi o mesmo, passar incompetentes por competentes, passar aldrabões por pessoas sérias, e acima de tudo, impedir que um país acredite que existe outra solução.

58 mil burros. Que vergonha! É francamente grave. Não vejo luz ao fundo do túnel e os próximos meses não vão ser bonitos de assistir.

Shōtarō Kaneda

Já percebi que os 'Guardiões' do JDM estiveram a passar lixívia na sala.

Desde o início que avisei qual o real objetivo desta candidatura e quais as intenções do João Diogo.

Da parte dos propulsionadores, o Godinho, o Rosário e o Gaspar, era fazer de tudo para que JNL não vencesse, tal era o nível de ressabiamento.

Da parte do candidato em si, impedir a vitória de JNL e assegurar lugar na estrutura, que irá assumir nos próximos meses.


pevmac

Citação de: Guardião Encarnado em 11 de Novembro de 2025, 12:28Quo vadis, Benfica? Uma reflexão profunda sobre o período eleitoral ora findo e o que teremos pela frente nos próximos anos. 👇

Findo o período eleitoral do Sport Lisboa e Benfica, é tempo de balanços e reflexões. Porque é que os Sócios do SLB decidiram legitimar de forma inequívoca Rui Costa para um novo mandato, apesar do desastre desportivo, financeiro e institucional dos últimos anos?

A realidade demonstra que, perante a mobilização sem precedentes que se verificou, em nenhum cenário o resultado seria outro que não a da vitória da incumbência. Nenhuma conjugação de forças permitiria a uma alternativa séria obter 50%+1 votando cerca de 90k sócios.

Neste cenário, dos quatro principais candidatos, os principais derrotados são LFV e JNL. Morrem politicamente no SLB. JDM sai chamuscado. O futuro não é risonho. Não existe uma alternativa clara capaz de reunir as características que lhe permitam ganhar em 2029 (33? 37?).

Começando pelos candidatos que não chegaram à 2a volta, LFV falhou redondamente na mensagem. Um homem gasto, envelhecido e com notórias dificuldades numa campanha dura e pesada. Não conseguiu materializar o desencanto e saudosismo com a falácia do seu "Benfica vencedor".

JDM captou mais eleitorado do que muitos imaginariam fora dos círculos plasmados nas redes sociais. Perdendo muito voto "útil" para JNL, retém uma parte de insatisfeitos de RC que rejeita JNL e não considera LFV. Não fosse LFV e provavelmente chegaria mais longe, embora em 3o.

JDM tentou fazer a quadratura do círculo. Não hostilizar em demasia a incumbência e os saudosistas de LFV. Pescar nos órfãos de JNL. Mobilizar abstencionistas. Teve sucesso parcial, já que fica em 4o. Poderá ser uma opção de futuro, mas a recta final pode ter queimado pontes.

O eleitorado de JNL não é desprezível, cresceu muito em termos absolutos mas é esmagado na proporção perante estas mobilizações massivas. Será essencial na necessária mudança. Tem memória. Está polarizado, traumatizado e será um erro não entender a sua mágoa.

Porque falhou, então, JNL, em destronar RC estando o Benfica mergulhado numa profunda crise institucional, que tenderá a agravar-se com os resultados desportivos e financeiros catastróficos que se adivinham? Resposta rápida: porque foi um erro de casting em 2020. Um mau candidato.

JNL seria, provavelmente, um excelente presidente. Não o conhecendo a fundo, tenho a certeza que é um grande Benfiquista, um homem honesto, uma pessoa competente, que se rodeou de uma excelente equipa de gestão e que seria muito mais capaz de conduzir os destinos do Clube.

Foi, contudo, alvo de duas campanhas destrutivas perpetradas pela máquina de comunicação do Clube. Foi ao tapete em 2020, onde ganhou anticorpos que nunca perdeu. Reapareceu em 2025 e, no dia de apresentação do OE, foi assassinado na TVI perante 2M de pessoas. Não se lava.

A sua assessoria de 2025 melhorou bastante relativamente a 2020 mas não foi suficiente para atingir o mínimo de competência exigível. Apontou à mobilização em círculos já mobilizados. Marketing digital agressivo, muito Twitter e pouco Benfica real. Um erro crasso.

Nunca se imaginou que votariam 90k Sócios. A campanha não foi dirigida a esses eleitores. É certo que muitos serão impermeáveis à razão, mas foi negligenciada a componente afectiva que, infelizmente, prevalece nos Sócios perante RC. Foi desvalorizado o síndrome valeazevedista.

Achou-se entre os seus que desaparecer depois de 2020 e deixar a liderança coxa de RC (que só não foi consumada em plebiscito em 2021 graças à galhardia do Servir o Benfica) cair de podre seria suficiente. Que alardear à restante oposição que saísse de cena bastaria. Outro erro.

O Twitter é uma bolha e os podcasts são insignificantes numa escala macro. Foram fundamentais nas mudanças estruturais consumada nos Estatutos. São esmagados em eleições participadas por 40, 60, 75 ou 93k Sócios. Dão uma perigosa ilusão de força. O poder está no primetime das TV.

Os critérios editoriais da CS condicionam de forma determinante as escolhas dos eleitores. A CS sofre uma profunda crise de independência, mais no meio desportivo, cujo pináculo é o negócio dos direitos TV. Não podem é servir de defesa e de arma de arremesso em dias alternados.

Contudo, o erro primordial não nasce nas campanhas, nem na bem sucedida contra si, nem na titubeante que o conduziu. O principal motivo pelo qual JNL não é nem será Presidente do SLB é ser um erro de casting. Foi um mau candidato que nenhuma campanha consegue disfarçar.

JNL não é um bom orador, mas não é esse o seu principal problema enquanto candidato. Um bom orador não é necessariamente um bom presidente, e o contrário também se verifica. A oratória treina-se mas tem um componente inato não desprezível. Não creio que tenha sido decisivo.

Voltemos ao Verão de 2020. JNL é um candidato "fabricado" nos almoços de uma certa elite do SLB, uma espécie de grupo de Arraiolos - mais não seja por reunir, entre outros locais, em Arraiolos. Infelizmente, quem o decidiu construir como candidato não percebeu que não serve.

Não serve porque apesar de todas as suas qualidades, que já reconheci, é uma figura que causa um impacto negativo no grosso do eleitorado. Personifica um Benfica das elites, pouco empático, meio desajeitado, que se tenta maquilhar e forçar a socialização com a plebe.

É o Benfica do passivo, dos resultados líquidos operacionais, quando o Benfica real quer saber do lateral esquerdo e do Record do Guinness. Seria o Benfica necessário mas não o Benfica desejado por quem vota. É possível meter Benfica real no Benfica necessário. O inverso, não.

A imagem de JNL não vende. Não é trauliteiro, não é vocal, não é ágil no raciocínio, aparenta uma falta de memória histórica que o trai no improviso. A adição destes predicados a uma figura que não os possui resulta numa espécie de Frankenstein comunicacional que não resulta.

Considero, porém, que o principal factor no erro de casting foi a notoriedade do candidato. Quem era JNL no SLB em 2019? Ninguém. JNL foi a figura construída desde a base para 2020. Um artigo de opinião aqui, um leak ali. Notoriedade publica progressiva comprada. Não inata.

Hoje quase todos conhecem JNL mas JNL é uma construção recente. Não é um "notável", não é um "senador", não jogou à bola, não é sequer homem do futebol. Passou pelo Benfica na sua primeira salvação e agradecemos-lhe por isso. Alguém o sabia, em 2019? Cumprimentar-se-ia na rua?

Quem pode, então, ganhar o Benfica? Quem é uma figura conhecida por todos, quem professa um Benfiquismo imaculado alheio a teias e interesses obscuros, quem pode confrontar a popularidade do jogador-ídolo e oferecer-nos o futuro que vemos escapar, de forma irreversível?

Quem conseguirá apelar ao benfiquista do camarote e do peão, quem terá capacidade para reunir uma equipa capaz de marcar golos na gestão e no dragão, quem terá disponibilidade para ser arrasado pelos nunos costas e luises bernados de turno, quem desejará pôr a cabeça no cepo?

JDM é o primeiro nome que emerge deste sufrágio. Tem um passado no associativismo e presença nos media mas será um erro considerar que tem notoriedade. Se mantiver ambições, legítimas, tem de aparecer. Deve aparecer sem massacrar, sem se tornar o comentador trauliteiro RGS-like.

Já aprendeu algo com as últimas campanhas. Há uma divisão 1/3 vs 2/3 no Clube. E não se capta ninguém dos 2/3 com ataques diários à sua inteligência. Por muita razão que se tenha. É mais fácil mudar a postura de um sócio do que de 66 mil sócios. Isso não implica a validação de RC.

Terá uma tarefa difícil pela frente: manter a sua base de apoio, captar os órfãos de JNL que perdeu com as diferenças que teve de cavar no contexto da campanha e cativar todos os que verão que RC não serve. Tudo sem presença mediática e com orçamento de carolice. Será duro.

Tendo votado JDM e nutrindo apreço, consideração e amizade pessoal por ele, não tenho qualquer problema em reconhecer que será uma tarefa hercúlea evoluir no sentido de ser presidenciável já em 2029. Mas se assim não for, que figuras estarão disponíveis?

Capazes de personificar a mudança que se exige e cumprindo os requisitos supramencionados, haverá disponibilidade em Nuno Gomes? Em Vítor Paneira? Quiçá num Bernardo Silva hipoteticamente reformado aos 34 anos? RAP? Em algum dos mediáticos apoiantes de JNL?

Sinto que termino a longa reflexão com mais perguntas do que respostas. O que me preocupa particularmente quando há proto-candidatos à espreita para tomar o poder que mais não serão do que a continuidade da miserabilidade quando RC cair. Mauro Xavier e Tiago Pinto à cabeça.

Os sócios do Benfica escolheram e escolheram isto. É a nossa realidade e cabe a cada um dos que sonha com o verdadeiro Benfica manter a chama viva. Com cabeça. Criando pontes e percebendo o que nos rodeia e o que nos espera.

Viva o Sport Lisboa e Benfica, que é e será nosso.




Destas eleições devo confessar que o Gonçalo Almeida Ribeiro me ficou na retina... Gostei da postura e do perfil!

O problema é o léxico dele...e o efeito na chalupada!

Batizei-o de o nosso "pusilanimidades"!

Mas infelizmente deve ir à vida dele...

lancadordedois

Citação de: Sexta-Feira em 12 de Novembro de 2025, 13:03O Manteigas sabia e sabe o que fez.
Tem plena consciência daquilo que se passou, melhor que qualquer um de nós.

O interesse dele nunca foi mudar o Benfica.
O interesse dele é ser presidente do Benfica. Que são coisas muito diferentes.

Dispenso paninhos quentes sobre aqueles que não contribuíram na hora da verdade.
Para mim são traidores e jamais terão o meu voto, se eu um dia perder outra vez tempo com esta merda.

posso ter entendido mal , mas ainda ontem ouvi que nao tinha passado a 2a volta , mas que o culpado por nao ter ganho a mudança e ao Ruie era o Noronha Lopes....

Achei estranho .

JMFCardoso

Citação de: Helderik em 12 de Novembro de 2025, 11:35Estou a preparar um artigo e tinha definido alguns cognomes para os candidatos:

RC: o Incomodado
JNL: o Incompreendido
LFV: o Afastado
JDM: o Dissimulado
CC: o Lunático

falta-me para o Mayer, alguem tem alguma sugestão?
Pensei em o Redundante ou o Holandês, mas não fiquei muito convencido.
O Junkers.

andrerodri

Citação de: Shōtarō Kaneda em 12 de Novembro de 2025, 15:23Já percebi que os 'Guardiões' do JDM estiveram a passar lixívia na sala.

Desde o início que avisei qual o real objetivo desta candidatura e quais as intenções do João Diogo.

Da parte dos propulsionadores, o Godinho, o Rosário e o Gaspar, era fazer de tudo para que JNL não vencesse, tal era o nível de ressabiamento.

Da parte do candidato em si, impedir a vitória de JNL e assegurar lugar na estrutura, que irá assumir nos próximos meses.



Já fiz printscreen aqui do comentário. A ser usado no futuro. Em especial a parte de "JDM vai assumir um cargo na estrutura"

Guardião Encarnado

Citação de: pevmac em 12 de Novembro de 2025, 15:23
Citação de: Guardião Encarnado em 11 de Novembro de 2025, 12:28Quo vadis, Benfica? Uma reflexão profunda sobre o período eleitoral ora findo e o que teremos pela frente nos próximos anos. 👇

Findo o período eleitoral do Sport Lisboa e Benfica, é tempo de balanços e reflexões. Porque é que os Sócios do SLB decidiram legitimar de forma inequívoca Rui Costa para um novo mandato, apesar do desastre desportivo, financeiro e institucional dos últimos anos?

A realidade demonstra que, perante a mobilização sem precedentes que se verificou, em nenhum cenário o resultado seria outro que não a da vitória da incumbência. Nenhuma conjugação de forças permitiria a uma alternativa séria obter 50%+1 votando cerca de 90k sócios.

Neste cenário, dos quatro principais candidatos, os principais derrotados são LFV e JNL. Morrem politicamente no SLB. JDM sai chamuscado. O futuro não é risonho. Não existe uma alternativa clara capaz de reunir as características que lhe permitam ganhar em 2029 (33? 37?).

Começando pelos candidatos que não chegaram à 2a volta, LFV falhou redondamente na mensagem. Um homem gasto, envelhecido e com notórias dificuldades numa campanha dura e pesada. Não conseguiu materializar o desencanto e saudosismo com a falácia do seu "Benfica vencedor".

JDM captou mais eleitorado do que muitos imaginariam fora dos círculos plasmados nas redes sociais. Perdendo muito voto "útil" para JNL, retém uma parte de insatisfeitos de RC que rejeita JNL e não considera LFV. Não fosse LFV e provavelmente chegaria mais longe, embora em 3o.

JDM tentou fazer a quadratura do círculo. Não hostilizar em demasia a incumbência e os saudosistas de LFV. Pescar nos órfãos de JNL. Mobilizar abstencionistas. Teve sucesso parcial, já que fica em 4o. Poderá ser uma opção de futuro, mas a recta final pode ter queimado pontes.

O eleitorado de JNL não é desprezível, cresceu muito em termos absolutos mas é esmagado na proporção perante estas mobilizações massivas. Será essencial na necessária mudança. Tem memória. Está polarizado, traumatizado e será um erro não entender a sua mágoa.

Porque falhou, então, JNL, em destronar RC estando o Benfica mergulhado numa profunda crise institucional, que tenderá a agravar-se com os resultados desportivos e financeiros catastróficos que se adivinham? Resposta rápida: porque foi um erro de casting em 2020. Um mau candidato.

JNL seria, provavelmente, um excelente presidente. Não o conhecendo a fundo, tenho a certeza que é um grande Benfiquista, um homem honesto, uma pessoa competente, que se rodeou de uma excelente equipa de gestão e que seria muito mais capaz de conduzir os destinos do Clube.

Foi, contudo, alvo de duas campanhas destrutivas perpetradas pela máquina de comunicação do Clube. Foi ao tapete em 2020, onde ganhou anticorpos que nunca perdeu. Reapareceu em 2025 e, no dia de apresentação do OE, foi assassinado na TVI perante 2M de pessoas. Não se lava.

A sua assessoria de 2025 melhorou bastante relativamente a 2020 mas não foi suficiente para atingir o mínimo de competência exigível. Apontou à mobilização em círculos já mobilizados. Marketing digital agressivo, muito Twitter e pouco Benfica real. Um erro crasso.

Nunca se imaginou que votariam 90k Sócios. A campanha não foi dirigida a esses eleitores. É certo que muitos serão impermeáveis à razão, mas foi negligenciada a componente afectiva que, infelizmente, prevalece nos Sócios perante RC. Foi desvalorizado o síndrome valeazevedista.

Achou-se entre os seus que desaparecer depois de 2020 e deixar a liderança coxa de RC (que só não foi consumada em plebiscito em 2021 graças à galhardia do Servir o Benfica) cair de podre seria suficiente. Que alardear à restante oposição que saísse de cena bastaria. Outro erro.

O Twitter é uma bolha e os podcasts são insignificantes numa escala macro. Foram fundamentais nas mudanças estruturais consumada nos Estatutos. São esmagados em eleições participadas por 40, 60, 75 ou 93k Sócios. Dão uma perigosa ilusão de força. O poder está no primetime das TV.

Os critérios editoriais da CS condicionam de forma determinante as escolhas dos eleitores. A CS sofre uma profunda crise de independência, mais no meio desportivo, cujo pináculo é o negócio dos direitos TV. Não podem é servir de defesa e de arma de arremesso em dias alternados.

Contudo, o erro primordial não nasce nas campanhas, nem na bem sucedida contra si, nem na titubeante que o conduziu. O principal motivo pelo qual JNL não é nem será Presidente do SLB é ser um erro de casting. Foi um mau candidato que nenhuma campanha consegue disfarçar.

JNL não é um bom orador, mas não é esse o seu principal problema enquanto candidato. Um bom orador não é necessariamente um bom presidente, e o contrário também se verifica. A oratória treina-se mas tem um componente inato não desprezível. Não creio que tenha sido decisivo.

Voltemos ao Verão de 2020. JNL é um candidato "fabricado" nos almoços de uma certa elite do SLB, uma espécie de grupo de Arraiolos - mais não seja por reunir, entre outros locais, em Arraiolos. Infelizmente, quem o decidiu construir como candidato não percebeu que não serve.

Não serve porque apesar de todas as suas qualidades, que já reconheci, é uma figura que causa um impacto negativo no grosso do eleitorado. Personifica um Benfica das elites, pouco empático, meio desajeitado, que se tenta maquilhar e forçar a socialização com a plebe.

É o Benfica do passivo, dos resultados líquidos operacionais, quando o Benfica real quer saber do lateral esquerdo e do Record do Guinness. Seria o Benfica necessário mas não o Benfica desejado por quem vota. É possível meter Benfica real no Benfica necessário. O inverso, não.

A imagem de JNL não vende. Não é trauliteiro, não é vocal, não é ágil no raciocínio, aparenta uma falta de memória histórica que o trai no improviso. A adição destes predicados a uma figura que não os possui resulta numa espécie de Frankenstein comunicacional que não resulta.

Considero, porém, que o principal factor no erro de casting foi a notoriedade do candidato. Quem era JNL no SLB em 2019? Ninguém. JNL foi a figura construída desde a base para 2020. Um artigo de opinião aqui, um leak ali. Notoriedade publica progressiva comprada. Não inata.

Hoje quase todos conhecem JNL mas JNL é uma construção recente. Não é um "notável", não é um "senador", não jogou à bola, não é sequer homem do futebol. Passou pelo Benfica na sua primeira salvação e agradecemos-lhe por isso. Alguém o sabia, em 2019? Cumprimentar-se-ia na rua?

Quem pode, então, ganhar o Benfica? Quem é uma figura conhecida por todos, quem professa um Benfiquismo imaculado alheio a teias e interesses obscuros, quem pode confrontar a popularidade do jogador-ídolo e oferecer-nos o futuro que vemos escapar, de forma irreversível?

Quem conseguirá apelar ao benfiquista do camarote e do peão, quem terá capacidade para reunir uma equipa capaz de marcar golos na gestão e no dragão, quem terá disponibilidade para ser arrasado pelos nunos costas e luises bernados de turno, quem desejará pôr a cabeça no cepo?

JDM é o primeiro nome que emerge deste sufrágio. Tem um passado no associativismo e presença nos media mas será um erro considerar que tem notoriedade. Se mantiver ambições, legítimas, tem de aparecer. Deve aparecer sem massacrar, sem se tornar o comentador trauliteiro RGS-like.

Já aprendeu algo com as últimas campanhas. Há uma divisão 1/3 vs 2/3 no Clube. E não se capta ninguém dos 2/3 com ataques diários à sua inteligência. Por muita razão que se tenha. É mais fácil mudar a postura de um sócio do que de 66 mil sócios. Isso não implica a validação de RC.

Terá uma tarefa difícil pela frente: manter a sua base de apoio, captar os órfãos de JNL que perdeu com as diferenças que teve de cavar no contexto da campanha e cativar todos os que verão que RC não serve. Tudo sem presença mediática e com orçamento de carolice. Será duro.

Tendo votado JDM e nutrindo apreço, consideração e amizade pessoal por ele, não tenho qualquer problema em reconhecer que será uma tarefa hercúlea evoluir no sentido de ser presidenciável já em 2029. Mas se assim não for, que figuras estarão disponíveis?

Capazes de personificar a mudança que se exige e cumprindo os requisitos supramencionados, haverá disponibilidade em Nuno Gomes? Em Vítor Paneira? Quiçá num Bernardo Silva hipoteticamente reformado aos 34 anos? RAP? Em algum dos mediáticos apoiantes de JNL?

Sinto que termino a longa reflexão com mais perguntas do que respostas. O que me preocupa particularmente quando há proto-candidatos à espreita para tomar o poder que mais não serão do que a continuidade da miserabilidade quando RC cair. Mauro Xavier e Tiago Pinto à cabeça.

Os sócios do Benfica escolheram e escolheram isto. É a nossa realidade e cabe a cada um dos que sonha com o verdadeiro Benfica manter a chama viva. Com cabeça. Criando pontes e percebendo o que nos rodeia e o que nos espera.

Viva o Sport Lisboa e Benfica, que é e será nosso.




Destas eleições devo confessar que o Gonçalo Almeida Ribeiro me ficou na retina... Gostei da postura e do perfil!

O problema é o léxico dele...e o efeito na chalupada!

Batizei-o de o nosso "pusilanimidades"!

Mas infelizmente deve ir à vida dele...

Um gajo impecável.

Mas não tem qq notoriedade, infelizmente. Embora lhe reconheça mt maior plasticidade para se moldar ao eleitorado e passar a msg do q o noronha, se se focar nisso.

Tb sabe usar linguagem coloquial 😂