José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 62 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 26 jogos (15 vitórias, 6 empates, 5 derrotas)
Em 2025/2026: 15 jogos (9 vitórias, 3 empates, 3 derrotas)

MuchoG

Disse isto a semana passada e foi hoje "confirmado" pelo ABola.

Vai usar os putos para desenrascar até Janeiro porque não tem outra opção, está a "trabalhar" com apenas 12/13 jogadores e vem aí um Dezembro diabólico.

Em Janeiro queima-se mais uma dezenas de milhões e os putos voltam a ser encostados.

RAFL

Camisola_20

Citação de: gizmo em 23 de Novembro de 2025, 20:08Só sei que um gajo olha para os resultados do Fenerbahçe e parecem os do Cruz Azul depois do Anselmi ter saído de lá.

É tirar as devidas conclusões.

Não defendendo o Mourinho que sempre fui dos que achei que do ponto de vista de treino e tática está fora dela. O Fener na última semana de mercado contratou muito jogador. O que também ajuda certamente.

fdpdc666

O plano do Benfica até janeiro.
Enquanto o mercado está fechado, Mourinho pensa dar prémio a meninos com fome de bola.

Mourinho, treinador do Benfica, com João Tralhão e Pedro Machado, elementos da equipa técnica - Foto Imago

Spoiler
A ideia não é promover uma revolução e apostar de forma desarticulada na formação, mas a falta de soluções no plantel e os indicadores pobres que vários jogadores têm transmitido em alguns jogos, particularmente no mais recente, com o Atlético, para a Taça de Portugal, no final do qual José Mourinho foi muito crítico — «Quem não aproveita a oportunidade e vê miúdos passarem-lhe à frente, depois não me venha bater à porta», disse —, levam o treinador a olhar de forma mais urgente para os jovens do Seixal.

Sabe A BOLA, depois da boa experiência com o lançamento a titular do extremo Rodrigo Rêgo, 20 anos, Mourinho poderá promover até janeiro o lançamento de mais jovens na equipa principal.

O técnico dos encarnados, depois de ter testado várias soluções para fazer crescer a equipa, entende que a fome de afirmação de alguns talentos da formação pode ajudar a potenciar a atitude competitiva e a conseguir resultados.

Mourinho passa muito tempo no Seixal, tem assistido a muitos jogos dos escalões de formação, e está já mais consciente da qualidade que existe, identificando alguns jogadores que, apesar da falta de experiência a nível sénior, poderão ser chamados em breve, da equipa B e também dos sub-23.

Sete na linha da frente

Rodrigo Rêgo, 20 anos, estreou-se com o Atlético, beneficiando não apenas do desempenho nos treinos como da utilização na equipa B como extremo-direito (no início da época) e ala-esquerdo, depois de Nélson Veríssimo ter começado a jogar com três centrais. Ivan Lima, extremo-esquerdo, tem trabalhado com a equipa principal e já foi lançado duas vezes por José Mourinho —16' com o Arouca, no campeonato, um minuto com o Chaves na Taça de Portugal. A escassez de extremos, agravada com a lesão de Dodi Lukebakio, poderá abrir as portas a Eduardo Fernandes, que tem estado em muito bom plano na Youth League e joga nas duas faixas. Olívio Tomé oferece profundidade na esquerda. Mourinho pode recorrer ainda a outros jovens, cujas características podem ser exploradas a jogar pelas alas, como os médios-ofensivos Gonçalo Moreira, utilizado na direita nas duas últimas épocas nos sub-23, ou Federico Coletta, contratado esta temporada à Roma, que também já jogou na direita na Youth League. Tiago Freitas, que desempenha funções de médio-centro na Youth League, já ocupou a posição de médio-interior direito na equipa B. Já se treinou com a equipa principal.

Esta época, Mourinho promoveu as estreias dos extremos Ivan Lima e Rodrigo Rêgo, mas, entre outros, já convocou, por exemplo, Gonçalo Moreira, médio-ofensivo de 19 anos sobre quem confessou «ter um fraquinho», além de mais elogios que lhe fez em público.

José Mourinho deu vários sinais que considera abrir as portas dos Seixal de forma mais assertiva. «Honestamente, para mim, os jogadores não têm idade. Se tiver de lançar um jovem de 17 ou 18 anos não terei problema algum em fazê-lo. [...] Aquilo que procuro fazer é tentar conhecer os jogadores o mais possível. Obviamente que a equipa B está mais perto de nós, circulando os jogadores que vêm treinar comigo. Vou ver os treinos e é mais fácil conhecer os jogadores, mas procuro conhecer ao máximo porque às vezes há jogadores com um potencial tão elevado que queimam etapas. Às vezes é possível que me apaixone por um jogador que não está nos sub-23 e que não está na equipa B e que possa fazer um salto direto, por exemplo, dos sub-18», disse o treinador, no final de outubro.

Exemplos na carreira

Apesar de Mourinho ter construído carreira sobretudo alicerçada em plantéis com jogadores consagrados e de qualidade elevada, a promoção de jovens também foi constante. Quando treinou o Inter apostou, por exemplo, Santon e Balotelli, ainda muito jovens. No Real Madrid: Morata, Diego Llorente, Carvajal ou Joselu; no Chelsea: Christensen, Zouma, Loftus-Cheek ou Solanke ilustram a atenção do técnico às camadas de formação; no Manchester United fez jogar McTominay, Tuanzebe, Angel Gomes; na Roma, Bove, Tahirovic, Huijsen, Afena-Gyan, Volpato, Dimitrios Keramitsis ou Pagano; no Tottenham puxou Troy Parrot para palcos maiores; e mesmo no Fenerbahçe, onde não foi feliz, apostou no promissor Yusuf Akçiçek, quando ele tinha somente 17 anos.

Estrutura trabalha para janeiro

Apesar da atenção que Mourinho está a dedicar à formação e de, como detalhamos, o técnico acreditar que pode encontrar soluções para ajudar a resolver problemas imediatos de falta de alternativas e de atitude da equipa, o reforço do plantel na reabertura do mercado, em janeiro, continua a ser necessidade urgente. A estrutura do futebol profissional dos encarnados, liderada pelo presidente Rui Costa e com o diretor-geral Mário Branco em campo, já trabalha na sinalização dos reforços que considera importantes. A contratação de extremos é prioridade, potenciada pela lesão recente de Dodi Lukebakio — o extremo-direito foi operado e não voltará a competir antes de fevereiro/março do próximo ano. Extremos de raiz restam apenas Andreas Schelderup e Prestianni, que são atacantes que procuram mais zonas interiores do campo e esticam pouco a equipa, como deseja José Mourinho. Mais um avançado e talvez um lateral-esquerdo são outras posições para as quais também pode chegar alguém.

É forte, pois, a possibilidade de José Mourinho surpreender nas próximas semanas com a chamada de mais jogadores inexperientes, mas com qualidade e fome de bola. Um plano que, a ser executado com maior dimensão, casará na perfeição com aquilo que os adeptos mais desejam: apoiar a afirmação de jogadores que crescem no Seixal.

Recorde-se que, porém, o atual plantel principal já integra vários jogadores que subiram dos escalões de formação. Os guarda-redes Samuel Soares, Diogo Ferreira e Leonardo Lopes; o lateral-direito Leandro Santos; os defesas-centrais António Silva, Tomás Araújo, Gonçalo Oliveira e Joshua Wynder; os médios Nuno Félix, Diogo Prioste, João Veloso e João Rego; o extremo Ivan Lima; o ponta de lança Henrique Araújo. E agora também o extremo Rodrigo Rêgo.

Até janeiro, altura em que o plantel será reequilibrado no mercado para transferências, haverá jovens a ter oportunidades de ouro.
[fechar]

Nélson Feiteirona in A Bola

https://www.abola.pt/noticias/o-plano-do-benfica-ate-janeiro-2025112320240643031

GonPat90

a incompetência é tal que vão usar os miúdos para criar a cortina de fumo.

Sabem perfeitamente que os adeptos gostam de ver os miúdos a jogar e usam o lado irracional para manipular os seus sentimentos. Nem sequer sabem disfarçar, é tudo forçado.

Esta direção trata o Benfica como fosse um brinquedo.

J_PN

A choramingar por reforços. Que papelinho.

Red_Fraction

Citação de: GonPat90 em 24 de Novembro de 2025, 10:33a incompetência é tal que vão usar os miúdos para criar a cortina de fumo.

Sabem perfeitamente que os adeptos gostam de ver os miúdos a jogar e usam o lado irracional para manipular os seus sentimentos. Nem sequer sabem disfarçar, é tudo forçado.

Esta direção trata o Benfica como fosse um brinquedo.
Não vai, vai continuar a usar os mesmos...

lonstrup

Citação de: Grizzli em 22 de Novembro de 2025, 01:18
Citação de: lonstrup em 21 de Novembro de 2025, 16:10
Citação de: Grizzli em 21 de Novembro de 2025, 15:16
Citação de: lonstrup em 21 de Novembro de 2025, 14:14
Citação de: Grizzli em 21 de Novembro de 2025, 13:08
Citação de: parreira 96 em 21 de Novembro de 2025, 13:03
Citação de: Trapattoni em 21 de Novembro de 2025, 11:55
Citação de: alsohugo em 21 de Novembro de 2025, 11:09
Citação de: Semper Fidelis em 20 de Novembro de 2025, 22:40quando pegou na equipa íamos a 2 da liderança
agora vamos a 6

É espetar isso na cara dos @Trapattoni desta vida
A construção do plantel desta época não foi dele. É importante ter isso em conta.
Pagar o que se paga por um "super" treinador, que andou a gabar esta equipa de alto a baixo nos playoffs para se vir com estas desculpas...
Nao podem e ser desonestos.

Gostem ou nao do mourinho qualquer gajo com dois dedos de testa percebe que isto nao tem a ver com treinadores.

Nao ha um no mundo que chegasse aqui e mete se a jogar a equipa bom futebol. O plantel e horrivel.

Estavamos a 2 porque calhou, as exibicoes haviam sido na mesma horriveis.
agora é dar o passo seguinte, e levar o mesmo raciocínio para os jogadores.

Com que cara conseguem criticar o rendimento dos jogadores se estão incluídos num plantel médiocre e com um treiandor que não consegue formar uma equipa com eles?

Como podem culpar e criticar o jogador individualmente, sabendo que ele não dispõe de condições do clube para mostrar o seu futebol?
Porque ja tiveram N treinadores e continuam a mesma merda.

Sabes que há jogadores que estão só agora no Benfica, e já são considerados medíocres?

E o mesmo raciocínio não pode ser feito para os treinadores? Também eles tiveram N jogadores e não apresentam resultados.
Mas e igual para o treinador , ou nao?
Ou so achas que o culpado e o treinador?

O que eu vejo e uma equipa apatica e sem folgo. Se nem com uma chicotada e varios treinadores esses mesmo mostram algo diferente..e com isto nao estou a defender o mourinho.

So acho que esta na altura de se enfrentar a realidade.
Temos muitos jogadores que nao servem para o a nossa grandeza.
Isto nao muda nem com mourinho nem com guardiolas
mas se a lógica é essa, então não se faz nada. Não se muda nada.

Porque os jogadores com um treinador melhor também podem alegar que podem render mais.

Ou a lógica se aplica a todos ou não se aplica a lógica. É só isso.

Não se podem comparar os níveis de responsabilidade. Um jogador só controla o seu próprio trabalho e rendimento. Já um treinador tem a possibilidade de influenciar o trabalho do plantel. Tirar e colocar jogadores, definir funções etc.

Um jogador não faz uma equipa funcionar. Um treinador pode fazer uma equipa funcionar.

Benfiquismo

Citação de: Keiroxes em 23 de Novembro de 2025, 23:07Este caralho deu a entender que alguns jogadores eram traidores?

Tenho andado afastado disto, não ouvi as declarações dele no final do jogo, criticou os jogadores mais uma vez?cum caralho
"Mas a nossa primeira é pobre e é pobre ao nível que mais me dói: ao nível da atitude. Houve muitos jogadores que não foram sérios e que não encararam as coisas como deviam encarar. Fiz quatro substituições ao intervalo, mas gostava de ter feito nove. Convosco não [o faço], mas aos jogadores identifiquei ao intervalo os dois que deixaria em campo. Mas havia dois que estavam em campo e que queriam levar o jogo a sério, porque os jogos são para levar a sério. Os outros nove não estavam".

nightcrowler

Citação de: Trapattoni em 24 de Novembro de 2025, 10:01
Citação de: nightcrowler em 24 de Novembro de 2025, 09:56mas alguém acreditava que o Mourinho ia alterar alguma coisa? a sério?
alguém que tenha vista qualquer futebol praticado por uma equipa dele nos últimos 5 ou 6 anos, e perceberia facilmente que é alguém ultrapassado. tenho pena, porque parece-me que é alguém que gosta mesmo de estar no Benfica, tem ganas de ganhar, mas é como se eu fosse agora o novo ponta de lança do Benfica... muita emoção, muito amor, mas golos nem vê-los.

em relação à "aposta" na formação, quem não o conhecer que o compre. em 20 e tal anos de carreira, deve ser dos poucos treinadores que conseguiu apostar ainda menos em formação que o jj, o que é obra. ajudem-me... na carreira deles, que miudos foi ele buscar à formação e apostou a sério? só me lembro do santon, e talvez alguns agora na Roma...

em relação aos "traidores do plantel", é algo visto e visto. vejam noticias sobre o que ele disse do plantel da Roma, o que ele disse sobre plantel do Tottenham, o que ele disse sobre plantel do Fenerbahce (e já agora, o que disse sobre plantel Benfica quando estava do outro lado), e vemos que isto agora é o novo normal. tão simples quanto isto.

o que resulta daqui? o óbvio. nenhuma equipa do Mourinho na última década foi capaz de fazer 5 passes seguidos no meio campo adversário, é muita correria, muita faca nos dentes, muito compromisso defensivo, mas jogar a bola é utópico. e basicamente tem andado de lado para lado a estoirar dinheiro, a mamar indemnizações, a criar confusões com árbitros, com direcções, com jogadores, a fazer um grande barulho, para que se fale de tudo... menos da incapacidade das suas equipas jogarem futebol.
sinceramente, parece-me que seria algo semelhante se tivessemos contratado o cr7 para ponta de lança. a culpa seria dos colegas; o campeonato portugues seria mais díficil que o inglês; etc etc etc.

já agora, corrijam-me se estiver enganado: não foi o Mourinho que no Chelsea dispensou de Bruyne Lukaku e Salah? mera curiosidade, e posso estar enganado.

sinceramente, acho que o Mourinho hoje não é mais do que um Quique Flores. fala muito bem, "trabalho invisível", futebol sem rasgo, muito foco na táctica e nas "ganas", mas posse de bola é física quântica. impensável. e também acho que se chegar um treinador a sério, no próximo ano jogaremos facilmente o dobro, e dobro será pouco. digo próximo ano, porque acho que Mourinho não pode ficar mais um ano, não será bom para ele nem sequer para o Rui Costa, que neste momento devem estar ambos a rezar pelo despedimento do Martinez
Felix Afena-Gyan, Cristian Volpato,  Filippo Missori, Eduardo Bove e Nicola Zalewski só para citar alguns nomes lançados por José Mourinho enquanto treinador da Roma.

dou-te razão no zalewski e no bove. os restantes apostou e ele próprio despachou. vai ser como o rodrigo rego, que lançou e alvitro que no final do ano será emprestado para um lado qualquer. isso não é apostar, para mim.
mas sim, zalewski claramente foi aposta e dou mérito por isso. mas não vejo muitos mais na carreira dele.

comparar com o roger, que só em 2 anos lança antónio silva e joão neves, por exemplo.

lonstrup

Citação de: Rei em 21 de Novembro de 2025, 20:29
Citação de: lonstrup em 21 de Novembro de 2025, 19:58
Citação de: Rei em 21 de Novembro de 2025, 19:02
Citação de: lonstrup em 21 de Novembro de 2025, 16:58
Citação de: Rei em 21 de Novembro de 2025, 15:59
Citação de: J_PN em 21 de Novembro de 2025, 15:18O problema de análise do Mourinho é o mesmo problema dos 65% que votaram Rui Costa e de certa forma problema do povo português que fica preso à gratidão, ao saudosismo, ao que já fomos.

Se em vez de José Mourinho, tivesse o nome de Zé Manel e fosse um perfeito desconhecido, com estes resultados e futebol, já se andava a falar em despedimento. Como se chama Mourinho, melhor de sempre, grande treinador, não construiu o plantel, bla bla bla.

Isso pouco interessa, porque com ele ou com outro qualquer o Benfica estaria igual. O problema do Benfica continua a ser muito mais profundo, e podemos trocar mais vezes de treinador que vamos continuar sem o resolver.
por ess lógica também não faz sentido contratar novos jogadores.

A questão aqui é que um clube pode ter vários problemas. Uns maiores que outros. Mas faz sentido não resolver problemas porque há problemas maiores a resolver?

Volto a dizer, a lógica absolutista tem de ser aplicada absolutamente.

Basta veres quem temos contratado e quantos têm sido aproveitados. O problema do Benfica é a gestão da sua direção.
pois, então a lógica será: não comprar nem dispensar jogadores, e não trocar de treinador.

Enquanto não muda a direcção, não se mexe em nada.

Se continuarem a cometer os mesmos erros mais vale ficarem quietos. Isto é óbvio.
então passou de certeza de que não vale a pena trocar de treinador porque o problema está acima; para um "se" , a mudança não vale a pena se fizerem os mesmos erros.

Interessante. Quando se tratou do treinador tinhas a certeza que não valia a pena mudar. Nos jogadores já colocas a posição de se escolherem bem já vale a pena mudar.

Sendo que quem escolhe é o mesmo, porquê a tua diferença de perspectiva?

zikoli

Citação de: J_PN em 23 de Novembro de 2025, 22:06
Citação de: zikoli em 23 de Novembro de 2025, 20:12
Citação de: J_PN em 23 de Novembro de 2025, 19:29
Citação de: zikoli em 23 de Novembro de 2025, 19:24
Citação de: J_PN em 23 de Novembro de 2025, 18:44
Citação de: zikoli em 23 de Novembro de 2025, 18:35
Citação de: J_PN em 23 de Novembro de 2025, 18:13
Citação de: zikoli em 23 de Novembro de 2025, 17:46
Citação de: J_PN em 23 de Novembro de 2025, 17:23
Citação de: RML em 23 de Novembro de 2025, 16:49Sim, também não serve, o Mourinho colocou o dedo na ferida, os jogadores ficam acomodados quando cá chegam, é um problema já com anos, agora ninguém serve para treinar o Benfica,  vamos ter que criar um treinador que sirva

Convém dar o exemplo. Já mostrou alguma coisa o Mourinho aqui? Nem melhor que com o Lage jogamos.
Mostrou que nao está acomodado como os jogadores. Mostrou se irritado com os acomodados!
E mostrou descontentamento com a política de contratações de jogadores que nem sabem o que é o Benfica!
Mostrou que nao vai baixar as calças para a direção como o lage fez durante meses.

Convém é mostrar trabalho. Para diretor de comunicação há outros que podem fazer esse trabalho.
A mim parece me que com estes jogadores nao vamos lá. Mas vamos ver!

De acordo. Mas com um treinador acabado há mais de 10 anos que fala mais do que treina muito menos.
tantas vezes que dizem isso dos 10 anos nao vai tornar isso uma verdade!
Deixem se de merdas!

Diz-me lá uma equipa do Mourinho que tenhs jogado um futebol minimamente competente nos ultimos 10 anos. Fico à espera sentado.
Citação de: J_PN em 23 de Novembro de 2025, 19:29
Citação de: zikoli em 23 de Novembro de 2025, 19:24
Citação de: J_PN em 23 de Novembro de 2025, 18:44
Citação de: zikoli em 23 de Novembro de 2025, 18:35
Citação de: J_PN em 23 de Novembro de 2025, 18:13
Citação de: zikoli em 23 de Novembro de 2025, 17:46
Citação de: J_PN em 23 de Novembro de 2025, 17:23
Citação de: RML em 23 de Novembro de 2025, 16:49Sim, também não serve, o Mourinho colocou o dedo na ferida, os jogadores ficam acomodados quando cá chegam, é um problema já com anos, agora ninguém serve para treinar o Benfica,  vamos ter que criar um treinador que sirva

Convém dar o exemplo. Já mostrou alguma coisa o Mourinho aqui? Nem melhor que com o Lage jogamos.
Mostrou que nao está acomodado como os jogadores. Mostrou se irritado com os acomodados!
E mostrou descontentamento com a política de contratações de jogadores que nem sabem o que é o Benfica!
Mostrou que nao vai baixar as calças para a direção como o lage fez durante meses.

Convém é mostrar trabalho. Para diretor de comunicação há outros que podem fazer esse trabalho.
A mim parece me que com estes jogadores nao vamos lá. Mas vamos ver!

De acordo. Mas com um treinador acabado há mais de 10 anos que fala mais do que treina muito menos.
tantas vezes que dizem isso dos 10 anos nao vai tornar isso uma verdade!
Deixem se de merdas!

Diz-me lá uma equipa do Mourinho que tenhs jogado um futebol minimamente competente nos ultimos 10 anos. Fico à espera sentado.
claro. Ganhou a Europa league nao teve mérito. Ganhou a conference nao teve mérito. Foi a final da europa league com a Roma foi sorte...

Eu pedi para falar em futebol não em Excel
Claro, Claro!

lonstrup

Citação de: Benfiquismo em 24 de Novembro de 2025, 10:45
Citação de: Keiroxes em 23 de Novembro de 2025, 23:07Este caralho deu a entender que alguns jogadores eram traidores?

Tenho andado afastado disto, não ouvi as declarações dele no final do jogo, criticou os jogadores mais uma vez?cum caralho
"Mas a nossa primeira é pobre e é pobre ao nível que mais me dói: ao nível da atitude. Houve muitos jogadores que não foram sérios e que não encararam as coisas como deviam encarar. Fiz quatro substituições ao intervalo, mas gostava de ter feito nove. Convosco não [o faço], mas aos jogadores identifiquei ao intervalo os dois que deixaria em campo. Mas havia dois que estavam em campo e que queriam levar o jogo a sério, porque os jogos são para levar a sério. Os outros nove não estavam".
faz-me lembrar um dos argumentos usados para defender a volta do jj: é  exigente e vai fazê-los correr.

Acho que uma declaraçao destas do Mourinho é um auto atestado de incompetência,  na medida em que ele é responsável por este grupo de homens. Das duas uma: ou ele foi negligente na preparação do jogo, e mesmo sabendo que os jogadores não dariam tudo meteu à mesma; ou ele simplesmente não conhece os homens com quem trabalha.

Não sei qual é a pior opção.

Chris Cornell

Quer despachar Enzo, Rios E Ivanovic, no mínimo.