Estádio da Luz

Aka

Citação de: Jotenko em 25 de Novembro de 2025, 14:28
Citação de: SimaoVintage em 25 de Novembro de 2025, 12:38
Citação de: Mjölnir em 25 de Novembro de 2025, 10:26
Citação de: SimaoVintage em 25 de Novembro de 2025, 08:01
Citação de: Benfican em 25 de Novembro de 2025, 06:39
Citação de: Rei em 23 de Novembro de 2025, 22:03
Citação de: Benfican em 23 de Novembro de 2025, 21:36
Citação de: Rei em 23 de Novembro de 2025, 11:41
Citação de: Benfican em 23 de Novembro de 2025, 01:18
Citação de: Festivus em 22 de Novembro de 2025, 19:48
Citação de: Covenant em 22 de Novembro de 2025, 19:22
Citação de: Jotenko em 22 de Novembro de 2025, 18:47
Citação de: MrFire em 22 de Novembro de 2025, 18:31
Citação de: Blitz em 22 de Novembro de 2025, 18:08Foi suicídio.

Não era de todo uma figura consensual no grupo DV. Nem pouco mais ou menos.
Conheço pessoas que saíram dos DV por causa dele e uma que ainda lá continua e que nem falava com ele.

Que descanse em paz e encontre agora a tranquilidade que precisava.
Obrigado pela dedicação ao clube.

Fui um deles!

x2
Aqui no Norte foi uma razia, mas não só por causa do Caetano.

O pessoal de Lisboa sempre tratou o pessoal do Norte como inferior, a meu ver. E sou 101% contra a mentalidade Lisboa vs Norte, mas foi a realidade que eu conheci. E os DV tinham uma boa turma, não muito numerosa mas com qualidade. Paços de Ferreira, Ponte de Lima, Gaia, etc...

Referes-te exclusivamente ao pessoal das claques ou aos lisboetas no geral? Sou lisboeta de gema(sim, ainda existimos...) e nunca me senti superior ao pessoal do Norte nem vi ninguém a dar desprezo ao pessoal do Norte. Quanto muito posso ter ouvido/lido alguns lisboetas a confundir a cidade do Porto com o FCP.

Eu sou de Lisboa mas nota-se que os lisboeta desprezam um bocado o Norte, aliás conheço várias pessoas que nunca foram ao Norte nem querem ir, há um bocado a ideia em Lisboa que o pessoal do Norte é um bocado ignorante, não sabe falar, não tem educação, o que diz bem mais do pessoal de Lisboa que diz isso, os lisboetas são bastante ignorantes sobre o resto do país e algo arrogantes também. Mas é um fenómeno tipíco das maiores cidades de cada país, noutros países é igual.

Em Lisboa ninguém pensa isso. Isso são conversas típicas de quem não conhece Lisboa nem os Lisboetas, é o tal regionalismo bacoco. É muito esse o ADN do Foculporto e foi a partir dessa base que alimentaram ódio ao Benfica e à capital. Quem utilizou isso sabe muito bem com que intenção o fez.

Em Lisboa ninguém quer saber disso para nada nem se entra nessas comparações, isso só existe a norte. Se houver quem pense aqui é claramente uma minoria insignificante.

Não concordo. Provavelmente a maioria dos lisboetas não liga muito a isso mas há muitos que sim, é como tudo pode ser uma minoria mas são muitos que pensam assim, e há coisas que as pessoas não dizem mas que se sentem tal como no caso do racismo.

Isto é daqueles assuntos tal como as discussões sobre o racismo que só quem sofre racismo é que percebe.

Como disse, isto não é um fenómeno português, se tu fores pesquisar sobre outras grandes cidades noutros países principalmente quando são as capitais é igual, as pessoas dessas cidades têm uma atitude de arrogância e sobranceria para com o restante país.

Mas voltando ao caso português, a questão do sotaque é curioso, os lisboeta acham mesmo que não têm sotaque e que os nortenhos não falam bem português e são "matarruanos", mas é precisamente o contrário, a forma original de falar é como se fala no Norte, além disso os lisboetas pensam que não têm sotaque porque não se apercebem e porque pensam que são superiores ao restante país mas claro que têm sotaque. Há muitos lisboetas com aquela velha ideia de que Portugal é Lisboa e o resto é paisagem.

Aliás, eu sou lisboeta a 100% (nascido e criado em Lisboa e arreadores), estou a falar na terceira pessoa mas também sou lisboeta de gema.

No fundo isto é daquelas discussões que quem não percebe, nunca vai perceber.

Vais desculpar-me mas isso para mim é totalmente mentira. Sou de Lisboa e nunca durante a minha vida senti isso.

Vamos concordar em discordar.

Tudo bem mas esse sentimento existe, até noutros países, nem sequer é um fenómeno específico de Lisboa.

Eu acho é que muitas vezes os lisboetas nem se apercebem. É um bocado como o racismo, só quem sofre racismo é que entende o que é racismo. No fundo este sentimento de superioridade é uma espécie de xenófobia mas dentro do mesmo país.

Outra coisa curiosa, muitas pessoas de Lisboa raramente vão ao Porto, conheço diversos lisboetas que durante a sua vida só foram ao Porto uma ou duas vezes e mesmo alguns que nunca foram nem querem ir. Também há pessoas do Norte que nunca vieram a Lisboa mas são casos muito raros e é por razões financeiras.

Esse é o ponto central. Os portugueses são um povo bastante xenófobo e mesmo segregacionista entre si.
Os portugueses são dos povos mais acolhedores do mundo e dos que melhor se integram em qualquer lado. Talvez estejas a referir-te uma um local específico dentro da tua realidade ou também sob as influências actuais de sociedades extremadas, sem meio termo, mas isso é um fenómeno global.

Não é um fenómeno global, é um fenómeno muito português. Existe uma grande xenofobia interna e segregacionismo dentro de Portugal e entre portugueses. Sempre existiu e vai-se "transformando" ao longo das décadas seguindo diferentes tendências.

Os portugueses são "acolhedores" não é verdade: são acolhedores para alguns turistas de alguns países, mas de resto isso não é verdade.

Não sofro desse problema. Estou farto de todos (excetuando países de língua portuguesa). ;D

Mas tu não gostas de nin... Ah, espera, tu não és o @van33. Para mim, vocês são todos iguais.

Mjölnir

Conheço pessoas que saíram dos DV por causa dele e uma que ainda lá continua e que nem falava com ele.

Fui um deles!

x2

O pessoal de Lisboa sempre tratou o pessoal do Norte como inferior, a meu ver. E sou 101% contra a mentalidade Lisboa vs Norte, mas foi a realidade que eu conheci. E os DV tinham uma boa turma, não muito numerosa mas com qualidade. Paços de Ferreira, Ponte de Lima, Gaia, etc...

Referes-te exclusivamente ao pessoal das claques ou aos lisboetas no geral? Sou lisboeta de gema(sim, ainda existimos...) e nunca me senti superior ao pessoal do Norte nem vi ninguém a dar desprezo ao pessoal do Norte. Quanto muito posso ter ouvido/lido alguns lisboetas a confundir a cidade do Porto com o FCP.

Eu sou de Lisboa mas nota-se que os lisboeta desprezam um bocado o Norte, aliás conheço várias pessoas que nunca foram ao Norte nem querem ir, há um bocado a ideia em Lisboa que o pessoal do Norte é um bocado ignorante, não sabe falar, não tem educação, o que diz bem mais do pessoal de Lisboa que diz isso, os lisboetas são bastante ignorantes sobre o resto do país e algo arrogantes também. Mas é um fenómeno tipíco das maiores cidades de cada país, noutros países é igual.

Em Lisboa ninguém pensa isso. Isso são conversas típicas de quem não conhece Lisboa nem os Lisboetas, é o tal regionalismo bacoco. É muito esse o ADN do Foculporto e foi a partir dessa base que alimentaram ódio ao Benfica e à capital. Quem utilizou isso sabe muito bem com que intenção o fez.

Em Lisboa ninguém quer saber disso para nada nem se entra nessas comparações, isso só existe a norte. Se houver quem pense aqui é claramente uma minoria insignificante.

Não concordo. Provavelmente a maioria dos lisboetas não liga muito a isso mas há muitos que sim, é como tudo pode ser uma minoria mas são muitos que pensam assim, e há coisas que as pessoas não dizem mas que se sentem tal como no caso do racismo.

Isto é daqueles assuntos tal como as discussões sobre o racismo que só quem sofre racismo é que percebe.

Como disse, isto não é um fenómeno português, se tu fores pesquisar sobre outras grandes cidades noutros países principalmente quando são as capitais é igual, as pessoas dessas cidades têm uma atitude de arrogância e sobranceria para com o restante país.

Mas voltando ao caso português, a questão do sotaque é curioso, os lisboeta acham mesmo que não têm sotaque e que os nortenhos não falam bem português e são "matarruanos", mas é precisamente o contrário, a forma original de falar é como se fala no Norte, além disso os lisboetas pensam que não têm sotaque porque não se apercebem e porque pensam que são superiores ao restante país mas claro que têm sotaque. Há muitos lisboetas com aquela velha ideia de que Portugal é Lisboa e o resto é paisagem.

Aliás, eu sou lisboeta a 100% (nascido e criado em Lisboa e arreadores), estou a falar na terceira pessoa mas também sou lisboeta de gema.

Vais desculpar-me mas isso para mim é totalmente mentira. Sou de Lisboa e nunca durante a minha vida senti isso.

Tudo bem mas esse sentimento existe, até noutros países, nem sequer é um fenómeno específico de Lisboa.

Eu acho é que muitas vezes os lisboetas nem se apercebem. É um bocado como o racismo, só quem sofre racismo é que entende o que é racismo. No fundo este sentimento de superioridade é uma espécie de xenófobia mas dentro do mesmo país.

Outra coisa curiosa, muitas pessoas de Lisboa raramente vão ao Porto, conheço diversos lisboetas que durante a sua vida só foram ao Porto uma ou duas vezes e mesmo alguns que nunca foram nem querem ir. Também há pessoas do Norte que nunca vieram a Lisboa mas são casos muito raros e é por razões financeiras.

Esse é o ponto central. Os portugueses são um povo bastante xenófobo e mesmo segregacionista entre si.
Os portugueses são dos povos mais acolhedores do mundo e dos que melhor se integram em qualquer lado. Talvez estejas a referir-te uma um local específico dentro da tua realidade ou também sob as influências actuais de sociedades extremadas, sem meio termo, mas isso é um fenómeno global.

Não é um fenómeno global, é um fenómeno muito português. Existe uma grande xenofobia interna e segregacionismo dentro de Portugal e entre portugueses. Sempre existiu e vai-se "transformando" ao longo das décadas seguindo diferentes tendências.

Os portugueses são "acolhedores" não é verdade: são acolhedores para alguns turistas de alguns países, mas de resto isso não é verdade.
Ok, compreendo que tenhas essa ideia. Para quem viveu o racismo puro e duro de algumas décadas atrás, a desigualdade entre géneros, as atrocidades que as crianças sofriam nas escolas devido as suas naturais diferenças, a descriminação social, tanto em termos laborais como sociais... Muitos tiveram que crescer e viver com isso, lutaram por um mundo muito melhor, que, apesar de tudo, é o que temos hoje e ouvir agora que somos racistas, egoistas e o diabo a quatro... Sinceramente, às vezes penso, será que criámos uma geração mimada de enconados?  Desculpa os termos, é apenas o cansaço pelo que ouvimos dia a dia.

GroundHopper

Citação de: Mjölnir em 25 de Novembro de 2025, 17:33

Fui um deles!

x2

Ok, compreendo que tenhas essa ideia. Para quem viveu o racismo puro e duro de algumas décadas atrás, a desigualdade entre géneros, as atrocidades que as crianças sofriam nas escolas devido as suas naturais diferenças, a descriminação social, tanto em termos laborais como sociais... Muitos tiveram que crescer e viver com isso, lutaram por um mundo muito melhor, que, apesar de tudo, é o que temos hoje e ouvir agora que somos racistas, egoistas e o diabo a quatro... Sinceramente, às vezes penso, será que criámos uma geração mimada de enconados?  Desculpa os termos, é apenas o cansaço pelo que ouvimos dia a dia.

Faz parte do ciclo.

NN_1984

Então o Benfica District??? 😂

Archie Bunker

Citação de: Supporter1904 em 23 de Novembro de 2025, 23:29
Citação de: MrFire em 23 de Novembro de 2025, 23:17
Citação de: Archie Bunker em 23 de Novembro de 2025, 16:12
Citação de: MrFire em 23 de Novembro de 2025, 15:55
Citação de: Archie Bunker em 23 de Novembro de 2025, 15:02
Citação de: MrFire em 23 de Novembro de 2025, 00:28O Convenant fala com conhecimento de causa e com razão. E dentro dos DV isso era por demais evidente.

E desde que o Emanuel saiu ... piorou muito.

No Norte havia muito núcleo activo ( Viana, Ponte de Lima, Braga, Paços Ferreira, Rebordosa, Paredes, Matosinhos, Aveiro, Gaia, Bairrada etc etc )

Com a chegada do Caetano o Norte desapareceu. No nosso caso por motivos estúpidos relacionados com a Política, com os outros não sei.

Já agora, quando foi a guerra interna o Caetano ao início não ficou do lado do Lameira?

Provavelmente sim. Mas sinceramente já foi há tantos anos que já não me recordo bem.

Depois do Emanuel começou o período do Engrácia ( se não me falha a memória) , e só depois do Yoko é que o Caetano assume a liderança.

Com a saida do Lameira deu se a primeira grande queda. A segunda foi a saída do Engrácia ( quando também saí ).

tenho quase a certeza que sim, mas pelo que sei aquilo foram tempos loucos, desde actos de criminalidade a traições dignas da Guerra dos Tronos.

Do que me foste lembrar. Até de assaltos encenados se falava.

Naaaaaa

Quanto ao bold, por acaso não tenho a certeza, depois de uma certa reunião perto de Coimbra se ficou daquele lado (tenho a ideia que não).
Já foi há muito, eu entrei nos diabos em 99 e saí ali em 2005.

O Yoko tentou segurar as pontas mas era, basicamente, um rosto mais apaziguador entre os topos mas não aguentou, pareceu-me sempre só mesmo o rosto, nada mais.
É uma excelente pessoa, o megafone e era uma cena natural mas não para líder.
Emanuel Lameira só há um e tenho o prazer de ser seu amigo.

A ideia que eu tinha era que o Yoko era um bom rapaz, no meio daqueles mamões.
Também teve azar que apanhou o começo da guerra á legalização/cartão adepto e aí tudo ficou mais difícil.
O Lameira é uma das figuras históricas das claques portuguesas, uma capacidade de organização ímpar.
Pelo que sei ,na altura, nem era a ele que queriam correr da direção , mas sim aos outros três que lá estavam.
Depois não sei como, ficaram os outros e ele (esse sim um líder unânime) é que teve de sair.

Ps-incrivel as imagens do funeral do Caetano

Benficaenadamais

Fui um deles!

x2

Não foram só os diabos que perderam força no Norte. Foi o Benfica no geral

Covenant

Citação de: Benficaenadamais em 29 de Novembro de 2025, 11:54

Fui um deles!

x2

Não foram só os diabos que perderam força no Norte. Foi o Benfica no geral
O Norte continua a ser Benfica.

Endless

Citação de: NN_1984 em 28 de Novembro de 2025, 23:14Então o Benfica District??? 😂

Red light district na Serra de Carnaxide.

HB

O Fura-Redes
@OFuraRedes

A 1 de dezembro de 1954 é inaugurado o antigo Estádio da Luz!

Foi o culminar de um sonho de muitos anos, após inúmeras iniciativas e atividades que movimentaram o País e as então colónias portuguesas, num esforço gigantesco que merece figurar na história contemporânea de Portugal. O SLB desenvolveu uma intensa campanha para obtenção de fundos: leilões diários na Secretaria, espetáculos pró-estádio, sorteios monumentais e disponibilização de um mealheiro gigante no Pavilhão do Benfica na Feira Popular.

Os trabalhos de construção iniciaram-se oficialmente a 14 de junho de 1953 e terminaram menos de 2 anos depois, com um custo de mais de 10 milhões de escudos. A elaboração do projeto do "Novo Parque de Jogos" foi entregue ao arquiteto João Simões, antigo futebolista do Benfica.

Motivados pelo presidente do clube, Joaquim Ferreira Bogalho, os sócios suportaram uma quota suplementar destinada a custear a construção do novo estádio, para além de terem contribuído generosamente com doações ou mesmo através do trabalho na terraplanagem ou no estaleiro durante os fins-de-semana. Foi mesmo realizada uma "campanha do cimento", através da qual foram oferecidas ao clube pelos sócios e simpatizantes grandes quantidades de sacos de cimento.

O estádio foi inaugurado finalmente no 1 de Dezembro de 1954 (feriado nacional e data simbólica por ser comemorativa da vencedora Restauração da Independência de Portugal).

Finalmente, às 11 horas do dia 1 de dezembro de 1954, o emocionado líder do Clube, e maior responsável pela passagem do sonho à realidade, Joaquim Ferreira Bogalho, abre simbolicamente uma das portas de acesso ao Estádio.

Perante uma casa cheia de 40 000 adeptos e na presença do presidente da República Craveiro Lopes, foi lida uma mensagem de Salazar e depois de um discurso emocionado, Joaquim Bogalho desmaiou.

Seguiu-se o jogo inaugural efetuado perante o FC Porto, que vingou a derrota que o SLB serviu na inauguração do Estádio das Antas (2-8) ao vencer por 1-3.

Como todos sabemos o Estádio teve vários melhoramentos e expansões e chegou a ser o maior Estádio da Europa com capacidade para mais de 120 mil pessoas. Poderá mesmo ter recebido 135 mil pessoas.

Foi demolido em 2003 e deu lugar ao atual Estádio da Luz.

https://x.com/OFuraRedes/status/1730529396576878684

HB

O Fura-Redes
@OFuraRedes

"Aqui estamos instalados no nosso lar. Aqui queremos viver para todo o sempre. Queridos consórcios, curvo-me emocionado perante a vossa admiração e aqui solenemente vos faço a entrega deste monumento fruto do vosso amor. Bendito seja o sacrifício que fizemos."

Após discursar na inauguração da antiga Catedral, Joaquim Ferreira Bogalho, Presidente histórico do SLB, desfalece e representa para a posteridade as emoções que todos os benfiquistas sentiram naquela tarde...

Era o culminar de décadas do clube andar a carregar a casa às costas.

Finalmente, graças ao trabalho de todos os benfiquistas, o glorioso construía a sua morada para a eternidade.

https://x.com/OFuraRedes/status/1995483065133535682

Sequel

Citação de: NN_1984 em 28 de Novembro de 2025, 23:14Então o Benfica District??? 😂

Levas com a Junta de Freguesia de Benfica e já gozas.

Aka

Aquele topo em todo o Piso 1 e Piso 2, mais o prolongamento do Piso 0, poderia ser solução para aumentar a capacidade do Estádio da Luz?

Notguilty

BleedingHeart

Ja se sabe se o lider dos diabos foi morto ou assassinado?