José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 62 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 30 jogos (18 vitórias, 7 empates, 5 derrotas)
Em 2025/2026: 19 jogos (12 vitórias, 4 empates, 3 derrotas)

fdpdc666

José Mourinho fora do futebol: do pouco amor por peixe ao videoclip onde participou.
Treinador do Benfica concedeu uma entrevista à Benfica FM onde revelou um pouco mais sobre os seus gostos pessoais.

Foto: AP

Spoiler
José Mourinho concedeu, na manhã desta sexta-feira, uma entrevista à Benfica FM, rádio oficial do clube da Luz, onde, entre muitos outros assuntos, revelou um pouco mais sobre si fora do futebol. Da importância da família às preferências gastronómicas, é caso para dizer que não ficou nada por dizer...

O que é que Mourinho faz nos segundos em que não pensa em futebol?

"Vai parecer um bocadinho básico, mas futebol e família. E quando digo família digo amigos, gente que me ama e que eu amo. Não vou estar aqui a separar a família dos amigos, mas as pessoas de quem eu gosto e o meu trabalho. Foi uma faceta que fui descobrindo, preocupar-me muito mais com os outros e muito menos comigo. Se calhar é ser altruísta, é demasiado. Se calhar é. Mas preocupo-me há uns anos muito com os outros, com o bem-estar dos outros, o crescimento dos outros... Fundamentalmente é isso. Não tenho hobbies. Ou por deformação profissional ou por... Não sei. Este verão comecei a trocar umas bolas com os meus filhos e gostei muito. Foi divertido, estivemos dois dias em Tróia e gostei muito. Mas em Istambul, sozinho... E quando vim para o Benfica pensei 'se calhar agora vou ter tempo de dar um bocadinho mais à minha mãe, ao meu sonho, encontrar algum amigo...'. Fico absorvido pelo trabalho, pelo prazer das responsabilidades, e a minha vida é muito assim. Há pessoas que podem pensar 'mas porquê?'. Mas não preciso de fazer nada mais".

É um bom garfo?

"Sou, sou. As pessoas ficam surpreendidas com o facto de um setubalense não gostar muito de peixe. Como, obviamente como, mas não sou um apaixonado. Mas sou fácil. Como muito. E como dizem as pessoas à minha volta, tenho a sorte de geneticamente ser como sou, caso contrário tinha problemas de obesidade. Como muito e depois treino pouco individualmente. Aquilo que faço no campo são uns quilómetros largos, mas são uns quilómetros ao meu ritmo, de saltar de um exercício para outro. Já usei GPS uma vez para tentar perceber e é um esforço fantástico para um homem da minha idade, mas não é esforço de alguém que precisasse de perder peso. Como verdadeiramente muito e essa genética mantém os meus 79 quilos. E recordo que com 18 anos tinha 70, quando fui para a tropa".

E música? Shape Of My Heart do Sting marcou-o...

"Foi dos primeiros a vir a Portugal naquelas gerações. No Estoril, em Alvalade... Eu não fui a Coimbra, mas a minha mulher chegou a ir. Bryan Adams, Bruce [Springsteen], U2... Obviamente que aquilo é o momento com mais impacto. Mas na minha casa, houve o reaparecimento em força do vinil. Não tenho muito tempo, mas gosto daquele ritual. É divertido".

Participou num videoclip...

"Digo sempre que é uma vantagem ter filhos da idade dos meus, ali entre os 24 e os 30 anos. São coisas que me ajudam a lidar com gente desta idade. E depois claro que tens de lidar com coisas que fazem parte da geração deles. O Stormzy conheci em Londres, quando ele me convidou. Convenceu-me e disse 'se não gostares, ok'. Mas foi muito giro".
[fechar]

Por André Santos in Record

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/benfica/detalhe/jose-mourinho-fora-do-futebol-do-pouco-amor-por-peixe-ao-videoclip-onde-participou?ref=Ultimas%20Noticias_BlocoUltimas

Francescoli

Isto é tudo muito bonito, mas eu quero é ganhar ao Moreirense e a jogar bem.

fdpdc666

Mourinho e a vitória contra o Nápoles: «Maradona insultar-me-ia do seu modo...»
Treinador do Benfica diz sentir "saudades" do argentino, com quem tinha uma "relação incrível".

Foto: Lusa

Spoiler
José Mourinho já privou com várias figuras públicas, do futebol, naturalmente, e não só. Numa entrevista à Benfica FM, a propósito do arranque das emissões da rádio do clube encarnado, o treinador falou dos "amigos" Robbie Williams e Diego Armando Maradona, este já falecido e de quem sente "muitas saudades", recordando-o depois do duelo com o "seu" Nápoles.

Qual foi a figura pública que mais o marcou?

"Conheci tanta gente que seria complicado e injusto escolher um. Mas estamos a falar de música e estes dois são meus amigos. Robbie Williams... O pai dele era mais divertido do que eu e morava mesmo mesmo ao meu lado. Encontrámo-nos muitas vezes no hotel. E depois aconteceu conhecer o Robbie. É começar a rir com um, acabar com outro. Tem muita ligação a Portugal. Normalmente é gente muito boa, gente simples, igual aos outros. Essa é a grande conclusão que tiro das pessoas verdadeiramente top".

Ainda troca mensagens com essas pessoas?

"De vez em quando. Gosto muito de pessoas divertidas. Tenho muitas saudades. É gente iluminada".

Maradona

«Tenho muitas saudades do Maradona. Tínhamos uma relação incrível. Por exemplo, depois desta vitória contra o seu Nápoles, lembrei-me muito dele, pois sabia que me iria insultar no seu modo de insultar. É gente iluminada, e depois muitos deles também têm o outro lado. Os génios são assim."
[fechar]

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/benfica/detalhe/mourinho-e-a-vitoria-contra-o-napoles-maradona-insultar-me-ia-do-seu-modo?ref=Ultimas%20Noticias_BlocoUltimas

fdpdc666

«Fiquei mesmo honrado que ele me conhecesse»: José Mourinho recorda encontro com o "melhor James Bond"
Treinador do Benfica lembra que os dois ficaram sentados num restaurante... "na mera cavaqueira"

Foto: Paulo Calado

Spoiler
José Mourinho recordou, em entrevista à Benfica FM, o dia em que encontrou, num restaurante, o famoso ator escocês Sean Connery - "o melhor James Bond da história" -, e assumiu ter ficado "honrado" quando este o reconheceu.

"Foi no restaurante ao lado de casa e do estádio do Chelsea. E estava lá o melhor James Bond [Sean Connery] da história. Os meus filhos viram, eu e a minha mulher não. E quando eles me disseram, até fiquei... Sentado no meu cantinho, a pensar que o senhor nem me devia conhecer. Não ia ali. Ele acabou de jantar e ficou sentado... Ficou ali. Estava à espera que eu acabasse para me vir pedir uma fotografia, um autógrafo. E depois estivemos ali sentados na mera cavaqueira e confesso... Fiquei mesmo honrado que ele me conhecesse. Foi aquele respeito escocês pelos momentos de privacidade", lembrou com saudade o agora treinador do Benfica.
[fechar]

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/benfica/detalhe/fiquei-mesmo-honrado-que-ele-me-conhecesse-jose-mourinho-recorda-encontro-com-o-melhor-james-bond?ref=Ultimas%20Noticias_BlocoUltimas

Benfanatic

Este homem está a tentar transformar o Benfica num clube ao nível dos melhores que já treinou, só não vê quem não quer.

Trapattoni

Citação de: Benfanatic em 12 de Dezembro de 2025, 10:28Este homem está a tentar transformar o Benfica num clube ao nível dos melhores que já treinou, só não vê quem não quer.
Sem sombra de dúvida. Que orgulho que é termos o grande mestre José a treinar o Sport Lisboa E Benfica.
Algo que jamais imaginei voltar a ver um dia.
Vamos mister!

Red Bullet

Citação de: komytis em 12 de Dezembro de 2025, 09:32
Citação de: Red Bullet em 11 de Dezembro de 2025, 22:45
Citação de: joaoaria em 11 de Dezembro de 2025, 21:26O Mourinho é uma espécie do Chanquete do Verão azul à deriva num submarino nuclear no meio do oceano.
Um marinheiro completamente ultrapassado para manobrar um equipamento desta indole, mas olhando para a tripulação é o único que sabe navegar no meio do oceano perante passageiros que não fazem a mínima ideia do que é que está ali a fazer nem como sobreviver nequele meio.

É uma boa analogia, mas acho q são poucos os "putos" daqui q sabem quem é a personagem q tu estás a falar.
Conversa de velhos ó caralho!

Vai lá beber o leitinho antes q arrefeça!  :knuppel2:

Benfanatic

Citação de: Trapattoni em 12 de Dezembro de 2025, 10:33
Citação de: Benfanatic em 12 de Dezembro de 2025, 10:28Este homem está a tentar transformar o Benfica num clube ao nível dos melhores que já treinou, só não vê quem não quer.
Sem sombra de dúvida. Que orgulho que é termos o grande mestre José a treinar o Sport Lisboa E Benfica.
Vamos mister!

Espero que fique pelo menos 3 ou 4 anos para recuperarmos a hegemonia nacional e o crédito internacional.

Menino Do Rio

Citação de: Benfanatic em 12 de Dezembro de 2025, 11:16
Citação de: Trapattoni em 12 de Dezembro de 2025, 10:33
Vamos mister!

Espero que fique pelo menos 3 ou 4 anos para recuperarmos a hegemonia nacional e o crédito internacional.

Espero é que ganhe títulos que justifiquem o salário e a permanência dele, isso sim.

Que fale menos e coloque o time para jogar consistentemente igual jogamos contra o Napoli.

Archie Bunker

Citação de: Benfanatic em 12 de Dezembro de 2025, 09:52
Citação de: Archie Bunker em 11 de Dezembro de 2025, 18:01
Citação de: Benfanatic em 11 de Dezembro de 2025, 17:29
Citação de: Archie Bunker em 11 de Dezembro de 2025, 16:29
Citação de: Benfanatic em 11 de Dezembro de 2025, 16:09
Citação de: Archie Bunker em 11 de Dezembro de 2025, 16:06
Citação de: Benfanatic em 11 de Dezembro de 2025, 14:47
Citação de: Archie Bunker em 11 de Dezembro de 2025, 13:17
Citação de: Benfanatic em 11 de Dezembro de 2025, 11:19
Citação de: Archie Bunker em 11 de Dezembro de 2025, 10:15
Citação de: Benfanatic em 11 de Dezembro de 2025, 10:06Está atento aos miúdos, melhorou os nossos laterais defensivamente, inventou o duplo pivot Ríos-Barreiro, alargou o raio de acção do Enzo, está a melhorar as transições defensivas...isto tudo em pouco mais de dois meses, com pouco tempo de trabalho entre jogos e com um plantel que não escolheu. Impossível pedir mais.

Realmente estar afastado do título em dezembro e ser preciso um milagre para passar a CL...era impossível pedir mais.
E já agora a invenção do Barreiro a 10 não foi dele....

O homem é treinador e não milagreiro...só dois meses para desfazer toda a merda que o outro burro fez já é quase um milagre.

Claro que foi por causa do outro que empatou dois jogos em casa contra das equipas mais fracas da liga ou que perdeu 3 jogos seguidos para a CL.
Aliás ainda vai dizer que não passou a CL por causa do Quarabag.

Apanhou uma equipa descrente, passarinhos sem mentalidade competitiva e cultura tática, hábitos de merda estilo sair a jogar pelo centro, jogadores fora de posição, falta de jogadores em determinadas posições...essas coisas levam tempo a mudar, mesmo que sejas o melhor treinador do mundo.

Hehehe tudo de mau é culpa do anterior.
Tudo o (pouco) de bom é graças ao actual.
Isto enquanto tem piores resultados que o anterior.

Com este notam-se melhorias, se o anterior ainda lá estivesse era sempre a cair...e isto não é uma especulação mas sim uma certeza.

Uma certeza baseado em nada.

Baseada em factos bastante sólidos...o anterior era um cona mole sem exigência, sem "ratice", a nivel comunicacional valia zero, não se fazia respeitar, os jogadores insultavam e no jogo seguinte eram titulares, achava que não eram precisos extremos, a equipa era taticamente anárquica e descompensada, não acertava com a posição de alguns jogadores (Ríos à cabeça)...de facto tinha tudo para correr bem  ::)

Gostava de saber que mudanças fez o Mourinho.
Até copiou a colocação do Barreiro a 10 e o sudakov á esquerda...

Para já parece ter desvendado um dos grandes mistérios da humanidade: a real posição do Ríos. E parece ter descoberto tb as reais valências do Ivanovic.

Então onde está o Rios a jogar agora?
A 10 ?
O Rios está simplesmente a adaptar -se melhor ao futebol europeu, e está a ser um processo bem lento.

Ter lançado o Ivanovic neste jogo foi sim a sua única inovação (se esquecermos a inovação do o ter posto a extremo esquerdo vários jogos)

Bailey

Quando tem o ruim a presidente por muito que tente não há milagres

Red Bullet

Citação de: Bailey em 12 de Dezembro de 2025, 13:25

O próprio Mourinho já percebeu isso, n é por acaso a boca na conferencia depois do jogo "é mto fácil bater no Benfica", basicamente está a dizer q os outros não estão lá a fazer nada qdo é preciso defender o clube.

GloriosoSLB1904

Citação de: Red Bullet em 12 de Dezembro de 2025, 13:39

O próprio Mourinho já percebeu isso, n é por acaso a boca na conferencia depois do jogo "é mto fácil bater no Benfica", basicamente está a dizer q os outros não estão lá a fazer nada qdo é preciso defender o clube.

Sim, problema do Benfica é mesmo esse...Não é mudar de plantel todas as épocas, não é de não ter qualquer critério nas contratações, nem nos treinadores.

O problema é sempre "externo", do inimigo invisivel.

Sem paciência para esses discursos. Ainda para mais é um discurso clássico do Mourinho há anos.

Red Bullet

Citação de: GloriosoSLB1904 em 12 de Dezembro de 2025, 13:41

Sim, problema do Benfica é mesmo esse...Não é mudar de plantel todas as épocas, não é de não ter qualquer critério nas contratações, nem nos treinadores.

Sem paciência para esses discursos. Ainda para mais é um discurso clássico do Mourinho há anos.

Não é isso, basicamente o tipo já entendeu q está sozinho, q os outros são uma trampa e q pouco ou nada pode esperar deles para levar o Benfica a bom porto.

GloriosoSLB1904

Citação de: Red Bullet em 12 de Dezembro de 2025, 13:46
Citação de: GloriosoSLB1904 em 12 de Dezembro de 2025, 13:41

Não é isso, basicamente o tipo já entendeu q está sozinho, q os outros são um trampa e q pouco ou nada pode esperar deles para levar o Benfica a bom porto.

Ele fez sempre isso nos outros clubes quando as coisas estavam periclitantes. E quando tem um bom jogo manda bocas. É o Mourinho de sempre.