Gianluca Prestianni

Avançado, 20 anos,
Argentina
Equipa Principal: 3 épocas (2024-), 45 jogos (1962 minutos), 3 golos
Em 2025/2026: 30 jogos (1458 minutos), 2 golos

Equipa B: 2 épocas, 11 jogos, 2 golos

Títulos: Supertaça (1)

Croissant

Citação de: The_Riggs em 18 de Fevereiro de 2026, 10:48
Citação de: Croissant em 18 de Fevereiro de 2026, 10:44Ontem infelizmente não consegui ver o jogo nem vir ao fórum, tive de restaurar a minha varanda que ficou umuito danificada pela humidade (hint: nunca fiz nada disto daí ter ficado quase até às 23 a fazer esta merda :rir:)

Mas eu não ponho as mãos no fogo por um argentino, conhecendo eu a cultura de shithousery que é uma grande parte do futebol argentino. Eles vivem para estas picardias e quanto mais se conseguirem esticar, melhor.

Dito isto, não sendo possivel de comprovar, diria que o Prestianni está safo, irá levar um aviso ou beneficio da duvida por ser a primeira vez.

You just read my mind :rir:
Andei o dia a repetir isso. "É a midade".

fnunes

Citação de: |OnE| em 18 de Fevereiro de 2026, 10:17
Citação de: fnunes em 18 de Fevereiro de 2026, 09:50
Citação de: |OnE| em 18 de Fevereiro de 2026, 09:35
Citação de: VSantos em 18 de Fevereiro de 2026, 09:18Se ele chamou o Vini de macaco? Ninguém sabe. Pela reação do Vini, é provável que sim, mas tendo em conta que ele é um fiteiro, também pode não ter dito. Entramos no diz que disse e não disse.

O que acho ridículo é certas reações de ex-jogadores internacionais, a mais ridícula é a do Joe Cole que pede vermelho para os jogadores que tapam a boca para falar. O futebol vai virar um jogo de coninhas?

Se o racismo é claro, é castigar quem o fez e de forma exemplar.
O Joe Cole é o único que diz alguma merda de jeito.
Se vais mandar alguém para o caralho ao menos sê homenzinho e não tapes a boca.
Ele não tomou partido por ninguém na situação.

O argumento de tapar a boca hoje em dia dá para todos até para o próprio Vinicius que minutos depois estava a falar com o otamendi com a mão na boca, será que estava a ser racista com o argentino?
E viste a reação do Ota?
Deu lhe tanga, mostrou-lhe a taça de campeão do mundo.
Podia também ter armado merda ali se quisesse. Bem como o Benfica podia ter usado o mesmo para defender o Prestianni.

É o que é. Que sejam inteligentes.

O que não invalida que o Joe Cole tenha razão. Estão a tapar a boca para quê? Estão a dar o pin do cartão multibanco uns aos outros?

Eu concordo e por mim era amarelo para quem anda a tapar a boca a falar... mas para todos não só para alguns. Acabava-se de vez com esta história

Vincent

Citação de: kramxel² em 18 de Fevereiro de 2026, 10:44
Citação de: Chairman em 18 de Fevereiro de 2026, 10:40
Citação de: kramxel² em 18 de Fevereiro de 2026, 10:37
Citação de: george 20 em 18 de Fevereiro de 2026, 10:33
Citação de: kramxel² em 18 de Fevereiro de 2026, 10:30
Citação de: george 20 em 18 de Fevereiro de 2026, 10:2299.999% das pessoas que vão  e que estão no futebol tem amigos/colegas/ idolos negros

Não são racistas.

99.999% das pessoas que estão e vão ao futebol usam o insulto gratuito, quer seja  macaco, quer seja maricas quer seja fdp quer seja cabra... de merd....

Não é racismo, é insulto

Racismo não existe, só não gostamos de pretos, e quando gostamos têm que seguir um padrão muito superior aos restantes.

É essa a lógica? Ou ainda estamos em 1990 a dizer que em Portugal não existe racismo?

Ontem se o Vinicius fosse branco tinha exatamente a mesma quantidade de insultos.
O conteúdo a que seria diferente.
Mas o conteúdo tb ia varia de uma careca para uma forte cabeleira. De um magrinho para um mais forte fisicamente. Etc...

Acho que compreendes que o racismo vai muito para além de uma normal descriminação e tem um historial e implicações mais sérias.

Não podes reduzir tudo ao mesmo, como se tudo existisse num vácuo.

Não existem grupos a activamente espancar/insultar/exterminar carecas, em inúmeros contextos históricos e até nos dias de hoje isso é verdade para o racismo.

Não. Ninguém compreende mal. Tu é que estás a querer convencer toda a gente que um gajo amplamente conhecido por ser um débil mental, só é conhecido por ser débil mental por ser preto, e a partir dessa falácia tentas fazer um discurso que te parece intelectualmente acima da tábua rasa. É só mesmo isso

Again, o facto de ele ser um débil mental não justifica absolutamente nada, aliás se o Presti o tivesse chamado de débil mental, esta conversa não existia.

É o facto de o insulto ser levado para outro lado, que altera a situação.

O problema é que vindo do Vinicius, não é claro que esteja a dizer a verdade, dado todo o seu histórico de provocação e vitimização e a sua falta de carácter. O racismo é reprovavel, mas não pode servir de escudo para do outro lado fazer o que lhe apetece.

Bombastic

Citação de: Chairman em 18 de Fevereiro de 2026, 10:33
Citação de: ruibenfica80 em 18 de Fevereiro de 2026, 10:30
Citação de: Carton de Wiart em 18 de Fevereiro de 2026, 09:09
Citação de: SLBenfica1904 em 18 de Fevereiro de 2026, 09:06
Citação de: Menino Do Rio em 18 de Fevereiro de 2026, 06:01
Citação de: Silveralho em 18 de Fevereiro de 2026, 05:59Vini é o rapaz que grita lobo....

Não digo que prestianni seja inocente, é uma situação que ninguém pode provar que aconteceu, e a ter acontecido (coisa que condeno) não é para tanto filme como se está a fazer...chamar alguém de macaco é o mesmo que chamar alguém de fdp ou cabrāo, a intenção é ofender a pessoa e não ser racista.

Ofender a pessoa pela cor da pele não é ser racista?

Não. Se eu chamar um gordo que me ofendeu de "gordo", isso não faz de mim gordofóbico. Se eu chamar um homossexual que me ofendeu de "paneleiro do caralho", isso não faz de mim homofóbico. Se um jogador passa o tempo a provocar, a chamar tudo e todos de filho da puta, tem de ter estaleca mental para levar com respostas, seja ela "macaco" ou outra coisa qualquer.

Atualmente não é assim que se vêem as coisas.

Chamar filho da puta não é grave como vão escrevendo por aí, porque não é verdade que a pessoa seja mesmo filho de uma prostituta.

Agora, chamar "macaco" a uma pessoa de cor negra (eu já recorro a todo o cuidado para ver se não ofendo ninguém), já é considerado o mais grave dos insultos. E o racista sou eu.

Eu gostava de pegar nisto e de te dizer que podes ter todo o cuidado que quiseres. Mas tramas-te sempre se alguém quiser.

Por exemplo, quando tu achas que "macaco" é um insulto tão grande para alguém negro, estás a insinuar que achas que eles se parecem com macacos? É porque, de acordo com a lógico no início do teu comentário, da mesma forma que a tua mãe não é prostituta, um negro também não é um "macaco". E acho que isto deveria ser óbvio para toda a gente.

De facto, a tua mãe até é capaz de ter mais de prostituta que um negro de macaco. Porque pelo menos é uma mulher e provavelmente já fez sexo com mais de um homem (não pretendo de forma alguma questionar a senhora tua mãe! Todo o respeito! A minha também tem estas características). Agora o negro não tem nada de macaco. Tem tanto de macaco como um branco. Somos todos primos afastados dos macacos.

Isto vem no seguimento de um comentário que fiz ontem logo neste tema.

As pessoas é que estão de repente a acordar o verdadeiro racismo. Porque estão a levar estas coisas a sério. E isso é que é um verdadeiro sinal de racismo. Estas coisas passam a ser racistas no dia e hora que as pessoas decidem que são verdadeiras.

No momento que todos nós formos capazes de ver que um negro é tão "macaco" como um branco, este tipo de comentários passam a ser iguais ao "filho da puta".

"Racismo é quando eu decidir e tu tens de alinhar na minha lógica falaciosa".

Não. Isso é apenas ser burro e oportunista. Mas aqui, quem o é é quem tenta atribuir estas características a outro por falta de honestidade intelectual e/ou inteligência para entender o raciocínio desenvolvido.

darkwolf

Citação de: kramxel² em 18 de Fevereiro de 2026, 10:51E só para ficar claro, para mim, o que o Vinicius faz é uma palhaçada desgraçada.

Passa os jogos a provocar toda a gente, incluindo bancada e jogadores, e depois quando é abusado racialmente, em vez de avisar o árbitro e seguir em campo ou ir-se embora, faz este show deprimente de amuar 15mins e depois voltar ao jogo.

Já fez esta palhaçada n vezes, já toda a gente sabe o que acontece, e feitos idiotas continuam a cair na esparrela.

a acusação é grave demais para o vini abusar dela, e ele abusa

Joaquim Ferreira Bogalho

Futebol é o espelho da sociedade. Tudo uma cambada de hipócritas. Maravilhoso é simular um ato sexual no festejo do golo com os adeptos da equipa adversária, isso é tranquilo. E depois acusam sem ninguém saber ou poder provar a veracidade da acusação só porque o provocador diz que foi ofendido.

Hylian

O Benfica já não é o que era claramente. E não é so o Benfica de Rui Costa, os adeptos também mudaram, inclusivamente aqui no fórum de observa.

Já foi este fórum, outrora, um bom sitio e palco para conversas agradaveis. Agora defende-se racismo, como é visivel nas paginas transatas. Nem vou falar das secções de "politica"

Sinto um pouco de nojo confesso, ainda bem que já passo aqui muito pouco tempo.

doncorleone

Mas isto está tudo doido? Alguém tem a certeza do que Prestiani disse ao o barraquueiro do Vini? Mesmo debaixo da camisola ?

O Benfica está a ser prejudicado em todos os sentidos. Foi seguro ti campo e continua a ser fora.

darkwolf

Citação de: doncorleone em 18 de Fevereiro de 2026, 10:58Mas isto está tudo doido? Alguém tem a certeza do que Prestiani disse ao o barraquueiro do Vini? Mesmo debaixo da camisola ?

O Benfica está a ser prejudicado em todos os sentidos. Foi seguro ti campo e continua a ser fora.

a acusação foi feita, mas provas? até agora nada.

Bombastic

Está tudo a defender o Prestianni porque "se calhar", não tratou o Vini por "mono". Mas o próprio defendeu-se dizendo que o tinha tratado de maricas, portanto, se assim foi, está tudo bem. Como o problema aqui não é o facto de usar um vocabulário insultuoso, mas o "wokismo" que de repente, levou a que haja pessoas tão frágeis como para sentirem-se ofendidas por palavras e expressões de carácter racista, sexista ou homofóbico, proponho que qualquer pessoa que fizer uso de tal argumentação possa ser chamada em resposta de "cabrão" ou "filho da puta", com a devida indulgência dos admins para que tal pessoa possa demonstrar a sua solidez mental frente àquilo que são apenas palavras. Vocês não se irão chatear com isso, pois não, uma vez que são MACHOS com TOMATES NO SÍTIO??? Ou já não há liberdade de expressão neste país??? 

Rei

Citação de: Hylian em 18 de Fevereiro de 2026, 10:56O Benfica já não é o que era claramente. E não é so o Benfica de Rui Costa, os adeptos também mudaram, inclusivamente aqui no fórum de observa.

Já foi este fórum, outrora, um bom sitio e palco para conversas agradaveis. Agora defende-se racismo, como é visivel nas paginas transatas. Nem vou falar das secções de "politica"

Tens provas que ele disse alguma coisa racista?

Androico

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 18 de Fevereiro de 2026, 10:55Futebol é o espelho da sociedade. Tudo uma cambada de hipócritas. Maravilhoso é simular um ato sexual no festejo do golo com os adeptos da equipa adversária, isso é tranquilo. E depois acusam sem ninguém saber ou poder provar a veracidade da acusação só porque o provocador diz que foi ofendido.
Se tu achas que o festejo na bandeirola de canto foi uma simulação de um "ato sexual" então não devias meter os pés numa pista de dança.

|OnE|

Citação de: fnunes em 18 de Fevereiro de 2026, 10:51
Citação de: |OnE| em 18 de Fevereiro de 2026, 10:17
Citação de: fnunes em 18 de Fevereiro de 2026, 09:50
Citação de: |OnE| em 18 de Fevereiro de 2026, 09:35
Citação de: VSantos em 18 de Fevereiro de 2026, 09:18Se ele chamou o Vini de macaco? Ninguém sabe. Pela reação do Vini, é provável que sim, mas tendo em conta que ele é um fiteiro, também pode não ter dito. Entramos no diz que disse e não disse.

O que acho ridículo é certas reações de ex-jogadores internacionais, a mais ridícula é a do Joe Cole que pede vermelho para os jogadores que tapam a boca para falar. O futebol vai virar um jogo de coninhas?

Se o racismo é claro, é castigar quem o fez e de forma exemplar.
O Joe Cole é o único que diz alguma merda de jeito.
Se vais mandar alguém para o caralho ao menos sê homenzinho e não tapes a boca.
Ele não tomou partido por ninguém na situação.

O argumento de tapar a boca hoje em dia dá para todos até para o próprio Vinicius que minutos depois estava a falar com o otamendi com a mão na boca, será que estava a ser racista com o argentino?
E viste a reação do Ota?
Deu lhe tanga, mostrou-lhe a taça de campeão do mundo.
Podia também ter armado merda ali se quisesse. Bem como o Benfica podia ter usado o mesmo para defender o Prestianni.

É o que é. Que sejam inteligentes.

O que não invalida que o Joe Cole tenha razão. Estão a tapar a boca para quê? Estão a dar o pin do cartão multibanco uns aos outros?

Eu concordo e por mim era amarelo para quem anda a tapar a boca a falar... mas para todos não só para alguns. Acabava-se de vez com esta história
Este tipo de insultos não é de agora.
Até os árbitros insultavam os jogadores quando os jogos não davam na TV.
O problema é que se tapas a boca é porque não queres ser apanhado.
E até podia estar a dizer que o árbitro está comprado pelo Real. Mas meteste a jeito desnecessariamente porque depois é a palavra de um contra o outro, isto morre em águas de bacalhau mas a tua imagem já está marcada.

Bedsy

Citação de: Hylian em 18 de Fevereiro de 2026, 10:56O Benfica já não é o que era claramente. E não é so o Benfica de Rui Costa, os adeptos também mudaram, inclusivamente aqui no fórum de observa.

Ainda não vi aqui ninguém a defender racismo.

Muitos estão apenas a não culpar já o prestianni.

Se agora fosse provado que ele o disse acho que todos aqui o condenariam.
Simplesmente alguns estão apenas a esperar antes de o chamarem racista , o tal julgamento em praça pública

doncorleone

Citação de: darkwolf em 18 de Fevereiro de 2026, 10:59
Citação de: doncorleone em 18 de Fevereiro de 2026, 10:58Mas isto está tudo doido? Alguém tem a certeza do que Prestiani disse ao o barraquueiro do Vini? Mesmo debaixo da camisola ?

a acusação foi feita, mas provas? até agora nada.
E o M'Bappé a dizer que ouviu cinco vezes... O real não pode passar impune.