Gianluca Prestianni

Avançado, 20 anos,
Argentina
Equipa Principal: 3 épocas (2024-), 45 jogos (1962 minutos), 3 golos
Em 2025/2026: 30 jogos (1458 minutos), 2 golos

Equipa B: 2 épocas, 11 jogos, 2 golos

Títulos: Supertaça (1)

L1968

Citação de: Madiria em 19 de Fevereiro de 2026, 14:37
Citação de: L1968 em 19 de Fevereiro de 2026, 14:24Sou do tempo que branco é branco preto é preto e não havia problema.

Eu acho que nunca fui realmente desse tempo, e gostava mesmo de ser.
Branco é branco, preto é preto. Tal como os olhos podem ser pretos, castanhos, azuis, verdes, etc...

Nesse tempo que falas há, uns 30 anos atrás, ser preto tinha uma cotação negativa... E alguém que era preto, não era olhado como uma pessoa que tem os olhos pretos.
Gostava de viver num tempo em que a cor de pele fosse olhada exatamente igual como se olha para a cor do cabelo por exemplo

Dito isto, aqui fala-se não é de chamar preto. Fala-se em chamar macaco, que trás toda a carga negativa e implicita de considerar uma etnia preta parecida com a etenia branca, mas inferior e com menos capacidades cognitivas. E isso sim, é muito grave, obviamente!

E eu até dou de barato que o Prestiani até possa ter o chamado de macaco, acho que dificilmente alguém vai saber se chamou ou não, e que mesmo tendo dito isso não considere que um preto é inferior a um branco. No entanto, se o disse, e isso vai ser quase impossível de saber se o disse ou não, é grave!

Conheci muitos pretos. A maior parte gente boa. Nunca conheci nenhum como o vinicios que quer ser vitima quando lhe dá jeito.

Granizo

Problema sao os suinos dos media, agora anda tudo a xafurdar na lama.
Ninguem viu, ouviu ou sequer estava la, mas agora e so recos a comentar o assunto.

Posicao forte do Benfica era necessario, acabar com esta porcaria toda que e a CS Portuguesa, especialmente a ligada ao desporto.

Supporter1904

Citação de: Vincent em 19 de Fevereiro de 2026, 08:29
Citação de: ajnogueira em 19 de Fevereiro de 2026, 08:18
Citação de: george 20 em 19 de Fevereiro de 2026, 08:02E quanto aos gestos da bancada a imitar macacos, era bom dizer que só aconteceram depois daquela situação toda.

A bancado ficou inicialmente a achar que quem estava a ser acusada de racismo eram os adeptos, e sem terem culpa nenhuma.

A bancada, além de provocada, sentiu se injustiçada, pois inicialmente não tinha feito nada.

A bancada que se vê a imitar macacos, são dois ou três miudos, que até parecem menores.

A serem menores, e fossem eles meus filhos certamente iria processar toda a gente que andou a divulgar esses videos.

Já estamos no ponto em que o pessoal que fez gestos de macaco afinal são as vítimas.

Pobres coitados, já não se pode fazer actos de racismo em público sossegados.

São menores, publicar imagens destas é uma canalhice. Quem partilha isso como sinal de virtude contra o racismo, não é melhor que eles.

É facil de perceber.

Este troglodita não é menor, é apenas um anormal.

https://www.instagram.com/stories/bilbiamtengarsadinha/3835573564678628184?utm_source=ig_story_item_share&igsh=MWxpaDVsbDJoOW5tZA==

MikeM16

Citação de: L1968 em 19 de Fevereiro de 2026, 14:43
Citação de: L1968 em 19 de Fevereiro de 2026, 14:24Sou do tempo que branco é branco preto é preto e não havia problema.

Branco é branco, preto é preto. Tal como os olhos podem ser pretos, castanhos, azuis, verdes, etc...

Nesse tempo que falas há, uns 30 anos atrás, ser preto tinha uma cotação negativa... E alguém que era preto, não era olhado como uma pessoa que tem os olhos pretos.
Gostava de viver num tempo em que a cor de pele fosse olhada exatamente igual como se olha para a cor do cabelo por exemplo

Dito isto, aqui fala-se não é de chamar preto. Fala-se em chamar macaco, que trás toda a carga negativa e implicita de considerar uma etnia preta parecida com a etenia branca, mas inferior e com menos capacidades cognitivas. E isso sim, é muito grave, obviamente!

E eu até dou de barato que o Prestiani até possa ter o chamado de macaco, acho que dificilmente alguém vai saber se chamou ou não, e que mesmo tendo dito isso não considere que um preto é inferior a um branco. No entanto, se o disse, e isso vai ser quase impossível de saber se o disse ou não, é grave!

Conheci muitos pretos. A maior parte gente boa. Nunca conheci nenhum como o vinicios que quer ser vitima quando lhe dá jeito.

Certo, mas a personalidade dele nao é derivada de ser preto. Ele é uma pessoa de merda, só isso. Ser preto ou branco pouco interessa aqui, por isso era evitar-se usar ofensas que focam claramente nesse aspeto imutável, principalmente jogadores do nosso plantel.

Se realmente houve ofensas racistas da parte do Prestianni, só revela que é um burro de primeira e só tem que ser corrido.

Davidoff´

Já todos temos consciência que o Prestianni será punido forte e feio muito por este circo montado e avido por 'Justica'.
A mídia praticamente já julgou e condenou o Prestianni..

A pergunta que resta será as medidas que o Benfica vai tomar.. Espero que não mas temo que a direção do Benfica vai tentar salvar a pele e sair de fininho disto e deixar ao abandono o Prestianni.

Ninguém imaginava que isto iria escalar para estes níveis.

L1968

Citação de: MikeM16 em 19 de Fevereiro de 2026, 14:46

Certo, mas a personalidade dele nao é derivada de ser preto. Ele é uma pessoa de merda, só isso. Ser preto ou branco pouco interessa aqui, por isso era evitar-se usar ofensas que focam claramente nesse aspeto imutável, principalmente jogadores do nosso plantel.

Se realmente houve ofensas racistas da parte do Prestianni, só revela que é um burro de primeira e só tem que ser corrido.

Noutros tempos diria que o burro ofendeu o macaco. Agora não posso.

Josh

Citação de: fdpdc666 em 19 de Fevereiro de 2026, 14:05
Citação de: Josh em 19 de Fevereiro de 2026, 13:49A malta continua a cair no erro, fdx. Vão ouvir as declarações do Mbappé outra vez!

Ele diz "El escuchó", não diz "Yo escuché"!!!

Nunca disse que ouviu. É falso!

A imprensa portuguesa cometeu um erro grave na tradução disto.

Estás enganado. Disse e confirmou.
A 1ª vez em que o afirma parece dizer "Yo escuchó", um erro normal não sendo o castelhano a sua língua materna.

Mas aqui aos 03:50 é clarinho o sentido das suas declarações.

https://m.youtube.com/watch?v=R9XdOmRhYU8&pp=ygUHUGxheSB0dg%3D%3D

Eu vi aqui, ao minuto 22:58, parece-me claro que ele não diz que ouviu... "el escuchó".

Entretanto já fui ver e ele deu mais entrevistas onde diz que ouviu, tens razão. Mas a declaração das 5 vezes que vi aqui em Portugal, repetidamente, é esta e é no mínimo dúbia. Há muitas incongruências nisto... mesmo quando ele confirma, noutras declarações que já ouvi entretanto, não se alonga e muda o sentido para outro lado.

MikeM16

Citação de: L1968 em 19 de Fevereiro de 2026, 14:48
Citação de: MikeM16 em 19 de Fevereiro de 2026, 14:46

Noutros tempos diria que o burro ofendeu o macaco. Agora não posso.

Mas também quem somos nós para querer mandar na reação de alguém a uma ofensa? Tu podes continuar a fazê-lo, mas cada açao tem uma reaçao/consequência.

Toronto_SLB

Esta' mais que visto que vamos ser usados como exemplo. Castigos pesados para o Benfica, Prestianni, e Mourinho a caminho.

darkwolf

mbappe ouviu do vini

curiosamente só depois de um golo, é que se tornou ofensivo

S1Benfica

Citação de: cristiano_1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 14:20
Citação de: S1Benfica em 19 de Fevereiro de 2026, 13:01
Citação de: cristiano_1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 13:00
Citação de: S1Benfica em 19 de Fevereiro de 2026, 10:07
Citação de: cristiano_1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 10:05
Citação de: S1Benfica em 19 de Fevereiro de 2026, 08:50
Citação de: cristiano_1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 08:40Podemos dar as voltas que quisermos mas nem um, nem outro são puros da cabeça.

Não vale a pena defender um dos dois, seja por moda, clube ou nacionalidade.

Se são inimputáveis deverias defender a inimputabilidade.
Isso já é uma conclusão tua, a desvirtuar as minhas doces e meigas palavras.

Há muitos não puros da cabeça a tentar fazer se passar por malucos.
São coisas diferentes.

Sim, mas estes não tentam passar por malucos.

Não devemos defender um nem outro, certo? Então temos que defender o Presti.  :confused: 
Ah? A tua leitura é muito literal

Não é, não. Se não se passou nada tens que defender o Presti.
Mas eu disse que não se passou nada?

Disse eu.

BenficaSetsFire

Citação de: brazio em 19 de Fevereiro de 2026, 14:38
Citação de: BenficaSetsFire em 19 de Fevereiro de 2026, 14:30
Citação de: bmuc79 em 19 de Fevereiro de 2026, 14:22
Citação de: BenficaSetsFire em 19 de Fevereiro de 2026, 14:20É impossível provar se disse ou não disse, portanto é chover no molhado.

Agora os idiotas no estádio que foram filmados a fazer sons e gestos de macaco, têm que ser identificados e postos no caralho.

E não me venham com "ah e tal foram provocados e foi no calor da cena". 99,9% das pessoas no estádio não reagiram assim, como pessoas decentes não reagem assim, é o último insulto que me passaria pela cabeça. Não que chamar filho da puta seja mais simpático, mas dá para perceber o que é o racismo ou não.

Discordo, n é altura para caça ás bruxas que só iam dar mais enfase ás denuncias do gajo.

Não é caça às bruxas, é fazer o que deve ser feito e marcar uma posição bem firme do clube relativamente ao racismo. Ninguém está a falar do Prestianni, isso é a palavra do imbecil do Vinicius contra a dele.

Agora os adeptos? É óbvio que só há uma coisa a fazer. Proteger a imagem do clube e afirmá-lo peremptoriamente como intolerante ao racismo ou outras formas de discriminação. É assim que se limpa esta cagada. 

O que protege a nossa imagem é o nosso percurso de sempre toda uma vivência que fala por si e não ceder na histeria de quem têm uma consciência pesada e acha quem não a têm também deve partilhar dessas dores.

Ah bom, vamos aplicar toda essa teoria a tudo no clube? Como sempre fomos algo, não podemos hoje ser uma coisa diferente?

Isto não é histeria, é só fazer a coisa certa. Eu estou-me a cagar para o Vinicius e para as dores dele e para o que se passou dentro de campo. Agora certas atitudes de adeptos envergonham o cube e não se pode ser deixadas sem punição. Isto tem zero a ver com ruído, com wokismo, com histeria.

Benfiquismo

Citação de: dsdsds44 em 18 de Fevereiro de 2026, 18:37Agradecer também ao chulo do Luisão pelo que está a acontecer...

Sem qualquer prova contra o miúdo é queimado em praça pública.
Fiquei estupefato ao ouvir o comentário do Luisão, que anormal, que estupidez, mas ele é burro ou quê?

darkwolf

como disse, ouvir as duas partes, avaliar provas, conclusão do processo

começo é a pensar se o resultado não agradar viram-se para o clube