Gianluca Prestianni

Avançado, 20 anos,
Argentina
Equipa Principal: 3 épocas (2024-), 45 jogos (1962 minutos), 3 golos
Em 2025/2026: 30 jogos (1458 minutos), 2 golos

Equipa B: 2 épocas, 11 jogos, 2 golos

Títulos: Supertaça (1)

pexim

Citação de: keivy em 24 de Fevereiro de 2026, 13:27
Citação de: 20Nico Gaitan20 em 24 de Fevereiro de 2026, 11:58Um puto de 20 anos...marcado para vida/carreira provavelmente por uma cena que nao disse/fez.

Isto é inacreditavel.
Provavelmente não disse? Ainda estamos nesse estágio? Sim senhor... :rir:

Dizer que se está a fazer um tempestade desnecessária porque estão 2 gajos aos insultos e há um que decide ir fazer quexinhas porque o outro disse uma palavra proíbida? Tudo bem. Foi o que aconteceu e é ridículo.

Agora achar que não aconteceu é continuar com a cabeça espetada na areia. Mas cada um é livre de pensar o que quiser.

Toda a gente naquele relvado sabe que aconteceu. Colegas, treinadores, etc.
Mas claro que ninguém vai assumir, visto que não há evidência visível.
Podemos dividir essa questão em 3 partes distintas:
1.ª Podemos todos achar que sabemos o que aconteceu e podemos estar todos certos.
2.ª Podemos assumir que ele chamou "mono" e, ainda assim, não considerar isso racismo.
3.ª Podemos o que quisermos, só não podemos provar. E sem provas não deveria poder haver castigos.

Lellominsk

Citação de: futeboldelite em 24 de Fevereiro de 2026, 14:09The Touchline | 𝐓
@TouchlineX
🚨 𝗡𝗘𝗪: During the match between Real Madrid and Osasuna, Antonio Rüdiger kept screaming at Osasuna player Victor Muñoz from the bench.

🚨🗣� "Viti, orange! You have orange hair! Orange hair!"

https://x.com/TouchlineX/status/2026064604535640426

O precedente está aberto!

Godescalco

Citação de: Lellominsk em 24 de Fevereiro de 2026, 14:11
@TouchlineX
🚨 𝗡𝗘𝗪: During the match between Real Madrid and Osasuna, Antonio Rüdiger kept screaming at Osasuna player Victor Muñoz from the bench.

O Jardim de Infância dos milionários.

Lellominsk

Citação de: pexim em 24 de Fevereiro de 2026, 14:09
Citação de: 20Nico Gaitan20 em 24 de Fevereiro de 2026, 11:58Um puto de 20 anos...marcado para vida/carreira provavelmente por uma cena que nao disse/fez.

Isto é inacreditavel.

Dizer que se está a fazer um tempestade desnecessária porque estão 2 gajos aos insultos e há um que decide ir fazer quexinhas porque o outro disse uma palavra proíbida? Tudo bem. Foi o que aconteceu e é ridículo.

Agora achar que não aconteceu é continuar com a cabeça espetada na areia. Mas cada um é livre de pensar o que quiser.

Podemos dividir essa questão em 3 partes distintas:
1.ª Podemos todos achar que sabemos o que aconteceu e podemos estar todos certos.
2.ª Podemos assumir que ele chamou "mono" e, ainda assim, não considerar isso racismo.
3.ª Podemos o que quisermos, só não podemos provar. E sem provas não deveria poder haver castigos.

O futebol faz tempo que está enterrado...

Espártaco

Citação de: Godescalco em 24 de Fevereiro de 2026, 14:13
@TouchlineX

Daqui a uns tempos estão todos aos abraços enquanto as turbas virtuais se digladiam.

Mendes96

E a uefa cagou no recurso contra o Valverde

Neste momento sinto tanto nojo do real como tenho do Porto

cristiano_1904

Isto é inacreditavel.

Ser mais provável é diferente de estar cravado na pedra.

É como quem mete o leite antes dos cereais, é provável que sejam psicopatas mas pode não acontecer.

goliath2k

Citação de: ruibenfica80 em 24 de Fevereiro de 2026, 02:25
Citação de: andre_diogo em 23 de Fevereiro de 2026, 22:28
Citação de: Bailey em 23 de Fevereiro de 2026, 21:40e para mim chamar alguém de "fdp" é mesmo o pior insulto, não se está a insultar nada na pessoa em si, está se a insultar a própria mãe da pessoa que não é nem devia ser chamada à conversa.
E se não quiserem concordar que é "pior", no mínimo não deveria ser um insulto menos grave. São tudo insultos. Se é para castigar a sério os insultos no futebol então que não se normalize insultos. Que não se normalize fazer manguitos ou provocar o público com "cartões amarelos à vinicius" , mas que depois se este alega que foi vítima de racismo ( quando só ele e o Prestiani podem saber com 100% de certeza se de facto foi dito ou não) , aí já é um insulto que só falta levar o Prestiani direto para a prisão

E sim antes que venha alguém falar que "mas este é o protocolo" , eu estou precisamente a criticar o protocolo. Não há insultos do "bem" ou insultos do "mal". Sim o Racismo é grave. Homofobia é grave. Insultar a mãe de alguém é GRAVE. Não conheço ninguém que chamando disso não fique passado da cabeça e não lhe dê vontade de lhe mandar logo chapadas na pessoa.

E volto a dizer, tendo mesmo havido insulto racista do Prestiani, é MUITO diferente alguém fazer insultos desse teor por iniciativa própria e como forma de bullying, do que lhe sair a palavra em resposta a provocações. Não desculpa , mas se é para castigar castigava-se OS DOIS

racismo, xenofobia e ódio étnico é mais grave do que o resto, a historia demonstra até onde isso nos leva

Alto lá!

Mas tu achas que os pretos foram escravizados por causa da malta lhes chamar nomes?
Tens alguma ideia do processo ou como aconteceu?

Terás tu ideia que o processo teve início precisamente em África? E entre eles e os Árabes do Médio Oriente e Norte de África?

Terás tu ideia que quando começou o comércio para as Américas, Portugal não ocupava território nenhum a sul do equador? Tal significa que os escravos eram comprados a reinos africanos que os vendiam de livre vontade. E poderás perguntar como é que os arranjavam.

Eu não consigo entender as pessoas que acham que certas coisas na história são sequer repetíveis.

É como a malta que tem medo do tio Adolfo. E não fazem puta ideia das condicionantes que ocorreram antes da sua ascenção.

As coisas não acontecem só porque as pessoas mandam bocas. É preciso um alinhamento de vários factores.

Agora, efectivamente, um protecionismo excessivo como se faz hoje em dia, conduz a desconforto social. Que por sua vez conduz ao aumento da xenofobia e racismo. É muito simples até. Se não podes brincar com as coisas, começas a ficar bem mais irritado com elas.

Por exemplo, é curioso reparar que a palavra "macaco" não tinha esta conotação toda de racismo umas décadas atrás. Irónico porque nos anos 80s o "macaco" na minha turma era um miudo loiro de olhos azuis. E uma rapariga que a certa altura namorou com ele era a "macaca". Mas essa miuda era branca também. Uma das melhores alunas da turma por acaso.
E jogávamos à macaca na rua. Jogo que também não tinha ligação nenhuma a escravidão ou fosse lá o que fosse.

Como diabo as pessoas foram buscar esse tipo de conotações, é algo que me ultrapassa. Até porque brancos e pretos somos todos humanos. Somos tão macacos uns como os outros. Sendo todos homo sapiens sapiens. Estamos todos tão distantes dos macacos que somos apenas primos muito, muito afastados. Por termo de comparação, um caniche está temporalmente mais perto de uma raposa que algum humano está de um macaco. Pelo menos têm antepassados comuns muito mais recentes que nós humanos temos em relação aos macacos.

Antes de mais este meu post não é um julgamento nem uma opinião sobre o caso Prestianni, mas apenas sobre esta mensagem, mais especificamente o último parágrafo.

Posto isto, vejo malta a contorcer-se duma maneira para justificar ou normalizar comportamentos que não são justificaveis. Não desculpa, mas chamar macaco a um africano não é porque somos todos descendentes e é igual chamar a um branco ou a um preto. É claro que dizer a uma criança que está a fazer macacadas que está armado em macaco, não terá nada de mal. (À partida). Um adulto branco chamar macaco a um adulto preto, quer fazer a conotação, além da cor da pele, que eles não são tão evoluidos como nós, que nós somos o sappiens e eles ainda são macacos. Tem um sentido prejurativo. Sempre o teve. Falas nos anos 80, eu também sou uma criança dessa altura, e no meu bairro, quando iamos jogar à bola não havia africanos, eu devia ter uns 7/8 anos quando apareceram dois irmãos pretos, eu ainda hoje não me lembro como é que se chamavam, porque sempre foram "os pretos" e "os macacos", podes-me dizer e dou de bandeja que uma criança não o diz como racismo, mas não deixa de ser algo discriminatório. É claro que crescemos e vemos que havia coisas que diziamos e faziamos que estavam erradas.

Que se defenda, que se queira provas que o jogador tenha dito aquilo, que se ache o o Vinicius é um fdp provocador concordo totalmente, agora, não achar que macaco é um insulto racista... Diz muito de vocês também.

cristiano_1904

Isto só se esquece quando vier a próxima e provavelmente não passará assim tanto tempo.

Esperem até outras formas de preconceito insultivo passar a ser imensuravelmente gravoso.

Godescalco

Citação de: Espártaco em 24 de Fevereiro de 2026, 14:16
Citação de: Godescalco em 24 de Fevereiro de 2026, 14:13
@TouchlineX

Daqui a uns tempos estão todos aos abraços enquanto as turbas virtuais se digladiam.

Acta est fabula.

gazetadosdesportos

Vamos analisar esta situação:

Um nadador salvador branco no meio de uma piscina. De um lado o Vinimerda e do outro a Paola Oliveira a pedirem socorro. Quem acham que o nadador salvador vai salvar a vida? Se for salvar a Paola Oliveira, será acusado de racismo?

King Ghost

E se o Vini lhe tiver chamado Argentino de merda também poderá ser considerado raciscmo?
É a xenofobia também um tipo de descriminação

Indiana Jonas

Citação de: Mendes96 em 24 de Fevereiro de 2026, 14:16E a uefa cagou no recurso contra o Valverde

Neste momento sinto tanto nojo do real como tenho do Porto

A malta achava que aquela humilhação do 4-2 passava incólume.

Davidoff´