Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 53 anos,
Portugal

jpcslb

Citação de: Di_Maria em 10 de Março de 2026, 21:51O legado do banana é eu estar no Brasil, as pessoas saberem que sou português, ter a infelicidade de vestir uma t-shirt verde e a pergunta ser:

"Você em Portugal é do Sporting do Gyokeres?"

Obrigado, banana.
Boa noite,
Aconteceu-me o mesmo.
Fui a um país do Sudeste Asiático num grupo de espanhóis e também perguntavam-me se era do Sporting de Gyokeres.
Outro episódio dessa viagem:
Levava nesse dia a camisola do SLB vestida ( como faço frequentemente em férias no estrangeiro) e às tantas começo a ouvir "SLB...SLB Glorioso SLB".
Era um casal de portugueses e metemos conversa.
Ele: Viu o Real de Madrid-Benfica? Eram 4 da manhã e eu vi no telemóvel, isto está a ficar mal.
Eu: Não vi. Isto já está mal há muito tempo, este presidente é a maior vergonha de todos os tempos.
Ele: E queria que votássemos em quem? No Noronha, para roubar o Benfica ( e fazia gestos com a mão em direção ao bolso)...
Eu: Continuação de boas férias...
 E aí percebi que não há volta a dar... que já não vai ser na minha vida que vou ver o Benfica grande outra vez (já fiz 60 anos).
E acreditem, uma enorme tristeza invadiu-me ao tomar a consciencia disto.

Gsound

Citação de: TN em 10 de Março de 2026, 21:36O Pedro Sousa hoje dizia que o João Gabriel prepara se para ser candidato a presidente...qual é a vossa opinião.
Eu pessoalmente até me parece um bom candidato

Eu votaria num pino contra o ganda rui.

Giorgos Karagounis

Citação de: TN em 10 de Março de 2026, 21:36O Pedro Sousa hoje dizia que o João Gabriel prepara se para ser candidato a presidente...qual é a vossa opinião.
Idolatra o Vieira.

Longe.

areal

Qualquer um menos o atual.

Mastodonte

Não sei se já se discutiu aqui no fórum a questão suscitada pela porco do Fernando Tavares, que vem no rascord, relativamente a um eventual conflito de interesses de Lourenço Coelho no exercício das suas funções na FPF.

É esta gente que se passeia durante anos pelos gabinetes do Benfica. Este palhaço, este autêntico monte de merda. Não teve uma palavra sobre as nomeações de pessoas ligadas ao saporting para lugares cirúrgicos na FPF. E agora vem suscitar a questão relativamente ao Lourenço Coelho. É este tipo de gente que supostamente defendia o Benfica??

Bignilton2

Mais um grande dia de bananismo para os 65%....e ainda faltam mais 4 anos disto

Juthrbog

Citação de: Mastodonte em 10 de Março de 2026, 22:33Não sei se já se discutiu aqui no fórum a questão suscitada pela porco do Fernando Tavares, que vem no rascord, relativamente a um eventual conflito de interesses de Lourenço Coelho no exercício das suas funções na FPF.

É esta gente que se passeia durante anos pelos gabinetes do Benfica. Este palhaço, este autêntico monte de merda. Não teve uma palavra sobre as nomeações de pessoas ligadas ao saporting para lugares cirúrgicos na FPF. E agora vem suscitar a questão relativamente ao Lourenço Coelho. É este tipo de gente que supostamente defendia o Benfica??

Eles defendem os seus interesses, através do Benfica... mas a malta gosta e ainda os reelegem!

dtfstoko

Citação de: Mastodonte em 10 de Março de 2026, 22:33Não sei se já se discutiu aqui no fórum a questão suscitada pela porco do Fernando Tavares, que vem no rascord, relativamente a um eventual conflito de interesses de Lourenço Coelho no exercício das suas funções na FPF.

Percebe uma coisa, TODOS os dirigentes que o Rui Costa teve/tem ao seu lado desde que é presidente estão mais preocupados com o seu ego, com a vaidade, com os seus bolsos do que com o Benfica. O FT está roído de inveja e com o ego ferido porque foi posto a andar e não lhe arranjaram um tacho enquanto o Lourenço Coelho arranjaram-lhe um tacho talvez bem mais pago, com mais prestigio, com menos responsabilidades e com menos escrutínio do que o tinha no Benfica.

dsdsds44

E há mais de 1 mês que fez proposta de renovação ao Otamendi...

Existe grande probabilidade de o mesmo renovar.

diego040675

Citação de: Gsound em 10 de Março de 2026, 22:28

Eu votaria num pino contra o ganda rui.
eu votaria num monte de merda

HB

MightyEagle

Citação de: Benfiquismo em 10 de Março de 2026, 16:55O Benfica está adormecido  e só acordará quando formos ultrapassados pelos rivais e quando tivermos falidos.
As decisões desportivas inconsistentes, a ausência de uma estratégia clara revelam uma gestão marcada pela inércia. Rui Costa parece viver à sombra do jogador que foi, mas como presidente, a sua atuação tem sido dececionante, acomodada e distante das exigências de um clube da dimensão do Benfica.
O clube precisava urgentemente de se libertar da nostalgia e olhar em frente, com coragem e visão estratégica, mas 65% de sócios acharam que estava tudo bem.
O que verdadeiramente assusta é a mediocridade que se instalou no Benfica. Perder, empatar e falhar títulos passou a ser normalizado. Hoje, ganhar deixou de ser prioridade, o foco são negócios, projetos paralelos e vaidades, enquanto o futebol, a mística e a ambição vencedora são empurrados para segundo plano, como se fosse aceitável para um clube com a grandeza, a história e a exigência do nosso clube. Esta mentalidade é destrutiva e perigosa. São anos e anos de incompetência na liderança e de decisões que afastam o clube da sua essência.  Dói ver um clube gigante a ser descaracterizado por quem se diz benfiquista, mas que na prática, está a matar a identidade vencedora do Benfica.

Nem quando nos ultrapassarem isto vai mudar.

Acredito firmemente nisto. Aquele Benfica que se diferenciava dos rivais pela cultura de vitória, espírito de superação, respeito pelo símbolo e exigência diferentes, dificilmente volta.

Porque haveria de voltar? Os benfiquistas que conheceram esse Benfica vão desaparecendo, e os que ficam já cresceram com este Benfica frouxo. O caminho natural parece ser aquilo a que chamamos de sportinguização. Convívio natural com a derrota, muita conversa sobre grandeza passada e cada vez menos amostras da mesma no presente.

Pode ser que me engane e apareça para aí alguém com uma capacidade de liderança fora do comum, que restaure alguma da cultura que o clube já teve. Até ver, sou agnóstico em relação a essa possibilidade.

Por muito que custe, vou aceitando que vamos passar a ser só mais um dos 3 grandes, não o maior, e que vamos ganhar tanto ou menos que os rivais.

O que ainda vai despertando o Benfica e permitindo que tenhamos períodos de maior domínio como quando ganhamos o tetra-campeonato ou quando fomos a duas finais europeias, é a força dos adeptos. Infelizmente não é (não tem sido) visão nem seriedade de quem nos comanda, mas a pura força dos adeptos aliada à circunstância.

A onda vermelha ainda não é algo replicável em Portugal. Enquanto assim for, com adeptos mais ou menos ignorantes, pode ser que o clube ainda vá sendo empurrado para feitos maiores do que seria expectável.

aguia nervosa

Um presidente fantasma e um departamento de comunicação inexistente mas muito bem pago é o atual Benfica.

KKT

Citação de: jpcslb em 10 de Março de 2026, 22:22
Citação de: Di_Maria em 10 de Março de 2026, 21:51O legado do banana é eu estar no Brasil, as pessoas saberem que sou português, ter a infelicidade de vestir uma t-shirt verde e a pergunta ser:

"Você em Portugal é do Sporting do Gyokeres?"

Obrigado, banana.
Boa noite,
Aconteceu-me o mesmo.
Fui a um país do Sudeste Asiático num grupo de espanhóis e também perguntavam-me se era do Sporting de Gyokeres.
Outro episódio dessa viagem:
Levava nesse dia a camisola do SLB vestida ( como faço frequentemente em férias no estrangeiro) e às tantas começo a ouvir "SLB...SLB Glorioso SLB".
Era um casal de portugueses e metemos conversa.
Ele: Viu o Real de Madrid-Benfica? Eram 4 da manhã e eu vi no telemóvel, isto está a ficar mal.
Eu: Não vi. Isto já está mal há muito tempo, este presidente é a maior vergonha de todos os tempos.
Ele: E queria que votássemos em quem? No Noronha, para roubar o Benfica ( e fazia gestos com a mão em direção ao bolso)...
Eu: Continuação de boas férias...
 E aí percebi que não há volta a dar... que já não vai ser na minha vida que vou ver o Benfica grande outra vez (já fiz 60 anos).
E acreditem, uma enorme tristeza invadiu-me ao tomar a consciencia disto.

Como te percebo, como te percebo..

Tenho 2 filhos pequenos e debato-me todos os dias, comigo próprio, se devo ou não incuntir-lhes a cultura do Benfica e o que é ser benfiquista. Valerá mesmo a pena?

Quero acreditar que um dia eles possam ver o que é o Benfica e ir aos jogos comigo mas será que o nosso clube volta mesmo?

É uma tristeza profunda, nunca pensei chegar a este ponto.