Treinadores

lucasslb1904

Citação de: Fguerreiro54 em 09 de Maio de 2026, 11:58
Citação de: lucasslb1904 em 09 de Maio de 2026, 11:51
Citação de: Fguerreiro54 em 09 de Maio de 2026, 11:46
Citação de: lucasslb1904 em 09 de Maio de 2026, 11:44
Citação de: Fguerreiro54 em 09 de Maio de 2026, 11:40
Citação de: jokajoka123 em 09 de Maio de 2026, 10:42Pelo que li por aí, o Fulham do Marco é top3 das equipas que mais vezes perdem bolas em zonas de construção na Premier, vale o que vale

Por outro lado também é sinal que privilegia a saída desde trás. E verdade seja dita , com centrais como o Bassey/Diop, o Robinson é um lateral mais "cavalo" que não tem assim tanta qualidade com bola no pé e o próprio Lukic não é nenhum portento com bola.

Apesar do orçamento ser reduzido ele acaba por ter algumas culpas aí, tu não podes pedir a jogadores para fazer algo que eles não são capazes, tens de procurar outros perfis.

É uma critica que também já apontei ao Vasco ( que gosto muito) no Moreirense... quando não tens uma linha defensiva com grande capacidade para sair a jogar desde trás de forma limpa é melhor não inventar.

Se por um lado mostra personalidade de querer sair a jogar independentemente dos jogadores também acaba por mostrar irresponsabilidade, sair a jogar com o Diop é extremamente complicado.

Para mim é mesmo irresponsabilidade seja que treinador for.
Eu não seria capaz de criticar um treinador do Benfica se não quisesse sair a construir desde trás se tivesse o Otamendi, o Ferro, o Jurasek e o André Almeida.

Eu tenho dúvidas em relação ao Marco pela falta de curriculo em clubes que lutam por titulos. Jogar para o ponto na Premier é uma abordagem diferente de ter que ganhar sempre.
Ainda assim, acho que ele tem tentado ser mais criativo e mudar dinâmicas este ano, se está a correr ás mil maravilhas é outra história, na Premier também é muito complicado.

Para o meu Benfica ideal eu preferia SEMPRE um treinador com uma identidade muito vincada de futebol ofensivo e de querer sempre mais, um pouco á semelhança do Roger, daí gostar tanto do Jaissle por exemplo sendo ainda jovem.

Esse para o tirar da Arábia deve ser impossível. Mas sim , apesar do Marco ser uma das minhas opções , também me revejo mais num futebol ofensivo e dominador como tivemos durante 6 meses com o Roger.

Os alemães dizem que ele quer sair da Arábia, se o Benfica tem papel para lhe pagar o que ele quer não sei, mas é treinador de identidade vincada e projeto a longo prazo.

Mylo

A comunicação social faz dos 66% o que quer... no início o Mourinho não prestava e agora é o melhor, e é inadmissível deixá-lo sair.

A realidade é que o Mourinho só veio para ajudar o Rui Costa a ganhar as eleições. Para mim, ele já não é um bom treinador... precisou de vários meses para perceber que é preciso jogar com extremos, precisou de ainda mais tempo para perceber que, quando o Pavlidis não está em forma, então é preciso tirá-lo, etc...

Se o Mourinho ficar, vai querer jogadores experientes, que vêm ganhar muito dinheiro e bloquear os jovens que querem evoluir. É preciso deixá-lo sair... e contratar outra pessoa...

O problema é que, enquanto esta direção de incompetentes continuar no Benfica, teremos sempre os mesmos problemas... mas por isso também podemos agradecer mais uma vez aos 66%.

Androico

Citação de: Androico em 09 de Maio de 2026, 11:48
Citação de: OclassicoNº10 em 09 de Maio de 2026, 11:14
Citação de: zizou em 09 de Maio de 2026, 11:07O futebol do Marco Silva nunca me seduziu, e tenho algumas duvidas que resulte num campeonato onde é preciso assumir o jogo em 90% dos jogos.
Não tenho uma opinião firmada.

Não conheço o trabalho dele. Li aqui uma análise de um user que agradeço ter feito um mini resumo de como as equipas jogam mas para o Benfica o Marco consegue acompanhar o barco? É que o Esportiva dele (que me lembro) não jogava nada por aí além. E o Esportiva do Lumiar não tem a pressão que tem o Benfica.
O Marco Silva é um treinador moderno, que aos dias de hoje já não é inovador. O treinador com os princípios de jogo mais parecidos do Marco Silva, tendo em conta os antigos treinadores do Benfica, é claramente o Lage.

Utiliza um 4-2-3-1 como formação de partida. Não tem números de domínio de posse de bola, apostando muito mais num futebol de passes progressivos (entre linhas). Muitas vezes inicia a construção de jogo com os centrais abertos, jogando o guarda-redes como líbero. Laterais muito subidos e verticais. Ponta-de-lança a recuar para ligar jogo e o número "10" a atacar o espaço vazio. Extremos por dentro.
A nível defensivo, alterna entre a pressão alta e o bloco médio, com a equipa a tentar impedir o jogo interior.

É o tipo de jogo com os princípios que tem dominado o futebol moderno e que muitos treinadores adotaram. Foi inovador há 15/20 anos, hoje já não é.

O Amorim, por sua vez, tem um estilo muito mais criativo. E os melhores treinadores do mundo, de momento, conseguiram inovar-se e trazer algo de novo para enfrentar esse modelo de jogo: Guardiola e Luís Enrique, logo à cabeça. Mas também

Dito isto, obviamente que o Marco Silva é um bom treinador. E os resultados falam por si. Excelente desempenho no Estoril. Faz uma boa época num Sporting que era um caos. Ganha o título no Olympiacos (o que era normal). Apesar da descida, faz um bom trabalho no Hull. O mesmo em relação ao Watford. No Everton acaba o campeonato em oitavo lugar (a um lugar das competições europeias), que foi a melhor classificação do Everton desde então. E no Fulham consegue pegar num clube que andava a subir e a descer de divisão, consecutivamente, e transformá-lo num clube estável na Premier League, que todos os anos está mais perto de um lugar europeu do que da descida. Clube esse que deverá ter dos orçamentos mais baixos da Premier League.

A par disso, basta observar o que tem sucedido com os adjuntos do Marco Silva. O João Pedro Sousa e o Hugo Oliveira saltaram para treinador principal, e com bons desempenhos. E o Marco Silva perde os dois principais adjuntos da sua carreira e continua com bons desempenhos.

Espártaco

Citação de: zizou em 09 de Maio de 2026, 11:07O futebol do Marco Silva nunca me seduziu, e tenho algumas duvidas que resulte num campeonato onde é preciso assumir o jogo em 90% dos jogos.

Não conheço o trabalho dele. Li aqui uma análise de um user que agradeço ter feito um mini resumo de como as equipas jogam mas para o Benfica o Marco consegue acompanhar o barco? É que o Esportiva dele (que me lembro) não jogava nada por aí além. E o Esportiva do Lumiar não tem a pressão que tem o Benfica.
O Marco Silva é um treinador moderno, que aos dias de hoje já não é inovador. O treinador com os princípios de jogo mais parecidos do Marco Silva, tendo em conta os antigos treinadores do Benfica, é claramente o Lage.

Utiliza um 4-2-3-1 como formação de partida. Não tem números de domínio de posse de bola, apostando muito mais num futebol de passes progressivos (entre linhas). Muitas vezes inicia a construção de jogo com os centrais abertos, jogando o guarda-redes como líbero. Laterais muito subidos e verticais. Ponta-de-lança a recuar para ligar jogo e o número "10" a atacar o espaço vazio. Extremos por dentro.
A nível defensivo, alterna entre a pressão alta e o bloco médio, com a equipa a tentar impedir o jogo interior.

É o tipo de jogo com os princípios que tem dominado o futebol moderno e que muitos treinadores adotaram. Foi inovador há 15/20 anos, hoje já não é.

O Amorim, por sua vez, tem um estilo muito mais criativo. E os melhores treinadores do mundo, de momento, conseguiram inovar-se e trazer algo de novo para enfrentar esse modelo de jogo: Guardiola e Luís Enrique, logo à cabeça. Mas também

Ou seja, Março Silva não é solução para o Benfica.

Kurt Cobain 10

Hoje quero ver o que o marco faz contra o iraola.

O Marco caiu em graça não sei porque.

Décimo primeiro na Premier league e vem de uma vitória nos últimos cinco jogos.

lucasslb1904

Eu também sou mais apreciador do Ruben Amorim mas o Marco também se tem tentado reinventar, as dinâmicas na lateral mudaram, os perfis do 6 e dos extremos mudaram, ele tem tentado mudar e isso eu gosto, porque o Benfica tem de ter um treinador com identidade vincada de futebol positivo mas as dinâmicas ao longo do projeto têm de se ir alterando para não se tornar previsivel para os adversários anularem.
A única diferença entre o Ruben e o Marco que me faz cair mais para o lado do Ruben é que tem mais provas dadas na minha opinião de um futebol positivo e vencedor aqui em Portugal que é o que mais me interessa.

JeSuisÉder

Os treinadores adaptam-se aquilo que tem á sua disposição obviamente o Marco no Benfica não ia jogar exatamente como joga no Fulham, queriam que ele fizesse top 4 na Premier League e a ter 60% de posse de bola em média?

O Fulham a nivel de investimento e orçamento está a ter um desempenho bem acima do esperado, ano após ano, neste momento até estão a 4 pontos do 6° lugar que deverá dar acesso á Champions caso o Villa ganhe a LE e acabe em 5° lugar.

Androico

Citação de: Rei em 09 de Maio de 2026, 12:00A preferência pelo Marco Silva de algumas pessoas tem a ver com o facto de ser benfiquista e termos todos ficado agradados com o trabalho dele no Estoril, já lá vai uma década.

Desde então o Marco Silva não tem feito nada por aí além, conseguiu manter-se pela Premier League mas sem entusiasmar muito. É um treinador na onda do Lage no que toca ao estilo de futebol que implementa, não é nada de novo ou que surpreenda caso venha a pegar no Benfica. Tem é uma aura diferente como treinador, também devido à imagem que deixou quando treinou em Portugal.

Espero que haja essa noção.
Eu acho que a Direcção olha para o Marco Silva por 4/5 motivos:
1- Ligação ao Mário Branco, por causa das épocas no Estoril, existindo um bom relacionamento entre ambos.
2- Treinador relativamente jovem, português, mas com vasta experiência por contar com 8 épocas de Premier League.
3- Treinador de projeto, que poderá ficar no clube vários anos.
4- Regularidade a bom nível numa competição muito exigente.
5- Adaptação fácil ao plantel atual, visto que tem um estilo de jogo muito próximo do Benfica do Lage, com um esquema de 4-2-3-1, pelo que não seria necessária nenhuma revolução no plantel.

É essencialmente isto. Eu é que considero que o Benfica devia ter como prioridade a contratação de alguém com princípios de jogo ofensivos, inovadores, com capacidade para catapultar o clube para outros patamares. Concordo contigo que o Marco Silva não será nenhuma revolução. O Amorim tinha muito mais esse perfil, mas também exigiria mudanças muito mais profundas, a começar desde logo no atual plantel. E depois de 150M de investimento na época passada, parece-me que a Direção poderá não estar para aí virada.

dsdsds44

O Benfica precisa do Amorim.

É a verdade.

O treinador certo para operar uma revolução neste clube em decadência.

E eu não queria há uns meses, mas tem que ser.

Kurt Cobain 10

Citação de: dsdsds44 em 09 de Maio de 2026, 12:12O Benfica precisa do Amorim.

É a verdade.

O treinador certo para operar uma revolução neste clube em decadência.

E eu não queria há uns meses, mas tem que ser.
alguém que seja lúcido por aqui.

cristiano_1904

Podemos gostar mais ou menos mas acho que é óbvio que o Marco Silva tem feito um bom trabalho no fullham e é óbvio que não pode ter um estilo de jogo dominador.

JeSuisÉder

Citação de: lucasslb1904 em 09 de Maio de 2026, 12:10

Eu também sou mais apreciador do Ruben Amorim mas o Marco também se tem tentado reinventar, as dinâmicas na lateral mudaram, os perfis do 6 e dos extremos mudaram, ele tem tentado mudar e isso eu gosto, porque o Benfica tem de ter um treinador com identidade vincada de futebol positivo mas as dinâmicas ao longo do projeto têm de se ir alterando para não se tornar previsivel para os adversários anularem.
A única diferença entre o Ruben e o Marco que me faz cair mais para o lado do Ruben é que tem mais provas dadas na minha opinião de um futebol positivo e vencedor aqui em Portugal que é o que mais me interessa.

O Marco evoluiu claramente taticamente nos últimos anos, antes o Fulham era uma equipa claramente de contra-ataque e agora tenta ser uma equipa com mais posse de bola, mas é dificil fazer omoletes sem ovos, o Fulham esta época é a 9a equipa da Premier League com mais posse de bola em média acima dos 51%, com menos recursos que certas equipas que estão por baixo.

MaFd_R@_SLB

Sinceramente é igual quem vier enquanto lá estiver o incompetente do Rui Costa

lucasslb1904

Citação de: Androico em 09 de Maio de 2026, 12:12
Citação de: Rei em 09 de Maio de 2026, 12:00A preferência pelo Marco Silva de algumas pessoas tem a ver com o facto de ser benfiquista e termos todos ficado agradados com o trabalho dele no Estoril, já lá vai uma década.

Desde então o Marco Silva não tem feito nada por aí além, conseguiu manter-se pela Premier League mas sem entusiasmar muito. É um treinador na onda do Lage no que toca ao estilo de futebol que implementa, não é nada de novo ou que surpreenda caso venha a pegar no Benfica. Tem é uma aura diferente como treinador, também devido à imagem que deixou quando treinou em Portugal.

Espero que haja essa noção.
Eu acho que a Direcção olha para o Marco Silva por 4/5 motivos:
1- Ligação ao Mário Branco, por causa das épocas no Estoril, existindo um bom relacionamento entre ambos.
2- Treinador relativamente jovem, português, mas com vasta experiência por contar com 8 épocas de Premier League.
3- Treinador de projeto, que poderá ficar no clube vários anos.
4- Regularidade a bom nível numa competição muito exigente.
5- Adaptação fácil ao plantel atual, visto que tem um estilo de jogo muito próximo do Benfica do Lage, com um esquema de 4-2-3-1, pelo que não seria necessária nenhuma revolução no plantel.

É essencialmente isto. Eu é que considero que o Benfica devia ter como prioridade a contratação de alguém com princípios de jogo ofensivos, inovadores, com capacidade para catapultar o clube para outros patamares. Concordo contigo que o Marco Silva não será nenhuma revolução. O Amorim tinha muito mais esse perfil, mas também exigiria mudanças muito mais profundas, a começar desde logo no atual plantel. E depois de 150M de investimento na época passada, parece-me que a Direção poderá não estar para aí virada.

O Benfica ou mais concretamente o Rui Costa já quer o Marco Silva há bastante tempo, ainda o Mario Branco devia estar no Estoril. Muitos anos.
Mas eu acho que o Rui Costa contrata nomes, não contrata perfis, não contrata uma ideia. Roger Schimdt foi nome sugerido por Nuno Gomes, fora da curva, sozinho o Rui Costa não teria sequer pensado.

O Marco Silva é dos treinadores portugueses mais reconhecidos, acho até que tem alguma relação pessoal com o Rui Costa do que se sabe, tal como já quis anteriormente o Leonardo Jardim antes de vir o Lage pela segunda vez.

O Rui Costa mais uma vez contrata nomes e não perfis.

20Nico Gaitan20

Citação de: cristiano_1904 em 09 de Maio de 2026, 12:14Podemos gostar mais ou menos mas acho que é óbvio que o Marco Silva tem feito um bom trabalho no fullham e é óbvio que não pode ter um estilo de jogo dominador.
ele tem parecenças com a ideia de jogo do roger