Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 54 anos,
Portugal

Sylphs

Citação de: jorgesse em 23 de Maio de 2026, 16:43Que incompetente. Não percebe de futebol, não é líder não sabe rodear se de competência e até neste processo com o Mourinho espetou se redondamente. Que gestão... incompetente a todos os níveis.
Rumo ao abismo
"É o sR.Benitez quem percebe? "

Thorondor

Pedido por um amigo meu a uma IA:

"Aqui vai, em primeira mão, a entrevista do Rui Costa, com a gentileza do Chat GPT.

Jornalista: Presidente, termina mais uma época sem os objetivos principais alcançados. Como explica aos benfiquistas este novo falhanço?

Rui Costa: Antes de mais, quero dizer que compreendo perfeitamente a frustração dos benfiquistas. Eu sou benfiquista desde criança, sei o que é sofrer pelo Benfica e sei que este clube vive de vitórias. Esta época não correu como queríamos. Tínhamos objetivos bem definidos, tínhamos uma estrutura preparada, mas houve momentos em que a equipa não conseguiu responder da forma que todos desejávamos.
Agora, também é importante dizer que o Benfica não vai entrar em depressão. Temos de fazer uma análise fria, responsável e rigorosa. Vamos corrigir o que tiver de ser corrigido e preparar a próxima época com ambição.

Jornalista: Mas essa análise já foi prometida em épocas anteriores. O que vai ser diferente desta vez?

Rui Costa: Percebo essa pergunta. O que posso garantir é que ninguém no Benfica está satisfeito. Nem eu, nem a estrutura, nem os jogadores, nem a equipa técnica. Vamos avaliar tudo: o plantel, a preparação da época, o rendimento individual e coletivo, a forma como competimos nos momentos decisivos.
Mas também não podemos fazer tudo em cima da emoção. O Benfica precisa de estabilidade. Não podemos todos os anos começar do zero. Temos uma base, temos jogadores de qualidade, temos uma academia forte e temos condições para voltar a ganhar.

Jornalista: Os adeptos ouvem muitas vezes palavras como "estabilidade", "ambição" e "exigência". Mas os resultados não aparecem. Há falta de exigência interna?

Rui Costa: Não aceito que se diga que não há exigência. No Benfica há muita exigência. Talvez às vezes ela não seja visível cá fora, mas internamente somos muito claros. Quem está no Benfica sabe que tem de ganhar.
Agora, exigência não é tomar decisões precipitadas só para dar uma resposta imediata aos adeptos ou às redes sociais. Exigência é perceber onde falhámos e agir com responsabilidade. E é isso que vamos fazer.

Jornalista: Já escolheu o próximo treinador?

Rui Costa: Sabemos o que queremos e aquilo que necessitamos. Temos o perfil definido e o Benfica vai ter um treinador à altura das nossas ambições.
O Benfica não pode gerir o seu futebol através de ruído externo. Temos de decidir internamente, com serenidade.

Jornalista: Os adeptos temem que a próxima época seja preparada com o mesmo discurso: "vamos atacar o mercado", "vamos corrigir erros", "temos uma base forte". O que pode prometer concretamente?

Rui Costa: Posso prometer trabalho, ambição e responsabilidade. Não vou prometer nomes, nem contratações mediáticas, nem revoluções. Isso seria irresponsável.
O que posso dizer é que já estamos a trabalhar na próxima época. Sabemos as posições que queremos reforçar. Sabemos que precisamos de mais competitividade no plantel, de mais intensidade, de mais capacidade para decidir jogos grandes e de mais regularidade.
O Benfica vai ter uma equipa forte. Uma equipa com identidade, com qualidade e com capacidade para lutar por todos os títulos.

Jornalista: Mas isso foi dito no ano passado.

Rui Costa: Sim, e continuará a ser dito enquanto eu for presidente, porque o Benfica tem sempre de lutar por todos os títulos. O problema não está na ambição do discurso. Está em conseguirmos transformar essa ambição em resultados. E aí temos de fazer melhor. Muito melhor.

Jornalista: Assume responsabilidade pessoal pelo falhanço?

Rui Costa: Claro que assumo. Sou o presidente. Quando se ganha, ganham todos; quando se perde, a responsabilidade começa em mim. Não fujo a isso.
Mas assumir responsabilidade não é vir aqui bater no peito e dizer frases bonitas. É tomar decisões. É corrigir. É proteger o clube. É preparar o futuro.

Jornalista: Alguns benfiquistas acusam-no de ser demasiado emocional e pouco assertivo na gestão do futebol.

Rui Costa: Eu sou emocional porque amo o Benfica. Nunca escondi isso. Mas ser emocional não significa ser incompetente ou incapaz de decidir. Já tomei decisões difíceis e voltarei a tomá-las sempre que for necessário.
Agora, também digo: não vou deixar de sentir o Benfica como sinto. O Benfica não é uma empresa qualquer. É um clube com alma, com história, com milhões de adeptos. E eu respeito isso profundamente.

Jornalista: O Benfica precisa de uma revolução no plantel?

Rui Costa: Não gosto da palavra revolução. O futebol não se constrói com revoluções permanentes. O Benfica precisa de acertos. Precisa de equilíbrio. Precisa de jogadores que percebam a dimensão do clube e que tenham capacidade mental para jogar sob pressão.
Haverá entradas e saídas. Isso é normal. Mas queremos um plantel mais competitivo, mais preparado e mais identificado com aquilo que é o Benfica.

Jornalista: Pode garantir que os melhores jogadores ficam?

Rui Costa: No futebol atual, ninguém pode garantir isso a cem por cento. O Benfica não tem necessidade de vender mal, mas também tem de ser responsável financeiramente. Só sairão jogadores se existirem propostas que façam sentido para o clube e para o jogador.
Mas a nossa prioridade é construir uma equipa forte, não desfazê-la.

Jornalista: O que diz aos sócios que já não acreditam neste projeto?

Rui Costa: Digo que compreendo a desilusão, mas peço que não deixem de acreditar no Benfica. O Benfica já ultrapassou momentos difíceis e voltou sempre mais forte. A crítica é legítima. A exigência é legítima. Mas precisamos de união.
Eu não peço aos benfiquistas que estejam satisfeitos. Não podem estar. Peço que percebam que estamos a trabalhar para devolver o Benfica ao lugar que merece.

Jornalista: A próxima época será decisiva para si?

Rui Costa: Todas as épocas são decisivas no Benfica. Neste clube, não há épocas tranquilas. O Benfica vive para ganhar. Eu sei perfeitamente a responsabilidade que tenho.
A próxima época tem de ser uma época de resposta. Não podemos ficar apenas nas palavras. Temos de mostrar dentro de campo que aprendemos com os erros.

Jornalista: Para terminar: que Benfica promete aos adeptos na próxima época?

Rui Costa: Prometo um Benfica ambicioso, mais forte, mais competitivo e mais preparado. Um Benfica que entre em campo para ganhar sempre. Um Benfica que respeite a sua história e que honre os seus adeptos.
Sabemos que falhámos. Sabemos que temos de fazer melhor. E vamos fazer tudo para que a próxima época seja diferente.

Jornalista: Mesmo que isso soe muito parecido ao que disse no final das últimas épocas?

Rui Costa: Pode soar parecido. Mas a responsabilidade de quem lidera é não desistir. O discurso pode ter pontos comuns, porque a ambição do Benfica é sempre a mesma. O que tem de mudar são os resultados. E é por aí que seremos julgados."

Fugirá muito a isto? Não me parece. isto se entretanto o calaceiro se dignar a falar.

Stigmat

Ganda Rui, ao ter apresentado um contrato faraónico ao Acabadinho fez com que o Marc O'Silva também queira o mesmo, já que também é agenciado pelo Mendilhoes. Um génio!

Paulojdsc

Citação de: Stigmat em 24 de Maio de 2026, 11:46Ganda Rui, ao ter apresentado um contrato faraónico ao Acabadinho fez com que o Marc O'Silva também queira o mesmo, já que também é agenciado pelo Mendilhoes. Um génio!
Não dá uma para a caixa o nosso presidente. Impossível fazer pior.

daniii95

Ainda estou à espera das explicações esta semana ao benfiquistas como prometeu

Não sei se os moderadores vão me espetar com um amarelo por referir esse facto

Sexta-Feira

O génio vai acabar comido dos dois lados.

No fim fica com aquela cara de parvo a lamentar-se da falta de sorte e da seriedade das pessoas.

Nestas alturas faltam sócios doutra dimensão para correr com estes bandidos.
Temos uma legião de carneiros.
Mas faltam os cães de guarda.

Karel_Poborský

Citação de: Rjcf em 24 de Maio de 2026, 10:25
Citação de: NOSIDE em 23 de Maio de 2026, 21:02Vai-se lá entender a adoração por este incompetente.

Como é que uma pessoa que, segundo este urso, despareceu causa instabilidade? Puta que o foda.

E caralho que o pariu.

_1962_

O mais difícil de tudo é não ter qualquer esperança.

Os sócios que escolheram este parasita absolutamente inútil são os mesmos que nas próximas eleições vão escolher novamente o príncipe de Florença (banana de Lisboa), ou o Vieira, ou no máximo um Mauro Xavier.

Não consigo ver um caminho para fora deste buraco, nós não temos uma carta mediática como o AVB (foi o que salvou o Porto) para jogar nas nossas eleições.

Competência não chega para convencer a grande maioria dos sócios, provavelmente a melhor lista de sempre a umas eleições do Benfica foi absolutamente arrasada nas urnas por um bando de amadores e interesseiros.

Quem poderia ser o nosso trunfo mediático para salvar isto?

Quem poderá ter a força mediática para fazer frente à maior figura do benfiquismo moderno para a maioria dos sócios (um banana completamente murcho, sem uma ponta de dignidade, competência ou liderança)?

Já não podemos dizer, "ah o problema é a direção", o problema é claramente a maioria dos sócios que escolheram sistematicamente a mediocridade. Damásio, Vale e Azevedo, Vilarinho, Vieira, Rui Costa...

Não há um sequer que se aproveite. Não se pode dizer que os sócios cometeram um erro ou que foi apenas um acidente... é algo sistemático, completamente entranhado na cultura do clube.

Somos um clube composto maioritariamente por parolos e idiotas. 

Desculpem não estou a conseguir lidar com o ridículo em que o clube vive, esta situação do treinador é bem o reflexo daquilo em que se tornou o Benfica.

A culpa é somente da maioria dos sócios, de mais ninguém. Não foi por falta de avisos ou de red flags.

Dizemos que o Rui Costa é um banana, e é  verdade, mas a maioria dos sócios são tão bananas como ele.

Somos um clube de bananas, por isso ninguém respeita o Benfica. Ninguém.

Endless

Citação de: Jb3011 em 23 de Maio de 2026, 18:01Esta merda contada ninguém acreditava...

O Benfica está refém das eleições... Do real!

Puta que pariu

Vou um pouco tarde na resposta, mas vou corrigir:

O Benfica está refém de um inapto incompetente eleito pela maioria em Outubro passado.

vinsanity

O Património

Citação de: eplunum em 24 de Maio de 2026, 11:06
Citação de: windows10 em 23 de Maio de 2026, 23:57Nas eleições do Real Madrid, exige-se um aval bancário de €200M.

Esta merda do rui encosta com tanta dívida, não arranjava um aval bancário de €1 se fosse preciso para se candidatar.
já só pedia alguém com o 12°ano e já seria um upgrade ao que costumamos ter.

Em bom rigor, bastaria alguém com o 9o ano.

Sim, aquele teu amigo que não queria saber nada da escola e agora trabalha na caixa do Auchan? Esse teu amigo tem mais escolaridade que o presidente de um dos maiores clubes do mundo.

RGouveia.SLB

A personificação máxima de uma expressão que bem conhece, ou não estivesse ele lá durante mais de uma década.
Dolce far niente.

eaglerp

É uma vergonha, para nós Benfiquistas, ainda termos este gajo como presidente do Benfica

Devíamos fazer mais, muito mais, para correr com este gajo

RGouveia.SLB

Citação de: nikas em 24 de Maio de 2026, 10:50
Citação de: fdpdc666 em 23 de Maio de 2026, 09:30Benfica, Real Madrid, Mourinho e Marco Silva — o ponto da situação.
Cláusula de rescisão do 'special one' expira segunda-feira.

Simão Sabrosa, Rui Costa e Mário Branco no campus do Benfica no Seixal (foto: Miguel Nunes)

Spoiler
A liderança técnica do Benfica para a próxima temporada continua envolta em incerteza. Para já, é apenas claro que José Mourinho tem tudo acordado para assumir o comando técnico do Real Madrid, enquanto o Benfica está no mercado à procura de substituto, sendo Marco Silva — em final de contrato com o Fulham — o principal alvo. O treinador português tem em mãos uma proposta de renovação do clube inglês e ainda não decidiu se continuará na Premier League ou se aceitará o desafio de liderar as águias.

A definição deste dossiê deverá ganhar maior clareza no início da próxima semana. Na segunda-feira, termina a validade da cláusula de rescisão relativamente baixa, fixada em 7 milhões de euros (3 milhões líquidos), que permite tanto a José Mourinho como à SAD do Benfica rescindir o ano de contrato ainda em vigor. Ultrapassado esse prazo, o Real Madrid — ou qualquer outro clube interessado — terá de negociar diretamente com o Benfica para garantir o treinador.

Um fator relevante neste processo é o facto de Jorge Mendes ser empresário de José Mourinho e de Marco Silva, um detalhe que poderá ajudar a alinhar interesses no timing certo. Ainda assim, Mourinho não comunicou oficialmente a saída ao Benfica — apesar de Rui Costa, presidente do clube, já estar plenamente consciente da transferência iminente para o Real Madrid — e Marco Silva também ainda não deu resposta final ao interesse encarnado.

A situação de Mourinho depende igualmente do cenário no Real Madrid. O presidente Florentino Pérez convocou eleições antecipadas e saberá hoje se terá concorrência. Caso se confirme um cenário com outro candidato, as eleições deverão realizar-se a 7 ou 8 de junho, podendo Florentino antecipar o anúncio de Mourinho ou, por uma questão ética, aguardar pela confirmação da sua liderança pelos sócios.

Marco Silva, por sua vez, está informado do interesse do Benfica, tendo já existido contactos sólidos que lhe permitem avaliar as condições de uma proposta. No entanto, quaisquer conversas — diretas ou indiretas, através de Jorge Mendes — não poderão assumir caráter oficial enquanto não for formalizada a saída de Mourinho. «Até prova em contrário, José Mourinho é o treinador do Benfica», afirmou Rui Costa no início da semana.

Apesar de estar seduzido pelo projeto encarnado e de o processo estar alinhavado — podendo haver desenvolvimentos a qualquer momento, como A BOLA tem vindo a noticiar —, Marco Silva ainda não respondeu formalmente à proposta de renovação do Fulham, financeiramente bastante atrativa e acompanhada de promessas de investimento no plantel para objetivos mais ambiciosos. Após cinco temporadas no clube londrino, o técnico de 48 anos começa, contudo, a admitir que poderá estar na altura de encerrar o ciclo.

Marco nega contacto direto

Na conferência de Imprensa desta sexta-feira, de antevisão ao Fulham–Newcastle, referente à última jornada da Premier League, Marco Silva abordou o futuro. «Da minha parte, como treinador do Fulham, não quero, não posso e não vou comentar nada porque não há nada palpável. Não posso mentir, porque não vou faltar à verdade. Neste momento não há nada que eu possa comentar. Da minha parte, continua tudo igual», afirmou.

O treinador foi mais direto: «Não tive nenhuma conversa direta com o Benfica e não tive nenhuma abordagem do Benfica. Esta é que é a realidade.» «Não posso adiantar muito mais do que isso, nem alimentar ou descartar rumores, porque não há muito para dizer», sublinhou, recusando confirmar contactos sobre a possibilidade de assumir o Benfica em 2026/27.

Jesus esclarece posição

Apesar de Marco Silva ser o alvo prioritário para suceder a Mourinho, a SAD do Benfica mantém outras opções em carteira. Filipe Luís, que se destacou no comando do Flamengo e também representado por Jorge Mendes, é um dos nomes associados ao clube. Ainda assim, é em Marco Silva que deverão ser concentrados os esforços de forma oficial nos próximos dias.

Jorge Jesus, o treinador mais titulado da história do Benfica, está de saída do Al Nassr e volta, também, a ser associado. No entanto, um eventual regresso não está nos planos. «Regresso ao Benfica? Está fora de questão. O Benfica é um grande clube, tenho um grande orgulho por ter treinado o Benfica, sou o treinador com mais títulos no clube, mas neste momento está fora de questão», disse à Sport TV.

O processo arrasta-se há já algum tempo, mas tudo indica que se precipitará domingo e que o mais tardar segunda-feira será possível identificar com maior clareza o nome do próximo treinador do Benfica.
[fechar]

Nélson Feiteirona in A Bola

https://www.abola.pt/noticias/benfica-real-madrid-mourinho-e-marco-silva-o-ponto-da-situacao-2026052219495430098

Já ando a reparar nisto ao tempo.

Estes mogoloides da direcção fazem sequer manutenção de estruturas e coisas assim?!?!
Epah mete um nojo do cacete um clube como o Benfica ter as instalações todas "abandonadas".

É merdas partidas em todo o lado, é toldos soltos, é paredes por pintar, é cenas a cair que ninguém sabe de onde vêm...
Só nessa imagem da para ver o nível de desleixo...
Uma merda partida em cima da cabeça do Burro mor, merdas penduradas por cima, a parte de cima toda raspada, ferros sem vermelho, a mesa toda ferrugenta. epah que nojo épico.

Mas é isto nas instalações todas, TODAS.
O Estádio então... Parece o Sport Lisboa e Salmão, tal a cor do Vermelho.

Que falta de brio.

E para quem vem do Alto dos Moinhos, é impossível não reparar na bandeiras da ponte todas fodidas e rasgadas.

Podem ser pormenores para muitos mas são pormaiores que dizem muito do natural desleixo que resulta de um líder desleixado.