Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 54 anos,
Portugal

Rei

Maior traidor da nossa história. Tem de mudar o nome para Ruim. Ruim Costa.

Slbstriker

Citação de: TFFS em 05 de Agosto de 2026, 13:13
Citação de: van33 em 05 de Agosto de 2026, 12:50
Citação de: joaoreis em 05 de Agosto de 2026, 11:47A piada faz-se sozinha.


Isso foi escrito recentemente??
Provavelmente foi escrito ainda com a pila dentro do intestino quando o Proença nos assaltou o campeonato 2011/2012

"Errar é humano, normal que nos tenha assaltado"

Até a reportagens a mostrar o quão difícil era ser árbitro auxiliar e a simular a visão de um árbitro auxiliar tivemos direito, na altura. "Sim, o Maicon marcou em fora de jogo numa bola parada mas era munta difícil"

Esse ladrão começou bem mais cedo a roubar o Benfica, quase que tirou o título ao Benfica em 2005, quando arbitrou este jogo e não assinalou vários penalties a favor do Benfica, que acabou por perder o jogo:

https://www.zerozero.pt/jogo/2005-05-07-fc-penafiel-benfica/87046

poolshark

Citação de: Minerva em 04 de Agosto de 2026, 15:09
Citação de: Axwell em 04 de Agosto de 2026, 14:37
Citação de: Minerva em 04 de Agosto de 2026, 14:16
Citação de: poolshark em 04 de Agosto de 2026, 11:34Já agora, eu não sou advogado, mas alguém que seja e queira opiniar:

Regime Jurídico das sociedades desportivas

CAPÍTULO VII


Fiscalização, regulação e supervisão


Artigo 31.º


Fiscalização



1 - Sem prejuízo do disposto no Código das Sociedades Comerciais, no Código dos Valores Mobiliários e demais legislação aplicável, a fiscalização das sociedades desportivas é efetuada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P., nomeadamente mediante a realização de inquéritos, inspeções, sindicâncias e auditorias externas.


2 - É criado um canal de denúncia de infrações, nos termos da Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, que estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, por parte:


a) Da entidade a que se refere o número anterior;


b) Das sociedades desportivas.


3 - O exercício das funções de fiscalização a que se refere a presente lei fica sujeito ao pagamento de taxas, a definir por despacho do membro do Governo responsável pela área do desporto, constituindo receita própria das entidades fiscalizadoras.


Artigo 32.º


Idoneidade


1 - Os detentores de participação qualificada e os titulares dos órgãos de administração e fiscalização das sociedades desportivas são pessoas com idoneidade.


2 - Para efeitos do número anterior, considera-se idoneidade a aptidão para a qualidade do exercício de determinada função, aferida pela probidade, características pessoais, modo de atuação e situação profissional e financeira.


3 - Na avaliação da idoneidade deve ter-se em conta o modo como a pessoa gere habitualmente os negócios, profissionais e pessoais, exerce a profissão, em especial nos aspetos que revelem a sua capacidade para decidir de forma ponderada e criteriosa, a sua tendência para cumprir pontualmente as suas obrigações e para ter comportamentos compatíveis com a preservação da confiança do mercado, tomando em consideração todas as circunstâncias que permitam avaliar o comportamento profissional para as funções em causa.


4 - A apreciação da idoneidade é efetuada com base em critérios de natureza objetiva, tomando por base informação tanto quanto possível completa sobre as funções passadas do interessado como profissional, as características mais salientes do seu comportamento e o contexto em que as suas decisões foram tomadas.

https://denuncias-externas.ipdj.gov.pt/?nav=4iNIrh77

O IPDJ é a entidade legalmente competente para processar e fiscalizar a idoneidade.

Podemos expor a situação e fazer queixa enquanto cidadãos.

Se o IPDJ concluir que a situação financeira e a conduta de gestão afetam de forma grave a "preservação da confiança do mercado" e a "capacidade para decidir de forma ponderada", o administrador pode ser declarado não idóneo para o exercício de funções desportivas.

PS: Vou ver se faço a exposição. Aliás, devíamos fazer todos.

Acabei de criar uma denúncia sobre este tema no Portal das Denúncias do IPDJ. Vamos lá ver se isto leva a algum lado...


Também acabei de submeter.

"Exmo. Senhor Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. (IPDJ)

Assunto: Exposição e pedido de verificação superveniente de idoneidade de titular de órgão de administração de Sociedade Desportiva (Artigo 31.º e 32.º da Lei n.º 39/2023, de 4 de agosto)

Visado: Rui Manuel César Costa, Presidente do Conselho de Administração da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD

Exposição de Factos:

1. O signatário, na qualidade de cidadão e interessado no regular e transparente funcionamento das sociedades desportivas em Portugal, vem, nos termos do Artigo 31.º, n.º 1 e n.º 2 da Lei n.º 39/2023, de 4 de agosto, expor factos públicos e documentados que relevam para a avaliação da idoneidade do atual Presidente do Conselho de Administração da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, Sr. Rui Manuel César Costa.

2. Conforme amplamente reportado pelos órgãos de comunicação social nacionais (com base em dados registados na Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal), o visado, na qualidade de acionista e avalista da sociedade "10 Invest — Investimentos Imobiliários, Lda", encontra-se numa situação de incumprimento financeiro severo perante o Banco Montepio.

3. O montante em dívida associado ao incumprimento ascende a um valor superior a 15 milhões de euros (em termos globais de capital, juros de mora e encargos), encontrando-se a situação devidamente sinalizada na referida base de dados de riscos de crédito do regulador bancário.

Fundamentação Jurídica:

4. Dispõe o Artigo 32.º, n.º 1 da Lei n.º 39/2023 que os titulares dos órgãos de administração das sociedades desportivas são obrigatoriamente "pessoas com idoneidade".

5. O n.º 2 do mesmo artigo densifica o conceito de idoneidade, estipulando expressamente que esta deve ser "aferida pela probidade, características pessoais, modo de atuação e situação profissional e financeira".

6. Adicionalmente, o n.º 3 do Artigo 32.º estatui que na avaliação de idoneidade deve obrigatoriamente ponderar-se o modo como a pessoa gere os seus negócios profissionais e pessoais, aferindo a "sua tendência para cumprir pontualmente as suas obrigações e para ter comportamentos compatíveis com a preservação da confiança do mercado".

7. A existência de uma dívida pessoal e empresarial em situação de incumprimento prolongado, que supera a fasquia dos 15 milhões de euros e dita a inclusão do gestor na base de dados de incumpridores do Banco de Portugal, colide com as exigências de "cumprimento pontual" e estabilidade da "situação financeira" impostas pelo legislador no Regime Jurídico das Sociedades Desportivas.

8. Atendendo a que o visado lidera uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) com capitais cotados em bolsa, a erosão da sua idoneidade financeira pessoal constitui um fator de risco que pode comprometer a preservação da confiança dos investidores, dos parceiros bancários e do mercado desportivo em geral.

Pedido:

Termos em que, e ao abrigo das competências de fiscalização regulatória atribuídas a este Instituto pelo Artigo 31.º, n.º 1 da Lei n.º 39/2023, se solicita que o IPDJ, I.P. proceda às diligências, inquéritos ou auditorias externas tidas por convenientes para a verificação e reavivação superveniente da idoneidade do administrador Rui Manuel César Costa para o exercício de funções de administração desportiva.

Com os meus melhores cumprimentos,

____________________________________________________
(Nome:                                              )
(N.º Cartão de Cidadão / NIF:                      )
(Contacto:                                          )"

Fiz uma com umas quantas páginas a mais e, já agora, a questionar se o Rui Costa será o membro da comissão executiva que está em exclusivo (e se é porque não recebe ordenado e porque é que tem outras atividades), salientando que a última composição do comité executivo que se encontra é ainda de 2024.

Aproveitei e questionei os jornalistas do Observador porque foram perguntar à CMVM se era sobre eles que recairia competências para avaliar idoneidade de Rui Costa em empresa cotada do Benfica, quando na lei claramente está estipulado que essa entidade é o IPDJ.


JPG

Citação de: van33 em 05 de Agosto de 2026, 12:55
Citação de: Mestre30 em 05 de Agosto de 2026, 12:52
Citação de: van33 em 05 de Agosto de 2026, 12:50
Citação de: joaoreis em 05 de Agosto de 2026, 11:47A piada faz-se sozinha.


Isso foi escrito recentemente??
Óbvio que não.

Mas recente ou não é uma vergonha para qualquer benfiquista escrever uma atrocidade daquelas.

PUTA QUE PARIU!!
De um filho da grande puta como o seara nao me admirava nada que tivesse dito isso recentemente, lambe escroto como é.

Ser político neste pais já não é grande cartão de visita, politico e dirigente desportivo é péssimo, se juntarmos a isso ser comentadeiro então o bicho está apresentado.

Vergonha

TFFS

Citação de: Slbstriker em 05 de Agosto de 2026, 13:36
Citação de: TFFS em 05 de Agosto de 2026, 13:13
Citação de: van33 em 05 de Agosto de 2026, 12:50
Citação de: joaoreis em 05 de Agosto de 2026, 11:47A piada faz-se sozinha.


Isso foi escrito recentemente??
Provavelmente foi escrito ainda com a pila dentro do intestino quando o Proença nos assaltou o campeonato 2011/2012

"Errar é humano, normal que nos tenha assaltado"

Até a reportagens a mostrar o quão difícil era ser árbitro auxiliar e a simular a visão de um árbitro auxiliar tivemos direito, na altura. "Sim, o Maicon marcou em fora de jogo numa bola parada mas era munta difícil"

Esse ladrão começou bem mais cedo a roubar o Benfica, quase que tirou o título ao Benfica em 2005, quando arbitrou este jogo e não assinalou vários penalties a favor do Benfica, que acabou por perder o jogo:

https://www.zerozero.pt/jogo/2005-05-07-fc-penafiel-benfica/87046
Uma arbitragem absolutamente sem vergonha nenhuma na cara, essa

TFFS

Citação de: jpcslb em 05 de Agosto de 2026, 13:35Com o 3º/4º lugar na Liga, o banana vai com os porcos...
Agora o trio Vieira/Mauro/João Gabriel pia mais fino...
Há cartilheiros a saírem de fininho, já a assegurar o seu futuro...
" Tudo muda, para ficar tudo igual..."
Não vai

E se for, entra outro "títere" vieirista. E a merda vai continuar igual

TFFS

Quando esta abécula entrou, as coisas estavam mal

Mas se Porto ou Sporting quisessem um jogador e o Benfica acenasse, vinha para nós


Agora? Quando se ouve o nome dos rivais já se pensa "pá... Ardeu"


A venderem-nos pujança financeira. Das maiores falácias de sempre


|OnE|

Citação de: TFFS em 05 de Agosto de 2026, 13:47Quando esta abécula entrou, as coisas estavam mal

Mas se Porto ou Sporting quisessem um jogador e o Benfica acenasse, vinha para nós


Agora? Quando se ouve o nome dos rivais já se pensa "pá... Ardeu"


A venderem-nos pujança financeira. Das maiores falácias de sempre
Não tem nada a ver com finanças.
Tem a ver com competência. Neste caso falta dela.

Estão à deriva. Espetam 6M num PdL emprestado e agora não sabem o que fazer ao Ivanovic.
Vendem o António, já depois do Ota não querer ficar(sim, foi o Ota que quis ir para casa) e deixam o plantel com 2 centrais e um miúdo.

Não há critério nenhum. Parecem negócios de oportunidade. Aparece um e vão atrás. Era o que era preciso? Não. Mas se foda estava a bom preço porque na etiqueta tinha 37% de desconto.
E depois têm gajos como o Bruma, o Gouveia e o João Rêgo que toda a gente sabe que não vão jogar e andam por ali porque não os conseguem mandar para nenhum lado.

Joao Cruz

A fun zone alargada para o jogo com o Viseu tem uma virtude:
Se não ganharmos aproveita-se a (muita) malta presente para uma manifestação a pedir a demissão do banana.
E se lá estiver o Proença a assistir é aproveitar e arranjar umas cordas...

fpie

nao me lembro de nenhum clube jogar à porta fechada, mais uma vez a estrutura premium a ser merdium



Sem_Medo

Citação de: tremendo7 em 04 de Agosto de 2026, 18:23Já era nascido na época do Vale Azevedo mas não tenho grandes memórias dele enquanto presidente.
Quais as diferenças deste banana e o Vale?

O vale Azevedo à beira do Rui Costa é um santo.

Sem_Medo

Não entendo como somos tantos milhões, como há gente influente e poderoso que é Benfiquista, e não há um que faça a folha a este gajo, que arruine a imagem deste impostor.

Não há UM pqp!