Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 54 anos,
Portugal

pedro8484

Citação de: Lux Rubra em Hoje às 10:38Lenglet
Duran
Kaminski
Índio

:rir:

11 de Agosto. Ja vamos a caminho do terceiro adversario europeu e do segundo jogo do campeonato por esta altura. De loucos.

ruicouto10

Citação de: Benfanatic em Hoje às 10:00
Citação de: andereberna em Hoje às 09:59
Citação de: Semper Fidelis em 10 de Agosto de 2026, 14:14JNL para mim foi uma desilusão nos debates. Nao teve tomates para enfrentar um miserável que nem o oitavo ano tem. Agora anda a massajar o ego dos chalupas 65% para ver se ganha votos. Triste...
Bom bom era o pichudo do manteigas que era um mauzão nas entrevistas. Depois foi o que foi nos debates

O Manteigas bateu-se bem melhor que o JNL, pelo menos não hesitou tanto.

naquele debate a 6 que tenta fazer uma piada contra o JNL, mas que se engana?

ou na tentativa de golpe de desenho animado na AGE?!?!

+1benfiquista

Citação de: pedro8484 em Hoje às 11:06
Duran
Kaminski
Índio

11 de Agosto. Ja vamos a caminho do terceiro adversario europeu e do segundo jogo do campeonato por esta altura. De loucos.

Estamos à espera de saber se entram os milhões da LC... oh wait.

PontapeDoIsaias

Pode ser que tenha o proposito de virar a pagina do saudosismo bacoco do povinho.

E o ultima "referencia" da chalupada.

O mais proximo e o simao mas a malta que o viu jogar ainda e quem tem dois dedos de testa

Benfanatic

Citação de: ruicouto10 em Hoje às 11:10
Citação de: Semper Fidelis em 10 de Agosto de 2026, 14:14JNL para mim foi uma desilusão nos debates. Nao teve tomates para enfrentar um miserável que nem o oitavo ano tem. Agora anda a massajar o ego dos chalupas 65% para ver se ganha votos. Triste...
Bom bom era o pichudo do manteigas que era um mauzão nas entrevistas. Depois foi o que foi nos debates

naquele debate a 6 que tenta fazer uma piada contra o JNL, mas que se engana?

ou na tentativa de golpe de desenho animado na AGE?!?!

Ainda assim neste momento é o melhor que temos...o único, aliás. Não estou a ver outro.

fil79

Citação de: Sabryyy em Hoje às 09:59Tenho impressao que este ano vamos fazer o que ainda nao foi feito e á 6 jornada ja vamos estar a 7 ou 8 pontos afastados do titulo

Isso já foi feito. Em 2010/11, com JJ, estavamos a 9 pontos após 4 jornada!

PontapeDoIsaias

Vou ter uma opiniao que a maioria nao vai godtar.
Obvio que JNL daria um grande gestor do clube e é infimamente superior ao bosta.
Mas..acho que o tempo deu me essa visao que , sendo importantissimo para retirar a putice que anda la dentro , nao acho que seria presidente para relancar nos para o lugar que merecemos nos seguintes anos.

E digo isto , e nao e um ataque a sua pessoa.. , por felizmente para ele parece ser uma pessoa integra e de boa fe..mas neste futebol essas pessoas iriam ser comida de cebelada pela trafulhice que existe. E nao me parece que seja pessoa que va contra os seus principios.

paulomaia1972

Se um cidadão com o Qi normal não vê a enorme diferença de JNL para Rui Costa e respetivas equipas.
Os sócios não pensam, são emocionais até no voto por isso merecem continuar a perder. É a chamada justiça divina.

Benfanatic

Citação de: paulomaia1972 em Hoje às 11:17

Se um cidadão com o Qi normal não vê a enorme diferença de JNL para Rui Costa e respetivas equipas.
Os sócios não pensam, são emocionais até no voto por isso merecem continuar a perder. É a chamada justiça divina.

Eu tenho QI normal e JNL não me convenceu minimamente. Claro que entre Rui Costa e um bloco de cimento votava no bloco mas isso não resolvia os nossos problemas.

Sousa_slb

Citação de: pedro8484 em Hoje às 11:06
Duran
Kaminski
Índio

Dos 4 nenhum que seja mais valia de caras.

Lenglet é lento e fraco de jogo de cabeça, precisavamos de outro tipo de central.
Duran tem coisas boas mas pareçe uma bomba relogio vamos ver o que vai dar.
kaminski é um juraseck sem qualidade para titular
Índio é para a equipa B.

Ou seja depois de um 3 lugar fora da champions continuamos com todos os problemas por resolver.

Que clube meu deus, comnandado por um incompetente

Ampulheta

Estavas na lista negra do Banco de Portugal.

Entretanto saíram uns áudios e toda a gente já se esqueceu das tuas dividas.

Agora empatas em casa com o Viseu e já ninguém fala dos áudios nem da lista negra.

Olha, vai mas é apanhar no cu que daqui a uma semana já ninguém se lembra.

Basta comprares um central que dê lenha e não saia a jogar.

paulomaia1972

Citação de: Benfanatic em Hoje às 11:19

Eu tenho QI normal e JNL não me convenceu minimamente. Claro que entre Rui Costa e um bloco de cimento votava no bloco mas isso não resolvia os nossos problemas.

Jnl não te convenceu? Foi o Rui? Foi o manteigas ? Ou foi branco?

CarlosBossio

Façam um favor a vós próprios. E perguntem a um AI, quem escolheria para presidente do Benfica.

Deixo aqui o meu prompt.

Quero que actues como um analista político e de gestão especializado em organizações desportivas, com uma abordagem fria, imparcial e baseada em evidência.

Vou dar-te os nomes de vários candidatos à presidência do Sport Lisboa e Benfica. Quero que determines quem seria o melhor presidente para o Benfica, e não quem é mais popular, mais benfiquista ou tem maior capital emocional.

Candidatos

- Rui Costa
- João Noronha Lopes
- João Diogo Manteigas

Critérios de avaliação

Avalia cada candidato de 0 a 10 nos seguintes critérios:

1. Competência de gestão e liderança
2. Experiência executiva e capacidade de gerir uma organização complexa
3. Conhecimento do futebol profissional
4. Conhecimento do Benfica e da sua cultura
5. Governance, transparência e prestação de contas
6. Capacidade de construir uma estrutura profissional e eficiente
7. Visão estratégica e capacidade de planeamento a longo prazo
8. Gestão financeira e controlo de risco
9. Capacidade de montar e supervisionar uma boa estrutura de futebol
10. Capacidade de tomar decisões difíceis e resistir a pressões internas
11. Independência relativamente a interesses, grupos de poder, empresários e estruturas instaladas
12. Capacidade de reformar aquilo que não funciona
13. Credibilidade e capacidade de unir diferentes sectores do Benfica
14. Experiência institucional e conhecimento jurídico/desportivo
15. Adequação global ao cargo de Presidente do Benfica

Regras fundamentais

- Não confundas ser um grande jogador ou símbolo do Benfica com ser um bom presidente.
- Não atribuas pontos por popularidade ou número de adeptos.
- Não penalizes um candidato simplesmente por ser menos conhecido.
- Não assumes que um candidato seria incompetente só porque nunca teve a oportunidade de provar que conseguiria desempenhar o cargo.
- Distingue claramente factos comprovados, declarações dos candidatos, propostas eleitorais e inferências.
- Considera o que cada candidato já fez, não apenas o que promete fazer.
- No caso de Rui Costa, considera especificamente o seu desempenho como presidente entre 2021 e 2025.
- Analisa também os programas eleitorais e a qualidade das propostas apresentadas.
- Dá especial importância à capacidade de criar mecanismos que impeçam concentração excessiva de poder e reduzam conflitos de interesses.
- Não partas do princípio de que continuidade é positiva ou negativa: avalia-a.
- Não partas do princípio de que ruptura é positiva ou negativa: avalia-a.
- Não uses o resultado das eleições como prova de que um candidato era melhor.
- Não uses sondagens ou popularidade como indicador de competência presidencial.

Análise adicional

Depois da avaliação individual, responde:

A. Quem parece ser o candidato mais competente para gerir o Benfica?

B. Quem parece ser o candidato com maior capacidade para reformar o Benfica?

C. Quem apresenta maior risco de continuidade de problemas existentes?

D. Quem apresenta maior risco por falta de experiência presidencial?

E. Qual dos candidatos tem o melhor equilíbrio entre experiência, competência e capacidade de mudança?

F. Se tivesses de escolher apenas um para governar o Benfica durante quatro anos, quem escolherias e porquê?

No final, atribui uma pontuação final ponderada de 0 a 100 a cada candidato.

Explica claramente os pesos utilizados e mostra uma tabela comparativa.

Muito importante

Não quero uma resposta diplomática do género "todos têm pontos fortes e fracos".

Quero que escolhas um vencedor.

Se houver informação insuficiente para avaliar determinado critério, diz explicitamente que não sabes, em vez de inventares.

Pesquisa fontes actuais e credíveis antes de responderes, dando prioridade a:

- documentos oficiais do Benfica;
- programas eleitorais;
- entrevistas dos candidatos;
- resultados e dados financeiros;
- imprensa desportiva credível;
- fontes empresariais e institucionais;
- investigação académica quando relevante.

No final, apresenta também uma conclusão curta

«"Se eu fosse sócio do Benfica e tivesse de votar apenas com base na competência para exercer o cargo de presidente, o meu voto iria para ______."»

Justifica essa escolha em 5-8 linhas.

Djamb3

Citação de: Benfanatic em Hoje às 11:19

O JNL é competentissimo, mas devia ter sido alguem diferente a ser a cara do projecto, como o Bagão.
E claro, teriamos a equipa toda que vinha com ele para trazerem sangue novo ao clube.

Não percebem o importante que é as pessoas irem entrando e saindo. Só assim se renova a vontade e se limita os vicios.

Por muito boa que fosse a equipa que ganhou estas eleições, terem o Rui faz com que carreguem uma mala de 30kgs às costas antes de começarem. E qualquer precalço tem um impacto muito superior ao que seria para uma equipa que começasse do 0.
Não vamos sair disto até lá

pap12