CN 7ª J: FC Porto 3 - 1 SL Benfica, 20Set. Dom. 20h30 *Sport TV 1*

FC Porto 3 - 1 SL Benfica

Campeonato Nacional

FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Martim Fernandes, Pablo Rosario, Victor Froholdt, Gabri Veiga, William Gomes, Pepê, André Silva
Treinador: Francesco Farioli
SL Benfica: Samuel Soares, Alexander Bah, Tomás Araújo, Clément Lenglet, Samuel Dahl (Souffian El Karouani [85m]), João Palhinha, Fredrik Aursnes (Leandro Barreiro [74m]), Heorhii Sudakov (Alessandro Circati [38m]), Rafa Silva (Dodi Lukébakio [74m]), Gianluca Prestianni (Andreas Schjelderup [74m]), Vangelis Pavlidis
Treinador: Marco Silva
Golos: Alexander Bah (51)

Burik

Citação de: SLBenfica1904 em 22 de Setembro de 2026, 13:07
Citação de: Iron Mask em 21 de Setembro de 2026, 13:51
Citação de: SLBRulez em 21 de Setembro de 2026, 12:02
Citação de: isaias em 21 de Setembro de 2026, 12:00
Citação de: clipper_slim em 21 de Setembro de 2026, 11:28
Citação de: isaias em 21 de Setembro de 2026, 09:54Continuamos a não saber jogar ali.
Continuamos a pretender jogar de sapatinho de verniz num lamaçal onde só se pode usar galochas. 

Como é que se joga ali? Para eu perceber.

Enquanto não for olho por olho, dente por dente, sairemos vergados (na minha opinião).
Por acaso, se numa merda tem de se louvar os lagartos, é no de terem começado a defrontar essa escória da forma como merece. E isto tem de acontecer dentro e fora de campo.

Nos últimos anos até temos tido bons resultados por lá

Define últimos anos e bons resultado... é que nos últimos 10 anos fomos lá ganhar 3x e pelo meio levámos um saco cheio.

Isto durante aquilo que terá sido o Vietname dos gajos.

O pessoal já está tão mentalizado que ali é para perder, que 3/10 já é visto como "bons resultados".
Ainda esta época devemos ir lá levar no cu outra vez para a taça.
Citação de: 30min à Benfica em 22 de Setembro de 2026, 14:17Espero que ninguém se esqueça deste jogo, quando em Fevereiro/Março os defrontarmos na Luz.

Temos de lhes fazer a vida negra dentro e fora de campo!

Eles cá em Lisboa nunca tem problemas , somos civilizados...a equipa do Benfica devia era dar um banho de bola é isso que peço.

Sea_Shepherd

Já tinha colocado no tópico do banana mas também vou colocar aqui para a posteridade e para não ficar esquecido.

Burik

Citação de: Sea_Shepherd em 22 de Setembro de 2026, 14:52Já tinha colocado no tópico do banana mas também vou colocar aqui para a posteridade e para não ficar esquecido.

Campo sempre inclinado.... basta ver uma equipa precisa de fazer 16 faltas para marcaram um amarelo.

kino

Citação de: Sea_Shepherd em 22 de Setembro de 2026, 14:52Já tinha colocado no tópico do banana mas também vou colocar aqui para a posteridade e para não ficar esquecido.

Assimn é facil have hegemonia nos classicos, a cada dois classicos tem um adversario expulso, sendo eles a equipa que joga com a agressividade toda e tratam os adversarios por inimigo.

Isto é um verdadeiro contrasenso no desporto.

kino

Citação de: dmc em 22 de Setembro de 2026, 14:12
Citação de: TFFS em 22 de Setembro de 2026, 14:07O Porto para mim já ultrapassou há muito a categoria de clube de futebol. Aquilo funciona como uma seita com 11 gajos em campo.

Vejam o pacote completo.

Há o líder histórico quase mitológico, o Pinto da Costa, tratado durante décadas como uma espécie de figura paternal infalível. Depois tens o Macaco e outras figuras elevadas a símbolos do "verdadeiro portismo". Tens os slogans: "contra tudo e contra todos", "centralismo", "Lisboa", "eles querem-nos prejudicar". Não interessa muito o que aconteceu: a explicação já vem pronta.

Árbitro prejudica o Porto? Cabala.

Árbitro beneficia o Porto? "Caudal ofensivo."

Metem imagens no balneário de um árbitro? "Não tivesse errado."

Um benfiquista é intimidado? "Também foi provocar."

Um jogador do Benfica leva uma entrada assassina? "Isto é futebol."

Um jogador do Porto leva uma entrada igual? Escândalo nacional, perseguição, comunicado e três semanas a falar do lance.

É um sistema de crenças praticamente à prova de factos.

Depois há a questão do "inimigo". E isto para mim é das coisas mais reveladoras. O Benfica não é simplesmente o rival. É O INIMIGO.

Chega um coreano ao Porto e passado pouco tempo já está a escrever "against our enemy". Chegam Bednarek, Rosario e companhia e parece que fizeram um curso intensivo de 48 horas sobre como espumar num Porto-Benfica.

É impressionante a velocidade da integração.

"Bem-vindo ao Porto. Aqui está a chave do quarto, aqui está a francesinha e aqui está o dossier a explicar porque é que Lisboa nos persegue desde 1893."

E até o 1893 tem piada porque durante décadas o próprio clube festejava aniversários contando a fundação a partir de 1906. Depois um belo dia decidiu-se que afinal era 1893 e siga. Ministério da Verdade versão Avenida dos Aliados.

Depois tens a componente territorial.

Um estrangeiro chega ao Porto sem clube? É recebido maravilhosamente. Levam-no ao Dragão, oferecem-lhe cachecol, explicam-lhe a história, integram-no. Daqui a uns meses está a falar do Benfica como se o Eusébio lhe tivesse roubado terras à família em 1962.

Mas se aparecer alguém com uma camisola do Benfica, já há aquela mentalidade de "aqui não". Como se a cidade fosse propriedade ideológica do clube.

E esta é talvez a parte mais sectária: não basta gostar do Porto. Há em certos meios uma espécie de obrigação moral de hostilidade.

Quem consegue ser mais anti-Benfica demonstra mais "portismo".

O jogador que entra mais duro recebe aplausos.

O adepto que manda a boca mais nojenta é "dos nossos".

O gajo que diz "vinha de camisola do Benfica? levou nos cornos? bem feito" não é imediatamente tratado como um atrasado mental. Há contextos onde aquilo é socialmente aceite.

E depois acontece uma coisa clássica de grupos muito fechados: o indivíduo deixa de existir e passa a existir a categoria.

Não é "uma pessoa".

É "um benfiquista".

Não é uma criança que festejou um golo.

É "um deles".

Não é um jogador adversário a sangrar.

É "o inimigo".

E quando chegas a este ponto, a moral normal começa a ser suspensa. Coisas que seriam obviamente condenáveis noutra situação passam a ter uma justificação qualquer porque foram feitas aos outros.

É o eterno:

"Sim, MAS..."

Há SEMPRE um mas.

E é isso que me faz chamar àquilo seita. Não porque todos os portistas sejam assim — obviamente não são. Conheço portistas perfeitamente normais.

Mas a cultura do clube tem demasiados ingredientes:

líderes venerados,
inimigo permanente,
narrativa de perseguição,
território,
slogans repetidos até à exaustão,
história própria,
racionalização automática,
hostilidade como prova de lealdade,
e integração rapidíssima dos recém-chegados no mesmo código.

O 1984 tinha "Guerra é Paz".

Eles têm "Contra Tudo e Contra Todos".

E a vantagem é que serve para explicar literalmente qualquer coisa.

Para além do que escreveste, o que concordo em absoluto, eles são mestres na auto-motivação e arranjam qualquer merda para servir de gasolina.

Agora o que dizem é que andámos todos fanfarrões esta semana e que o jogo no Dragão iria ser uma formalidade. Isso só existiu na cabeça deles. Algum benfiquista com 2 dedos de testa achou que a vitória estava garantida? Num sítio onde se joga com regras diferentes?

Pegaram naquela imagem da CMTV e acharam que tinha sido o Benfica. Percebo a intenção.

Essa treta da automotivação é toda muito linda e  tal mas tudo mentira. Ontem foi um regabofe de cartilheiros cheios de mentiras que o Benfica andava todo fanfarrão etc etc etc e tal, que ja estava ganho e cenas do tipo.... tudo mas mesmo tudo mentira, é uma cartilha de gente porca, covarde mentirosa. E todos se aproveitam do faxcto de nao haver liderança no Benfica porque seriam facilmente expostos na mentira.

E isso da gasolina e motivação é tudo treta, a motivação e darlhes a amarelinha, e dizerlhes vão para dentro e partam-nos todos e depois esperem a reação deles que o nosso conect do apito está do noss lado.
Basta os jogadores saberem que o apito está a favor deles que a rassa fica muito mais forte, podem bater impunemente que está tudo bem.

Assim é muito facil de criarem a narrativa dos fanfarroes e da gasolina quando na verdade é tudo psicologia invertida de um grupo de corruptos mafiosos que controlam a agenda a seu belo prazer.

Firedeep22

Alguém me consegue explicar a história da borbulha do prestianni?

Tenho um largarto e um da rassa no meu trabalho a tentarem justificar o sangue dele

força Benfica

:rir:  :rir:  :rir:

kino

Citação de: Firedeep22 em 22 de Setembro de 2026, 16:28Alguém me consegue explicar a história da borbulha do prestianni?

Tenho um largarto e um da rassa no meu trabalho a tentarem justificar o sangue dele

Supostamente o miudo tem borubulhas de acne, nao interessa a chapada ou murro que levou o problema é o acne.

Meio_metro

Citação de: kino em 22 de Setembro de 2026, 15:44

Assimn é facil have hegemonia nos classicos, a cada dois classicos tem um adversario expulso, sendo eles a equipa que joga com a agressividade toda e tratam os adversarios por inimigo.

Isto é um verdadeiro contrasenso no desporto.
Mas depois ouvimos o apesar de...

kino

Uma história de superação. Jardel roupeiro do FCP: "Eu nunca tava a trabalhar no Futebol Clube do Porto, se não tivesse sido preso."

Uma historia de superação, um criminoso que encontrou guarida num clube que é uma organização criminosa.

ruio1999

Citação de: Firedeep22 em 22 de Setembro de 2026, 16:28Alguém me consegue explicar a história da borbulha do prestianni?

Até benfiquistas dizem que o foi uma borbulha... (e li aqui)

Temos o que merecemos.

Firedeep22

Citação de: kino em 22 de Setembro de 2026, 16:43

Supostamente o miudo tem borubulhas de acne, nao interessa a chapada ou murro que levou o problema é o acne.

Pois, eu fartei-me de rir 🤦�♀️
Eles só falavam de um vídeo qualquer, nem liguei mais

kino

Citação de: Firedeep22 em 22 de Setembro de 2026, 16:49
Citação de: kino em 22 de Setembro de 2026, 16:43

Pois, eu fartei-me de rir 🤦�♀️
Eles só falavam de um vídeo qualquer, nem liguei mais

O cartilheiro mentiroso porco que esta na cemerda tv levou isso ontem.

Tds 28

Ainda bem que não metem os anos 90. Só as expulsões do Tahar e as expulsões perdoadas ao Paulinho Santos