José Torres

Avançado, (1938-09-08 - 2010-09-03),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1959-1971), 264 jogos (22107 minutos), 241 golos

Títulos: Campeonato Nacional (9), Taça de Portugal (4), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

Corrosivo

Citação de: Pequeno Genial em 18 de Julho de 2006, 20:30
Para os que falam sem saber (os burros portanto):

O Benfica esta a tentar criar (no centro de estagio penso eu) eu centro de apoio a antigos jogadores do benfica em dificuldades como é o caso do Torres........estas coisas nao são fáceis e custam dinheiro k o benfica nao tem.........e se há pessoa que eu acredito que se preocupa com estas questões é o actual presidente...........

Por isso não falem do que não sabem porque de certeza absoluta que o benfica ajuda o Torres naquilo que pode........

é verdade, o centro de estagio vai ter um espaço para antigos atletas

redsat

Simples, quem paga 125 mil euros ao simão acho que pode pagar 500 ou 600 euros de pensão a antigos atletas com doenças incapacitantes. (Embora seja obrigação do Estado)

rag

O Benfica esta a tentar criar (no centro de estagio penso eu) eu centro de apoio a antigos jogadores do benfica em dificuldades como é o caso do Torres........estas coisas nao são fáceis e custam dinheiro k o benfica nao tem.........e se há pessoa que eu acredito que se preocupa com estas questões é o actual presidente...........

Por isso não falem do que não sabem porque de certeza absoluta que o benfica ajuda o Torres naquilo que pode........

A arrogância e a falta de educação nunca deram frutos nesta casa. O que um user propôs foi uma maneira digna e baseada na gratidão de ajudar alguém que a todos nós, em alguma altura, nos deu motivos de grande alegria, felicidade e satisfação. Se o SLB vai criar um espaço para os ex-jogadores, eu digo :Óptimo! e não faz mais do que a sua obrigação para com alguém que lhe consagrou toda a vida. O que uma pessoa (Cardia) pediu aqui, neste forum, foi uma maneira de ajudar condignamente um consócio que necessita muito da nossa ajuda e revolta-me virem aqui certos ENERGÙMENOS (sim, tu, pequeno genial) mandarem sentenças como se todos tivessemos obrigação de saber o que é feito nas nossas instalações.
Eu digo: devemos fazer o que pudermos para ajudar o Torres. Se houver algum jogo, eu lá estarei. Se houver uma petição, eu assinarei. Até swe houver uma manifestação á porta das novas (e caras...) instalações da FPF eu tambem lá irei.

Agora, seu iluminado, chamar-nos a todos de burros é que não!!! Já disse que nesta casa a má educação nunca deu frutos, e´e por isso que ainda hoje mantám uma vitalidade impressionante.

Saudações benfiquistas, mas muito pouco cordiais.

Mansiz

A mulher do José Torres deu uma entrevista na tv onde dizia que o Benfica estava a contribuir com ajuda no que lhe era possível ajudar. Portanto não vale a pena inventarem-se histórias que o Benfica não ajuda ex-atletas. Aliás, se há clube que sempre tentou ajudar ex-atletas ou ex-funcionários que passem dificuldades esse clube é o Benfica.

rag

Citação de: Mansiz em 18 de Julho de 2006, 22:24
A mulher do José Torres deu uma entrevista na tv onde dizia que o Benfica estava a contribuir com ajuda no que lhe era possível ajudar.

Agrada-me ouvir isso. Não posso aceitar é que venha para aqui alguém chamar-nos a todos de burros.

Mansiz

Citação de: rag em 18 de Julho de 2006, 22:26
Citação de: Mansiz em 18 de Julho de 2006, 22:24
A mulher do José Torres deu uma entrevista na tv onde dizia que o Benfica estava a contribuir com ajuda no que lhe era possível ajudar.

Agrada-me ouvir isso. Não posso aceitar é que venha para aqui alguém chamar-nos a todos de burros.

Não ligues lol
Mas ao menos aquele chama os outros de burros directamente.. pior são aqueles que insinuam ou dissimulam como há 1 ou 2 que por aqui andam  ;)

Pequeno Genial

se te ofendeste problema teu..........burros sao aqueles que vem para aki dizer k o benfica nao faz nada e que ganham todos fortunas............falam do que desconhecem portanto mais valia estarem calados!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Não é sério dessa pessoas falarem mal de benfica principalmente de asuntos que nao sabem..........se se preocupam tanto deviam saber o k esta a ser feito!!!

Cardia

Citação de: rag em 18 de Julho de 2006, 22:20

A arrogância e a falta de educação nunca deram frutos nesta casa. O que um user propôs foi uma maneira digna e baseada na gratidão de ajudar alguém que a todos nós, em alguma altura, nos deu motivos de grande alegria, felicidade e satisfação. Se o SLB vai criar um espaço para os ex-jogadores, eu digo :Óptimo! e não faz mais do que a sua obrigação para com alguém que lhe consagrou toda a vida. O que uma pessoa (Cardia) pediu aqui, neste forum, foi uma maneira de ajudar condignamente um consócio que necessita muito da nossa ajuda e revolta-me virem aqui certos ENERGÙMENOS (sim, tu, pequeno genial) mandarem sentenças como se todos tivessemos obrigação de saber o que é feito nas nossas instalações.
Eu digo: devemos fazer o que pudermos para ajudar o Torres. Se houver algum jogo, eu lá estarei. Se houver uma petição, eu assinarei. Até swe houver uma manifestação á porta das novas (e caras...) instalações da FPF eu tambem lá irei.

Agora, seu iluminado, chamar-nos a todos de burros é que não!!! Já disse que nesta casa a má educação nunca deu frutos, e´e por isso que ainda hoje mantám uma vitalidade impressionante.

Saudações benfiquistas, mas muito pouco cordiais.

Rag,

Obriogado por fazeres a defesa da minha intervenção. É claro que a minha intenção não era criticar ninguém apenas chamar a atenção para as dificuldades por que está a passar uma lenda viva do nosso clube, e era bem melhor podermos valer-lhe a ele e á sua família enquanto precisam, do que esperar por qualquer homenagem póstuma, como é tradição no nosso país.
Portanto, se somos burros, espero que pelo menos desta vez, as vozes de burro cheguem ao céu.

Mansiz

Cardia, leste o que escrevi lá mais para trás?
A mulher do José Torres já disse que o Benfica estava a ajudar no que era possível ajudar.
Há alguém que saiba mais que a própria mulher do José Torres? Não me parece que haja. Se ela disse que o Benfica estava a ajudar então é porque está a ajudar.

Cardia

Citação de: Mansiz em 18 de Julho de 2006, 23:13
Cardia, leste o que escrevi lá mais para trás?
A mulher do José Torres já disse que o Benfica estava a ajudar no que era possível ajudar.
Há alguém que saiba mais que a própria mulher do José Torres? Não me parece que haja. Se ela disse que o Benfica estava a ajudar então é porque está a ajudar.

Óptimo, fico satisfeito se assim fôr.
É que não ouvi essas declarações dela, as únicas que ouvi foi em Outubro do ano passado em que ela afirmou que ninguém do Benfica se estava a interessar pela situação do marido.
Se fôr como tu dizes, I rest my case

Mansiz

Antes do mundial, e se não estou enganado no canal de tv, foi numa reportagem da SIC ou da SIC Noticias.

Messe

Citação de: redsat em 18 de Julho de 2006, 21:27
Simples, quem paga 125 mil euros ao simão acho que pode pagar 500 ou 600 euros de pensão a antigos atletas com doenças incapacitantes. (Embora seja obrigação do Estado)

E quem disse q o Benfica não faz isso?!? Gostam tanto de dizer mal q dps saiem asneiras!

Escorpião Vermelho

José Torres: família só pede que o nome do «Bom Gigante» não seja usado em vão José Torres, o «Bom Gigante», perdeu as memórias dos seus tempos de glória, devido à doença de Alzheimer. Mas o antigo jogador do Benfica continua a desfrutar do seu maior troféu, a família, que se concentra em proporcionar-lhe, em cada dia e a cada gesto, as devidas homenagens. Raramente fala, mas ainda sorri perante a persistência da mulher, Alcinda Torres, que insiste em cuidar do marido e em mimá-lo porque em casa «está mais animado» e perto dos seus.

Em ano de Mundial, à medida que a Selecção Nacional ultrapassava mais um obstáculo mais se falava nos Magriços que, em 66, colocaram Portugal no terceiro lugar da prova. Torres fez parte desse grupo e está, agora, longe dos palcos que o consagraram. Há seis anos o avançado foi atingido pelo Alzheimer, uma doença do cérebro, que afecta a memória, o raciocínio e a comunicação, levando ainda, numa fase mais adiantada, à perda da autonomia. As causas do seu aparecimento são desconhecidas e não existe cura.

Torres continua a viver em sua casa, onde a mulher e os filhos cuidam dele. Alcinda Torres já tem 64 anos, mas mantém o sorriso e a força necessária para encarar uma situação que não é fácil, com a maior leveza possível, como contou ao Maisfutebol: «Passa muito tempo a dormir. Vai comendo pela minha mão. Arranjo-o, lavo-o, coloco-o na cadeira e trago-o para a sala, porque lhe faz bem. Dou-lhe carinho. Não fala, só o faz se insistir com ele. Hoje só ouvi bom-dia, porque pedi. Peço que sorria e, às vezes, lá sorri. Dou-lhe muitos beijinhos, brinco com ele e faço umas palhaçadas. Há dias em que toma muito bem os medicamentos, mas há outros em que tenho de incentivá-lo para que tome e aí altero-me um bocadinho. »

A fama e glória que (ainda) não davam dinheiro

O antigo avançado viveu num tempo em que o futebol não movimentava milhares de euros, como hoje em dia. Um tempo em que quase não havia contratos e em que os descontos eram quase inexistentes. A doença de Alzheimer implica um tratamento dispendioso. Um dos medicamentos ultrapassa os cem euros, ficando por cerca de metade depois da comparticipação do Estado, explica a mulher do ex-jogador. Mas há mais um medicamento e outro, e outro, para além das fraldas.

No total, Torres recebe, mensalmente, à volta de 400 euros, cerca de 250 de pensão (de descontos da altura em que trabalhou em serralharia e também como profissional de futebol) e outros 150, que são um complemento da Segurança Social. Ajudas das entidades por onde o jogador passou não existem, mas a família também não as pede. Até porque, embora a situação não seja desafogada, o filho, Francisco Torres, aponta que não passam por necessidades: «O meu pai fez o seu pé de meia. Por isso pode ter a vida que tem. Nunca teve vícios. Não passa fome nem tem falta de medicamentos. Só tenho pena que não possa desfrutar das coisas que mais gosta, uma delas a columbofilia.»

Milhares de doentes caem no esquecimento

Francisco acredita que a mãe sente alguma mágoa «por não ter sido feita a devida homenagem, nomeadamente pelo Benfica», mas aponta que não há rancor em relação a quem quer que seja. Até porque, acredita o filho de José Torres, o ex-jogador também teria este tipo de discurso: «Tentamos passar o discurso que seria o adoptado pelo meu pai. Nunca foi rancoroso ou vingativo. Se estivesse bem nunca levantaria quaisquer problemas. Não faz sentido que instituições como o Benfica, ou outras, paguem um montante mensal a pessoas que estejam nas condições do meu pai, porque não há condições para isso. Se bem que, se calhar, era mais fácil sobreviverem. Mas existem muitas pessoas na mesma situação. A diferença é que o meu pai é uma figura pública. Jogou no Benfica e as pessoas falam nisso.»

Para reflectir...

super_aguia_69

Para reflectir e principalmente arrepiar de emoção.....

Sinto uma enorme alegria de ver que os nossos corações ainda têm emoção quando se fala de quem vestiu a camisola das papoilas saltitantes de tantas glórias, mas uma tristeza enorme por ver a insensibilidade do dinheiro do presente que faz com que aqueles que não sentem a NOSSA CAMISOLA mas que a passeiam pavoneando-se sem glória pelos campos de futebol, encherem os jornais, abrirem noticiários e acenderem discussões fúteis e para quê???

Penso que no dia de hoje que é de saudade e agradecimento pelo Grande Benfiquista que hoje foi sepultado e que tão bem o nosso presidente OBRIGOU o plantel a presenciar e homenagear, seria de dar continuidade a esses momentos de enobrecimento Benfiquista levando o plantel a homenagear aqueles que, REALMENTE GLORIFICARAM O SIMBOLO que os alimenta, para assim lhes despertar no coração aquilo que é a verdadeira essência de ter a HONROSA GLÓRIA de SER BENFICA e representar o nosso clube!

HONREMOS A VIDA DOS NOSSOS GLORIOSOS E DEMONSTREMOS A NOSSA GRANDIOSIDADE

car

penso que o nosso presidente ainda a pouco tempo falou no josé torres e na sua doença e que o nosso centro de estagio iria ter uma parte rezervada  para apoio das nossas antigas glorias.
acho que não estou enganado.