Kostas Katsouranis

Médio, 46 anos,
Grécia
Equipa Principal: 3 épocas (2006-2009), 122 jogos (9720 minutos), 15 golos

Títulos: Taça da Liga (1)

VALEBEM

Para mim também não...
Espero que o Fernando Santos não tenha ficado intimidado perante as atitudes do Petit para com o João Ferreira, e sinta necessidade de o meter a titular, sob o risco de a sua integridade física ser ameaçada...
Agora a sério, infelizmenter acho que o Petit vai voltar como titular, embora eu ache que isso não devia acontecer... Se não jogar, é pessoa para armar barraca lá dentro...

Nuno Lino

o problema é que fizeram do petit um intocavel na equipa...
tem lugar cativo e com o feitio dele se ficar de fora é bem capaz de criar mau ambiente...
o fernando santos te que ter coragem e nao jogar com o petit.

Jakub

Esta situação preocupa-me...claramente que o bom momento da equipa surgiu com a inclusão do Karagounis no onze, pois o Benfica sempre teve sucesso a jogar apenas com um trinco e ao lado outro jogador mais ofensivo que não cavasse "kilometros" entre o meio-campo e o ataque, primeiro teve o Tiago e depois o Manuel Fernandes...este ano este tava a ser o maior problema...felizmente surgiu o Karagounis e tem sido o melhor do meio-campo a meu ver...Gosto do Petit e não sou mal-agradecido (não tou a dizer que alguem o tenha sido!) mas neste momento só posso dizer que o jogo do Bessa trouxe beneficios e de que maneira para equipa...

VALEBEM

É um dos meus jogadores preferidos no nosso clube, e um exemplo como jogador e como profissional, sobretudo pela fidelidade que demonstrou a um clube numa altura difícil...

«Katsouranis - Ordem para marcar

Tem 27 anos e é o primeiro reforço do Benfica com o grande cunho de Fernando Santos. Durante a carreira que realizou no AEK, Konstantinos Katsouranis consagrou-se como um dos mais preponderantes jogadores do clube, alcançando ainda bastante notoriedade no ferrolho grego de Rehhagel.

Esperanças (2002)

Katsouranis teve a sua primeira competição de peso em Maio de 2002, altura em que participou no Europeu de sub21 disputado na Suíça (saldo com 2 derrotas frente à Bélgica e França e 1 empate contra a futura campeã República Checa). Nessa equipa grega, actuava no meio-campo, sendo que o seleccionador Andreas Michalopoulos lhe pedia que fizesse, a partir do centro, um apoio vertical mais directo aos avançados, como Charisteas ou Papadopoulos. Katsouranis integrava, igualmente, a selecção do ala-direito "patrão" das bolas paradas e cruzamentos, Patsatzoglou, dos possantes defesas-centrais Kirgiakos e Tavlaridis, do extremo Amanatidis, que depois não chegou a afirmar-se no Estugarda, e ainda de Seitaridis.

Ingresso no AEK

Depois do Euro sub21 de 2002, Katsouranis assinou pelo AEK, deixando o Panahaiki, da sua terra natal, Patra. No AEK, colmatou a transferência de Zikos para o Mónaco de Deschamps e assumiu-se rapidamente como titular no meio-campo defensivo. Tornou-se, gradualmente, numa das principais referências do futebol grego. O AEK é um clube que tem atravessado uma enorme crise financeira e o resto do plantel tem sido elaborado com muito esforço e contenção de despesas. Depois da saída de Zagorakis, Katsouranis foi o capitão e o elemento mais valioso da equipa. Resistiu até esta semana, tendo o Werder Bremen feito, no Verão passado, uma proposta de cerca de 3M euros, recusada pela direcção do clube ateniense. Na última época, jogou ao lado do brasileiro Emerson (ex-Belenenses e Porto) que chegou no Inverno para se juntar a 'Kats' no meio-campo defensivo do AEK de Fernando Santos.

Euro 2004

É um jogador com essência de marcação. No Euro 2004, Basinas era quem jogava ligeiramente mais recuado, como pivot do meio-campo com elevadas funções de distribuição. Katsouranis e Zagorakis jogavam mais interiores, embora o último tivesse mais vocação na circulação de bola e auxílio a Karagounis no transporte de jogo para os avançados. Katsouranis e Zagorakis jogaram juntos no AEK, embora o último se tivesse transferido para o Bolonha após o magnífico desempenho no Euro 2004, onde foi eleito o melhor jogador desse torneio. O título europeu deve-se bastante ao trabalho defensivo de Katsouranis, integrado numa complexizada teia de compensações e coberturas.

A preferência de Katsouranis

Ainda que no AEK tenha jogado muitas vezes como médio mais defensivo à frente dos centrais, o melhor futebol de Katsouranis surge quando alguém actua por ele na zona de pivot defensivo, tal como fazia Basinas. 'Kats' gosta de seguir o adversário com uma boa marcação individual e normalmente Rehhagel destinava-lhe a vigilância dos playmakers da equipa contrária.

Além do trabalho de marcação, Katsouranis (21 golos na liga grega em 4 anos de AEK) aparece bem na zona de finalização central, sempre em movimentos verticais sem-bola, esperando uma bola perdida para rematar, ou um passe de um colega que esteja com dificuldades em obter linhas de passe. De qualquer forma, esta virtude de saber integrar-se no ataque "exigirá" a Fernando Santos a colocação de mais alguém no esquema defensivo do meio-campo. Não sendo um trinco puro, Petit pode vir a ser um bom complemento a Katsouranis na medida em que, além de povoar o sector recuado para o desarme e coberturas dos laterais, se preocupa muito com a distribuição de jogo (às vezes até abusa do passe longo, é certo), o que libertaria o novo reforço grego para incisões sem-bola.

Com alguém jogando mais fixo, Katsouranis pode dar mais atenção às trajectórias ataque-defesa dos adversários a quem eventualmente terá de fazer marcação mais apertada. Tendo noção de como são feitas as transições ataque-defesa desses mesmos adversários, mais fácil se tornará prever qual é o espaço que estes irão preencher depois da recuperação da bola. Pressiona com intensidade, tem boa resistência e força física, mas não circula a bola com a mesma facilidade com que faz marcação. Daí ser conveniente, tanto do ponto de vista individual, como do colectivo, que Katsouranis não seja o tal homem para jogar mais fixo e recuado à frente da defesa. Pelo menos em termos de maximização dos recursos.

Isto apesar de Rehhagel já o ter usado esporadicamente como líbero na Grécia de 3-5-2. Tanto Katsouranis como Basinas já experimentaram essa posição devido à ausência de Dellas por lesão. É uma prova em como o know-how das intercepções é uma das qualidades do jogador e em como também se sabe valer do sistema defensivo mais à zona, sem ser exclusivamente de marcação individual. No entanto, não é muito aconselhável a Fernando Santos começar a "inventar" posições para 'Kostas' Katsouranis no centro da defesa. Presumimos que essa tendência também não faz parte dos planos imediatos do Engenheiro.»

http://castigomaximo.blogspot.com/2006/06/katsouranis-ordem-para-marcar.html

Nuno Lino

é um dos jogadores que mais aprecio no benfica.....
bom post..

Sickness:SLB

sem tirar nem pôr. ainda ha kem diga k o homem n presta. enfim....

Nereu

n minha opiniao é um dos melhores jogadores q temos no palntel bom a defender e remata bem

Bleach

ao principio tinha algumas duvidas , visto que o futebol helenico para min é uma nulidade..principalmente a nivel ofensivo...mas o katsouranis é um medio centro..
estou a gostar dele  ,  para min é muito mais util que o petit..como disse quando ele
ingressou no benfica , que o petit ia deixar de caber no 11 ..
é mais inteligente que o petit , tem melhor passe e visão de jogo , talvez não tenha um remate
tão forte , ou tanta agressividade como o petit tem , mas mesmo assim prefiro o grego ao português.

fmb

bom reforço e ainda naos e adaptou completamente ao clube!!!

Rebotim

Mesmo assim...continuo a preferir o Petit.

charrua_slb

tem sido um dos melhores jogadores do Benfica esta época... espero k continue assim.. o F.Santos tem um grande problema pra resolver, já k está visto e revisto k o Petit e o Katsouranis não cabem no mesmo onze!!

skiD

é um dos jogadores mais competentes do Benfica, espero k continue a evoluir

VanBasten

Gosto do estilo dele...se fosse um pouco mais veloz, não se perdia nada, mas tenho gostado dele. Bom reforço, tal como o "coxo" Paulo Jorge e o Miguelito...

Jon

Tenho gostado muito do trabalho do Katsouranis.. muito inteligente, corta muitas linhas de passe, muito bom no carrinho.. tem efectuado um excelente trabalho como trinco, sozinho!

Fora isto... Apenas acho que devia ter ordens de subir mais vezes aos terrenos que tantos golos foi marcando nos ultimos anos..

Durante o jogo devia ter uma ou outra "liberdade" de subir... com o risco calculado obviamente, e com alguém a substitui-lo por uns segundos.. assim não se está a aproveitar a sua veia goleadora..

Não tem aparecido nunca para marcar.... e ele é bom a marcar...